Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Prime
Mensagens: 4934
Registrado em: 11 Out 2014 08:54
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Prime » 09 Abr 2015 17:47

Hans de Sulivan escreveu:Então galera,

Seguinte. Levantei algumas informações sobre o concurso.

1- As 3 forças armadas possuem esse quadro complementar DE CARREIRA. Exercito Marinha e Aeronautica. A aeronáutica implantou a pouco tempo. Acho q 2 anos. Todas também tem esse quadro complementar temporário, que, salvo engano, é de até 8 anos.

Na marinha e exército, pode fazer ate 35 anos e na Aeronáutica até os 32, salvo engano.

2- Vc passa e faz um curso que dura em média 10 meses. Ao terminar o curso, vc recebe a patente de 1° tenente, que é o segundo posto na hierarquia dos oficiais. Essa é uma vantagem em relação a AMAM etc, pq eles saem 2° tenente - um posto abaixo, depis de uns 4 anos de um curso doido.

3- Durante o curso vc recebe o soldo integral correspondente à patente - 1° tenente.

4- Vc pode chegar até Coronel e é militar de carreira como todos.

5- O curso da Marinha é realizado no RJ. O da Aeronáutica, em BH e o do Exercito é na Bahia.

Sites:

Exercito http://www.esfcex.ensino.eb.br/

Marinha https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html

Aeronáutica http://www.fab.mil.br/concursos

A dúvida repousa sobre algumas questoes

1- Vc tem que ficar na força por pelo menos 5 anos. Se se desligar vc tem que pagar uma multa, que deve ser bem cara. Chuto que uns 100k, por ai. Ou seja, passou para um concurso maior, senta e chora, ou paga a multa.

2- O país esta atravessando uma crise, será que a vida dos concurseiros, como ficará? Em que pese isso, o que mais me atrai no momento é que quero me casar, tocar minha vida. Estou com 29 anos e esse salário me conferiria um pouco de conforto.

Como o amigo acima postou, o da aeronáutica esta aberto.
Sou militar da aeronáutica e posso te responder umas coisas . 1- você se forma como aspirante e chega no máximo a 1tenente
2- você fica no máximo 8 Anos , depois disso receber a pensão militar que seria como o fgts e acabou
3- tem formação aqui no rj no comar3 na praça xv no lado do aeroporto Santos Drumond

Avatar do usuário
MalabiSabe
Mensagens: 57
Registrado em: 07 Jul 2014 17:34
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por MalabiSabe » 22 Abr 2015 17:54

Hans de Sulivan escreveu:
Acredito que tenha havido algum erro nessa informação, pq a tabela dos soldos que encontrei mostra outros valores

Imagem

http://www.naval.com.br/blog/2015/01/04 ... adas-2015/
Olha, essa informação ta no site da escola de formação da Aeronáutica para tal curso, conforme link postado.
Imagem

Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Dutch » 22 Abr 2015 18:46

O que eu mais vejo é gente cansada da vida de militar querendo fazer concurso para outros órgãos.

Avatar do usuário
Niel
Mensagens: 104
Registrado em: 02 Mar 2015 18:05
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Niel » 22 Abr 2015 23:34

Sou formado pela AMAN, sou 1º Tenente. Se tiverem alguma duvida podem perguntar, se for do meu alcance e conhecimento posso responder. Abs
"Toda nossa cultura caminha na direção contrária da exposta ali, nós estamos para servir os que comandam e aceitamos a impunidade, a corrupção sistêmica e qualquer coisa que nos empurram, desde que tenhamos o mínimo de ganho pessoal, mesmo que cause o inferno para todos." Tupet

JohnBala
Mensagens: 76
Registrado em: 13 Nov 2014 12:47
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por JohnBala » 23 Abr 2015 15:23

Sobre o quadro que postaram com os soldos e afins, é isso mesmo? Um general de divisão, posto em que poucos chegam, ganha "só" 10.8k?

Sei que o oficial de carreira ganha alguns benefícios, incluindo isso, quanto ficaria o soldo em questão?

Eduardo Franchini
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Mai 2017 16:54
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Eduardo Franchini » 07 Mai 2017 17:57

Dei baixa após dez anos, no posto de Cap/QCO/EB, assim, posso falar daquilo que conheço. Não se iludam!!! O curso de formação é ridículo; a remuneração é uma merreca (para quem realmente honra o diploma); a carreira é tipicamente de passagem (a ideia é que QCO/R1 seja exceção); QCO é militar apenas para efeito de RDE e bocas podres, no mais, é tido e havido como civil fardado (há uma discriminação institucionalizada, que deixa claro que o QCO é tolerado por uma questão de necessidade, jamais visto como "irmão de armas").

Eduardo Franchini
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Mai 2017 16:54
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Eduardo Franchini » 07 Mai 2017 17:59

Dei baixa após dez anos, no posto de Cap/QCO/EB, assim, posso falar daquilo que conheço. Não se iludam!!! O curso de formação é ridículo; a remuneração é uma merreca (para quem realmente honra o diploma); a carreira é tipicamente de passagem (a ideia é que QCO/R1 seja exceção); QCO é militar apenas para efeito de RDE e bocas podres, no mais, é tido e havido como civil fardado (há uma discriminação institucionalizada, que deixa claro que o QCO é tolerado por uma questão de necessidade, jamais visto como "irmão de armas").

Eduardo Franchini
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Mai 2017 16:54
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Eduardo Franchini » 07 Mai 2017 18:00

Dei baixa após dez anos, no posto de Cap/QCO/EB, assim, posso falar daquilo que conheço. Não se iludam!!! O curso de formação é ridículo; a remuneração é uma merreca (para quem realmente honra o diploma); a carreira é tipicamente de passagem (a ideia é que QCO/R1 seja exceção); QCO é militar apenas para efeito de RDE e bocas podres, no mais, é tido e havido como civil fardado (há uma discriminação institucionalizada, que deixa claro que o QCO é tolerado por uma questão de necessidade, jamais visto como "irmão de armas").

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 26366
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por JackmAtAll » 07 Mai 2017 18:20

Quer ficar bonito na faixa?Virá oficial de FAB e piloto(não sei o processo), quando sair vc da baixa e vira piloto particular ou de aviação civil que vc vai nadar no $$$$$

Formação de piloto é carissima se tentar pagar do bolso e a FAB treina vc na faixa hehe
Auditor de tretas

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 26366
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por JackmAtAll » 07 Mai 2017 18:50

Sky escreveu:Ele tem 29 anos. Curso de formação de piloto só pode entrar até os 22.

E jura que é só concluir e pedir pra dar baixa. Se o cara forma e logo depois pede pra sair, é obrigado a devolver o dinheiro a Aeronáutica investiu na sua formação, afinal o aluno foi preparado pra servir a Força.
O curso de formação da FAB é interno, então acaba não sendo tão custoso quanto esses particulares já que é para suprir demanda interna deles além de possuirem toda a infraestrutura, o curso particular pago sim é uma paulada.

Realmente não sei os tramites e a questão de baixa, mas é comum piloto mesmo piloto se formar na FAB e dar baixa e ir para a iniciativa privada e isso é comum no mundo todo.

Exemplo foi essa mulher, mas ela foi para a CGU:

1ª Mulher oficial aviadora da FAB sai para pilotar escrivaninha
By: Author Raul MarinhoPosted on 04 fevereiro 2013646Views45
Está circulando na pilotosfera que a 1ª mulher oficial aviadora da FAB, a Primeiro Tenente Fabrícia Liane Souza Aguiar Oliveira, pediu baixa para ir pilotar escrivaninha na CGU – vejam aqui o post publicado no blog Montedo, especializado em notícias da área militar. Para quem não sabe, a CGU-Controladoria Geral da União é uma espécie de “Price Waterhouse estatal”, ou seja: ela é uma entidade que faz auditoria contábil e processual nos demais órgãos públicos federais: ministérios, autarquias, estatais, etc. Resumindo: a ex-oficial aviadora vai deixar de pilotar aeronaves para realizar um trabalho burocrático na área de Contabilidade e/ou Direito.

Honestamente, não sei se existe trabalho mais enfadonho do que ser auditor da CGU – especialmente para quem (um dia, pelo menos) achou que ser piloto militar era seu objetivo profissional. É uma profissão estável? Sim, é, mas até aí, ser militar é tão estável quanto. Ganha mais? Vi no site da CGU que a remuneração inicial para o concurso que ela prestou é de um pouco menos que R$13mil/mês, bruto. É mais do que o soldo de uma 1º tenente, talvez o dobro, não tenho muita certeza, mas também não é aquele super-salário de mais de R$25mil/mês que o pessoal da elite do funcionalismo ganha. Por isso, só posso concluir que a tenente pediu baixa por descontentamento profissional.

