Economia - Tópico Oficial

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Re: Economia - Tópico Oficial

Mensagem por Shin » 09 Jun 2015 23:52

pauloctba escreveu:
Aí está o meu principal motivo para ser contra as regulações: Eu concordo que em várias vezes o consumidor vai sair prejudicado, assim como as empresas também vão. É claro que o mercado é cheio de falhas (como você mesmo disse, alguns ajustes demoram anos para serem feitos naturalmente), e seria muito bom se essas falhas pudessem ser resolvidas com uma simples canetada, mas aí entra o grande problema:
O governo também erra, e como você é um cara relativamente liberal, sabe que ele erra muito mais que o próprio setor privado. Se o estado resolve se meter na economia uma hora vai fazer uma cagada, assim como uma empresa. A diferença é que essa empresa vai sentir na pele os efeitos e vai lutar para evitar fazer outra cagada, caso contrário ela vai a falência. Além disso ela faz parte de um setor específico da economia e vive ele intensamente, então sabe detectar demandas muito melhor do que o estado. O estado nunca vai a falência e não necessariamente tem conhecimento dos setores que vai regular, daí a sua tendência de corrigir uma cagada com uma diarréia. O Brasil do Mantega é um exemplo disso, e acho que nem preciso entrar em detalhes.
Por isso que eu considero que as distorções do mercado fazem parte do jogo. Porque quando alguém mexe elas só aumentam.
Exato. Mas isso se aplica à intervenção. Regular é bem diferente. É como se o estado apenas arbitrasse fusões, incorporações e aquisições entre grandes players do mesmo mercado. Isso não é intervir e não causa distorção alguma.

Todas as grandes economias do mundo têm leis para coibir práticas anti-mercado. Não existe mais nenhuma laissez-faire no mundo. E é bom que seja assim.

O grande problema está na maturidade do governo que implantar tais medidas regulatórias. Se forçar demais vai pulverizar demais o mercado. E se afrouxar demais vai criar cartéis.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 09 Jun 2015 23:58

Tai-Pan escreveu:Também vou acompanhar esse tópico, quanto mais informação tivermos, menor será a lapada... Esse domingo passado peguei a fatura do meu cartão de crédito e comecei a ticar as últimas parcelas de cada compra parcelada e fazer uma projeção das que ainda não acabaram, resultado.. até setembro estou com a corda no pescoço (quatro meses), estou mudando minha forma de viver, ontem mesmo cortei meu cheque especial pela metade, pq não conseguiria de uma vez só e tô vendo aí o que vou/posso/preciso/tenho que comprar.. negócio tá apertado demais, tudo no comércio está bem caro, a gasolina tá foda, se não tivesse moto nem sei como estaria fazendo.
Cara, a gasolina tá foda mesmo. Infelizmente carro no Brasil não é luxo; é necessidade. Usar transporte público só mesmo em casos de extrema necessidade. Não dá pra largar o carro na garagem e passar a andar de ônibus e metrô. Se não fosse tão frouxo pra andar de moto no dia a dia, compraria uma. É um investimento que se paga em pouco tempo pra quem tem carro.

Mas não é só a gasolina. Fui no supermercado hoje mesmo. É incrível como tá tudo caro. Mesmo sabendo vez ou outra a gente se assusta. Parei pra comprar umas besteirinhas e se foram 200 reais.

A sorte é que eu nunca fui chegado a usar cartão de crédito, cheque especial e etc. Sempre paguei tudo à vista. Muito raramente parcelo alguma coisa. Nos dias de hoje tá foda usar dinheiro dos outros. Com os juros cada vez mais altos é loucura.

Tai-Pan
Contato:

Mensagem por Tai-Pan » 10 Jun 2015 07:20

Foda quando o cara vira refém de banco, pior é que eu trabalho no banco, fiz cursos de educação financeira e tal, fiz contabilidade, tô fazendo administração e a conta não fecha kkk mas vai fechar, daqui pra setembro não usarei mais cheque especial e cartão só se for indispensável.
Acho foda ficar cheio de restrições pra tomar uma gelada.. Meu sábado vai mudar..

