nobremaia escreveu:
Não sei te dizer, cara.
Vc não esquece a sua origem. Vc pode nascer na ALemanha, mas se seus pais são romenos. Vc se considera romeno/alemão. Claro que vc também será alemão, é o país que vc crescerá, mas a tradição familiar também é muito importante e muito valorizada. Vamos dizer assim, é um incentivo a se orgulhar da sua origem e um direito de se considerar daquele país mesmo não tendo nascido lá, por ter o sangue do local correndo nas veias e a cultura presente em vc, tendo sido passada pelos seus pais. É claro que aí vai de cada um, mas acho legal valorizar a sua origem familiar. É por isso que muitos jogadores europeus defendem as Seleções de seus pais. Como o KP Boateng, ou 90% da seleção senegalesa, por exemplo.
Isso eh verdade, porem paises como os US atraem certos grupos nao estaticos, e com a mobilidade cada vez maior da populacao, vai ficando complicado. Eh feito a velha categorizacao aqui nos US de etnias. Nos ultimos 20 anos o governo esta tendo problemas serios de categorizar as pessoas para fins estatisticos.
Exemplo simples de Brasileiros/Americanos conhecidos nossos. Sao filhos de Japones com Polonesa imigrados para o Brasil (pais eram estrangeiros recem chegados, filhos nasceram no Brasil) e logo depois vem para os US e casram com filhas de americanos/russos (com historia igualmente complicada) e filhas de escoceses/alemaes. O que chama-los? Brasileiros? Japoneses? Poloneses? Russos? Americanos?
E os filhos desses ultimos casamentos?
Tenho problemas... err.. semelhantes... Minha mulher entao... imagina nazista foragido, misturado com judeu (!), americano que traca de volta ao tempo dos colonizadores ingleses, e negros.
Antigamente era mais facil. Ou entao we keep it simple.. We're americans.
ps: Meus filhos aprenderam portugues como uma das linguas, e conhecem um pouco da cultura brasileira (meu filho mais que minha filha) e espanhola (minha sogra depois de viuva recasou-se e mudou-se para a espanha). E para complicar, a namorada do meu garoto, que eh descendente de ingleses tambem aprendeu portugues para conversar com alguns familiares no Brasil (ja falava espanhol porque se ensina nas escolas) e tambem a preparar alguns pratos brasileiros. Portanto a cultura nao esta exatamente "perdida".. Agora nacionalidade eh mais complicada se formos usar criterios muito abrangentes