Percentual deste material usado na construção dos carros deve subir de atuais 15% para 25% a 30% em 2030
Está longe o tempo em que apenas carros de brinquedo eram feitos de plástico. Para simplificar processos e consumir menos energia durante a fabricação, as montadoras estão substituindo o aço e o alumínio pelo plástico. Isso resulta em carros mais leves, que gastam menos combustível por quilômetro rodado e reduzem as emissões de poluentes. Além disto, a utilização de componentes plásticos proporciona características bastante vantajosas à indústria automobilística, como versatilidade, facilidade de processamento, estética e menor densidade.
Aplicados a princípio apenas no exterior dos carros, a exemplo das calotas, os plásticos vêm crescendo em partes dos veículos tradicionalmente constituídas de aço, como na “lataria” localizada sobre as rodas traseiras e na porta do porta-malas. Hoje, até mesmo espaços que eram considerados inóspitos, por causa das altas temperaturas e da contaminação por produtos químicos, já podem ser feitos de plástico, a exemplo do motor, cárter e galerias de combustível. Assim, os atuais 44 kg médios de plástico nos veículos substituem cerca de 350 kg de aço. Na Europa, esse número já chega a 100 kg de plástico em automóveis.
O percentual de plástico nos carros deve subir de atuais 15% para 25% a 30% em 2030. Este é um crescimento significativo e esta matéria-prima ainda pode conquistar espaço ainda maior. Exemplo disto são os aviões, feitos com 65% de plástico.
Outro grande diferencial do plástico está no fato de o material proporcionar um design que peças feitas de metal não possuem. Com a redução dos tamanhos dos veículos, cada vez mais componentes precisam ser desenhados de forma otimizada, para ocuparem menos espaço. Com o plástico, é possível ter reservatórios de água e de partidas a frio, dutos de ar e tanques de combustíveis em diversos formatos, possibilitando uma gama maior de tamanhos. É importante ressaltar ainda que o material tem alta resistência e durabilidade e sua aplicação só foi possível após diversos testes.
O Uno, da Fiat, por exemplo, tem seus para-choques e painel de instrumentos feito de plástico. No Prisma, da Chevrolet, o console frontal também é feito deste material. Já no Renaut Logan, a coluna de proteção do cinto de segurança é proveniente do plástico.
Para o consumidor final, os resultados são percebidos, principalmente, em termos de performance, durabilidade e aparência. Devido à sua elevada capacidade de modelagem, a integração entre as peças plásticas é mais fácil e potencializa a montagem de subconjuntos por fornecedores, tendência mundial adotada pela indústria automobilística.
Este encaixe pode resultar na eliminação de acessórios de fixação de metal, diminuindo custos de ferramentaria e montagem. Todas as vantagens podem ser aplicadas também aos novos conceitos de design, uma vez que o material permite liberdade de criação sem perda de qualidade.
Mais informações
• A utilização do plástico na construção de veículos representa grande melhoria nas condições de segurança, diminuindo os riscos em caso de acidente. Por ser mais flexível, o plástico absorve melhor o impacto em caso de colisão. A maioria dos tanques de combustíveis já é de plástico. Na Europa e EUA praticamente 100% dos tanques já são de polietileno.
• O diferencial é que, quando há fogo, eles não explodem como os metálicos, apenas derretem. Isso acaba sendo uma vantagem, pois aos poucos o motor vai apresentando furos que faz com que o combustível vaze e o gás saia, diminuindo o risco de explosão, fato esse que não ocorre com os tanques de metal.
http://www.autorevistaceara.com.br/brin ... videogame/" onclick="window.open(this.href);return false;
Plástico na indústria automobilística vai aumentar!!!
Re: Plástico na indústria automobilística vai aumentar!!!
Não vejo problema algum em plástico, desde que seja de qualidade.
Teve época, por exemplo, no início que lançou o KA, o plástico era um lixo puro. Ressecava e ficava branco.
Teve época, por exemplo, no início que lançou o KA, o plástico era um lixo puro. Ressecava e ficava branco.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “
Re: Plástico na indústria automobilística vai aumentar!!!
Próxima promoção da Chevrolet : 60 dias pra testar e ver que o plástico é de qualidade
SENNA - JORDAN - GRETZKY - RONALDO - FEDOR
''I'AM THE ONE'' (ORGASMATRON) - MOTÖRHEAD
''I'AM THE ONE'' (ORGASMATRON) - MOTÖRHEAD
- Willian 柔術
- Mensagens: 596
- Registrado em: 02 Out 2014 18:26
- Contato:
Re: Plástico na indústria automobilística vai aumentar!!!
"Paguei $90.000 num carro gerencial de prástico. Morra de inveja, vizinho!"
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Amâncio Siqueira, JackmAtAll, Schürrle, Velho_Logan e 120 visitantes