No último final de semana Josh Barnett finalizou Ryron Gracie - filho de Rorion e neto de Hélio - com uma americana de pé no desafio promovido pelo tradicional evento de luta agarrada Metamoris. Em passagem pelo Brasil, o lutador norte-americano esteve com o ícone da luta olímpica Roberto Leitão, que conversou com o PVT a respeito da vitória de Barnett e afirmou que o ajudou no ajuste da posição usada para definir o duelo.
"O Josh Barnett é muito amigo do Pedro Rizzo, e quando esteve aqui, antes da luta contra o Dean Lister, pediu ao Pedro para me chamar. O ajudei bastante para aquela luta, já que o Lister ataca muito o pé e tem uma defesa forte. Acho que o ajudei bastante. Para a luta contra o Ryron nós não treinamos juntos, mas felizmente havíamos 'afinado' as posições para a luta contra o Lister, aí deu no que deu: Ryron bobeou, errou feio... O problema é que os amigos do jiu-jitsu, devido à regra, são limitados nas chaves de pé, calcanhar e família. Existe uma regra básica: na família 'buscapé', o forte corrige a pegada mais ou menos fazendo força. E funciona", explicou seu Leitão.
Aos 78 anos de idade, seu Roberto Leitão treina religiosamente quase todos os dias. Figura certa nos treinos de chão com os levinhos da Nova União, ele garante que nem os aproximadamente 40 quilos a mais de Josh Barnett impediram os dois de rolar.
"Ele nem começava. Eu cortei tudo. Não deixei ele fazer nada. Furei ele com cotovelo na costela, canela, pé do ouvido, onde pegava. Com o calcanhar também. Ele chiou (risos). Um detalhe: ele treinou comigo aquela compressão de plexo que ele usou contra o Dean Lister, uma espécie de honkesagatame. Eu fiz todas as defesas de forma fácil, sem problema, e estou com 78 anos e ele é uns 30 ou 40kg mais pesado. O fato é que o Lister não conhecia a defesa".