phoenix escreveu: Grande zagueiro do futebol amador
Tinha 1,74 é era rei, ganhava todas de cabeça
Viva o futebol romântico

phoenix escreveu: Grande zagueiro do futebol amador
Tinha 1,74 é era rei, ganhava todas de cabeça
Viva o futebol romântico
Hoje você vai jogar contra Gana ou Costa do Marfim e sabe como atua cada jogador. Não existe mais o fator surpresa. Na época do Pelé, o jogador acabava se sobressaindo pelo talento. Não estou discutindo quem era melhor ou pior, mas os tempos são outros.Arrogância em 74: “A seleção se preparou muito mal. Ficou 45 dias isolada na Floresta Negra. Era um frio total, os jogadores se lesionavam, treinavam pouco, duas horas por dia, e iam engordando. Não sabiam nada da Holanda. Mandaram Paulo Amaral, um homem de pouca sensibilidade futebolística ver Holanda x Uruguai. Foi um massacre. Pedro Rocha dizia que um trem havia passado pro cima. Foi o 2 a 0 mais barato da história. Paulo Amaral foi observar e veio com uma folha cheia de anotações. Pedimos para explicar e ele disse: tem um 14, centroavante, que não é centroavante, um 15 que é meia e não é meia. Não entendi porra nenhuma. Perguntamos para o Zagallo como a Holanda jogava e ele disse que era com tamanco. Um dia, bati papo com Cruyff em um hotel em São Paulo. Ele disse 'se vocês fizessem o primeiro gol perdido pelo Jair ou pelo Caju, a gente ia desmoronar. Seria muito para nós'. Ou seja, se tivesse treinado sério e conhecesse o adversário, o Brasil teria chances.''
Se tu for no tópico Futebol Internacional tu vai ver que tem gente que acha o CR melhor mesmo, não concordo mas acho que ele não tá tão aquém assim, quanto ao Garrincha pelo que eu sei ele tava no auge quando o Pelé tava iniciando, acho que os auges dos dois não coincidiram.marofa escreveu:
kkkkk não conheço ninguém que fala que o cr7 é melhor que o messi
pelé jogou junto com garrincha e dizem que o garrincha era melhor, apesar de não ter jogado por muito tempo
O cara que fez esse gráfico só analisou os números frios e esqueceu de mencionar que antigamente os placares eram elásticos, fora a quantidade de jogador amadororlandomagic escreveu:
Nenhum comentário, Mestre Jedi.
Nenhum sobre o desempenho em clubes também.
Falavam que Pelé só fazia mais gols pq se fazia mais gols no futebol romântico, mas Pelé tb ganha do Messi em % dos gols dos time e jogos....
mas garrincha não levou nas costas a seleção de 62?Zer0 escreveu: Se tu for no tópico Futebol Internacional tu vai ver que tem gente que acha o CR melhor mesmo, não concordo mas acho que ele não tá tão aquém assim, quanto ao Garrincha pelo que eu sei ele tava no auge quando o Pelé tava iniciando, acho que os auges dos dois não coincidiram.
A grande verdade é que Garrincha era boêmio. E isso para a imagem do futebol que estava começando a engatinhar não era muito bom . por isso muitos só falam do Pelémarofa escreveu:
mas garrincha não levou nas costas a seleção de 62?
nem no tópico lá vejo isso, até os que são haters do messi assumem que ele é melhor que o cr7
Atualizando de 22 para 23 gols de Messi contra o Atlético de Madrid...SKYWALKER escreveu:Curiosidades:
Principais putinhas de Messi e Pelé.
Messi
Atlético de Madrid
23 gols e crescendo.
Pelé
Corinthians
50 gols e 11 anos de tabu.
