NASA - galeria de imagens (do LAWYER)
Re: NASA - galeria de imagens (do LAWYER)
Fazendo uma pergunta burra... pois não sei nada disso..
essas nebulosas e galáxias mantém este formato!? ou são "momentos" que as lentes capturam!?
elas tem realmente essa cor?!
essas nebulosas e galáxias mantém este formato!? ou são "momentos" que as lentes capturam!?
OSS!!!
Só o Jiu-Jitsu salva!
Pinhão escreveu:Fazendo uma pergunta burra... pois não sei nada disso..
Na verdade tudo no universo está em movimento, porém o tamanho de nebulosas e galáxias(essas maiores) são absurdamente grandes, então mesmo que uma foto seja tirada hoje e daqui 50 anos, não terá diferença alguma aos nossos olhos.
Sobre a cor, até onde sei as cores são decifradas através de um espectroscópio que identifica o comprimento de ondas e assim suas respectivas cores, porém a recepção é muito diferente do que vemos nessas fotos, a imagem que os cientistas pegam é totalmente crú, existe um grande trabalho para deixar as imagens da maneira que encontramos na net.
Falei pelo que já assisti e li há muito tempo, posso estar falando besteira, tentei explicar de maneira bem simples pra facilitar, se eu tiver falado besteira e alguém quiser corrigir, por favor.
Pinhão escreveu:Fazendo uma pergunta burra... pois não sei nada disso..
Resposta simples: Para a duracao da sua vida (e digamos, a existencia da humanidade) sim, o formato praticamente nao muda. Se a sua vida fosse medida em periodos de milhoes de anos, notarias mudancas.
Cores: Nao. A cor eh artificial. Se me lembro corretamente, as imagens do Hubble sao compostas e coloridas a partir de diferentes imagens capturadas em escalas de preto e branco, usando differentes filtros de cor, inclusive dentro do espectro invisivel ao olho nu, como infra-red e ultra violeta. Ou seja, voce combina imagens em grey scale geradas com filtro de vermelho, de azul, de verde, de infra-red, de ultra violeta etc... de forma que acabas mostrando uma imagem que permite a visualizacao humana de estruturas visiveis e invisiveis combinadas. Nao sei se fiz sentido. Mas depois procuro algum link que explique melhor.
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
Imagens sensacionais! É sempre bom lembrar o quanto o universo é incrível!
- Dano Cardoso
tópico pica das galaxias!!
sabe dizer se isso vale tb para aquelas imagens de planetas tipo a da tempestade em saturno, ou aquela de jupiter que eu postei?armlock escreveu:
Resposta simples: Para a duracao da sua vida (e digamos, a existencia da humanidade) sim, o formato praticamente nao muda. Se a sua vida fosse medida em periodos de milhoes de anos, notarias mudancas.
Cores: Nao. A cor eh artificial. Se me lembro corretamente, as imagens do Hubble sao compostas e coloridas a partir de diferentes imagens capturadas em escalas de preto e branco, usando differentes filtros de cor, inclusive dentro do espectro invisivel ao olho nu, como infra-red e ultra violeta. Ou seja, voce combina imagens em grey scale geradas com filtro de vermelho, de azul, de verde, de infra-red, de ultra violeta etc... de forma que acabas mostrando uma imagem que permite a visualizacao humana de estruturas visiveis e invisiveis combinadas. Nao sei se fiz sentido. Mas depois procuro algum link que explique melhor.
Rapaz, vi tanta foto do espaco nestes ultimos 2 dias que nem lembro mais quais voce se refere (acho que jupiter esta na pagina 1 deste topico, right?brunolobo escreveu: sabe dizer se isso vale tb para aquelas imagens de planetas tipo a da tempestade em saturno, ou aquela de jupiter que eu postei?
A questao eh qual a origem das fotos. Se as fotos foram tiradas pelo Hubble telescope, sao TODAS artificialmente coloridas. Dei uma procurada e o site do link abaixo tem a descricao (topo) alem de um video (bottom) que descreve o processo muito bem, apesar de em ingles.
http://hubblesite.org/gallery/behind_the_pictures/
Vale a pena ler/ver quem se interessa (e conhece a lingua)
esta fotos são coloridas por computador certo!?
até onde sei é dessa cor mesmo. A explicação do nosso amigo sobre as galáxias é isso mesmo. São várias fotos tiradas em varios espectros de cor e coloridas "artificialmente" para compreendermos as estruturas.brunolobo escreveu: sabe dizer se isso vale tb para aquelas imagens de planetas tipo a da tempestade em saturno, ou aquela de jupiter que eu postei?
