Diário de um Faixa Branca

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Amaral1981
Mensagens: 53
Registrado em: 27 Abr 2015 09:20
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Amaral1981 » 20 Mai 2015 11:49

Ontem no treino meu mestre passou uma posição pra galera e ele mesmo falou que tinha um grau maior de dificuldade essa posição.....todo mundo fazendo e ele chegou e me disse: faz aí pra eu v....fiz e saiu certinho....inclusive ele mesmo disse: perfeito......fiquei todo amarradão e empolgado.....mas na hora do rola não ta saindo nada
Imagem

Avatar do usuário
Sambo
Mensagens: 2985
Registrado em: 04 Jul 2014 13:25
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Sambo » 20 Mai 2015 12:57

as coisas vão saindo aos pouquinhos... também sou ruim, tenho 10 meses de jiu jitsu
Criador do tópico: Treinos a porta fechada!!!

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por LAWYER » 20 Mai 2015 13:31

Amaral1981 escreveu:Cada dia que passa parece que o trem ta mais feio pra mim no Jiu.....tomando carro de todo mundo......continuo morrendo no gás.....acho que não nasci para o esporte....to saindo do treino grilado comigo mesmo
Putz, eu também! Então o jeito é ir treinar de novo hoje! :gunthug:
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por LAWYER » 20 Mai 2015 13:43

Me desculpem as constantes digressões, mania de velho é foda... mas volto e meia ouço essas coisas, e como a vida é repetitiva, lembro do passado e de alguns caras que treinaram comigo, e como a resenha é uma das melhores partes do Jiu-Jitsu...

Tinha um que se tornou um celebrado campeão no final dos anos 90, e a despeito do apelido famoso, tinha um apelido "interno", por causa das constantes reclamações... uma hora era a costela, o joelho, o braço, outra hora era a falta de gás, a falta de talento (só ele via isso), não era como os campeões, blá-blá-blá...

Então, sem que ele soubesse, invariavelmente perguntávamos: - e aí, treinou com Hardy hoje??? - Hardy tá reclamando muito hoje??? - Será que é por isso que tá chovendo???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só quem é mais crescido deve lembrar-se da hiena Hardy, parceira de um leão todo otimista chamado Lipe, de um desenho antigo...

Imagem


Um abraço, amigos, deixem de mimimi e vão treinar!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Alemartins » 20 Mai 2015 13:58

Tem uma reclamação que eu percebo constante, principalmente na faixa branca, que é a impressão do aluno tem de que piorou no jiu ao invés de melhorar.

Além da variável ser humano (que te faz treinar muito bem em uma semana e um lixo na seguinte, quase que randomicamente), existe o conhecimento do aluno dentro do jiu jitsu. Na medida em que você vai entendendo melhor e se situando melhor, você passa a perceber os erros que comete. Então não é que você piorou, é que você começou a perceber alguns erros que você comete. Como o cara simplesmente não enxergava, achava que não estava errando, hehehe.

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Alemartins » 20 Mai 2015 14:01

E sinceramente, começar a desenvolver essa percepção (sim, porque essa merda vem em etapas, não é um botão que clicam e tá lá você enxergando o jiu jitsu da matrix) é uma das coisas que mais auxiliam a gente a melhorar no jiu, porque a partir daí você começa a orientar seu treino em cima de suas deficiências.

Tartaruga
Mensagens: 14282
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Tartaruga » 20 Mai 2015 14:09

Tem o lance do cara se comparar a outros brancas também. Se um deles passa a evoluir mais rápido, o que ficou pra trás se frustra. Mas cada um de nós tem uma maneira e um tempo de aprender.

Já vi até um colega faixa preta ir visitar uma academia e ficar frustrado por ter tomado calor de um roxa. Depois ficou sabendo que o moleque era "papa tudo" de campeonato e que era normal ele engrossar com os pretas.

O fato é que é da natureza humana competir, podemos tá uma merda, se estamos ganhando nos sentimos bem e podemos evoluir horrores, se estamos sendo escovados a coisa tá errada.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
jr.dea
Mensagens: 61
Registrado em: 16 Set 2014 18:06
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por jr.dea » 20 Mai 2015 15:05

Alemartins escreveu:Tem uma reclamação que eu percebo constante, principalmente na faixa branca, que é a impressão do aluno tem de que piorou no jiu ao invés de melhorar.

Além da variável ser humano (que te faz treinar muito bem em uma semana e um lixo na seguinte, quase que randomicamente), existe o conhecimento do aluno dentro do jiu jitsu. Na medida em que você vai entendendo melhor e se situando melhor, você passa a perceber os erros que comete. Então não é que você piorou, é que você começou a perceber alguns erros que você comete. Como o cara simplesmente não enxergava, achava que não estava errando, hehehe.
Tive essa impressão na azul, parece que começou tudo de novo.

Agora, parece que tô pegando o jeito.

Acho que é aquele negócio de curva de aprendizado, varia de cada um.

Amaral1981
Mensagens: 53
Registrado em: 27 Abr 2015 09:20
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Amaral1981 » 20 Mai 2015 15:16

LAWYER escreveu:
Putz, eu também! Então o jeito é ir treinar de novo hoje! :gunthug:
Hoje voltarei na academia.....sou teimoso....kkkk....

Abração....
Imagem

Amaral1981
Mensagens: 53
Registrado em: 27 Abr 2015 09:20
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Amaral1981 » 20 Mai 2015 15:22

Sambo escreveu:as coisas vão saindo aos pouquinhos... também sou ruim, tenho 10 meses de jiu jitsu
Vou ser bem sincero....ainda bem que descobri o bjjforum e tenho vocês como incentivadores e multiplicadores de ideias....acho que se não fosse, já havia desistido.

