País fechou 97.828 vagas em abril, pior resultado para o mês

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
PHDookie
Contato:

País fechou 97.828 vagas em abril, pior resultado para o mês

Mensagem por PHDookie » 22 Mai 2015 19:49

Depois de uma pequena recuperação em março, a economia brasileira voltou a demitir. Em abril, foram fechadas 97.828 vagas de emprego formais, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

É o pior resultado para meses de abril desde 1992, quando tem início a série histórica do ministério. Naquele ano, foram cortadas 63.175 vagas no mês. Em abril de 2014, foram criadas 105 mil vagas.
CRIAÇÃO DE VAGAS FORMAIS
Meses de abril, em milhares
229,8301,9294,5106,2305272,2216,9196,9105,3-97,820102015-200-1000100200300400
Fonte: MTE

O corte de 97 mil vagas é resultado de 1.527.681 admissões e 1.625.509 desligamentos, o que representa uma queda de 0,24% em relação ao estoque de empregos com carteira assinada do mês anterior.

Foi o terceiro mês de corte de vagas no ano. Em janeiro e fevereiro, respectivamente, as demissões superaram as contratações em 81.774 e 2.415 vagas formais. Em março, foram criados 19.282 novos postos. Estes números foram considerados sem ajuste para declarações fora do prazo.

Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, as empresas desistem de investir por conta da percepção de que o país passa por uma crise – que é política e não econômica, de acordo com ele. “Quem pretende empreender, desiste e não contrata, o que se reflete no mercado de trabalho”, afirmou.

De acordo com Dias, com o ajuste fiscal e com os cortes que estão sendo anunciados, o governo está criando condições para que haja estabilidade econômica e o país volte a níveis de emprego como o de antes da crise política, e destacou os avanços em relação à formalização.

“Estamos avançando com nosso programa de combate à informalidade, que busca legalizar 400 mil trabalhadores e elevar a arrecadação em R$ 2,6 bilhões. Temos boas perspectivas de investimentos, que devem ajudar na geração de empregos”, avaliou o ministro.
selo caged (Foto: G1)

MP de proteção ao emprego
Segundo Manoel Dias, uma propsota de Medida Provisória (MP) de criação do Programa de Proteção ao Emprego deverá ser apresentada em cerca de dez dias, para discussão em um fórum sobre o assunto. Esse fórum só deve começar a se reunir após o final da votação sobre o ajuste fiscal no Congresso.

O modelo do programa, segundo ele, é baseado no existente na Alemanha, "que deve funcionar bem na indústria de transformação, metalúrgica e automobilística".

Ainda de acordo com o ministro, o projeto prevê um subsídio de até 6 meses com cobertura de até 20% do salário do trabalhador. Os recursos viriam do Tesouro e do FAT. "Isso funcionaria em empresas que tiverem que diminuir o salário do trabalhador por crise no orçamento", afirmou Dias.

Acumulado do ano
No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, ainda segundo dados oficiais, foram fechados 137.004 postos com carteira assinada. Este foi o pior resultado para este período da série histórica disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, que começa, para o período acumulado do ano, em 2002.

Também foi a primeira vez, para os quatro primeiros meses de um ano, desde 2002, que o saldo ficou negativo. Os saldos de janeiro a março foram contabilizados após o ajuste para empregos declarados fora do prazo, e o mês de abril ainda está sem ajuste.
CRIAÇÃO DE VAGAS FORMAIS
Em %
58,825,311,7101,4123,7-30,28,3-555,5-81,7-2,419,2-97,8mai/14jun/14jul/14ago/14set/14out/14nov/14dez/14jan/15fev/15mar/15abr/15-600-400-2000200
Fonte: MTE

Setores
A indústria foi responsável pelo maior corte de vagas no mês: foram 53.850 postos perdidos no período. A construção civil cortou 23.048 vagas, enquanto os serviços perderam 7.530. No comércio, foram 20.882 vagas a menos.

A agricultura foi o único setor a contratar no mês, ganhando 8.470 vagas. Segundo o MTE, os ganhos vieram em função da sazonalidade, principalmente das atividades ligadas ao cultivo do café, apoio à agricultura e de cultivo da cana de açúcar.

Na indústria, houve corte de empregos em 10 dos 12 segmentos analisados.

As maiores quedas foram vistas em produtos alimentícios (-13.410); mecânica (-9.754), material de transporte (-9.754) e metalúrgica (-8.818 postos). Houve criação de vagas apenas nos setores de química (+2.713) e borracha (+54).

Regiões
No recorte por regiões, o Nordeste registrou o pior resultado, com 44.477 vagas a menos. No Sudeste, foram cortados 31.912 postos, enquanto Sul e Norte perderam, respectivamente, 13.489 e 8.371 vagas, respectivamente.

Apenas a região Centro-Oeste teve resultado positivo no mês, com a criação de apenas 421 vagas de trabalho com carteira assinada.
VAGAS POR ESTADO

Estados
Segundo o MTE, apenas quatro estados e o Distrito Federal tiveram ganho de vagas em abril: Goiás (+2.285 postos), Distrito Federal (+1.053 postos), Piauí (+612 postos), Mato Grosso do Sul (+369 postos) e Acre (+95 postos).

Pernambuco foi o estado que registrou a maior queda de emprego, com a perda de 20.154 postos, seguido por Alagoas, com corte de 13.269 postos, influenciados, principalmente, pelo desempenho do subsetor de produtos alimentícios, relacionado às atividades de fabricação de açúcar em bruto.

