19 livros que todos deveriam ler na escola

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tarantino
Contato:

Re: 19 livros que todos deveriam ler na escola

Mensagem por Tarantino » 24 Abr 2015 14:28

O Alienista do Machado de Assis deveria ser obrigatório, leitura rápida, engraçada e muito valiosa.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 30 Abr 2015 23:59

Os contos sobre Sherlock Holmes são de leitura fácil e muito bons.

Já vou procurar algum para ler essa noite.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 01 Mai 2015 00:46

Quando tava na escola, nao curti O tempo e o vento do Érico Veríssimo, só agora que peguei gosto por essa obra.
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

the r0ck
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por the r0ck » 01 Mai 2015 00:58

Esse deveria ser obrigatório em qualquer escola;

Imagem

YAMAZAK1
Contato:

Mensagem por YAMAZAK1 » 01 Mai 2015 13:51

Queixodevidro escreveu:Muito bons. Principalmente os do George Orwell. O 1984, escrito em 1948 (ele só inverteu) para contar uma ficção científica q deu origem aos famosos programas Big Brothers. Se ele soubesse disso teria se matado.

Acrescento à lista os contos e crônicas do Mestre Machado de Assis. Os romances, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, são obras de arte, mas pra adultos.
Estou relendo uns contos do Mestre, o conto a Igreja do Diabo é muito foda ehhehe Eu sou fã de Machado de Assis, tive que dar uma segunda chance para ele (a escola me deu uma traumatizada) e valeu muito a pena, Memórias póstumas, Quincas Borbas e Dom Casmurro são obras primas.

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 01 Mai 2015 14:24

...Don Casmurro eu tinha em inglês. Críticos literários ingleses fazem artigos e mais artigos sobre sua geniosidade.
Réu confesso... A palavra é "genialidade" =))
Editado pela última vez por Queixodevidro em 01 Mai 2015 18:04, em um total de 1 vez.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Ittocs
Contato:

Mensagem por Ittocs » 01 Mai 2015 14:47

Diferente da maioria eu considero q Machado é uma ótima leitura para jovens, comecei nele com 13/14e aos 17 já tinha lido suas principais obras.
Acho q fundamental é a forma como se começa com determinado autor, Machado deve ser iniciado por algum de seus contos e daí rapidamente toma-se gosto pela sua obra, pq dependendo de qual livro a pessoa iniciar acho até compreensível q seja criada uma má vontade pelo autor( e olha q Machado é de fácil leitura), eu por exemplo comecei com Dostoievski pelo O jogador, talvez se tivesse começado pela versão mal traduzida do Os Irmãos Karamazov q eu peguei, nunca mais tivesse interessado pelos livros do Fiódor o q seria foda.
A Man Got to Have a Code

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 01 Mai 2015 15:24

Esse dos Irmãos Karamazov é pela edição da Ediouro? Eu também achei ruim. Eu gosto das traduções de livros russos do Paulo Bezerra e do Boris Schnaiderman. Vida de tradutor é foda, é como quebrar pedras, ainda mais em se tratando do idioma russo. Bom, mas em relação ao romance "Irmãos Karamazov", eu penso que deveria ser o último livro que as pessoas deveriam ler do Dosto. Ele sintetiza muita coisa, era o romance mais ambicioso do Dostoievski que ficou inacabado. A temática do livro não permeia apenas o parricidio. É um grande romance, eu gostei, apesar de inacabado. Acho que o "Almas Mortas" do Gogól é parecido com isso, não tem um final, pelo menos a edição que eu li não tinha.

O livro "O Jogador" é sensacional, mesmo. Reza a lenda que Dostoiévski estava com o rabo a prêmio e tinha que para sanar suas dividas, ele teve que escrever o livro em 20 e poucos dias. Eu me lembro até hoje da personagem da velhinha que perdeu toda a grana na roleta, ela era cruel e infantil como uma criança. Eu assisti o filme dessa obra. Nela retrata um Dosto meio pedófilo, tarado por pés, mas vale à pena, o filme é bom, bons atores.

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 01 Mai 2015 15:52

Queixodevidro escreveu:
é o que falei. Machado, se fosse inglês, seria o maior escritor de todos os tempos. Mas não é. O erro é forçar crianças a ler textos pra adultos. Textos extremamente complexos. Seus textos são pra quem é afeto à filosofia, psicologia, ciências políticas, etc, não pra alunos de ensinos fundamental e médio.
Concordo com tudo. Estou relendo o Machado 10 anos depois de sair da escola e é impressionante como o cara é foda. Ah, e O mundo assombrado pelos demônios do Sagan é melhor que Bilhões e Bilhões. Edit: Agora que vi que outro forista postou o livro já.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 01 Mai 2015 16:35

Brasil teve grandes escritores, gente realmente foda que por serem empurrados de qualquer forma para a criançada ler ou em vestibular muitos acabam fugindo por ficarem traumatizados.

Um livro que eu achei foda quando li na escola foi o Contos do Carlos Drummond de Andrade.

Machado de Assis lembro que li um comentário há pouco tempo do Woody Allen falando que pela época que foram escritos os livros ele era um gênio.
Tapirus terrestris

Ittocs
Contato:

Mensagem por Ittocs » 01 Mai 2015 17:31

Modern Samurai escreveu:Esse dos Irmãos Karamazov é pela edição da Ediouro? Eu também achei ruim. Eu gosto das traduções de livros russos do Paulo Bezerra e do Boris Schnaiderman. Vida de tradutor é foda, é como quebrar pedras, ainda mais em se tratando do idioma russo. Bom, mas em relação ao romance "Irmãos Karamazov", eu penso que deveria ser o último livro que as pessoas deveriam ler do Dosto. Ele sintetiza muita coisa, era o romance mais ambicioso do Dostoievski que ficou inacabado. A temática do livro não permeia apenas o parricidio. É um grande romance, eu gostei, apesar de inacabado. Acho que o "Almas Mortas" do Gogól é parecido com isso, não tem um final, pelo menos a edição que eu li não tinha.

O livro "O Jogador" é sensacional, mesmo. Reza a lenda que Dostoiévski estava com o rabo a prêmio e tinha que para sanar suas dividas, ele teve que escrever o livro em 20 e poucos dias. Eu me lembro até hoje da personagem da velhinha que perdeu toda a grana na roleta, ela era cruel e infantil como uma criança. Eu assisti o filme dessa obra. Nela retrata um Dosto meio pedófilo, tarado por pés, mas vale à pena, o filme é bom, bons atores.
Não foi essa edição não, foi uma antigona livro dos anos 70 da biblioteca da universidade. Pelo q me falaram a editora 34 é a que está com as melhores traduções do russo pra o portugues, mas ainda não tenho nenhum dela, eles custam 4x mais do q as edições mais modestas, mas nesse caso específico penso q vale a pena pela grande diferença de qualidade das traduções.
E a ideia do post era justamente essa comparar O jogador, livro rápido dinâmico e q dá uma ideia da obra do Dosto, devendo ser um livro pra introduzir o leitor, em contraste com o Irmãos karamazov, q é extremamente complexo e mais massante (fui cirúrgico na escolha dos exemplos :assassin: ) e como a primeira impressão afeta a percepção/ boa vontade q nós temos com determinado autor.
A Man Got to Have a Code

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 01 Mai 2015 18:06

Oh droga, fui editar meu post anterior pra dizer que confundi geniosidade com genialidade e apaguei todo o resto, peço desculpas. Não lembro mais o que escrevi.

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 01 Mai 2015 18:09

Jackman escreveu:Brasil teve grandes escritores, gente realmente foda...
Outro cara fantástico é Guimarães Rosa... Isso me irrita muito, tem outro João Cabral de Melo Neto... Gênios... Mas num país onde a Educação faliu... ... ... ...

Victor Martins
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Mensagem por Victor Martins » 01 Mai 2015 18:25

Infelizmente existe essa modinha escrota de hoje em dia
"Jogos Vorazes", "A Culpa é das estrelas", "Harry Potter" e outras aberrações de lobos, vampiros, bruxos, mundos encantados, e história de amor adolescente.
Tenho nojo disso

Mostra um livro do Sherlock Holmes pra eles, duvido muito que gostem.

Modern Samurai
Contato:

Mensagem por Modern Samurai » 01 Mai 2015 19:22

Sem dúvida as edições da editora 34 de autores russos são as melhores no Brasil. Eu não tenho idéia se eles traduziram "Os Irmãos Karamazov". A edição que eu li foi pela ediouro, até hoje eu tenho ela. E não tem jeito, literatura russa aqui é muito cara. Eu paguei R$ 96,00 esses dias num livro do Bulgakov que eu não encontrara em formato para kindle. Fora o frete. E vale a pena nesse caso comprar os da editora 34, pelo menos os do Dosto.
Ittocs escreveu:
Não foi essa edição não, foi uma antigona livro dos anos 70 da biblioteca da universidade. Pelo q me falaram a editora 34 é a que está com as melhores traduções do russo pra o portugues, mas ainda não tenho nenhum dela, eles custam 4x mais do q as edições mais modestas, mas nesse caso específico penso q vale a pena pela grande diferença de qualidade das traduções.
E a ideia do post era justamente essa comparar O jogador, livro rápido dinâmico e q dá uma ideia da obra do Dosto, devendo ser um livro pra introduzir o leitor, em contraste com o Irmãos karamazov, q é extremamente complexo e mais massante (fui cirúrgico na escolha dos exemplos :assassin: ) e como a primeira impressão afeta a percepção/ boa vontade q nós temos com determinado autor.

Responder