Equipe Delta force mata comandante do ISIS

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
rei gabiru
Contato:

Re: Equipe Delta force mata comandante do ISIS

Mensagem por rei gabiru » 19 Mai 2015 10:46

Tartaruga escreveu:
Eu juro que já não entendo mais nada...

Os xiitas sempre tiveram fama de ser os extremistas, tanto é que a expressão "xiita" pegou aqui no Brasil pra qualquer pessoa que seja radical em algum ponto de vista ou se dedique demais a uma causa.

Agora quem tá tocando o terror são os sunitas?

Eu sei que existem 1.6 bilhões de muçulmanos e que a grande maioria é pacífica, mas tá ficando difícil entende quem é do bem e quem tá querendo explodir a porra toda.
Nao e bem assim mano.
O EI tem os xiitas como inimigos, muito por questoes politicas.
Os xiitas sao vistos como grande ameaça nso so para Israel, mas tambem para os regimes ditatoriais do Oriente Medio.
Os xiitas tbem sao invejados por causa da Revolucao dos Aiatolas no Ira, que libertou o pais do colonialismo americano e europeu.
O assunto e bem complexo.
Team Tabajara

Rei Gabiru, o "Maldito"

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 19 Mai 2015 14:36

Stive escreveu:Sempre quis servir o Us army, mas ai vi que precisava ser naturalizado, ai não deu boa
Steve,

Voce nao precisa ser cidadao para servir o US army. Voce precisa obrigatoriamente ser residente legal (na verdade, se voce for residente, voce pode ate ser "drafted" em caso de guerra). Voce apenas eh limitado no tipo de funcoes que podes exercer (que exijam security clearance - nao podes ser promovido a oficial, por exemplo). Por outro lado, existem facilidades de obter cidadania para quem estiver servindo (voce a consegue em 10 meses ao inves de 5 anos). Se voce for residente e ainda tiver interesse, cheque se as condicoes satisfazem o seu caso.

http://usmilitary.about.com/od/joiningt ... enjoin.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

http://work.chron.com/join-us-army-not- ... 11930.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

magrinho
Contato:

Re: Equipe Delta force mata comando do ISIS

Mensagem por magrinho » 19 Mai 2015 15:56

armlock escreveu:
Magrinho,

Uma correcao. Cidadania eh obrigatoria. Nascido ou naturalizado nao faz diferenca para SEALS ( ou qualquer special forces). O que nao eh permitido eh dupla nacionalidade, algo relativamente comum.

A pagina dos SEALS inclusive alerta que enquanto a sua naturalizacao estiver pendente voce nao eh elegivel soh apos concluida.

http://www.sealswcc.com/navy-seals-freq ... Vo-FflVhHw" onclick="window.open(this.href);return false;

Voce ainda pode ser tornar um SEAL!!! :vampire:
Po manero armlock! realmente não sabia não..
A real que minha vontade p SpecOps já passou, tenho 35 e pelo menos duas lesões de serviço que me impossibilitam de atingir o nivel..
Somando que (clarooooo que ai é outro nivel) aqui mesmo já tive essas vontades, mas c criança pequena que já não mora comigo, mãe idosa que mora sozinha comigo..não dá p me dar o luxo de ficar 2 meses fora sem contato.
Alem do que antes pensava: tem que ir pro choque, pro extoro, p guerra..hj penso..tem que pegar interior, afinal o salarioi é o mesmo e a incomodação menor..(não estou me referindo a incomodação das ruas e sim do serviço em geral, tais como forum, sindicancias entre outras)..até tava aconselhando um que queria ir pra Itajaí, Joinville, floripa..falei..vai p Apiuna, Guabiruba, Rio dos Cedros..vale mais..