Houve cortes significativos, ainda, no Rio de Janeiro (-12.599 postos), resultado ligado ao setor de serviços e à indústria de transformação, e em São Paulo (-11.076 postos), saldo devido principalmente à queda no comércio.

fonte: globo.com

rafanake
Contato:

Re: País fechou 97.828 vagas em abril, pior resultado para o

Mensagem por rafanake » 22 Mai 2015 20:53

Vai piorar e muito.
Só tem bandido nessa merda de governo
Tem que ser louco pra inverstir dinheiro nesse lixo aqui!

Murdanto
Contato:

Mensagem por Murdanto » 22 Mai 2015 20:55

rafanake escreveu:Vai piorar e muito.
Só tem bandido nessa merda de governo
Tem que ser louco pra inverstir dinheiro nesse lixo aqui!
só investe quem tá na máfia mesmo....isso aqui tá uma merda.

Plotter

Mensagem por Plotter » 22 Mai 2015 21:11

Caras, acho q desisto desse país...

Huesil n tem salvação mesmo não... Putz

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 22 Mai 2015 21:12

Quem tá sentindo é o varejo. Tava comentando isso com a minha esposa essa semana. Em algumas galerias tradicionais aqui de Recife, tem loja virando cursinho ou escritório.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Mago
Contato:

Mensagem por Mago » 22 Mai 2015 21:29

Caras, se pararmos pra pensar friamente, veremos que estamos terminando o primeiro semestre de 2015 e não teve uma notícia boa nessa bosta de país.

Flaalmendra
Contato:

Mensagem por Flaalmendra » 22 Mai 2015 21:46

Mago escreveu:Caras, se pararmos pra pensar friamente, veremos que estamos terminando o primeiro semestre de 2015 e não teve uma notícia boa nessa bosta de país.
E eu quero so ve o que vai sobrar de argumento para os PTistas, quero dizer, não existem mais PTistas hj em dia e todo mundo que votou no PT e anti Aecio! kkkkk

Pq o grande argumento deles era a diminuicao da pobreza e da diferença social, so que estamos a retornar essa diferença de novo e com forca!! Ai acaba de vez com o PT. O que eu nem acho ta bom, pq vai perpetuar a direita no poder por um bom tempo, e muito tempo no poder nunca e bom!

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 22 Mai 2015 21:59

Tentamos reinventar a roda por meio de um keynesianismo infantil. É claro que se o governo gastar mais em um período t, haverá um resultado positivo em t+1, t+2, até o momento em que esse efeito já não se multiplica mais. O governo pode continuar seus gastos, mas se isso impactar as contas públicas, o resultado aparecerá depois na forma de déficit público, inflação e juros altos. A variável dinâmica da economia é o investimento. Nós crescemos cm base na expansão dos gastos do governo e do consumo das famílias. O governo e a família estão endividados.

Quem comemorava o pagamento da dívida do Brasil junto ao FMI esqueceu um detalhe: Trocamos dívida externa com juros mais baixos por dívida interna com juros mais altos. Não adianta culpar a crise internacional. Foi incompetência nossa.

Rufus

Mensagem por Rufus » 22 Mai 2015 22:02

Não foi por falta de aviso né. Essa quadrilha do PT é que vai se perpetuar.O jeito é arrumar as trouxas e ir embora desse lugar.O que me causa mais indignação é ver o povo mais esclarecido nessa inércia.Cara sinceramente perdí todas as minhas esperanças.Até Chico Buarque apoia essa bagaceira. Tristeza :dunno:

Nile

Mensagem por Nile » 22 Mai 2015 22:28

Tá foda para tudo mundo , só bandido que tem vida fácil nesse país
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

Limbo
Contato:

Mensagem por Limbo » 22 Mai 2015 22:38

brunodsr escreveu:Quem tá sentindo é o varejo. Tava comentando isso com a minha esposa essa semana. Em algumas galerias tradicionais aqui de Recife, tem loja virando cursinho ou escritório.
Amigo, coloque TODOS os ramos nisso... aqui no RJ pelo menos, nao vejo um que escape. Claro que negocio de comida não tem grandes falhas mas pessoal tá ralando o dobro pra manter... vejo ramos afetados em todos os setores, desde os mais baixos até os mais altos. Pifou, deu bug no país geral. Mas tem gente que ainda defende...

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 22 Mai 2015 23:21

Rufus escreveu:Não foi por falta de aviso né. Essa quadrilha do PT é que vai se perpetuar.O jeito é arrumar as trouxas e ir embora desse lugar.O que me causa mais indignação é ver o povo mais esclarecido nessa inércia.Cara sinceramente perdí todas as minhas esperanças.Até Chico Buarque apoia essa bagaceira. Tristeza :dunno:
O Olavão fala sobre esse "apagão intelectual" no livro "O Imbecil Coletivo".
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 22 Mai 2015 23:23

Murdanto escreveu:
só investe quem tá na máfia mesmo....isso aqui tá uma merda.
Não é a toa que os chineses vieram pra ca essa semana.
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

Santastico_bjj
Contato:

Mensagem por Santastico_bjj » 23 Mai 2015 10:48

Estou contratando. Minha empresa tem crescimento de 15% previsto para este ano.

Mas sei que somos exceção, assim como outros ramos que crescem quando a economia não vai bem, como seguros.
Imagem

NakaJones
Contato:

Mensagem por NakaJones » 23 Mai 2015 11:34

Essa semana meu inquilino avisou que vai sair da casa. Ele era gerente de uma rede de supermercados aki na região e foi demitido. Ficou apenas 9 meses na casa.
Não adianta cara, de uma forma ou de outra a recessão te pega.

Enviado de meu Nokia 5120 usando o Tapatalk 2
Imagem

Responder