Documento do Vaticano defende mudança com relação a gays

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
armlock
Contato:

Re: Documento do Vaticano defende mudança com relação a gays

Mensagem por armlock » 14 Out 2014 16:18

joaotavares escreveu: Não estou...

Como você faria a tradução dessa nova versão? Algo como "terá sido ligado" em vez de "será ligado"?

Correto, apesar de nao confiar mais no meu portugues depois de tantos anos. Mas basicamente:

o tradicional (antigo) que concorda com a versao portuguesa acima, implica numa relacao co-temporal. O que for decidido na terra (causa) sera reproduzido no ceu (efeito).

O que esta sendo revisado eh que o texto grego realmente diria: "O que for decidido (efeito) na terra tera sido decidido (previamente/causal) no ceu." Ou seja, nao afetaria a infalibilidade, porem apresentaria Peter/papa como instrumento submisso - canalizante, ao inves de ter tanto poder quando a antiga versao aparentava.

Achei bem mais realista, se a argumentacao academica for realmente correta, dentro da relacao percebida Deus/Homem.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 14 Out 2014 16:26

joaotavares escreveu:
O cristianismo é uma religião. Não consigo entender esse discurso de querer negar o óbvio. Se você é cristão, você segue uma religião, o cristianismo, independente de seguir ou não uma Igreja Específica.

Eu entendo as discordâncias e respeito a posição protestante. Mas não acho a resposta tão simples. A Bíblia não é um livro, é uma biblioteca. Você não pode interpretar da mesma maneira livros poéticos, de exortação, cânticos, livros históricos, etc... A interpretação isolada e literal pode levar a equívocos, justamente deturpando o sentido real das escrituras, como advertido pelo colega...
Discordo, pois encarar o cristianismo como religião acaba por, de um jeito ou de outro, colocando-o no mesmo patamar de doutrinas que não têm Deus em Cristo Jesus como fonte. Veja só João, quem é verdadeiramente cristão crê e reconhece um único Deus, não havendo margem alguma para qualquer "outro", "outros" ou "outras"; não se trata de formalismos ou logismos, mas fé, que vale lembrar, está acima de tudo. Assim sendo, não trata-se de "discurso que nega o óbvio".

Ainda como você bem deve saber, a Bíblia não trata de religião, trata de fé, portanto, quem tem fé em Deus por meio de seu filho Cristo Jesus é de fato um cristão. Também vale lembrar que a Bíblia nos ensina que Igreja é uma só: a Igreja somos nós! Todos os que creem e declararam Jesus como seu salvador representam o corpo de Deus aqui na Terra. Vejo que a grande confusão é encarar a Igreja de Deus como meros templos e denominações, isso sim é religião, algo que divide os homens e vai contra a vontade de Deus.

Mencionei a Bíblia como "livro", em dado momento, meramente no sentido de instrumento, é evidente que é muito mais do que isto, até porque objetivamente falando compreende vários livros em um só. Por óbvio que não pode ser tratada de forma literal e descontextualizada, afinal, "a letra mata, mas o Espírito vivifica". De igual modo, o cristão não pode se perder na teologia, formalismos e muitos porquês, pois muitas das coisas realmente não nos cabem e a própria Bíblia deixa evidente que certas coisas não nos são permitidas nem para conhecimento. Ao cristão cabe a fé e atenção ao espiritual.

Aquele que crê em Deus, no evangelho e reconhece Cristo Jesus como seu salvador está apto a representar Deus aqui na Terra, faz parte do corpo de Cristo, por isso que todos que têm a mesma opção são irmãos em Cristo. Isto é o que a Bíblia ensina, está acima de toda e qualquer noção de religião que só vem a gerar desentendimentos e divisões.

As religiões são o resultado do homem querendo agir no lugar de Deus, quando não se contenta com a fé, o que ocasiona tantas e tantas divergências. Concordo que há posicionamentos absurdos por parte de alguns que se dizem cristãos, mas isto não justifica a quantidade de divisões e subdivisões que existem, mas dai já é uma questão demasiada antiga e extensa. Mas pra finalizar, enfatizo, Deus é união e o verdadeiro cristão vive pela fé, não pelo ensinamento dado pelo homem (religião).
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 14 Out 2014 16:47

joaotavares escreveu:
Discordo, mas respeito sua visão, amigo. Eu não consigo enxergar a religião sem teologia.

Abraço.
Amigo João,

Também respeito a sua visão e não vou deixar de te considerar um irmão por causa de um ponto de vista diferente, mas gostaria de enfatizar que, como já dito anteriormente, não podemos se perder na busca pela razão da fé, pois isto é contrário a Palavra de Deus. A Bíblia nos ensina que a graça de Deus nos basta, que devemos viver pela fé; o que nos cabe é respondido pela Bíblia e até por isso concordo com o estudo bíblico, mas não concordo com uma vida cristã baseada em religião e teologia. Repito, a vida cristã é espiritual, é baseada na fé.

Abraço.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 14 Out 2014 23:40

joaotavares escreveu: Muito interessante, amigo. Confiaria no seu português se fosse você, pois conseguiu explicar com clareza... :D
Eu sinceramente não acho que isso interferiria, ou no mínimo não seria um "definitive blow" na doutrina católica. Mas posso estar enganado... :)

Abraço.

EDIT: Quanto á sua pergunta original nesse tópico. Você entendeu o que disse? Seria muito fácil responder: "Se fosse Pedro, eu entenderia que Cristo estava estabelecendo o meu primado e minha infalibilidade.." Mas não seria honesto se fizesse isso.

Bom, creio que minha pergunta original pecou pela excessiva brevidade. Fui direto ao ponto sem nenhuma explicacao do porque. Mas isso era intencional, apesar de ineficaz. (E ainda deixei o Noob encucado :hehe: )

Mas a minha curiosidade na pergunta era sobre a sua perspectiva quanto a forma como aquela delegacao de poder era feita. Se diria que nunca achaste nada estranho dentro da perspectiva da relacao Deus/homem, com tanto "poder" sendo dado ao homem (ao ponto de ter controle sobre as acoes nos ceus) ou se algum comentario discordante viria a tona.

Por isso perguntei o que acharias sob a visao de Pedro, e nao da doutrina da igreja. Esta eu ja conheco. O Joao individuo tem a sua visao pessoal, que nao necessariamente esta alinhada sempre com a visao da igreja. Heck eu conheci bispos aqui nos US que discordavam completamente da "Igreja" em diversos aspectos. Agora eu entendo que discutir em aberto nossas opinioes pessoais sobre esse tipo de assunto tambem nao eh algo necessariamente confortavel, entao peco desculpas por isso.

Esssa passagem em questao (entre multiplas outras :bleh: ) sempre nao me soava razoavel, quando jovem e religioso fervoroso (imagine that!). Quando voltei a ler sobre o assunto ha poucos anos atras durante as famigeradas discussoes PVT'ianas dei de encontro com artigos academicos sobre varias reavaliacoes textuais e como sempre gostei do assunto acabei dando de encontro com esse verso em particular, que ja inclusive foi modificada nas edicoes mais recentes da biblia aqui nos US (E que agora se alinha muito mais com o que eu esperaria na epoca). Pequenos detalhes, mas que causam grandes mudancas de interpretacao...

Cheers!
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

E. Benes
Contato:

Mensagem por E. Benes » 15 Out 2014 19:49

Vou aproveitar o vasto conhecimento sobre cristianismo e teologia do pessoal que tá postando aqui no tópico pra tentar sanar uma dúvida minha.

Já foi dito aqui que a questão da homossexualidade não é um dogma dentro da religião católica, como seria a santíssima trindade, por exemplo, e que portanto, se eu entendi bem, esse tema não se revestiria de infalibilidade. Mas isso quer dizer que ele poderia ser revisto? Isto é, quer dizer que poderia haver um dia, hipoteticamente, uma reinterpretação da bíblia para aceitar a relação gay, sem condená-la como pecado?

A gente sabe que muita gente sai por aí divulgando novas leituras da bíblia e apontando fatos contraditórios, mas com relação a esse tema em específico há algum estudo que se possa levar a sério?
"Try and be nice to people, avoid eating fat, read a good book every now and then, get some walking in, and try and live together in peace and harmony with people of all creeds and nations." Monty Python's The Meaning of Life

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 15 Out 2014 20:37

the r0ck escreveu:A igreja fazendo como sempre fez ao longo dos seculos, se adaptando a politica do momento....
Verdade...Mas o mais triste dessa história é que a política do momento é essa prática rickyana...Mas, cada um sabe o que faz com o seu *
kkkk
Mas, em relação aos direitos civis de casamento, acho que é justo sim...

Responder