Vinicius SC escreveu:
Dutch, pode ser aceitável um imposto com finalidade extrafiscal sobre o Netflix por exemplo. Eu aceito seu argumento.
Mas e sobre Google e Facebook? Essas duas empresas estão gerando concorrência desleal com alguma empresa brasileira? Não que eu saiba.
O lance é que nem eu, nem ninguém aqui estudou a questão com profundidade para opinar. É como se eu, que não sei nada sobre as regras de Futebol Americano (nunca parei para aprendê-las), começasse a fazer afirmações sobre as estratégias de determinados times. Seria ridículo.
Será que a NET está usando seu poder de lobby junto ao Governo para barrar o crescimento do Netflix? Talvez sim. Talvez o pleito seja legítimo. Talvez seja interessante analisar as propostas alemãs e francesas. Nada disso dá para extrair da reportagem.
O ponto é o seguinte, o usuário-padrão daqui, que é o cara que de classe-média da iniciativa privada que se sente (
justamente, diga-se de passagem), deixado de lado nos últimos pelo Governo, junta dois fatores: o ódio pelo Governo do PT e a prepotência de achar que pode opinar sobre assuntos que não tem uma vírgula sequer de domínio e dá nisso.
E vejam, o ódio é legítimo, pois o Governo não governou para vocês. Mas a prepotência é injustificável.
Esse dueto ódio/prepotência faz com que comentários completamente desconexos da realidade surjam, além da já corriqueira indignação seletiva. Ou alguém aqui pensou que a NET (empresa privada) pode estar forçando o Governo a montar uma ofensiva estatal contra o Netflix? Isso ninguém fala (embora a reportagem deixe indícios claros disso), pois tudo que é setor público é uma bosta, tudo que é setor privado, é uma maravilha. Certo?
Por fim, deixo um exemplo que costumo falar aqui e que cai em ouvidos surdos: se várias empresas vendedoras de suco de laranja, num mercado onde não há fiscalização, resolverem combinar entre si que, para diminuir seu custo de produção, irão adicionar 25% de mijo na composição do suco e omitir tal informação do consumidor, quem é que tem poder para impedir isso?