Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?
-
- Contato:
Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?
Muito se fala sobre as graduações no Jiu-Jitsu. Muito já se foi falado, também, sobre a banalização da faixa preta. Existe até quem gradue pela internet, a distância mesmo… Basta seguir uma série de quesitos e fazer um vídeo. Diante disso, o “professor” envia seu certificado, sem você sequer ter pisado lá. Fazendo uma variação do assunto, tão comentado hoje e sempre, iremos abordar três formas de graduação, as quais acho que sejam as mais comuns. Queremos deixar bem claro que não temos intenção de causar nenhum atrito, assim como questionar as formas de graduação de academias.
EXAME DE FAIXA
Existem academias que adotaram o sistema de Exame de Faixas. O Exame é como o próprio nome diz. O mestre vai te pedir, dependendo da graduação, algumas projeções, finalizações, raspagens. Diante de sua performance, você recebe a graduação.
PRÓ: Demonstra o nível de conhecimento do aluno. Muitos estudam até além do que viria a ser pedido.
CONTRA: Decorar projeções, raspagens e finalizações nem sempre garantem saber aplicá-las em situações reais. O simples fato de decorar não quer dizer que você seja merecedor, pois um simples iniciante poderia estudar horas por dia durante 2 ou 3 meses e prestar exame.
MERECIMENTO
O merecimento é outra forma de graduação. Bastante usada e bem vista aos olhos da maioria, tende a nivelar alunos de uma mesma academia em determinada faixa. Por exemplo, um faixa branca que, em determinado tempo começa a se sobressair em relação aos demais e começa a rolar de igual para igual com azuis, é alvo da graduação por merecimento.
PRÓ: Forma atletas de bom nível.
CONTRA: Pode ocorrer casos em que determinados atletas “prodígios” não respeitem o tempo mínimo de permanência na faixa estabelecidos pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.A partir daí podem ocorrer alguns questionamentos por parte de outros, mas o nível do atleta responde por sí só.
Continuação http://www.nocautenarede.com.br/graduac ... -ou-tempo/" onclick="window.open(this.href);return false;
EXAME DE FAIXA
Existem academias que adotaram o sistema de Exame de Faixas. O Exame é como o próprio nome diz. O mestre vai te pedir, dependendo da graduação, algumas projeções, finalizações, raspagens. Diante de sua performance, você recebe a graduação.
PRÓ: Demonstra o nível de conhecimento do aluno. Muitos estudam até além do que viria a ser pedido.
CONTRA: Decorar projeções, raspagens e finalizações nem sempre garantem saber aplicá-las em situações reais. O simples fato de decorar não quer dizer que você seja merecedor, pois um simples iniciante poderia estudar horas por dia durante 2 ou 3 meses e prestar exame.
MERECIMENTO
O merecimento é outra forma de graduação. Bastante usada e bem vista aos olhos da maioria, tende a nivelar alunos de uma mesma academia em determinada faixa. Por exemplo, um faixa branca que, em determinado tempo começa a se sobressair em relação aos demais e começa a rolar de igual para igual com azuis, é alvo da graduação por merecimento.
PRÓ: Forma atletas de bom nível.
CONTRA: Pode ocorrer casos em que determinados atletas “prodígios” não respeitem o tempo mínimo de permanência na faixa estabelecidos pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.A partir daí podem ocorrer alguns questionamentos por parte de outros, mas o nível do atleta responde por sí só.
Continuação http://www.nocautenarede.com.br/graduac ... -ou-tempo/" onclick="window.open(this.href);return false;
Tudo sobre o mundo das lutas: Boxe, Muay Thai, Jiu Jitsu, UFC, MMA Nacional e Internacional
Owner do Nocaute na Rede
http://www.nocautenarede.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Owner do Nocaute na Rede
http://www.nocautenarede.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Graduação no Jiu Jitsu: Exame, merecimento ou tempo?
Eu acho que o mais justo é uma mesclagem de merecimento + tempo.
Acho que para o cara graduar ele precisa merecer a faixa que vai colocar na cintura. É necessário que ele apresente na academia nível equivalente à faixa a qual será graduado. No entanto, deve ser utilizado, também, o critério do tempo mínimo estabelecido pela Confederação Brasileira.
Acho que para o cara graduar ele precisa merecer a faixa que vai colocar na cintura. É necessário que ele apresente na academia nível equivalente à faixa a qual será graduado. No entanto, deve ser utilizado, também, o critério do tempo mínimo estabelecido pela Confederação Brasileira.
Teste os seus conhecimentos de MMA no UFC on Fantasy: http://ufconfantasy.forumeiros.com/
acho que graduação deve ser por conhecimento técnico + tempo+ .Mas acho que as competição não deveriam ser por faixa mas sim por "níveis", ou "divisões".
-
- Contato:
As graduações superiores em qualquer modalidade de luta deveriam ser exclusivas para quem participa de competições oficiais, com exigência de um certo número de lutas realizadas para cada nova graduação. Não quer competir, beleza, mas vai ficar estacionado numa faixa intermediária. O problema é que as taxas para os exames de faixa são a principal receita de qualquer federação ou associação de lutas, então um monte de pereba acaba virando faixa preta (ou o que valha).
Tempo e merecimento.
E merecimento não quer dizer necessariamente que você é um fenômeno no que faz. Assiduidade, comprometimento, esforço e interesse são fatores determinantes.
Sou contra os exames de faixa, pois sempre serviram, única e exclusivamente, para arrecadar dinheiro.
E merecimento não quer dizer necessariamente que você é um fenômeno no que faz. Assiduidade, comprometimento, esforço e interesse são fatores determinantes.
Sou contra os exames de faixa, pois sempre serviram, única e exclusivamente, para arrecadar dinheiro.
Perfeito.Morgoth Melkor escreveu:Joga na área de Jiu-Jitsu mano. Mas penso que depende dos objetivos de cada praticante. Não dá para aplicar os mesmos critérios de um competidor nato, que sempre está em ritmo acelerado, com um cara que faz JJ apenas por hobby, sem pretensão de competir.
Sou praticante desde os 19 anos ( Hoje estou com 40 ). Não sou competidor e atualmente frequento a academia 3 vezes por semana. Só fui pegar a preta aos 39 anos de idade...( acho que ficaram com pena de mim... )
Passei a maior parte do tempo estagnado na Roxa, quando ainda competia e treinava na Nova União com o Del...
Eu tenho um perfil que não liga muito para esse lance de graduação ( Mas concordo que é muito chato passar anos numa mesma faixa ) porém, acho que os critérios de mudança de faixa devem ser analisados individualmente. Dar a faixa para uma pessoa somente se ela for competidora não faz sentido, pois você tira a meritocracia de um cara que só pratica por hobby ou apenas para ter uma atividade física.
Porém, sou totalmente contra a indústria dos exames de faixa...Isso eu acho uma picaretagem, assim como fizeram no Karatê, onde se vê crianças de 10 anos de idade faixas pretas 1° Dan.
exame e merecimento!
"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles
- viniciusfs
- Contato:
Onde eu treino não tem exame de faixa, é por merecimento. Um dia o mestre chegou e disse que era a hora de trocar de faixa, disse que eu já era um faixa azul e me graduou. Ele procura ponderar as características e objetivos de cada um. Ganhei a faixa azul e obviamente não tenho como me comparar com um faixa azul competidor que treina comigo. Estarmos na mesma graduação não significa exatamente que temos mesmo nível de conhecimento no jiu-jitsu. Obviamente o mestre considera que sou um magrelo, pai de família que faz jiu-jitsu 3x na semana pra se divertir, não um jovem e promissor atleta de 20 anos que vive para o jiu-jitsu, faz dieta, preparação física e treina 3x por dia.
Eu acho que não passaria ou me daria bem em exames de faixa, simplesmente porque funciono melhor rolando. Se eu tiver que mostrar 5 saídas de uma posição, 3 ataques de outra, etc, etc, etc... tenho certeza que vou travar e não vai sair nada. No rola a coisa anda melhor e o jiu-jitsu surge na cabeça.
Eu acho que não passaria ou me daria bem em exames de faixa, simplesmente porque funciono melhor rolando. Se eu tiver que mostrar 5 saídas de uma posição, 3 ataques de outra, etc, etc, etc... tenho certeza que vou travar e não vai sair nada. No rola a coisa anda melhor e o jiu-jitsu surge na cabeça.
Primeiro que isto não tem nada a ver com a realidade do JJ, a maior receita da CBJJ é justamente a inscrição dos campeonatos que todo mundo reclama e taxas anuais de quem quer ser federado para competir. Exame de faixa e graduação é uma coisa interna de cada academia, e a CBJJ tem uns tempos mínimos de faixa tipo dois anos para a faixa azul, etc. Mas ninguém paga mais para a federação quando é graduado de azul , roxa ou marrom.andremuaythai escreveu:As graduações superiores em qualquer modalidade de luta deveriam ser exclusivas para quem participa de competições oficiais, com exigência de um certo número de lutas realizadas para cada nova graduação. Não quer competir, beleza, mas vai ficar estacionado numa faixa intermediária. O problema é que as taxas para os exames de faixa são a principal receita de qualquer federação ou associação de lutas, então um monte de pereba acaba virando faixa preta (ou o que valha).
A academia teria que ser registrada e pagar anuidade e o faixa preta tem que estar em dia para o tempo contar para o segundo, terceiro dan. Para graduar o cara tem que ter uma faixa acima, então para graduar preta o professor tem que ser pelo menos segundo dan, ou arrumar alguém que seja segundo dan para assinar. Qualquer um pode ser graduado faixa preta na academia e nunca pagar a taxa da federação. Só precisaria pagar se o cara fosse graduar outras pessoas até a preta ou assinar para os alunos competirem.
Sobre ser orbigatório participar de competições oficiais, até acho válido o incentivo. Mas obrigar o cara a participar é controverso, ele de repente participa, perde todas e mesmo assim é graduado, enquanto outro cara muito melhor não participa poqrque não tem dinheiro para inscrição, viajar e não é graduado. Fora as competições oficiais menores que tem categorias com poucos competidores, o cara não luta nenhuma, ganha a medalha por W.O., e competiu?
Por isso que no JJ se enfatiza a linhagem, para saber se a escola do cara não dá faixa a toa, porque se tu é graduado de um cara famoso e é ruim pega mal para ele. Nego acaba que dá muita importância para as faixas, principalmente a dos outros, quando elas deveriam ser só um instrumento de aprendizado.
Uma coisa que a galera está equivocada é achar que nunca tem merecimento no exame de faixa. O professor sério só vai autorizar o cara a fazer o exame de faixa quando achar que ele merece. Podem achar que ele já poderia dar a faixa para o cara sem exame, tudo bem, mas é critério dele. O que é picaretagem é cobrar uma taxa alta por faixas, taxa por grau, graduar quando está precisando de dinheiro, criar mais faixas para ter mais graduações intermediárias, graduar criança em faixas avançadas.
O exame é uma demonstração simples das técnicas básicas que o cara já deveria saber para não passar vergonha. Tem alguns exames que os professores colocam inclusive os alunos lutando ou resistindo uma situação específica.
Quem acha que o leigo vai treinar em casa olhando o youtube e decorar uma raspagem e todo o currículo não percebe como os professores são experientes e vão ver a diferença de um cara fazendo um negócio imitado sem saber direito para um cara que usa o movimento na práticae já fez antes. Os currículos são sempre um pouco flexíveis, o professor pode mudar uma coisa e quebra um aluno de youtube.
O aluno as vezes é duro rolando, mas não faz uma coisa básica minimamente bem e cabe ao professor orientar o cara para treinar. Equivalente a um boxer indo fazer karate e nocauteando os outros, mas os chutes dele inexistentes. Outra é que apesar do foco esportivo as vezes no exame é a chance do professor cobrar as posições de defesa pessoal. Competição é uma coisa boa para o cara se testar sob pressão, contra alguém que ele não conhece, entrar em forma e para ver como academia onde ele treina está num nível qunado comparada com as outras pelos resultados da competição.
O exame é uma demonstração simples das técnicas básicas que o cara já deveria saber para não passar vergonha. Tem alguns exames que os professores colocam inclusive os alunos lutando ou resistindo uma situação específica.
Quem acha que o leigo vai treinar em casa olhando o youtube e decorar uma raspagem e todo o currículo não percebe como os professores são experientes e vão ver a diferença de um cara fazendo um negócio imitado sem saber direito para um cara que usa o movimento na práticae já fez antes. Os currículos são sempre um pouco flexíveis, o professor pode mudar uma coisa e quebra um aluno de youtube.
O aluno as vezes é duro rolando, mas não faz uma coisa básica minimamente bem e cabe ao professor orientar o cara para treinar. Equivalente a um boxer indo fazer karate e nocauteando os outros, mas os chutes dele inexistentes. Outra é que apesar do foco esportivo as vezes no exame é a chance do professor cobrar as posições de defesa pessoal. Competição é uma coisa boa para o cara se testar sob pressão, contra alguém que ele não conhece, entrar em forma e para ver como academia onde ele treina está num nível qunado comparada com as outras pelos resultados da competição.
O bom do exame é q tira o cara da zona de conforto. Como disseram ai, tem cara q é duro, treina bem mas não executa as posições corretamente, vai tudo no instinto.
A partir do momento q vc é cogitado ao exame, o merecimento já ta no pacote. As duas coisas caminham juntas.
A partir do momento q vc é cogitado ao exame, o merecimento já ta no pacote. As duas coisas caminham juntas.
Se o cara treina por diversão ele não deve e nem pode reclamar de ficar muito tempo em uma faixa caso ele não tenha o conhecimento desejado pelo professor, eu conheço um cara que está só de faixa roxa faz 5 anos e já vi faixa azul de 2 anos de treino bagunçar o cara, tem pessoas que trava ou graduo porque era ogrão e forte ai a idade chega e acaba com o sujeito.
O tempo de treino de alguns atletas não são reais, pois a maioria deles começaram a treina jovens e pegaram faixas amarela, laraja e verde antes, ai chegam na azul e vão pegando uma faixa por ano até a preta, que deve ter sido o caso do já citado aqui no tópico vitor shaolin.
O tempo de treino de alguns atletas não são reais, pois a maioria deles começaram a treina jovens e pegaram faixas amarela, laraja e verde antes, ai chegam na azul e vão pegando uma faixa por ano até a preta, que deve ter sido o caso do já citado aqui no tópico vitor shaolin.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
gus77 escreveu:Uma coisa que a galera está equivocada é achar que nunca tem merecimento no exame de faixa. O professor sério só vai autorizar o cara a fazer o exame de faixa quando achar que ele merece. Podem achar que ele já poderia dar a faixa para o cara sem exame, tudo bem, mas é critério dele. O que é picaretagem é cobrar uma taxa alta por faixas, taxa por grau, graduar quando está precisando de dinheiro, criar mais faixas para ter mais graduações intermediárias, graduar criança em faixas avançadas.
Spoiler:
zimma escreveu:O bom do exame é q tira o cara da zona de conforto. Como disseram ai, tem cara q é duro, treina bem mas não executa as posições corretamente, vai tudo no instinto.
"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles
gus77 escreveu:Uma coisa que a galera está equivocada é achar que nunca tem merecimento no exame de faixa. O professor sério só vai autorizar o cara a fazer o exame de faixa quando achar que ele merece. Podem achar que ele já poderia dar a faixa para o cara sem exame, tudo bem, mas é critério dele. O que é picaretagem é cobrar uma taxa alta por faixas, taxa por grau, graduar quando está precisando de dinheiro, criar mais faixas para ter mais graduações intermediárias, graduar criança em faixas avançadas.
Se um professor considera o aluno apto a trocar de faixa, o exame se faz desnecessário.
Se 18 dias de treino por mês já não for o suficiente para saber se o aluno merece ou não a faixa, pode ter certeza que tem alguma coisa errada nessa história:
- Ou o professor não dá a mínima para os seus alunos ou está atrás do seu dinheiro.
A propósito, desconheço alguém que tenha sido reprovado em exame no JJ.
Se existe, é exceção, comprovando que exame de faixa é a coisa mais desnecessária do mundo.
Meu professor já disse que não vai cobrar pra graduar, muito menos graduar quem não estiver apto. Vai dar a roxa de o cara estiver com nível de marrom, e a marrom se o cara tiver nível de preta. Concordo com ele.