19 livros que todos deveriam ler na escola
Re: 19 livros que todos deveriam ler na escola
Machado é gênio demais, mas forçar as crianças e adolescentes lerem literatura do século 19 e da primeira metade do século 20 é para traumatizá-las.
-
Essa lista é extremamente mal feita. Qual o sentido dela?
Até parece que um adolescente terá a maturidade intelectual para compreender 'O admirável mundo novo"
O resto até é bem acessível para adolescentes
Pena também ver tantos adultos lendo livros infantojuvenis como o Hobbit
Isso escancara a janela que existe em nossa formação escolar
Em tese, adultos deveriam ser capazes de ler livros de adulto.
Não Harry Potter, Hobbit, Eragon e derivados.
Até parece que um adolescente terá a maturidade intelectual para compreender 'O admirável mundo novo"
- JackmAtAll
- Admin
- Contato:
Harry potter 1 é uma bela de uma merda, George Orwell eu acho boas adições mas muitas escolas já recomendam a leitura.
Adicionaria Narnia que tem uns textos infanto juvenil fantástico.
Ray Bradbury e Aldous Huxley são ótimas adições e seguindo essa linha adicionaria o "O homem do castelo alto" do Philip K. Dick.
Perfeito esse comentário.
Adicionaria Narnia que tem uns textos infanto juvenil fantástico.
Ray Bradbury e Aldous Huxley são ótimas adições e seguindo essa linha adicionaria o "O homem do castelo alto" do Philip K. Dick.
___________X____________Queixodevidro escreveu:
é o que falei. Machado, se fosse inglês, seria o maior escritor de todos os tempos. Mas não é. O erro é forçar crianças a ler textos pra adultos. Textos extremamente complexos. Seus textos são pra quem é afeto à filosofia, psicologia, ciências políticas, etc, não pra alunos de ensinos fundamental e médio.
Perfeito esse comentário.
Tapirus terrestris
- tiagoandradef
- Contato:
Então, mas vai de cada um.General Moscardo escreveu:Essa lista é extremamente mal feita. Qual o sentido dela?
No meu caso, comecei a ler O Hobbit depois de assistir os filmes do Senhor dos Anéis e me interessei pela história/universo. A partir de então comecei a ler as obras de Tolkien do início.
Não vejo problema nenhum nisso e isso não quer dizer que a pessoa que lê O Hobbit é incapaz de ler um livro adulto.
Quanto à "janela que existe em nossa formação escolar", realmente acho que falta incentivo a leitura no país, mas dos problemas da educação no nosso país, esse é um dos menores. Tem gente que nem vaga para estudar tem, quanto mais incentivo a leitura.
“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”
Dilma Rousseff, presidente da República
Não concordo, porém não discordo completamente (Busta feelings)General Moscardo escreveu:Essa lista é extremamente mal feita. Qual o sentido dela?
Acho que se você está lendo, já é algo válido. Se você tem 30 anos e lê Harry Potter é menos deprimente que ter 30 anos e não ler nada.
Porém, lógico que a nossa formação é falha. Por exemplo, eu gosto muito de ler, já li clássicos como Crime e Castigo, alguns do Kafka, Machado de Assis..., mas como eu disse aqui, nunca li A Revolução dos Bichos ou 1984 (esse eu vi o filme), mas são livros fáceis que eu deveria ter lido há anos.
Até o meu pré-vestibular eu só tinha lido obrigado no colégio. Só com 18 anos que tive gosto pela leitura e comecei a ler muito e depois de muitos anos de leitura eu acho que cada um deva ler aquilo que o diverte. Estou lendo uns clássicos, mas não dispenso um Harlan Coben (literatura pipoca).
tiagoandradef escreveu: Então, mas vai de cada um.
No meu caso, comecei a ler O Hobbit depois de assistir os filmes do Senhor dos Anéis e me interessei pela história/universo. A partir de então comecei a ler as obras de Tolkien do início.
Não vejo problema nenhum nisso e isso não quer dizer que a pessoa que lê O Hobbit é incapaz de ler um livro adulto.
Quanto à "janela que existe em nossa formação escolar", realmente acho que falta incentivo a leitura no país, mas dos problemas da educação no nosso país, esse é um dos menores. Tem gente que nem vaga para estudar tem, quanto mais incentivo a leitura.
é um caso diferente... vc está lendo por curiosidade, não é um livro qe vc vai ler e pensar " caraca... mudou minha visão de x ou y"
acredito que essa lista é mais pra formação da gurizada
- Craig Nicholls
- Contato:
Eu só comecei a gostar de livros assim depois que sai da escola... parece que quando você está na escola não tem motivação e nem cabeça pra isso e acaba lendo obrigado. Isso faz com que os livros não tenham o mesmo conteúdo
Tolkien
HPLove
HP
Saga Ender (Ender's game acho q eh obrigatorio no EUA)
Esses dias vi uma lista de 19 livros obrigatorios e só tinha bosta romantica, SJW e feminazi. Até saga jogos vorazes e divergent tava lá ashuasuh
eu ja entrei nesse topico pensando q era a mesma lista
HPLove
HP
Saga Ender (Ender's game acho q eh obrigatorio no EUA)
Esses dias vi uma lista de 19 livros obrigatorios e só tinha bosta romantica, SJW e feminazi. Até saga jogos vorazes e divergent tava lá ashuasuh
eu ja entrei nesse topico pensando q era a mesma lista
Nossa, eu não sabia que existe idade pra ler determinados tipos de livro. Que vida amarga não ler um livro de escrita mais simples apenas por ser "destinado ao público infanto-juvenil".
Sobre a lista - mas em nível nacional, acho que a "série" 1808 (1808, 1822 etc ) seria legal também. Sempre curti história e esses livros são infinitamente mais interessantes que livros teóricos de história do BR.
Sobre a lista - mas em nível nacional, acho que a "série" 1808 (1808, 1822 etc ) seria legal também. Sempre curti história e esses livros são infinitamente mais interessantes que livros teóricos de história do BR.
SENNA - JORDAN - GRETZKY - RONALDO - FEDOR
''I'AM THE ONE'' (ORGASMATRON) - MOTÖRHEAD
''I'AM THE ONE'' (ORGASMATRON) - MOTÖRHEAD
- Igor Vovchanchyn
- Contato:
o pequeno principe
o hobbit
a serie vaga lume.
eu indicaria dois livros atemporais,
o senhor das moscas
(um bando de crianças sozinhas de 5 a 10 anos em uma praia depois de um acidente aéreo e deixam de ser crianças aos poucos e se tornando "animais"...)
matadouro numero 5
(o autor lutou na WW2 e viu o bombardeio da cidade de dresden que morreram aproximadamente 50 mil civis, o livro é uma critica as guerras com humor e viagens no tempo, o personagem principal hora está na trincheira, estoura uma bomba e ao abrir os olhos está 50 anos depois, acontece alguma outra coisa, ele volta para infancia antes da guerra...)
o hobbit
a serie vaga lume.
o senhor das moscas
(um bando de crianças sozinhas de 5 a 10 anos em uma praia depois de um acidente aéreo e deixam de ser crianças aos poucos e se tornando "animais"...)
matadouro numero 5
(o autor lutou na WW2 e viu o bombardeio da cidade de dresden que morreram aproximadamente 50 mil civis, o livro é uma critica as guerras com humor e viagens no tempo, o personagem principal hora está na trincheira, estoura uma bomba e ao abrir os olhos está 50 anos depois, acontece alguma outra coisa, ele volta para infancia antes da guerra...)
- tiagoandradef
- Contato:
Tinha me esquecido da série vaga lume......bons tempos.Igor Vovchanchyn escreveu:o pequeno principe
o hobbit
a serie vaga lume.
o senhor das moscas
matadouro numero 5
“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”
Na boa, acho que pode ser dado Machado de Assis pra crianças/adolescentes, o que tem de mudar é a forma como é dado o assunto nas escolas.
Professor de literatura geralmente parece mais que tá viajando na interpretação do negócio do que falando sobre o livro mesmo. Enxergam coisas ali que, se bobear, o autor nem quis dizer mesmo. Aí querer que uma criança ou adolescente fique interessado em encarar o livro depois da chatice de uma aula, fica difícil.
Em tempo: quando moleque também não gostava muito de ler, lia só quando tinha aquelas fichas de leitura na escola pra fazer hahaha... ai lá pelos 18, 19 anos peguei gosto pela coisa. Hoje com 33 anos tenho quase 4.000 livros em casa. Vou demorar 1 mês pra arrumar tudo quando mudar pra casa nova.
Professor de literatura geralmente parece mais que tá viajando na interpretação do negócio do que falando sobre o livro mesmo. Enxergam coisas ali que, se bobear, o autor nem quis dizer mesmo. Aí querer que uma criança ou adolescente fique interessado em encarar o livro depois da chatice de uma aula, fica difícil.
Em tempo: quando moleque também não gostava muito de ler, lia só quando tinha aquelas fichas de leitura na escola pra fazer hahaha... ai lá pelos 18, 19 anos peguei gosto pela coisa. Hoje com 33 anos tenho quase 4.000 livros em casa. Vou demorar 1 mês pra arrumar tudo quando mudar pra casa nova.