Eu não vejo muito sentido nisso. É como o exemplo que dei páginas atrás: se daqui a 20 surgir um jogador muito bom, porém claramente inferior ao Messi em talento e conquistas, e ele não tiver concorrência a altura sendo em disparado o melhor do mundo em sua época, isso vai significar que ele é melhor e maior que Messi só porque Messi tinha um contemporâneo que lhe proporcionava certa concorrência? Claro que não, não faz sentido. Época diferentes, jogadores diferentes, não dá pra analisar quão grande foi um jogador em comparação com outro do passado baseando-se tanto na sua superioridade em relação aos seus contemporâneos.Zer0 escreveu:Eu sempre fui da teoria que se tu quer dizer quem foi o melhor da história tu tem que comparar ele com o segundo lugar da sua época e ver o quão dominante ele foi em sua época.
Acho que um dos poucos (talvez até o único) que participa ativamente lá, de fato acompanha o futebol europeu e fica enaltecendo o Cristiano em detrimento do Messi só o faz por haterismo e admite isso. Quando fala sério, reconhece que Messi é melhor.Zer0 escreveu:Se tu for no tópico Futebol Internacional tu vai ver que tem gente que acha o CR melhor mesmo, não concordo mas acho que ele não tá tão aquém assim
Na época de Pelé não havia muito estudo sobre os adversários mesmo. Porém, muitas vezes, nem dos adversários em relação a eles. Então eu acho que isso leva a duas interpretações, essa que você deu é uma. Já eu tendo a pensar que, pra um atacante em especial, é muito melhor que seu adversário não o conheça tão bem, não saiba como ele joga e não se prepare devidamente pra ele. Isso é o fator surpresa. Hoje em dia as seleções se estudam, ambas se preparam muito uma pra outra, e os atacantes diferenciados recebem uma atenção especial. Considerando isso, o que é mais difícil e exige mais talento de um atacante: Jogar contra defensores que não te conhecem muito bem, não te estudaram e podem mais facilmente serem surpreendidos; ou jogar contra defensores que te estudaram, sabem de cor suas principais características, suas principais jogadas, como você costuma chutar, lançar, driblar etc, e se prepararam muito pra te anular? Pra mim o mais difícil é jogar sem o fator surpresa, tendo que se superar pra criar esse fator surpresa frente a adversários que te estudaram muito. Nessa última Copa, Messi pegava na bola perto da grande área e já tinha uns três marcadores colados nele, que tinha que pensar e agir muito rápido. Pode-se dizer que ele enfrentou marcações feitas sob medida pra ele em todos os jogos. Tanto que, dois dos seus primeiros gols partiram de jogadas individuais onde ele encontrou espaços mínimos pra driblar e chutar precisamente.Anônimo escreveu:Hoje você vai jogar contra Gana ou Costa do Marfim e sabe como atua cada jogador. Não existe mais o fator surpresa. Na época do Pelé, o jogador acabava se sobressaindo pelo talento. Não estou discutindo quem era melhor ou pior, mas os tempos são outros.
Li o textoorlandomagic escreveu:
Acho que você não leu o texto.
"Através da análise das fichas técnicas de todos os jogos de ambos jogadores por seus clubes e seleções, chegaremos a dados importantes sobre suas carreiras. Destaco o número de jogos, vitórias, empates e derrotas; média de pontos conquistados (adotar-se-á o critério contemporâneo de 3 pontos para vitória); total e média de gols; porcentagem dos tentos em relação ao número de gols dos times e dos jogos disputados (o que torna mais justa a comparação em razão da maior quantidade de gols na época do “Rei”); e o desempenho de Santos/Brasil e Barcelona/Argentina com e sem Pelé e Messi. Claro que as participações em Copas do Mundo não serão esquecidas."
http://otaviopinto.com/index.php/2015/05/15/pele_messi/" onclick="window.open(this.href);return false;
"O desmerecimento aos feitos de Pelé em razão da suposta inferioridade dos adversários não pode prevalecer. O Brasil vivia sua fase de ouro e dominava o futebol mundial. Todos os jogadores campeões do mundo pela Seleção atuavam no Brasil. Importante informar que clubes do interior de São Paulo não podem ser menosprezados; equipes como Comercial de Ribeirão Preto, Portuguesa, XV de Novembro de Piracicaba excursionavam e tinham resultados dignos contra times europeus, além de possuírem grandes jogadores (o lendário Djalma Santos defendia a Portuguesa quando convocado em 1958)."
http://otaviopinto.com/index.php/2015/0 ... em-clubes/" onclick="window.open(this.href);return false;
Tb n tem sentido falar em amistosos, pq só contaram gols oficiais.
Pelé > Messi em % dos gols do time do total dos gols marcados nos jogos. Isso aqui elimina o fato da média ser maior. Pq é proporcional. Ex louco para ficar fácil de entender: um jogo no passado: time A 6 x 4 Time B. Jogador X fez 3 gols. Ele fez 50% dos gols do time e 30% dos gols do jogo. Jogo atual: 4 x 1 - Jogador Y fez 3 gols. Ele fez 75% dos gols do time e 60% dos gols do jogo. Jogador Y fez o mesmo número de gols mas % foi bem superior ao jogador X. É nisso que Pelé também leva vantagem.
Neymar nunca na vida teve médias parecidas com a de Pelé.
Agregou bastante seu postAnônimo escreveu:Os esquemas utilizados naquela época beneficiavam os atacantes. Isso não ocorria só no Brasil. Eu tinha um livro sobre futebol que mostrava os esquemas táticos. Inicialmente era o goleiro, dois jogadores de defesa e o resto no meio-campo pra frente.
Peguem a maravilhosa seleção de 1982. Quem marcava no meio de campo? Os volantes era Falcão e Cerezo. No máximo eles cercavam os adversários para tentar tomar a bola. Comparem com a seleção italiana, que quando ganhava de 1 a 0 era quase uma goleada. A Italia empatou os 3 jogos da primeira fase, fazendo (e levando) 2 gols. Ganhou de 2 a 1 da Argentina e de 3 a 2 do Brasil.
Individualmente a seleção brasileira era muito melhor do que a italiana, mas ninguém marcava. Nenhum jogador brasileiro fazia o papel que o Gentile exercia na Itália. O cara marcou duro Maradona e Zico e, se não ganhava na bola, parava na falta dura.
Durante muito tempo o futebol priorizou o lado ofensivo, por isso a quantidade de gols. Quando os técnicos perceberam que dava para ganhar o jogo marcando duro, o futebol se transformou.
Não diria os jogadores de defesa, mas sim os de marcação. O Brasil ganhou a Copa de 1994 sem um único jogador de criação no meio-campo. Raí começou como titular, mas perdeu a vaga para o Mazinho. Um meio-campo com Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho, onde todos marcavam a saída de bola. Ainda que muitos chamem o Dunga de brucutu, ele tinha um bom passe e alguns gols se originaram nos lançamentos dele. Eu tenho quase certeza que esse meio campo de 94, no futebol atual, contando com jogadores similares nas outras posições, venceria qualquer seleção brasileira de 70 para trás, mesmo se considerarmos Pelé, Didi e Garrincha.phoenix escreveu: Agregou bastante seu post
Será que os jogadores de defesa só tiveram seu devido valor depois da conquista da Itália em 82 " ferrolho"
???
Valeu, vivendo e aprendendoAnônimo escreveu:
Não diria os jogadores de defesa, mas sim os de marcação. O Brasil ganhou a Copa de 1994 sem um único jogador de criação no meio-campo. Raí começou como titular, mas perdeu a vaga para o Mazinho. Um meio-campo com Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho, onde todos marcavam a saída de bola. Ainda que muitos chamem o Dunga de brucutu, ele tinha um bom passe e alguns gols se originaram nos lançamentos dele. Eu tenho quase certeza que esse meio campo de 94, no futebol atual, contando com jogadores similares nas outras posições, venceria qualquer seleção brasileira de 70 para trás, mesmo se considerarmos Pelé, Didi e Garrincha.
phoenix escreveu: Valeu, vivendo e aprendendo
Sobre 70 x 94 também estou contigo. Acho que a forte marcação poderia para o time de 70. Vendo o jogo vemos o quanto de espaço os jogadores tinha para pensar e decidir qual era a melhor opção
Por isso muitos saudosistas fala que o futebol morreu em 82 mas esquecem que o mesmo evoluiu absurdamente
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes