Axe_Spartan escreveu:
Boa armlock. Gosto muito do assunto, li Red Circle do Brandon Webb, a maior parte do Sua Sponte: The Forging of a Modern American Ranger e é claro que tive que ler também o No Easy Day do "Mark Owen", comecei a ler o segundo livro dele, No Hero: The Evolution of a Navy SEAL, mas tive que parar por questões de estudo.
Pra quem gosta do assunto, tem o site do SOFREP e o ShadowSpear, são boas fontes para informações.
Eu particularmente gosto mais dos Rangers do que os Green Beretes, por serem mais Direct action oriented, gosto mais dessa parte de ação pura, mais do que o unconventional warfare, não que os Green Beretes também não sejam treinados em raids também, pelo contrário, são sim, mas acho que os Rangers tem mais experiência e skills nessa parte de DA. Legal conversar com outro brasileiro (e americano também né) que entende do assunto. hahah
Se voce gosta, vou contar uma historia que eu acho no minimo envolvente de um amigo que eh green beret (aposentado), mas o conheci desde que era ativo. Ja contei esse evento no finado, mas acho que minha memoria ja perdeu alguns dos detalhes. Mas nunca canso de lembrar e rir...
De qualquer forma, o exercicio era na antiga Georgia, Uniao Sovietica. Pontos principais do treinamento (que eu me lembre, era visto como treinamento, apesar de ser uma missao real - porque a meta nao era uma necessidade vital, mas uma preparacao/afiamento das habilidades sob pressao para usos futuros de inteligencia)
1) Penetraram no territorio voando baixo "sob" o radar e largaram o time proximo a fronteira norte, e proximo ao Black Sea.
2) A missao era monitorar e contar caminhoes que transportavam misseis por algumas estradas especificas (nao lembro detalhes) por algo como 3/4 semanas?? (nao lembro) Tinham que sair perto da fronteira sul (Turquia) num certo dia pre marcado, quando seriam recolhidos. Chegar la era problema deles.
3) Toda noite tinham que se comunicar por radio para relatar as observacoes. O detalhe eh que tinham que passar informacoes em menos de 45 segundos (?) ou o sinal poderia ser rastreado e triangulado pelos soviets. Eles eram informados pelo comando que se fossem detectados, o provavel e que tudo num raio de cerca de 2 Km (algo assim?) seria bombardeado, portanto por seguranca deviam terminar e tentar sair desse raio imediatamente de qualquer forma.
4) Nao serem detectados, alimentacao e abrigo era por conta deles.
5) Uma vez estavam procurando lugar para dormir e tropas inimigas apareceram vasculhando a area. Foi cada um por si. Meu amigo correu ate um predio que era um pequeno hospital local, entrou sem ser visto e (imagine a cena) entrou numa especie de closet/deposito de materiais de limpeza para se esconder. Como tinha muito movimento por perto, subiu ate o topo de uma estante de aco e ... deu de cara com outro membro do time, que ja tinha se escondido la (!!). Assim sendo subiu na outra estante do outro lado do quarto. Ficaram la ate tarde da noite de pistola em punho. Fizeram as necessidades biologicas em sacos plasticos evitando se mexer.
6) O resto da missao nao vem ao caso, ja que ele completou e voltou para ca. Mas as partes acima ilustram um pouco o que eram as missoes.
Algumas vezes eu estava na casa dele batendo papo, algum superior ligava, a unica coisa que ele falava era "yes sir, right away sir, thank you sir". Passava um Jeep, o pegava e soh o viamos dias depois.
Sua esposa, "Bubbles" morreu na primeira guerra do Iraq.
ps: E nao, ele nao comentava sobre as "missoes". Essa historia vei a tona acho que num thanksgiving ou Natal em que ele estava deprimindo e tinha bebido mais cerveja e vinho que o normal.