Editado pela última vez por Dolan em 24 Abr 2015 13:58, em um total de 2 vezes.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).
tinham que incluir pelo menos uns dois livros de finanças pessoais e economia básicos.
Concordo.Tonho escreveu:tinham que incluir pelo menos uns dois livros de finanças pessoais e economia básicos.
Noções de Direito (vejam bem, disse noções mesmo... não dar a teoria toda hahaha) também seria legal, pra molecada saber bem direitos e deveres misturado com conteúdos sobre cidadania.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)
Acho que esse topico comporta uma referencia aos Classicos de Harvard (Harvard Classics), uma colecao de obras classicas que foram escolhidas pelo presidente de Harvard em 1909 como sendo a base de uma "educacao erudita liberal". Muitas familias aqui nos US compravam a colecao para os filhos. Esta era vendida (ainda eh - procurem no amazon) com encadernacoes primorosas e dignas de serem mostradas em destaque na suas estantes.

Creio que essa lista ja foi apresentada no finado. A lista tem sido updated desde entao e a vantagem eh que hoje em dia, os titulos existem todos para download e podem ser todos arquivados em um tablet.
Mais informacoes e a lista das obras aqui em portugues:
http://noticias.universia.com.br/tempo- ... ratis.html" onclick="window.open(this.href);return false;
E um site que conteria os links para download (nao chequei): http://www.openculture.com/2014/03/the- ... books.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Boas leituras eruditas

Creio que essa lista ja foi apresentada no finado. A lista tem sido updated desde entao e a vantagem eh que hoje em dia, os titulos existem todos para download e podem ser todos arquivados em um tablet.
Mais informacoes e a lista das obras aqui em portugues:
http://noticias.universia.com.br/tempo- ... ratis.html" onclick="window.open(this.href);return false;
E um site que conteria os links para download (nao chequei): http://www.openculture.com/2014/03/the- ... books.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Boas leituras eruditas

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke