Documento do Vaticano defende mudança com relação a gays
- Raphael Shaka
- Contato:
Re: Documento do Vaticano defende mudança com relação a gays
Parte deles se amarram em um cu de garotinho, não é novidade.
Viciado não é doente 

-
- Contato:
Não falei sobre tradicionalismo católico ou qualquer outro movimento interno dessa igreja. Referia-me a tradicionalismo político/moral. O fato é que o crescimento dos evangélicos se dá exatamente em regiões e segmentos populacionais com perfil mais conservador. O próprio perfil dos candidatos votados por esse público demonstra isso.Noob escreveu:
Você se engana ou confunde alguns termos.
Tradicionalista católico jamais vai virar protestante, muito pelo contrário. Eles combatem o protestantismo e são contra o ecumenismo. Muitos tradicionalistas são ex-protestantes. E não se engane, é um movimento grande hoje no mundo.
Quem vai para o protestantismo é quem nunca foi católico de verdade. Assim como vemos atualmente a geração nascida na igreja protestante que não tem nada a ver com rigidez dos pais quando estes se converteram, ou seja, essa nova geração não pode ser chamados de evangélicos, pois somente vão a igreja por conta da família, criação. Assim como a maioria do católicos. Por isso se vê evangélicos e católicos fazendo de tudo.
L'État, c'est moi
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos
Documento do Vaticano ou do Papa não foi, não é e nunca será maior do que as Escrituras Sagradas, qual seja, a Bíblia, nem mesmo para a pessoa mais católica que possa existir; é questão de lógica dentro do cristianismo.
A Bíblia, em momento algum, condena aquele que está no pecado do homossexualismo como alguém sem possibilidade de salvação ou que deva ser tratado mal. O que a Bíblia de fato condena é o homossexualismo, o pecado em si, como todos os outros.
Esse novo posicionamento do Vaticano, por assim dizer, chega bastante atrasado e não mais é do que uma devida melhor interpretação da Bíblia. O cristianismo está acima de qualquer religião e o verdadeiro cristão sabe que o homossexual é aquele que está no pecado e precisa de ajuda, mas vale ressaltar que mesmo considerando as divisões doutrinárias dentro do cristianismo é equivocado confundir esse amor ao pecador com "amor ao pecado", vez que a palavra de Deus deixa bem claro que não aprova o homossexualismo.
Portanto, à luz da Bíblia Sagrada, tem-se que o homossexual não está excluído do plano de Deus, o que não se confunde com a aceitação da condição pecaminosa. Quer dizer, o homossexual que reconhece viver em pecado não só pode como deve buscar Deus, até mesmo para vencer tal pecado, o que é totalmente diferente da equivocada ideia de que o homossexualismo também deveria ser aceito.
A Bíblia, em momento algum, condena aquele que está no pecado do homossexualismo como alguém sem possibilidade de salvação ou que deva ser tratado mal. O que a Bíblia de fato condena é o homossexualismo, o pecado em si, como todos os outros.
Esse novo posicionamento do Vaticano, por assim dizer, chega bastante atrasado e não mais é do que uma devida melhor interpretação da Bíblia. O cristianismo está acima de qualquer religião e o verdadeiro cristão sabe que o homossexual é aquele que está no pecado e precisa de ajuda, mas vale ressaltar que mesmo considerando as divisões doutrinárias dentro do cristianismo é equivocado confundir esse amor ao pecador com "amor ao pecado", vez que a palavra de Deus deixa bem claro que não aprova o homossexualismo.
Portanto, à luz da Bíblia Sagrada, tem-se que o homossexual não está excluído do plano de Deus, o que não se confunde com a aceitação da condição pecaminosa. Quer dizer, o homossexual que reconhece viver em pecado não só pode como deve buscar Deus, até mesmo para vencer tal pecado, o que é totalmente diferente da equivocada ideia de que o homossexualismo também deveria ser aceito.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
Não existe nada de novo. A Igreja nunca condenou o homossexual.Sharivan escreveu:
Esse novo posicionamento do Vaticano, por assim dizer, chega bastante atrasado e não mais é do que uma devida melhor interpretação da Bíblia.
Catecismo:
§2357 CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que "os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados". São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.
§2358 Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.
§2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “
Eu não "acusaria" a igreja por pretender atrair fiéis, mas muito ao contrário, eu parabenizaria o Papa por isso. É inegável que a igreja tem um papel forte ainda hoje na vida de milhares de pessoas. E é inegável também que essas pessoas buscam conforto através da fé, independente da orientação sexual, independente do estado civil e de outros fatores. Assim, reaproximar da igreja essas pessoas que por alguns motivos não se sentem tão bem vindas, mas que gostariam de se sentir acolhidas, só iria fazer muito bem a todos. Acho ainda muito benéfico que a igreja, sabendo da influencia que exerce no nosso meio social, ajude a extirpar o preconceito.joaotavares escreveu: PS: curioso ver que nossa Igreja vive um paradoxo... Se "evolui", é acusada de mudar apenas para ganhar mais fiéis. Se permanece imutável, é acusada de retrógrada e reacionária. Lembro de um capa do the Economist com sugestões para a Igreja não "acabar" (talvez exagere aqui na palavra, não lembro o termo exato). Muito engraçado ver uma revista criada há algumas décadas tentando ensinar sobrevivência a uma instituição com aproximadamente 2 mil anos de idade....
Talvez o erro esteja na expressão "atrair fiéis". Ela não deve ser entendida no sentido de que a igreja vai fazer um novo marketing, acho que não é isso. Eu acho que ela se aplica no sentido de que a igreja visa acolher esses fiéis, resgatar aqueles que gostariam de frequentar as missas, mas se sentiam desprestigiados. É reconhecer que sua presença na igreja não pode e não deve incomodar os demais, pra que eles se sintam à vontade no ambiente do culto e que qualquer manifestação em contrário merece ser reprimida.
Uma mudança de postura quanto ao tratamento dado aos gays, no caso, ajudaria a combater o preconceito, aproximando as pessoas entre si, além de reaproximá-las da igreja. Isso beneficiaria todo mundo.
De qualquer maneira, foi bom ler os esclarecimentos sobre o que é dogma pra igreja católica. Eu fazia uma confusão enorme com esse termo, pelo jeito.
"Try and be nice to people, avoid eating fat, read a good book every now and then, get some walking in, and try and live together in peace and harmony with people of all creeds and nations." Monty Python's The Meaning of Life
Noob escreveu:
Não existe nada de novo. A Igreja nunca condenou o homossexual.
Catecismo:
§2357 CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que "os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados". São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.
§2358 Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.
§2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.
Não disse que a Igreja Católica, em específico, condena, de modo formal, as pessoas homossexuais, no entanto, não só a Católica como várias igrejas evangélicas, na prática, encaram a questão de tal forma que afasta o homossexual do cristianismo. Só o fato de o enfoque quase sempre ser a condenação do pecado e não o estímulo para que a pessoa supere tal condição já gera um desestímulo no homossexual a procurar uma orientação espiritual verdadeira.
Ainda assim, não digo que seja errôneo condenar de forma bastante categórica a prática do homossexualismo, ainda mais nos dias de hoje onde tal prática se tornou um modismo e tentam forçá-la, a todo custo, como algo "normal", mas penso que seria mais construtivo expor que é sim um pecado mas que a pessoa não pode fazer disto um bloqueio para a sua vida com Deus, até porque é justamente por meio da fé que a pessoa vai conseguir superar este e outros pecados.
A religião é invenção do homem e não pode prevalecer sobre o que a Bíblia ensina. Tal livro tem as respostas para todas as questões e dispensa "regimentos", "regulamentações" e afins, o que muitas e muitas vezes acaba deturpando o real sentido das Escrituras.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
Joao, por curiosidade mesmo... Como VOCE, se fosses Peter (nao pensando na resposta da igreja que eh uma instituicao hierarquica e com jogos de poder obvios), interpretaria Matthew 18:18?
Responda sem se preocupar muito em "medir" palavras.

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
Posso atravessar?armlock escreveu:Joao, por curiosidade mesmo... Como VOCE, se fosses Peter (nao pensando na resposta da igreja que eh uma instituicao hierarquica e com jogos de poder obvios), interpretaria Matthew 18:18?
O João é Católico e, ao que parece, praticante e estudioso. Sendo assim, entenda uma coisa Armlock, a opinião dele não vale nada. O João, se pauta no ensinamento da Igreja, a nenhum católico é dado o direito de interpretar a Bíblia. Quer saber a opinião do João, a minha? "Pergunte" a Igreja. Inclusive, a Igreja não permite relativismo, e, ao que parece, o João não parece ser relativista. Talvez um pouco kkkk....
Isso é bastante lógico, veja vem, o João é um cara inteligente, acima da média.
Veja, você acha que ele tem capacidade de interpretar um texto há 2 mil anos atrás, que somente na tradução se perde um pouco o sentido? Escrito num contexto social, economico, político muito, mas muito diferente que o nosso, e ainda com o uso, recursoe e estilo linguísticos dos mais diversos? Nem o Espírito Santo ajuda nesse caso (os fortes entenderão hehehhe), tamanho o buraco da ignorância que João tem.
Mas, se realmente quer saber sobre o assunto e não só polemizar, leia:
http://www.apologistascatolicos.com.br/ ... -auricular" onclick="window.open(this.href);return false;
Nada na Igreja Católica não tem sentido. Uma vela num altar tem um significado e todo um motivo e ensinamento por trás. Tudo na Igreja é rica em história. E nada, absolutamente nada é novo na Igreja. Tudo já está muito, mas muito solidificado na Igreja.
Editado pela última vez por Noob em 14 Out 2014 15:42, em um total de 2 vezes.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “
Noob escreveu: Posso atravessar?
O João é Católico e, ao que parece, praticante e estudioso. Sendo assim, entenda uma coisa Armlock, a opinião dele não vale nada. O João, se pauta no ensinamento da Igreja, a nenhum católico é dado o direito de interpretar a Bíblia.
Isso é bastante lógico, veja vem, o João é um cara inteligente, acima da média. Veja, você acha que ele tem capacidade de interpretar um texto há 2 mil anos atrás, que somente na tradução se perde um pouco o sentido? Escrito num contexto social, economico, político muito, mas muito diferente que o nosso, e ainda com o uso, recursoe e estilo linguísticos dos mais diversos?
Mas, se realmente quer saber sobre o assunto e não só polemizar, leia:
http://www.apologistascatolicos.com.br/ ... -auricular" onclick="window.open(this.href);return false;
Noob,
Nao entendi. O que tem o que voce postou sobre penitencia a ver com minha pergunta sobre aquela passagem de Mateus? Ou o que o Joao pensa sobre ela?
Quanto ao que voce falou, sobre contexto social e economico, e linguistico, considerando que ate os 24/25 anos eu pretendia me tornar sacerdote e tomava aulas para seminaristas, nao se preocupe, manterei aquilo em mente

Ué, tudo a ver! Não consegue perceber a passagem em relação a sacramento da confissão? Ou sobre Pedro ser detentor das chaves do céu?armlock escreveu:
Noob,
Nao entendi. O que tem o que voce postou sobre penitencia a ver com minha pergunta sobre aquela passagem de Mateus? Ou o que o Joao pensa sobre ela?
Quanto ao que voce falou, sobre contexto social e economico, considerando que ate os 24/25 anos eu pretendia me tornar sacerdote e tomava aulas para seminaristas, nao se preocupe, manterei aquilo em mente
A passagem se relaciona com ambos.
Como tomava aulas, você sabe que interpreta num contexto né

18:18joaotavares escreveu:
16:18, não, grande armlock? Amigo, sinceramente digo que não posso dar uma resposta satisfatória. Seria muito fácil e cômodo simplesmente dizer que entenderia como Pedro segundo a tradição católica. Como seria muito fácil e cômodo dizer que se fosse aquele jovem rico de Mateus 19:16, simplesmente aceitaria o conselho de Cristo e venderia todas os meus bens e daria aos pobres... Talvez a minha resposta mais sincera seja somente: "não sei".
Entendo e sigo minha tradição católica na interpretação da passagem, mas não posso ter a ousadia e nem tenho a capacidade de me colocar no lugar de Pedro.
Abraço.
16:18
Enfim, estou perdido

João, em poucas palavras, o que você acha da RCC?
joaotavares escreveu: 16:18, não, grande armlock? Amigo, sinceramente digo que não posso dar uma resposta satisfatória. Seria muito fácil e cômodo simplesmente dizer que entenderia como Pedro segundo a tradição católica. Como seria muito fácil e cômodo dizer que se fosse aquele jovem rico de Mateus 19:16, simplesmente aceitaria o conselho de Cristo e venderia todas os meus bens e daria aos pobres... Talvez a minha resposta mais sincera seja somente: "não sei".
Entendo e sigo minha tradição católica na interpretação da passagem, mas não posso ter a ousadia e nem tenho a capacidade de me colocar no lugar de Pedro.
Abraço.
Vou assumir que o evangelho catolico atual usa o verbo mencionado na pagina que o Noob postou. Ou seja,
“Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu” (Mateus 18, 18).
Ha discussoes academicas sobre o tempo correto dos originais gregos, em que mudariam bastante a inferencia de causa e efeito e por decorrencia a interpretacao. Leia as duas traducoes abaixo em ingles. A primeira. mais antiga seria alinhada com a acima em portugues. A segunda segue as conclusoes mais recentes sobre uma traducao mais acurada do grego, de acordo com linguistas. Note a diferenca significativa.
English Standard Version
Truly, I say to you, whatever you bind on earth shall be bound in heaven, and whatever you loose on earth shall be loosed in heaven.
New American Standard Bible
"Truly I say to you, whatever you bind on earth shall have been bound in heaven; and whatever you loose on earth shall have been loosed in heaven.
Por isso estava curioso se voce estava acompanhando essa questao. (No final, toda essa discussao sobre infabilidade papal eh relacionada de uma forma ou de outra por essa passagem)
Editado pela última vez por armlock em 14 Out 2014 16:08, em um total de 1 vez.

A pergunta dele dá margem para muita coisa, agora, com o complemento acima dele, dá para entender o que ele queria.joaotavares escreveu:
Minha opinião vale muita coisa, especialmente para mim mesmo.![]()
Eu concordo com você que não tem condições de responder como Pedro, justamente em relação a todo esse contexto que você descreveu.
Nós católicos devemos aderir irrevogavelmente aos dogmas da nossa fé. Mas isso não significa que somos pequenos robôs não pensantes. Se Tomás de Aquino, Agostinho, pensassem como colega, nossa Igreja seria muito diferente. Eles e muitos outros doutores da nossa Igreja não interpretaram a Bíblia? Nós católicos não aderimos a sola scriptura, seguimos as escrituras e a tradição...
Enfim, achei sua resposta meio desproporcional em relação a uma pergunta sincera do armlock e muito, mas muito longe de qualquer tentativa de "polemizar".
Abraço.
Seguimos as Escrituras, a Tradição e o Magistério, não esqueça desse último, pois é esse que explica a ideia que você quis passar sobre São Tomas, Agostinho, entre outros.
Aproveitando o gancho, a título de uma curiosidade pessoal minha, o que acha da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, do Monsenhor Lefebvre? Já ouviu falar algo sobre eles e que você tenha uma posição a respeito?joaotavares escreveu:
Um movimento com boas intenções, mas infeliz, pois acaba infantilizando e deturpando o catolicismo trazendo elementos típicos do neopentecostalismo (esse em si uma deturpação do próprio protestantismo) como: teologia da prosperidade, Glossolalia, "padres estrelas", "batismo no espírito", fixação pelo demônio (se fala mais nele do que em Deus), etc..
Não estamos num jogo por fiéis. Não podemos deturpar o catolicismo apenas para atrair mais fiéis...