Se tiver grupo de zapp aqui e puder me adicionar ficarei grato
Imagem

Avatar do usuário
Ibias
Mensagens: 138
Registrado em: 01 Out 2014 13:13
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Ibias » 21 Mai 2015 10:38

jr.dea escreveu: Tive essa impressão na azul, parece que começou tudo de novo.

Agora, parece que tô pegando o jeito.

Acho que é aquele negócio de curva de aprendizado, varia de cada um.
Eu tive esta mesma impressão. Peguei a azul no fim do ano passado e parece que agora o jogo esta encaixando.
Mas as vezes ainda desencaixa de um jeito que preciso pedir desculpa para o professor por apresentar aquilo e chamar de jiu-jitsu. Heheheh

Recadinho que recebi um dia destes. Meio extenso, mas vale a pena ler:

O FAIXA BRANCA TEM O MEU RESPEITO!


Ele chega desconfiado, vai por alguns dias na academia para ver o treino, imagina que não deve ser difícil fazer aquilo e toma coragem para se matricular. Nos primeiros dias de treino ele se sente deslocado, não sabe amarrar a faixa, entra no tatame totalmente perdido, não sabe se deve falar com alguém ou simplesmente sentar em algum canto e observar. Ele fica quieto enquanto a galera não para de falar sobre posições e acontecimentos do dia. Ele ri sem querer das bobagens alheias, mas acha que tem um limite para rir e então fica na dele. No decorrer da semana ele começa a achar que o Jiu Jitsu é mais difícil do que imaginava, ele não consegue dominar o corpo, não entende a dinâmica dos movimentos e se pergunta como é possível suar tanto dentro do kimono sem poder reclamar. Ele tenta entender como se faz essa tal saída de quadril, como a galera consegue "rolar" por 10 minutos sem ficar com um palmo de língua pra fora... e ele continua sem saber como se amarra a faixa!

Ele pensa em desistir, mas como ele pagou um mês de academia e comprou kimono caro, ele persiste. Ele acorda nos dias seguintes sentindo dores no corpo, a pele ardendo, as juntas das mãos enrijecendo, tem hematomas por todo o corpo e pra completar, em duas semanas de treino, o professor o colocou para dar o primeiro rola com um mais graduado e ainda orientou pra “deixar o faixa branca se movimentar”. Coitado do faixa branca, ficou mais moído do que carne processada, mas como ele pagou um mês de academia e comprou kimono caro, lá vem ele no outro dia, e no outro, e no outro, até que, um mês depois ele consegue a sua primeira finalização, ele nem sabe como fez aquilo, mas é o suficiente para não conseguir pregar o olho por toda a noite de tão orgulhoso de si.

Até que, lá se vão dois, três, quatro meses, faixa azul e o ex-faixa branca aprendeu a conviver com a dor. Um ano, dois anos, muitos campeonatos, lesões, um campeonato nacional (já era hora!), três anos e ele já sabe se alimentar e suplementar corretamente. Quatro, cinco anos, amigos de verdade, uma, duas, três derrotas, aprendizados infinitos. Cinco anos, seis, sete, até que ele alcança a tão sonhada faixa preta. Mas ele aprendeu no decorrer de sua trajetória que é na faixa preta que tudo começa, a diferença é que ele sabe que o caminho pode ser infinitamente compensador.

Por tudo isso, eu admiro o faixa branca, e não só pela persistência, mas porque todos nós já fomos um, e se hoje estamos deste lado do tatame é porque fomos os faixas branca que não desistiram, mesmo quando tudo parecia estar contra nós.


OSS...
"Se tem alguém que zoou ela foi a genética" Martins, Ale (Tópico mítico do bjjf).
Imagem

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Gardenal_JJ » 22 Mai 2015 00:05

Thiago Marques escreveu:
No meu caso, com todo o respeito!, me ajudou e muito.
- Vindo do sedentarismo quase absoluto
- vindo consideravelmente acima do peso
- iniciou a pouquissimo tempo

vc se encaixa em uma das 3 de opções acima?

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Gardenal_JJ » 22 Mai 2015 00:09

Filipe escreveu:
Vc diz isso pq n me viu quando voltei a treinar depois de mais de 1 ano parado, eu estava com um pulmão de usuário de crack, estava morrendo apenas nos drill de passagem de guarda.

Mas entendo que exercicios de resistência ajudam mais pro jj do que os aeróbicos, o problema é que tem gente que precisa do aeróbico só pra conseguir treinar.
Vc ficou 1 ano parado, provavelmente no sedentarismo e acima do seu peso.

Se vc n tivesse feito esses exercícios de pular corda seu gas teria voltado mesmo assim, a diferença q vc sentiu foi só do sedentarismo, pois pelo q vc ta falando nem exercícios de repetição vc conseguia fazer.

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Gardenal_JJ » 22 Mai 2015 00:15

Vitor Codeço escreveu: Mas é o Gadernal, né... podemos esperar qualquer coisa.
a título de curiosidade, oq vc quis dizer cm isso?

Hefe
Mensagens: 1352
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Hefe » 22 Mai 2015 00:19

Gardenal_JJ escreveu: parceiro, essa foi uma das coisas mais engraçadas que eu li aqui, ms compreendo visto que vc ta comecando no jj agora.

No jj vc n tem q fortalecer o braço pra nada, qt mais tecnico o kra eh melhor ele se sai em defesas de golpes, magrelo q tem os braços finos então, sao td elástico e eh ate mais dificil finalizar do armlock.

Vou responder alguns posts da galera rs, abs.
Cara, não concordo nem um pouco com isso. Não faz o menor sentido, na real. Não tem nem comparação a dificuldade em esticar o braço de um magrinho do que esticar o de um cara forte. Força não faz diferença quando é pouca só.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 82 visitantes