Mas adoraria ter a cidadania, até pq não tenho luxo e ai o trabalho é melhor que aqui, no sentido de se manter c mais dignidade.
Há não ser que desse p seguir carreira militar (até mesmo como policial) foda é a burocracia p morar ai atrapalha bastante, mas se tivesse chance não pensava.

ps. o que seria o "drafted" em caso de guerra, cheguei a pensar q uma situação mais facil seria me voluntariar numa missão de iraque por exemplo que geralmente é um mês e adquiri-la , mas já disseram que não é assim..
Tem alguma informação sobre isso?
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

Stive
Contato:

Mensagem por Stive » 19 Mai 2015 16:01

armlock escreveu:
Steve,

Voce nao precisa ser cidadao para servir o US army. Voce precisa obrigatoriamente ser residente legal (na verdade, se voce for residente, voce pode ate ser "drafted" em caso de guerra). Voce apenas eh limitado no tipo de funcoes que podes exercer (que exijam security clearance - nao podes ser promovido a oficial, por exemplo). Por outro lado, existem facilidades de obter cidadania para quem estiver servindo (voce a consegue em 10 meses ao inves de 5 anos). Se voce for residente e ainda tiver interesse, cheque se as condicoes satisfazem o seu caso.

http://usmilitary.about.com/od/joiningt ... enjoin.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

http://work.chron.com/join-us-army-not- ... 11930.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Entendi arm, porém moro no Brasil, ai complica mesmo, vou entrar pelo México e tudo certo kkk

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 19 Mai 2015 16:18

Axe_Spartan escreveu: Boa armlock. Gosto muito do assunto, li Red Circle do Brandon Webb, a maior parte do Sua Sponte: The Forging of a Modern American Ranger e é claro que tive que ler também o No Easy Day do "Mark Owen", comecei a ler o segundo livro dele, No Hero: The Evolution of a Navy SEAL, mas tive que parar por questões de estudo.
coé axe, esses livros (principalmente o segundo do Owen) vc tem em pdf? ou tem em BR?

Molecula escreveu:Apesar do SEAL ser sinistro, acredito que o curso do Batalhão de Operaçãos Especiais do Rio seja o mais tenso do mundo.

Parente meu se formou - Há 2 tipos de curso para entrar, sendo um muito mais dificil. Acho que é COesp, se não me engano, ou o contrário. Ele era dele - e as histórias são surreais.

É Glicocorticóide à rodo durante o curso para aguentar andar. Depois a maioria acaba engordando bastante por causa disso.

O estado em que eles ficam durante o curso é tenso demais. Chegava em casa no fds - nas poucas vezes que veio. O curso durou uns 4-6 meses ao todo - era diarreia direto, cheio de ferida(ferida mesmo) e Berne na pele. E já tinha que sair de madrugada logo depois, com a mão toda fudida para segurar fuzil de novo etc.

O curso que mostra no filme é pinto perto do que é de verdade..
Abraço!
Então sobre o curso da policia posso falar,
Molecula discordo um pouco..e já conversei até com oficiais cursados (os caveiras) sobre..
A grande diferença das semanas dos infernos..é que é visivel que a semana americana eles sugam na maxima, ferram vc, p abalar seu psicologico, testarem seu discernimento em situações de estress e ver o lado equipe..já a nossa é literalemnte porrada, sem didatica..
não fiz o coesp que são 3 meses..mas alguns amigos fizeram..um louco daqui foi c a mulher gravida e não viu o nascimento do filho pois estava em campo.. (tb não vi o da minha (quando liberaram cheguei ela tava no bercinho do hospital já)
o CAT esse me inscrevi..vc sofre uma semana..(come mal, dorme mal,cheira gas e leva tapa até enjoarem)depois vem a "tecnica" q na real o que habilita bem o bope seria a "pratica" pois praticam mais depois de formado.
e o foda que sempre tem os peixes...negativos e positivos..um amigo no meu curso era peixe negativo (junto comigo) como eu não ligava foram reduzindo minhas etapas e ele respondia na cara dura pros "auxiliares" logo o dele foi mais sofrido..
mas vi um sgt que pelo simples fato de falarem q tavam comendo a mulher dele enquanto ele tava em campo..ele surtou c depressão..ai um capitão amigo q tb tava auxiliando pediu p pegarem mais leve e se formou..
ou seja depois do filme, a pressão aumentou pq virou modinha..e um major FDP levou um tapa de um tenente e representou ele na corregedoria, logo o curso foi walita e colonia de ferias dele..ou seja forma-se nos culhões.
tanto aqui como em qq força especial do mundo..creio que jogada é o "eu quero ver até onde vou e se aguento" mas ninguem quer fazer de novo...

As historias q vc disse ser surreais, cheguei a rir só de ler, pq parece que é padrão..
primeira semana, 3º dia meu camarada levou um chute nas costelas e queboru uma..foi desligado
outro no segundo dia ganhou um incentivo p corrida deslocou o joelho..
os pés estragam (o meu tá até hj c uns machucados tipo frieira que nunca melhora) corticoides vc ja se prescrevia..tomei tanto antiinflamatorio e antibiotico que o meu corpo mal reage a antiinflamatorio, só injetavel até hj..
vejo assim, p bater em vagabundo...não precisa treinamento..é inerente, vc simplesmente sabe fazer..
ouvi de um agente da PF: magrinho porra, tenta a PF (estou tentando e não pretendo dessitir de ser aprovado tão cedo) e para c essas porra de COT, CAT cavera e afins...lembra do Helio Vigio? (delegado cascagrossa da anti sequestro e já matou bandido p kct), Mariel Mariscot? Sivuca? Lecoq?, Jacaré? os que a bandidagem tinha medo? já imaginou esses levando tapa na cara em acampamento?
e ai deu o "brilho"..pois depois que vc ve q é apenas p uns olharem p vc (causando inveja ate entre os do btl as x) não vem nada mais de gratificação, apenas a tal "moral na cueca" sendo que eu acho que não tem q estar fardado, nem armado p ser respeitado (como infelizmente muitos pensam)..

Enfim..é uma "brincadeira" manera, engraçada e que renderá risos..masssss não agregará nada como cidadão, pai, filho..e até profissional mesmo..a tal semana do inferno nacional
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

Imagem

frankshamrock

Mensagem por frankshamrock » 19 Mai 2015 16:19

que retaliação que nada...esses caras são uns merdas.

o que vao fazer é pegar alguns americanos inocentes e cortar a cabeça com faquinha de pão.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 19 Mai 2015 16:50

magrinho escreveu: ps. o que seria o "drafted" em caso de guerra, cheguei a pensar q uma situação mais facil seria me voluntariar numa missão de iraque por exemplo que geralmente é um mês e adquiri-la , mas já disseram que não é assim..
Tem alguma informação sobre isso?

Drafted=convocado. O servico militar aqui eh voluntario, mas o governo se reserva o direito de tornar obrigatorio em caso de necessidade. E neste caso eles instauram o "draft" ou seja o processo de convocacao. E se for apenas residente, voce ja eh obrigado por lei a estar na lista dos que podem ser convocados (independente da sua vontade).
magrinho escreveu: Então sobre o curso da policia posso falar,
Molecula discordo um pouco..e já conversei até com oficiais cursados (os caveiras) sobre..
A grande diferença das semanas dos infernos..é que é visivel que a semana americana eles sugam na maxima, ferram vc, p abalar seu psicologico, testarem seu discernimento em situações de estress e ver o lado equipe..já a nossa é literalemnte porrada, sem didatica..
Realmente, ninguem encosta em voce durante o treinamento, nem durante Hell Week (bom, nao com o intuito de causar agressao fisica - combate corpo a corpo mais tarde eh outra coisa). Ate certo ponto a sua integridade fisica futura eh essencial, ja que soldado machucado nao rende a mesma coisa. Voce eh que decide o quao longe quer ir. Mas se voce se machucar seriamente, voce esta fora, mesmo que mentalmente queira continuar.

O que eles querem eh ver quem eh capaz de descobrir o que todos os SEALs que graduam falam. Seu corpo eh capaz de aguentar 10x mais que a sua mente imagina. Quando voce pensa que chegou no seu limite, voce geralmente ainda esta muitissimo longe do seu limite fisico real. Seu cerebro eh conservador. Ao inves de ficar gritando para voce desistir, na verdade muitas vezes faz-se o contrario, tenta-se falar de forma amigavel como voce esta em mau estado e como deveria desistir. Basicamente fala-se o que voce acha que o cerebro do candidado quer ouvir, e as justificativas que voce cre que o candidado daria a si mesmo de forma convincente. Ou seja, voce nao o "desafia" a desistir, voce planta a ideia, de forma bem sugestiva de como seria bom desistir. Com isso soh os que realmente sabem o que querem, ser SEALs, continuam.

E se voce reparar nos videos de Hell Week voce sempre vera que tem gente que esta de bom humor e disposicao o tempo todo, enquanto outros demonstram visivel abatimento perante o que estao passando. Essa capacidade de dissociar a mente do sofrimento fisico e rir eh o que se esta procurando tambem. Voce ser capaz de ajudar e animar colegas que na verdade ainda estao competindo com voce por um numero reduzido de vagas eh outra qualidade que procuram, porque em condicoes de combate real o senso de time tem que transcender o instinto de sobrevivencia. Quase 100% do Hell Week eh psicologico.
Editado pela última vez por armlock em 19 Mai 2015 19:12, em um total de 2 vezes.
Imagem

Axe_Spartan
Contato:

Mensagem por Axe_Spartan » 19 Mai 2015 17:18

magrinho escreveu:coé axe, esses livros (principalmente o segundo do Owen) vc tem em pdf? ou tem em BR?
E aí magrinho, os dois do Owen são em pdf, em inglês.

Molecula
Contato:

Mensagem por Molecula » 19 Mai 2015 17:39

Fala aí, Magrinho.

Agora que vc falou do CAT, fiquei na duvida aqui. Sempre troco.

Chegando em casa, confirmo se foi o COesp ou o CAT. Sei que foi o que demora mais.

Aquilo ali foi história leve mesmo hahaha Teve papo de cara quebrando a bacia, e se enchendo de glicocorticoide para terminar o curso, entre outras. Concordo com muita coisa que vc disse ali, mas acho que aquilo tudo é necessário, pois o aspecto principal avaliado ali é o psicológico, e para isso, infelizmente, tem que ser testado até o limite do limite. Mas isso é minha opinião de pessoa civil, tu sendo policial sabe e tem mais propriedade para falar que eu.

Aliás, outro problema dos medicamentos usados lá que ele teve depois foi acne. Eixo hormonal tava todo zoado depois. Teve isso tb, magrinho?

Abração, meu brother!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.

Grow your beard against melanoma #project60.

Axe_Spartan
Contato:

Mensagem por Axe_Spartan » 20 Mai 2015 14:35

armlock escreveu:Realmente, ninguem encosta em voce durante o treinamento, nem durante Hell Week (bom, nao com o intuito de causar agressao fisica - combate corpo a corpo mais tarde eh outra coisa). Ate certo ponto a sua integridade fisica futura eh essencial, ja que soldado machucado nao rende a mesma coisa. Voce eh que decide o quao longe quer ir. Mas se voce se machucar seriamente, voce esta fora, mesmo que mentalmente queira continuar.

O que eles querem eh ver quem eh capaz de descobrir o que todos os SEALs que graduam falam. Seu corpo eh capaz de aguentar 10x mais que a sua mente imagina. Quando voce pensa que chegou no seu limite, voce geralmente ainda esta muitissimo longe do seu limite fisico real. Seu cerebro eh conservador. Ao inves de ficar gritando para voce desistir, na verdade muitas vezes faz-se o contrario, tenta-se falar de forma amigavel como voce esta em mau estado e como deveria desistir. Basicamente fala-se o que voce acha que o cerebro do candidado quer ouvir, e as justificativas que voce cre que o candidado daria a si mesmo de forma convincente. Ou seja, voce nao o "desafia" a desistir, voce planta a ideia, de forma bem sugestiva de como seria bom desistir. Com isso soh os que realmente sabem o que querem, ser SEALs, continuam.

E se voce reparar nos videos de Hell Week voce sempre vera que tem gente que esta de bom humor e disposicao o tempo todo, enquanto outros demonstram visivel abatimento perante o que estao passando. Essa capacidade de dissociar a mente do sofrimento fisico e rir eh o que se esta procurando tambem. Voce ser capaz de ajudar e animar colegas que na verdade ainda estao competindo com voce por um numero reduzido de vagas eh outra qualidade que procuram, porque em condicoes de combate real o senso de time tem que transcender o instinto de sobrevivencia. Quase 100% do Hell Week eh psicologico.

armlock, e para quem interessar, artigo fresquinho sobre as 5 principais diferenças entre o DEVGRU e o Delta:

http://navyseals.com/4816/in-the-news-5 ... al-team-6/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.wearethemighty.com/seal-team ... ce-2015-05" onclick="window.open(this.href);return false;

Já está salvo para ler mais tarde. :)

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 20 Mai 2015 14:51

Axe_Spartan escreveu:

armlock, e para quem interessar, artigo fresquinho sobre as 5 principais diferenças entre o DEVGRU e o Delta:

http://navyseals.com/4816/in-the-news-5 ... al-team-6/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.wearethemighty.com/seal-team ... ce-2015-05" onclick="window.open(this.href);return false;

Já está salvo para ler mais tarde. :)
Faltou a diferenca mais facil de todas... Voce ve um grupo de special ops e seus rifles fazendo reconhecimento de uma area, como voce sabe se ele eh delta ou DEVGRU (ou SEALs em geral)?

Spoiler:
SEALs sao os unicos que carregam as armas em posicao neutra apontados para cima (muzzle up), Delta (e a maioria dos outros special ops) carregam apontados para baixo (muzzle down). :ph34r:
Imagem

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 20 Mai 2015 16:23

armlock escreveu: Realmente, ninguem encosta em voce durante o treinamento, nem durante Hell Week (bom, nao com o intuito de causar agressao fisica - combate corpo a corpo mais tarde eh outra coisa). Ate certo ponto a sua integridade fisica futura eh essencial, ja que soldado machucado nao rende a mesma coisa. Voce eh que decide o quao longe quer ir. Mas se voce se machucar seriamente, voce esta fora, mesmo que mentalmente queira continuar.

Obrigado armlock pela explanação!
Então, a minha grande intriga é nesse sentido, pois o maior exemplo são os SEALS, estão sempre em atividade real, são considerados se não a maior uma das maiores equipes taticas do mundo e não precisam entrar na porrada e se arrebentar p ser cascagrossa nem concluir..
interessante esse seu apontamento sobre o conservadorismo do cérebro...
os video que já vi achei manero q não tinha o "aluno olha aqui" e da-lhe gaseada na cara quase a queima roupa..
mas sempre na calma: "aluno vc esta sofrendo muito, pra que isso? melhor desistir..vai querer ficar c frio? toca o sino que te dou biscoitos c leite quente e cobertor"..enfim ali se testa a mente fraca..aqui se vc consegue ser saco de pancada.
já tive amigos que desistiram pq os auxiliares baixaram nele e p não ter q da um porrada na cara e se incomoda pede p sair p não fazer merda..

achei graça essa de vc falar de rir no sofrimento..pq acho que adquiri essa sequela..
faz um tempo q a mentalidade minha esta sendo: nada esta tão ruim que não possa piorar..
exemplos..
o tenente zé bunda mandava fazer operações em dias alternados..massssssss ficava na sala no msn/facebook batendo papo..e as x liberava uma hora ou duas mais cedo.
eis que um capitão substituiu ele..e mandava fazer maissss operações que o anterior..eram diarias..e não dava o arrego da saida cedo, masssss ficava c a tropa..
em uma delas no grupo estava um sub (evangelico) q era muito gente boa, pois entendia o lado do soldado c seues problemas e um soldado (folgado no meu ver) q ficava chorando miseria do tipo: po o tenente liberava mais cedo, esse não..po tenhoq ir de moto p casa e ele segurando a gente até o fim..
o sub vendo a melhor maneira de motiva-lo eai ajudei: falei: coeee po, se eu sei que tenho que me fuder quanto mais vc! não tenho pena de vc não, inclusive estou contente...pois estamos todos se fudendo juntos..e vi que o sub estranhou o comentario, ai quando expliquei ele entendeu..
falei sub, prefiro me fuder c a tropa do que ter regalias alguns do tipo não me encomodo de ficar a madrugada toda c fome, se ate o comandante esta, o foda é ficarem na sugação e o moral de cueca na salinha brincando e vendo putaria..ele me entendeu..
outra engraçada entra de serviço as 8 da manhã, é p sair as 20, ai da uma merda, fica-se ate as 2 da manhã..
eis que marcam reuniao pras 8 da manha e emenda-se operação até as 17 horas..sempre me da crise de risos..acampamento, surge um chocolate e o magrim bobão pensa: obaaaa depois de se fuder no acampamento vou ganhar chocolate!
e sai a famosa: todos tem que comer, vc ve e tem 40 pessoas...ou seja urubu!!! kkkkk

Molecula escreveu:Fala aí, Magrinho.

Agora que vc falou do CAT, fiquei na duvida aqui. Sempre troco.

Chegando em casa, confirmo se foi o COesp ou o CAT. Sei que foi o que demora mais.

Aquilo ali foi história leve mesmo hahaha Teve papo de cara quebrando a bacia, e se enchendo de glicocorticoide para terminar o curso, entre outras. Concordo com muita coisa que vc disse ali, mas acho que aquilo tudo é necessário, pois o aspecto principal avaliado ali é o psicológico, e para isso, infelizmente, tem que ser testado até o limite do limite. Mas isso é minha opinião de pessoa civil, tu sendo policial sabe e tem mais propriedade para falar que eu.

Aliás, outro problema dos medicamentos usados lá que ele teve depois foi acne. Eixo hormonal tava todo zoado depois. Teve isso tb, magrinho?

Abração, meu brother!
o que demora mais é o coesp (popular caveira), então..a merda q deu é sempre desregula tudo...
até hj da colateral de remedios que tem que abusar..
foliculite dava diretaçooo..
sobre o psicologico, p mim o manero é como o armlock falou e ocorre nos EUA, aqui é porrada mesmo, e eu particularmente acho que não precisa treinamento p dar/levar porrada..
no exercito até me falou um tenente que saiu (era npor) e hj é policial civil (não quis saber de ser pm) nos cuross a orientação de campo é: corta etapa de comida, permite a do sono..corta etapa do sono, liber-ase a comida um pouco mais (claro que tudo racionado), mas ai as x os empolgadinhos cortam, comida, descanso e aumentam o grau de incentivo (porrada/gas/tortura)..rs

abração irmão

Imagem

Axe_Spartan
Contato:

Mensagem por Axe_Spartan » 20 Mai 2015 16:24

armlock escreveu:
Faltou a diferenca mais facil de todas... Voce ve um grupo de special ops e seus rifles fazendo reconhecimento de uma area, como voce sabe se ele eh delta ou DEVGRU (ou SEALs em geral)?

Spoiler:
SEALs sao os unicos que carregam as armas em posicao neutra apontados para cima (muzzle up), Delta (e a maioria dos outros special ops) carregam apontados para baixo (muzzle down). :ph34r:
Não sabia dessa. hahah Boa!

magrinho
Contato:

Mensagem por magrinho » 20 Mai 2015 16:48

hahaah falando em rir da merda...kkkk
fato novo ocorrido
estou sem carro, tempo ruim, não consegui a carona pois ela teve um serviço p realizar e teeria q ficar ao relento esperando 3 horas..
qq pensei vamos indo a pé..o que matar matei..
ai surge carona..mas me deixaria a 7 km de casa..falei sussa..
e agora quase aos 45 surge um e disse te deixo numa area mas terá que andar 2km ..cai na gargalhada..ai ele :e se chover?
pensei refresco e chego molhado em casa porra..

Imagem

Bushibr
Contato:

Mensagem por Bushibr » 21 Mai 2015 00:04

Axe_Spartan escreveu:
E aí magrinho, os dois do Owen são em pdf, em inglês.
Então. esse segundo livro do Matt Bissonnette já foi lançado no brasil com o titulo "Não há heróis", recomendo muito a leitura. Segue um trecho para apreciação.

5. Voltar a salvo não está garantido

Mentalidade

Pus o fuzil atrás de mim e comecei a subir a escada de metal.
Ouvia-o raspar na lateral do prédio enquanto tentava alcançar o próximo degrau.
À minha frente, meu companheiro já tinha alcançado o telhado e vencido a pequena mureta do parapeito. Cheguei ao telhado segundos depois, carregando mais de trinta quilos de coletes à prova de balas e equipamento. Abaixo, vi meus companheiros de equipe tomarem posição lentamente à porta de entrada do alvo.
Éramos a “equipe de telhado”, o que significava vigiar do alto. Estávamos em vias de atacar o refúgio de um insurgente e a tarefa
da minha equipe era subir ao telhado e dar cobertura ao assalto. Se conseguíssemos entrar no prédio pelo telhado, assaltaríamos o andar de cima enquanto o elemento terrestre assaltaria o de baixo. Teoricamente, capturaríamos os vilões no meio do caminho, antes que tivessem tempo de oferecer resistência — ou assim esperávamos.

Era 2006, o Iraque era a grande prioridade. A unidade do Exército que fora destacada para atuar no país sofrera sérias baixas e precisava de reposições. Eu estava havia mais ou menos um mês na minha primeira missão, com minha própria unidade, quando minha equipe de seis homens foi mandada do Afeganistão para ajudar no Iraque. De início, achávamos que nossa equipe seria anexada como uma unidade completa, mas ao chegar fomos separados e enviados para diferentes equipes.
Tomamos o avião para a seção militar do Aeroporto Internacional de Bagdá e seguimos de carro para a Zona Verde, área murada da capital ocupada pelas forças da Coalizão. Eu tinha estado no Iraque com
a Equipe Seal Cinco, de modo que tudo me pareceu familiar. Já no fim daquela missão, eu tinha operado em Bagdá. Nessa época, éramos todos novatos, com pouca ou nenhuma experiência de combate. Mas ao desembarcar em Bagdá agora, a sensação era diferente. Havia uma energia no ar, uma confiança que impregnava os militares por causa da nossa experiência coletiva de combate.
Eu ainda era muito novo em minha equipe e nunca tinha trabalhado com o Exército, mas ouvira rumores de que as duas forças
não se davam bem. Havia sempre uma competição, provavelmente motivada por nosso afã de sermos os melhores. Havia competições
de tiro e outros exercícios que sempre pareciam jogar as duas unidades uma contra a outra. Na minha cabeça, eu esperava ver ou viver essa tensão, mas ela nunca se manifestou. Todo o velho drama sobre qual das unidades era melhor desapareceu quando a guerra começou.
Éramos uma só equipe. E a equipe se abriu, puxou-me para dentro e fez de mim um dos seus. Ninguém queria saber qual das unidades
atirava melhor quando estávamos todos juntos lutando contra um inimigo comum.
Quando desembarquei, Jon, meu novo líder de equipe, veio falar comigo no centro de operações e me levou para o meu quarto. Também me mostrou o refeitório e a sala de ginástica e me apresentou aos demais companheiros de equipe. Minha nova equipe parecia formada por pessoas muito parecidas com os Seals da velha equipe. Usávamos o mesmo equipamento, as mesmas táticas e a mesma estrutura de comando. Eles eram Exército, eu era Marinha, e havia algumas diferenças culturais, mas a constituição básica de todos era bem familiar.
Jon me deu as boas-vindas e me incluiu em todos os planejamentos.
Nunca houve um momento em que eu não me sentisse parte da equipe, e, mais importante ainda, eu tinha a impressão de que Jon e
os demais estavam dispostos a ouvir minha opinião.
Certa vez, estávamos planejando uma missão poucas semanas depois que cheguei. Minha equipe fora designada para descer no
telhado do alvo num mh-6 Little Bird e desobstruir a partir dali. Jon estava preparando o manifesto, a lista dos companheiros que participariam da missão.
“Desta vez o espaço é apertado, rapazes”, disse Jon.
Ele estava reduzindo os números para ter certeza de que ficaríamos dentro do limite de peso. Eu esperava ser eliminado da missão.
Era o recém-chegado e, ainda por cima, Seal. O planejamento foi concluído e o resto da equipe deixou o centro de operações. Peguei
meu caderno e voltei para o quarto.
“Ei”, disse Jon, quando eu ia saindo. “Você está dentro hoje à noite.”
Mais tarde, vi Jon conversar com o outro cara novo na equipe. Ele ia sobrar. Da vez seguinte que ultrapassamos o limite de peso, fiquei de fora. Jon sempre tomou o cuidado de fazer trocas entre mim e o outro recém-chegado e garantir que eu recebesse tanto amor quanto o resto de sua equipe. Sim, eu ainda era considerado novo na unidade e nas equipes do Exército, mas era bom saber que Jon pensava em mim como parte da equipe.
Depois das primeiras missões, eu me integrei ao grupo, deixando de ser visto como o Seal que fora mandado como reposição simbólica.
Era apenas um companheiro de equipe, um dos dois recém-chegados.
Eu acabara de conhecer aqueles sujeitos, mas já confiava neles absolutamente, e eles por sua vez tinham a mesma confiança em
mim. Eu sabia que seriam capazes de arriscar a vida para salvar a minha, e faria o mesmo por eles. Atribuo a Jon o mérito de ter tornado a transição tão suave. Foi um dos melhores líderes com quem trabalhei nas forças armadas. Não contava com o respeito de sua equipe e dos outros só porque era o chefe. Conquistou o respeito de todos pelo caráter, pela capacidade de liderança e pela calma em combate. Parecia que nada o perturbava. Imediatamente passei a ver nele alguém que
valia a pena imitar.
Percebi, ao longo da minha carreira, que toda unidade de operações especiais tinha a mesma mentalidade. Éramos todos feitos do
mesmo material. Começamos com um sentido de objetivo. No passado, e em tempos de paz, havia uma rivalidade entre as unidades. Mas, quando o fogo começou, essa rivalidade foi descartada em favor do trabalho de equipe, porque, se havia uma coisa indiscutível para nós, era a necessidade de completar a missão e voltar para casa a salvo.
Se compararmos uma equipe de operações especiais — Seals, Forças, Especiais, Rangers e o comando de salvamento de paraquedistas e controladores de combate da Força Aérea — a um barco, todo mundo rema. Dos oficiais aos recém-chegados, todos são treinados para cuidar da equipe em primeiro lugar, e fazer o que for necessário para realizar a missão. Vi a mesma mentalidade quando trabalhei nas unidades de operações especiais internacionais.
Toda unidade em que trabalhei ou treinei tinha isso em comum. Alguns equipamentos ou táticas podiam ser um pouco diferentes.
Algumas unidades tinham brinquedos melhores, mas no fim das contas não fazia diferença ter o fuzil mais caro ou treinamento especial.
Todos nos oferecemos como voluntários para participar dos treinamentos mais duros que podíamos encontrar em nossos respectivos
países. Todos aprendemos a ir bem além dos nossos limites mentais e físicos.
Unidades como os Seals e outras unidades de operações especiais existem desde que a guerra foi inventada. Os gregos tinham unidades especiais, e o exército de George Washington usou atiradores especiais
durante a Revolução Americana.
Mas só depois da Segunda Guerra Mundial os oficiais começaram a inventar maneiras de selecionar e treinar forças de operações
especiais. E o primeiro passo foi sempre encontrar pessoas com a mentalidade certa para alcançar o objetivo comum da equipe. Mentalidade é o denominador comum.
Charlie Beckwith, quando chegou ao Vietnã em 1965, foi posto no comando do “Projeto Delta — Destacamento b-52”. A unidade de
reconhecimento foi criada para obter informações de inteligência na Trilha Ho Chi Minh e no Vietnã do Sul. Beckwith dispensou a maioria dos soldados da unidade quando assumiu o comando e começou
a recrutar reposições usando um folheto de propaganda.

precisa-se: De voluntários para o Projeto Delta. Garantia de medalha, ou saco de defunto, ou ambos. Requisitos: precisa ser voluntário. Precisa estar no país há pelo menos seis meses. Precisa ter um cib (Crachá de Infantaria de Combate). Precisa ter pelo menos a patente de sargento — do contrário nemapareça para falar comigo.

Ele queria encontrar sujeitos como os meus companheiros de equipe, que tinham persistência suficiente para nunca desistir e o
impulso obsessivo de cumprir a missão. Partindo da mentalidade do folheto, Beckwith mais tarde criou com base no
que aprendera com o sas [Serviço Aéreo Especial] britânico. Mas os militares não são o único exemplo. Ernest Shackleton, que liderou
três expedições britânicas à Antártica nos anos 1900, pôs, segundo consta, um anúncio num jornal londrino procurando homens dessa
espécie.
Precisam-se de homens para viagem perigosa. Salário baixo, frio terrível, longas horas de completa escuridão. Voltar a salvo não está garantido. Honrarias e reconhecimento em caso de êxito.
Eu teria me candidatado ao Projeto Delta de Beckwith e à expedição
de Shackleton.

Responder