A tenente estava lotada no 1º/6º GAV (Esquadrão Carcará), na Base Aérea do Recife – o que me leva a concluir que ela estava pilotando alguma das aeronaves R-35A Learjet da unidade. Ou seja: para ela sair da FAB e ir pilotar um Lear civil na aviação geral, seria até de se entender – “saiu para ganhar mais fazendo a mesma coisa”. Mas sair para pilotar escrivaninha… Passa a impressão de desilusão total com a aviação. Tomara que não seja isso, e ela simplesmente esteja querendo uma profissão mais tranquila para ser mãe, por exemplo, sei lá o que se passa na cabeça dela. E tomara que, se a hipótese de desilusão estiver correta, não seja a realidade da aviação. Mas tenho, cá no meu íntimo, a suspeita de que a desilusão da tenente foi real, e pior: ela tem fundamento.

Não achei em nenhum lugar quanto tempo ela ficou na FAB e como piloto, mas poderia ter ido para iniciativa privada.
Auditor de tretas

Avatar do usuário
Mileto
Mensagens: 5649
Registrado em: 31 Out 2014 15:58
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Mileto » 07 Mai 2017 21:18

Sky escreveu:Tá rolando uma história de que vão extinguir a EsFCEx
Ouvi esse papo também, mas nada muito certo ainda.

Python
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Out 2016 21:18
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Python » 07 Mai 2017 22:05

Eduardo Franchini escreveu:Dei baixa após dez anos, no posto de Cap/QCO/EB, assim, posso falar daquilo que conheço. Não se iludam!!! O curso de formação é ridículo; a remuneração é uma merreca (para quem realmente honra o diploma); a carreira é tipicamente de passagem (a ideia é que QCO/R1 seja exceção); QCO é militar apenas para efeito de RDE e bocas podres, no mais, é tido e havido como civil fardado (há uma discriminação institucionalizada, que deixa claro que o QCO é tolerado por uma questão de necessidade, jamais visto como "irmão de armas").
Não concordo que a Remuneração seja ridícula, considerando o atual contexto da economia Brasileira.

Atuei como membro da Junta de Seleção do Concurso para o Curso de Formação de Soldados da PM de meu Estado, e vi muitos candidatos formados em Direito que disputavam um soldo de cerca de R$ 3500,00 líquidos - no meu Estado para ingressar como Soldado é necessário curso superior, qualquer que seja. O perfil deste candidato formado em direito é quase sempre o mesmo: o sujeito se formou e não conseguiu colocação na área, pois aqui tudo gira em torno de indicação - se não tiver um conhecido ou parente no direito o sujeito está no sal. Capacidade técnica e competência são as últimas coisas que a iniciativa privada na minha região avaliam.

A realidade nua e crua é que o Brasil, nas atuais circunstâncias, simplesmente te obriga a ser funcionário público.

Avatar do usuário
Ded
Mensagens: 3147
Registrado em: 25 Out 2014 13:55
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Ded » 07 Mai 2017 22:48

Sky escreveu:Ele tem 29 anos. Curso de formação de piloto só pode entrar até os 22.

E jura que é só concluir e pedir pra dar baixa. Se o cara forma e logo depois pede pra sair, é obrigado a devolver o dinheiro a Aeronáutica investiu na sua formação, afinal o aluno foi preparado pra servir a Força.
Um ex instrutor meu 1° Tenente (no mínimo estava a 7 anos após a AMAN) teve q devolver 30 mil pro EB :fear: postou o cheque no facebook pra todo mundo ver

Imagino q para um piloto recém formado deva ser muito mais
Imagem

Eduardo Franchini
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Mai 2017 16:54
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Eduardo Franchini » 08 Mai 2017 14:53

Não é bem assim meu querido. Depois de formado você tem que passar séculos na Força, ou então pagar uma indenização absurda!

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Forças armadas - Quadro complementar - Vale a pena?

Mensagem por Anônimo » 08 Mai 2017 15:12

Namorei a mulher que foi da primeira turma feminina (turma Maria Quitéria) de oficiais do EB. Ela estudou na EsFCEx e agora foi promovida a coronel. Eu achava que essa galera do quadro complementar tinha alguma aliviada, mas ela me contou que tem comandante que quer tratar um dentista temporário como um cara que vai lutar na selva. Numa dessas, o cara ficou detido por vários dias pq não cumpriu com algo. Para ser militar, a pessoa deve ter um perfil. Eu acho que não me adaptaria a essa rotina.

A galera poderia tirar uma duvida, mas em comparação com a galera da AMAN, existe um preconceito? Tipo, os militares que comandam tropas olham essa galera com desdém?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: abnerjj, Anom, Clay, El Cid, Giovani, Hags, mendonka, NOBRU, ralf scarface, Sagramor, Thecker e 283 visitantes