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Jun 2015 10:26

http://g1.globo.com/politica/operacao-l ... z-cgu.html

alguém tem dúvida que com a morosidade da nossa justiça esses porcos não vão morder uma fatia do bolo?

Esse país é uma beleza!

Mago
Contato:

Mensagem por Mago » 10 Jun 2015 10:32

FROST escreveu:http://g1.globo.com/politica/operacao-l ... z-cgu.html

alguém tem dúvida que com a morosidade da nossa justiça esses porcos não vão morder uma fatia do bolo?

Esse país é uma beleza!
Eu já acho que isso foi um jeito que deram para "salvar" essas empresas.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 10 Jun 2015 11:28

FROST escreveu:http://g1.globo.com/politica/operacao-l ... z-cgu.html

Esse país é uma beleza!
Tu dúvida? O objetivo desse governo escroto sempre foi esse. Desde o começo da lava jato. Querem a todo custo defender as empreiteiras.

Até a mídia comprada do PT vitimiza os empreiteiros de tal forma que dá até dó dos coitadinhos.

Governo mais canalha que esse impossível.

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Jun 2015 11:36

Pois é, sempre aquela ideia de vitimizar quem está fazendo algum "bem" pra população.

Ainda temos que ler notícias de empresa que ta vendendo ações pra investir em outro ramo por que ta levando prejuízo com infra-estrutura no país, o pior de tudo é que nego acredita nessas baboseiras justificadas por esses lixos.

Esse país está fadado ao fracasso e nada me faz mudar de opinião.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 10 Jun 2015 12:53

FROST escreveu:Pois é, sempre aquela ideia de vitimizar quem está fazendo algum "bem" pra população.

Ainda temos que ler notícias de empresa que ta vendendo ações pra investir em outro ramo por que ta levando prejuízo com infra-estrutura no país, o pior de tudo é que nego acredita nessas baboseiras justificadas por esses lixos.

Esse país está fadado ao fracasso e nada me faz mudar de opinião.
Até matéria falando das péssimas condições da carceragem da polícia federal eles fizeram. E o detalhe: as carceragens da polícia federal no Brasil inteiro são algumas das melhores prisões do Brasil.

E a desculpa de que não se pode deixar as empresas quebrarem? Que os corruptos devem ser punidos mas as empresas devem ser salvas... Hahahahahaha... É tão ridículo que me da vergonha fazer parte de um povo que possivelmente acredita num absurdo tão grande como esse.

sewaa
Contato:

Mensagem por sewaa » 10 Jun 2015 15:51

Qua, 10/06/2015 às 13:40 | Atualizado em: 10/06/2015 às 13:48
Mais 2 mi de brasileiros entram para lista de inadimplentes
Kelly Oliveira l Da Agência Brasil

Mais 2 milhões de brasileiros entraram para a lista de inadimplentes, entre dezembro de 2014 e maio deste ano, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta quarta-feira, 10.

A alta nos cinco meses do ano chegou a 4,63%. A estimativa é que ao final de maio havia cerca de 56,5 milhões de brasileiros com o CPF negativado no Brasil. Em maio, comparado com o mesmo mês do ano passado, o crescimento ficou em 4,79%. Esse crescimento é o maior desde agosto do ano passado.

De acordo com o SPC Brasil, os brasileiros estão com dificuldades para fazer o pagamento até mesmo de contas básicas. O maior avanço no número de dívidas foi causado por atrasos com empresas concessionárias de água e luz, aumento de 13,31%, na comparação anual. Em segundo lugar, estão as dívidas com telefonia, internet e TV por assinatura, com crescimento de 12,02%.

A alta no segmento de bancos - com dívidas no cartão de crédito, empréstimos e seguros - chegou a 10,1%. Os bancos são os principais credores dos brasileiros, respondendo por 48,56% do toral de dívidas em atraso.

