Porque a galera detesta o Paulo Coelho e o Romero Britto ?
- rodrigoreis79
- Contato:
Porque a galera detesta o Paulo Coelho e o Romero Britto ?
É impressionante a quantidade de pessoas que julgam os dois como péssimos em seu ramo (escritor e artista).
Eu não curto a obra de nenhum dos dois, mas eu li alguns livros (queimando o próprio filme...hehehe) e obviamente já vi os quadros. Mas quando pergunto para alguém, ou leio em algum fórum, uns 98% de pessoas criticam demais os 2.
Eu comentei num tópico de que a leitura, em alguns casos, serve para um objetivo especifico. Por exemplo, os livros do Paulo Coelho e do Dan Brown eu li todos em inglês, porque eu queria estudar, então para o que eu queria, me serviram bem. Se alguém quer ler sem compromisso, também serve, e por aí vai.
Mas simplesmente dizer que é um lixo porque não vai com a cara ou para ir na onda da maioria, é tenso.
Pergunto: nenhum dos dois é digno de se ler ou ver o quadro, em hipótese nenhuma ? o que acham desse julgamento de que são péssimo e quem é contrário é leigo ou burro ?
Eu não curto a obra de nenhum dos dois, mas eu li alguns livros (queimando o próprio filme...hehehe) e obviamente já vi os quadros. Mas quando pergunto para alguém, ou leio em algum fórum, uns 98% de pessoas criticam demais os 2.
Eu comentei num tópico de que a leitura, em alguns casos, serve para um objetivo especifico. Por exemplo, os livros do Paulo Coelho e do Dan Brown eu li todos em inglês, porque eu queria estudar, então para o que eu queria, me serviram bem. Se alguém quer ler sem compromisso, também serve, e por aí vai.
Mas simplesmente dizer que é um lixo porque não vai com a cara ou para ir na onda da maioria, é tenso.
Pergunto: nenhum dos dois é digno de se ler ou ver o quadro, em hipótese nenhuma ? o que acham desse julgamento de que são péssimo e quem é contrário é leigo ou burro ?
-
- Contato:
Re: Porque a galera detesta o Paulo Coelho e o Romero Britto
Não entendo porra nenhuma de arte plastica mas gosto e tento aprender o mínimo pra poder visitar museus e tal, e prra entender o pq do meio das artes plasticas não aceitarem bem o Romero Britto eu ouvi esse podcast:
http://www.b9.com.br/57955/podcasts/ant ... go-britto/" onclick="window.open(this.href);return false;
Basicamente dizem que a arte dele é rasa, ja que ele pinta basicamente a mesma coisa desde o inicio da carreira ele não evoluiu como artista, ele não tem fases na carreira. Sempre que questionam sobre o significado sobre sua arte, ele diz que é por ser brasileiro, um povo alegre...
Ele não possui muitos traços nos quadros, geralmente formas geométricas vetorizadas coloridas que formam um desenho.
Acho que ele até se intitulou "O Novo Picasso" numa exposição que fez em Nova Iorque tambem.
E outra critica que fazem é do fato de ele não dar ouvidos a críticos de arte e galerias.
Pessoalmente eu não tenho opinião formada, só quis saber o pq da ojeriza a obras do cara.
http://www.b9.com.br/57955/podcasts/ant ... go-britto/" onclick="window.open(this.href);return false;
Basicamente dizem que a arte dele é rasa, ja que ele pinta basicamente a mesma coisa desde o inicio da carreira ele não evoluiu como artista, ele não tem fases na carreira. Sempre que questionam sobre o significado sobre sua arte, ele diz que é por ser brasileiro, um povo alegre...
Ele não possui muitos traços nos quadros, geralmente formas geométricas vetorizadas coloridas que formam um desenho.
Acho que ele até se intitulou "O Novo Picasso" numa exposição que fez em Nova Iorque tambem.
E outra critica que fazem é do fato de ele não dar ouvidos a críticos de arte e galerias.
Pessoalmente eu não tenho opinião formada, só quis saber o pq da ojeriza a obras do cara.
Editado pela última vez por M.Vinicius em 12 Jun 2015 10:13, em um total de 1 vez.
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Romero Brito é fácil, pq eu acho os quadros dele feios pra caralho e sem significado.
Paulo Coelho eu nunca li nada inteiro, só uns trechos. E é ridículo também, mal escrito, raso, e superestimado.
Acho que pros dois, o motivo de tanto ódio é eles terem mto sucesso. Se eles fossem artistas de bairro, vc ia olhar/ler e falar "putz, que bagulho ruim" e esquecer que ele existe. Mas quando os dois são tratados internacionalmente como gênios, e vc sabendo que a arte deles é um lixo, acaba gerando uma indignação, uma inconformidade tipo "isso é ruim, é claramente ruim, como tanta gente pode idolatrar?".
Paulo Coelho eu nunca li nada inteiro, só uns trechos. E é ridículo também, mal escrito, raso, e superestimado.
Acho que pros dois, o motivo de tanto ódio é eles terem mto sucesso. Se eles fossem artistas de bairro, vc ia olhar/ler e falar "putz, que bagulho ruim" e esquecer que ele existe. Mas quando os dois são tratados internacionalmente como gênios, e vc sabendo que a arte deles é um lixo, acaba gerando uma indignação, uma inconformidade tipo "isso é ruim, é claramente ruim, como tanta gente pode idolatrar?".