"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
Soh uma clarificacao caso nao esteja claro para alguem essa conversa sobre cores.
As cores vistas nao sao dadas a bel prazer do pessoal na NASA. Apesar das imagens serem coloridas artificialmente, ou seja, nao eh uma "foto" como estamos acostumados, a maioria das cores que aparecem nas imagens sao a principio "reais", no sentido de que sao simples combinacoes das cores basicas nas proporcoes de intensidade em que o telescopio eh capaz de absorver quando os filtros das respectivas cores sao aplicados.
A menos que os objetos observados emitam radiacoes fora do espectro visivel pelo olho humano, o que voce ve nas fotos eh apenas uma composicao proporcional as intensidades das cores basicas que compoe as diferentes tonalidades. Cores fora do espectro visivel sao datas outras tonalidades especificas separadamente da composicao para complementar a visualizacao estrutural do objeto em questao.
E o produto final pode ter a intensidade e contrastes "enhanced" para salientar features" ou componentes cujas caracteristicas poderiam passar desapercebidas. Nada muito diferente de usar o photoshop para salientar ou remover rugas em um rosto. Geralmente eh do interesse salientar quaisquer caracteristicas distintas, para leva-las ao conhecimento do publico interessado.
As cores vistas nao sao dadas a bel prazer do pessoal na NASA. Apesar das imagens serem coloridas artificialmente, ou seja, nao eh uma "foto" como estamos acostumados, a maioria das cores que aparecem nas imagens sao a principio "reais", no sentido de que sao simples combinacoes das cores basicas nas proporcoes de intensidade em que o telescopio eh capaz de absorver quando os filtros das respectivas cores sao aplicados.
A menos que os objetos observados emitam radiacoes fora do espectro visivel pelo olho humano, o que voce ve nas fotos eh apenas uma composicao proporcional as intensidades das cores basicas que compoe as diferentes tonalidades. Cores fora do espectro visivel sao datas outras tonalidades especificas separadamente da composicao para complementar a visualizacao estrutural do objeto em questao.
E o produto final pode ter a intensidade e contrastes "enhanced" para salientar features" ou componentes cujas caracteristicas poderiam passar desapercebidas. Nada muito diferente de usar o photoshop para salientar ou remover rugas em um rosto. Geralmente eh do interesse salientar quaisquer caracteristicas distintas, para leva-las ao conhecimento do publico interessado.
Editado pela última vez por armlock em 15 Out 2014 22:03, em um total de 3 vezes.
Obrigado, arm!
Há tempos que eu queria ressuscitar esse tópico, mas a chateação que tinha virado o outro site me desanimava. Já tinha comentado contigo sobre o meu propósito de nem postar mais nada... Mas, como uma explosão de uma super-nova, surge o bêgêgêfórum, e os galerosos do inferno se reúnem novamente! Isso anima o dia de qualquer um!
Espero continuar com este tópico, recebendo, é claro, as contribuições dos amigos, amantes da astronomia!
Saudações cósmicas!
Há tempos que eu queria ressuscitar esse tópico, mas a chateação que tinha virado o outro site me desanimava. Já tinha comentado contigo sobre o meu propósito de nem postar mais nada... Mas, como uma explosão de uma super-nova, surge o bêgêgêfórum, e os galerosos do inferno se reúnem novamente! Isso anima o dia de qualquer um!
Espero continuar com este tópico, recebendo, é claro, as contribuições dos amigos, amantes da astronomia!
Saudações cósmicas!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
Sonda MOM, a 8.500 km de Marte
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
Marte, Antares, nossa Lua e Saturno, numa senhora paisagem...
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
The Bubble Nebula. Embora pareça delicada, a bolha com um diâmetro de 10 anos-luz oferece evidências de processos violentos em ocorrência. Abaixo e à esquerda do centro da bolha há uma estrela, centenas de milhares de vezes mais luminosa e cerca de 45 vezes mais massiva do que o Sol.
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
Mestre Rickson Gracie
Mestre Marcelo Behring
-
- Colaborador
- Contato:
Pago um pau pra essas imagens e adoro esses temas.
Vcs sabiam por ex q o telescopio Hubbie nao faz imagens coloridas? as cores sao tudo graficas.
http://noticias.terra.com.br/educacao/v ... aRCRD.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Qria saber se essas outras imagens tb sao tudo de cores "supostas", alguem sabe explicar?
Vcs sabiam por ex q o telescopio Hubbie nao faz imagens coloridas? as cores sao tudo graficas.
http://noticias.terra.com.br/educacao/v ... aRCRD.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Qria saber se essas outras imagens tb sao tudo de cores "supostas", alguem sabe explicar?