A pesquisa do SPC Brasil é feita em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

.
..

Isso do CPF negativado é por vários fatores né? Alguém sabe dizer?

Pq, porra, da 25% da população do país e se tirar crianças e jovens sobe ainda mais esse percentual.

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 10 Jun 2015 16:13

Agora que vi esse tópico, vou copiar a mensagem que mandei no de politica (que na verdade tem a ver com ambos os temas, como bem colocou o Shin, fica até difícil separa-los).
Jorginic escreveu:Um dos maiores feras do Mercado Financeiro no Brasil, o gestor Luis Stuhlberger (já citei ele e os relatórios do seu Fundo Verde pra embasar minhas opiniões aqui nesse tópico anteriormente), deu uma excelente entrevista para a Veja. ( http://veja.abril.com.br/blog/mercados/ ... m-negacao/" onclick="window.open(this.href);return false; )

Recomendo fortemente a leitura. O legal é que ao mesmo tempo que ele consegue passar a gravidade dos problemas que enfrentamos, o faz sem um viés politico/partidário (que via de regra acaba nivelando as discussões por baixo).

Quem se interessa por politica, economia e investimentos, não pode deixar de ler as paginas amarelas dessa edição da Veja. Fica a dica.
Em suma, ao meu ver essa entrevista com o Stuhlberger retrata muito bem a situação da nossa economia.
Imagem

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 10 Jun 2015 16:44

Shin escreveu:
A Empiricus é uma boa consultoria. Só que consultoria de investimentos é isso: consultoria. É por isso que em toda consultoria é obrigada por lei a colocar uma nota em todos os seus relatórios e recomendações dizendo que não se responsabilizam por ganhos ou perdas nos investimentos que fazem os clientes.

Ninguém no mundo consegue prever efetivamente o que o mercado vai fazer. Ninguém. Nem o Warren Buffett, nem o George Soros, ninguém.
Uma vez Shin, sempre Shin. Perfeito.
Imagem

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Economia - Tópico Oficial

Mensagem por Shin » 10 Jun 2015 17:16

sewaa escreveu:Qua, 10/06/2015 às 13:40 | Atualizado em: 10/06/2015 às 13:48
Mais 2 mi de brasileiros entram para lista de inadimplentes
Kelly Oliveira l Da Agência Brasil

Mais 2 milhões de brasileiros entraram para a lista de inadimplentes, entre dezembro de 2014 e maio deste ano, de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta quarta-feira, 10.

A alta nos cinco meses do ano chegou a 4,63%. A estimativa é que ao final de maio havia cerca de 56,5 milhões de brasileiros com o CPF negativado no Brasil. Em maio, comparado com o mesmo mês do ano passado, o crescimento ficou em 4,79%. Esse crescimento é o maior desde agosto do ano passado.

De acordo com o SPC Brasil, os brasileiros estão com dificuldades para fazer o pagamento até mesmo de contas básicas. O maior avanço no número de dívidas foi causado por atrasos com empresas concessionárias de água e luz, aumento de 13,31%, na comparação anual. Em segundo lugar, estão as dívidas com telefonia, internet e TV por assinatura, com crescimento de 12,02%.

A alta no segmento de bancos - com dívidas no cartão de crédito, empréstimos e seguros - chegou a 10,1%. Os bancos são os principais credores dos brasileiros, respondendo por 48,56% do toral de dívidas em atraso.

A pesquisa do SPC Brasil é feita em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

.
..

Isso do CPF negativado é por vários fatores né? Alguém sabe dizer?

Pq, porra, da 25% da população do país e se tirar crianças e jovens sobe ainda mais esse percentual.
A população economicamente ativa é em torno de 100 milhões.

Significa que você tem quase 60% de todos os potenciais consumidores brasileiros sem acesso a crédito; ou seja: sem cartão de crédito, sem cheque especial, sem empréstimo e sem financiamento.

Uma beleza, não?

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 10 Jun 2015 17:19

Jorginic escreveu:Agora que vi esse tópico, vou copiar a mensagem que mandei no de politica (que na verdade tem a ver com ambos os temas, como bem colocou o Shin, fica até difícil separa-los).

Em suma, ao meu ver essa entrevista com o Stuhlberger retrata muito bem a situação da nossa economia.
Ainda não li essa entrevista do Stuhlberger. Li algumas matérias sobre ela mas acho que vou comprar a Veja no iPad hoje à noite só pra lê-la.

Quando um cara desses fala, a gente tem que ouvir. Hahahaha

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 10 Jun 2015 17:27

A inadimplência vem subindo faz tempo, mas como conseguir emprego era mais fácil e a economia estava aquecida, as pessoas não levavam tanto tempo para quitar suas dívidas. A inflação disparou, os salários estão estagnados e o desemprego aumentando. O pior é que isso tudo ocorre em um ambiente onde as pessoas estão endividadas. Daí para a inadimplência é um pulo. Isso estava claro há alguns anos, mas os fanáticos não queriam ver. O governo e os bancos facilitaram o crédito, mas pouca gente lembra que o barbudo, na crise de 2009, dizia que tudo não passava de uma marolinha e que era para deixar os pessimistas de lado e gastar.

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 10 Jun 2015 20:20

Stuhlberger vê alta brutal de imposto, Brasília ‘em negação’

Segurem suas carteiras. Vem aí uma brutal alta de impostos.Luis Stuhlberger

Em uma entrevista às Páginas Amarelas de VEJA que chega às bancas nesta sexta-feira, Luis Stuhlberger, o gestor de investimentos mais respeitado do Brasil, tem más notícias para quem acredita que as coisas vão melhorar em breve, só por causa de Joaquim Levy.

“O que vai acontecer é o que ocorre no Brasil desde a Constituição de 1988: aumentos de impostos,”, diz o gestor do fundo Verde. “Posso garantir que haverá alta não só neste ano, mas também no próximo, no próximo e no próximo.”

A entrevista é uma aula de economia que lembra o Inferno de Dante, pois exige que o leitor ‘deixe aqui toda a sua esperança, ó vós que entrais.’

Com o ajuste fiscal este ano, será que o PIB volta a crescer em 2016? Esqueça.

“Desde o semestre passado, entramos com força num período de baixo crescimento, que não chegará ao fim em 2016, nem em 2017 e talvez nem mesmo em 2018,” diz Stuhlberger.

O diagnóstico de Stuhlberger tem um peso particular porque ele critica a vulnerabilidade do modelo econômico brasileiro há pelo menos cinco anos, e é conhecido por monitorar os humores da economia real junto empresários e grandes executivos — muitos dos quais, investidores em seu fundo.

“Os deputados e senadores sabem que a situação é crítica, mas não querem arcar com o desgaste do corte,” diz. “O Congresso e o Executivo estão em estado de negação. Se tudo o mais falhar, eles acham que se pode aumentar mais ainda os impostos.”

Stuhlberger diz que o País não vai quebrar ‘como no passado’, mas que vai viver num ‘equilíbrio vicioso.’

“O cenário virtuoso seria o aumento da produtividade, com reformas e inflação baixa. Mas como não existe nem debate, nem liderança, nem espírito patriótico para fazer esse tipo de reforma, só resta fazer remendos. Enquanto isso a economia vai sendo sucateada, como um transatlântico, afundando lentamente.”

A entrevista também traz uma ‘dica de investimento’ de Stuhlberger: ele não compraria ações da Petrobras.

“Um dos meus princípios é fugir de estatais. Por uma questão básica: elas não visam ao lucro. Por que vou investir em uma empresa cujo objetivo é servir o Estado?”

Nesta sexta, em VEJA.

http://veja.abril.com.br/blog/mercados/ ... m-negacao/" onclick="window.open(this.href);return false;
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

Responder