Baden escreveu:O Rei, segundo uns cara que entendem pouco de futebol:
“Antes do jogo, disse a mim mesmo que ele era feito de carne e osso como qualquer um. Mas eu estava enganado.” – Tarcisio Burgnich, zagueiro da Itália encarregado de marcar Pelé na final da Copa do Mundo de 1970.
"Senti medo, um terrível medo quando vi aqueles olhos.
Pareciam olhos de um animal selvagem, olhos que soltavam fogo"
Overath, jogador alemão nas Copas de 66 a 74
"Maradona só será um novo Pelé quando ele ganhar 3 Copas do Mundo e marcar mais de mil gols"
Cesar Luis Menotti, técnico campeão mundial pela Argentina em 1978
“Pelé chegou”
Jornal chileno anunciando a chegada da seleçao brasileira para a Copa do Mundo de 1962
“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível.
Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente”
Rivellino, ex-jogador de futebol, em entrevista realizada em 2006
“Pelé era um inventor”
Vicente Del Bosque, treinador de futebol espanhol
”Pelé foi um jogador excepcional, estupendo.
Nós brasileiros devemos dar graças a Deus por ele ter nascido aqui”
Zico, ex-jogador de futebol, comenta sobre Pelé em entrevista feita em 2006 para o diário “Marca”
"Quando vi o Pelé jogar, fiquei com a sensação de que eu deveria pendurar as chuteiras."
Just Fontaine, ídolo da seleção da França e maior artilheiro de uma única edição de Mundial, com 13 gols marcados na Suécia 1958
“O melhor jogador da história foi o Di Stefano, pois me recuso a classificar o Pelé como jogador. Ele estava acima disso.” – Ferenc Puskás, capitão e ídolo da seleção húngara na década de 1950.
“Em alguns países as pessoas queriam tocá-lo, em outros queriam beijá-lo. Em outros até beijaram o chão que ele pisava. Eu achava tudo isso maravilhoso, simplesmente maravilhoso.” – Clodoaldo, ídolo do Santos e campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1970
“Depois do quinto gol, até eu tive vontade de aplaudi-lo.” – Sigge Parling, zagueiro da Suécia na derrota por 5 a 2 para o Brasil na final da Copa do Mundo de 1958.
“Cheguei com a esperança de parar um grande jogador, mas fui embora convencido de que havia sido atropelado por alguém que não nasceu no mesmo planeta que nós.” – Costa Pereira, goleiro do Benfica, sobre a derrota por 5 a 2 para o Santos no Mundial Interclubes de 1962, em Lisboa.
“Você pode estar certo, mas não sabe nada de futebol e eu vi o Pelé jogando.” – Vicente Feola, técnico da Seleção Brasileira, ao psicólogo que afirmou que Pelé era jovem demais para jogar no Mundial de 1958.
“O Pelé foi o único jogador de futebol que superou as barreiras da lógica.” – Johan Cruyff, ídolo, maior jogador da história do futebol holandês e um dos cinco maiores de todos os tempos.
Subimos juntos, fora do tempo, para cabecear uma bola. Eu era mais alto e tinha mais impulsão. Quando desci ao chão, olhei pra cima, perplexo. Pelé ainda estava lá, no alto, cabeceando a bola. Parecia que podia ficar no ar o tempo que quisesse. "
Fachetti, zagueiro italiano na Copa do México, em 70.
"Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava para os lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentavam derrubá-lo, não caía, devido à sua estupenda massa muscular e equilíbrio. "
Tostão, companheiro de ataque na Copa de 1970.
“O grande segredo dele era o improviso, aquelas coisas que ele fazia do nada. Ele tinha uma percepção extraordinária do futebol.” – Carlos Alberto Torres, capitão da Seleção Brasileira no Mundial de 1970 e companheiro de Pelé no Santos e no Cosmos.
“Às vezes fico com a sensação de que o futebol foi inventado para esse jogador fantástico.” – Sir Bobby Charlton, ídolo da seleção da Inglaterra.
Malcolm Allison: “Como se escreve Pelé?”
Pat Crerand: “Fácil. D-E-U-S.” – Comentaristas da televisão britânica durante o Mundial de 1970.
PACHEQUICE, pegar opinião dos outros. Eu prefiro acreditar no que vejo.
Final da Copa de 58. Final do primeiro tempo, Brasil 2x1
-Primeiro gol da Suécia, um golaço.
-Garrincha criando muito perigo pela direita, de seus pés saíram os dois passes para os dois gols do Brasil no primeiro tempo.
-Didi tem pinta de craque mesmo, habilidade e toca na bola diferente dos outros. O único que dá uns passes em curva como hj, o resto é tudo bicão.
- Gilmar usando a camisa nº 3, aliás os goleiros são pequenos. Os goleiros atuais são mais altos, tem mais envergadura e e agilidade.
- Pelé só no primeiro tempo criou mais perigo que na Final de 70. No seu primeiro lance, deu um chute de fora área de esquerda que bateu na trave. Depois ganhou fácil do padeiro da Suécia e perdeu sozinho com o goleiro em um chute torto. Em mais um chute de fora de área, dessa vez de direita, chutou rateiro e o goleiro salvou para escanteio. Deu um bom passe para Vavá, mas esse chutou fraco. No final do primeiro tempo, dominou bonito no peito, tirou o ferreiro em um bonito toque porém perdeu o gol.
- Taticamente o jogo está uma várzea, mas melhor que a final de 70.
Amanhã vejo o segundo tempo.
"Vou contar aos meus netos que treinei Messi. Nunca tinha visto um jogador assim", Guardiola, 2010
"Cristiano ou Messi? Messi não só é melhor do que Cristiano, como o melhor de todos os tempos", Rooney, 2012
"Messi é um jogador de playstation. Torna possíveis as coisas impossíveis", Arsène Wenger, 2010
"Cristiano Ronaldo é um atleta. Messi um Deus", Koke, 2014
"Messi está ao mesmo nível de Maradona e Pelé, na galeria dos melhores de todos os tempos", Alex Ferguson, 2012
"Messi é o melhor jogador que já vi. É um bem do desporto e, mesmo que sejas adversário, desfrutas quando o vês jogar", Rafael Nadal, 2011
"Não há ninguém melhor do que Messi. Penso que a Bola de Ouro devia levar o seu nome", Ibrahimovic, 2013
"Messi é um extraterrestre. Ronaldo é o melhor entre os humanos", Gerard Piqué, 2012
"Falta-nos ver o melhor de Messi. Talvez no Mundial de 2018, como Pelé em 1970, com 30 anos", Jorge Valdano, 2013
"Posso surpreender com o que vou dizer, mas Messi parece ser melhor do que Maradona. Eu acredito, realmente", de Enzo Francescoli , ex-jogador uruguaio, em entrevista à revista France Football .
"Messi acaba de jogar a bola por cima do goleiro como se estivesse no Fifa 11. (e, dez minutos depois) Se bem que acabei de tentar chapelar o goleiro e pegar de primeira no Fifa. É impossível, gente!", de Rio Ferdinand , pelo Twitter, comentando o golaço de Lionel Messi na vitória por 3 a 1 sobre o Arsenal.
"Grande apoio da torcida do Arsenal. Assumo toda a culpa pelo resultado de hoje. É um dos piores momentos da minha vida. Sinto muito.", de Cesc Fàbregas , pelo Twitter, arrasado após a eliminação para o Barcelona.
“E depois de Pelé, surgiu Messi. O maior jogador de todos os tempos depois dele. Talvez já esteja ao lado e não atrás”, tuitou o ótimo comentarista da Globo, Juninho Pernambucano
«Ninguém consegue parar Messi. É um dos melhores jogadores de todos os tempos e admiro-o ainda mais pelo que representa: futebol fantástico e sem atirar-se ao chão a fingir faltas ou lesões, coisas que me repugnam no futebol», disse David Moyes em conferência de imprensa.
É o melhor de todos os tempos', diz David Silva sobre Lionel Messi
Outro que rendeu-se ao camisa 10 foi Neymar, que marcou o último gol da partida. "Hoje não porque eu já estou acostumado, vejo o que ele faz nos treinos e nos jogos. Ele sempre improvisa, faz algo diferente. É o melhor do mundo. É um craque. Eu tenho a sorte de estar aprendendo com ele todos os dias".
Desafiado pelo PSG a escolher os melhores jogadores com quem atuou, David Luiz escolheu um intruso, o argentino Lionel Messi, justificando a sua escolha devido à admiração que nutre pelo avançado do Barcelona.
"Um jogador com quem nunca joguei, mas que defrontei, que é fantástico. O melhor jogador de sempre, que é o Messi", disse o defesa do PSG
Messi é o melhor de todos os tempos, diz técnico da Bósnia
Para Safet Susic, enfrentar o jogador é mais estimulante do que estrear no Maracanã
"São dois grandes jogadores, cem por cento profissionais. Mas eu acho que o Ronaldo é o melhor jogador do mundo, mas Messi vem de outro planeta", destacou Eusébio.
JOE HART: ''MESSI É, POTENCIALMENTE, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS''
Aposentado, Paul Scholes admite que tinha medo de Messi: 'Torcia para ficar longe de mim'
Messi the greatest club player of all time' - Carragher
Qualquer time que tenha Messi pode ser campeão da Europa, diz Mourinho. "Ele é único, ninguém consegue marcá-lo. Faz a diferença e qualquer time grande pode ganhar a Liga dos Campeões com Messi em seu plantel. Passava horas e horas pensando em como iria pará-lo. É impossível marcar", disse Mou.