-
- Contato:
Eu vejo que, no caso do Romero Britto, muita gente odeia pq é legal odiar. Esta na moda criticar o cara, então nego critica sem conhecer muito mesmo.NoFunAtAll escreveu:Romero Brito é fácil, pq eu acho os quadros dele feios pra caralho e sem significado.
Tem um grafiteiro chamado Kobra, que faz obras fodas, e as paradas dele estão cada vez mais populares, então ele esta num hype foda. Estava conversando com uma amiga essa semana e estávamos discutindo quando chegará a época de odiar o Kobra.
- Velho_Logan
- Contato:
Acho que aqui fala bastante sobre essa questão do Romero...
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... itto.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Pelo que se entende, ele pouco se importou com a necessidade de ter a "aprovação" dos grandes "artistas" e críticos brasileiros, mandou os caras e suas grandes exposições pra merda e fez fama e dinheiro sem depender dos caras...
Daí todo mundo ficou mordidinho e ficam tentando queimar o filme do cara.
Quanto ao Paulo Coelho, ao mesmo tempo que nunca entendi o haterismo também nunca entendi a fama que ele ganhou...
Lí alguns de seus principais livros e não achei nada demais alí... tem coisa de auto-ajuda muito melhor por aí...
Particularmente, acho que ele usou e abusou da "fama comprada", no qual muitos artistas pagam pra serem divulgados como "pop's", daí junta a necessidade do povo brasileiro de correr atrás de quem é famoso e são "formador de opiniões" e o cara sai surfando na crista da onda.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... itto.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Pelo que se entende, ele pouco se importou com a necessidade de ter a "aprovação" dos grandes "artistas" e críticos brasileiros, mandou os caras e suas grandes exposições pra merda e fez fama e dinheiro sem depender dos caras...
Quanto ao Paulo Coelho, ao mesmo tempo que nunca entendi o haterismo também nunca entendi a fama que ele ganhou...
Lí alguns de seus principais livros e não achei nada demais alí... tem coisa de auto-ajuda muito melhor por aí...
Particularmente, acho que ele usou e abusou da "fama comprada", no qual muitos artistas pagam pra serem divulgados como "pop's", daí junta a necessidade do povo brasileiro de correr atrás de quem é famoso e são "formador de opiniões" e o cara sai surfando na crista da onda.

Minha esposa gosta muito do Romero Britto. Temos um quadro dele na sala de casa.
Chega a ser engraçado quando recebemos amigos "descolados", pois a cara de desprezo que eles fazem quando veeem o quadro é impressionante!
Eu li uma vez (e acho coerente) que o Romero Britto é tão desprezado porque ele não fez o caminho "correto" de um artista, que é começar em pequenos espaços, conhecer as pessoas certas, ir crescendo dentro do meio da arte partindo para galerias mais importantes, para somente depois de ter esse certificado de qualidade ficar conhecido do público leigo. Ele ficou famoso e rico à margem dos intelectuais, e ainda em Miami, que também é desprrezada por qualquer um que seja "cool".
E tem o "problema"do Romero Britto colocar seu nome e seu estilo em prato, mala, copo, quadro, capinha de celular, e em preços acessíveis. Nada que uma pessoa da classe C gosta e pode comprar pode prestar, ser considerado arte então é um absurdo.
O caso do Paulo Coelho é parecido. Ele ficou famoso longe dos intelectuais, não era colado nos críticos que podem falar o que é bom e o que não é, e enquanto todo mundo falava que vende pouco porque brasileiro não lê, nem sabe ler, ele foi lá e vendeu toneladas de livros.
Quando foram falar que ele só vendia porque fazia literatua pra burro, o Paulo Coelho arrebentou de vender livros em todos os cantos do mundo. Qual é a desculpa agora?
Eu não gosto dos livros dele, não é minha praia. Mas falar que não presta é bizarro.
Enfim, o mundinho das artes é muito hipster. Se sua empregada e a recepcionista do seu dentista conhecem e compram, não presta. Ou já prestou, mas na época que ninguém conhecia, antes de ser vender.
Chega a ser engraçado quando recebemos amigos "descolados", pois a cara de desprezo que eles fazem quando veeem o quadro é impressionante!
Eu li uma vez (e acho coerente) que o Romero Britto é tão desprezado porque ele não fez o caminho "correto" de um artista, que é começar em pequenos espaços, conhecer as pessoas certas, ir crescendo dentro do meio da arte partindo para galerias mais importantes, para somente depois de ter esse certificado de qualidade ficar conhecido do público leigo. Ele ficou famoso e rico à margem dos intelectuais, e ainda em Miami, que também é desprrezada por qualquer um que seja "cool".
E tem o "problema"do Romero Britto colocar seu nome e seu estilo em prato, mala, copo, quadro, capinha de celular, e em preços acessíveis. Nada que uma pessoa da classe C gosta e pode comprar pode prestar, ser considerado arte então é um absurdo.
O caso do Paulo Coelho é parecido. Ele ficou famoso longe dos intelectuais, não era colado nos críticos que podem falar o que é bom e o que não é, e enquanto todo mundo falava que vende pouco porque brasileiro não lê, nem sabe ler, ele foi lá e vendeu toneladas de livros.
Quando foram falar que ele só vendia porque fazia literatua pra burro, o Paulo Coelho arrebentou de vender livros em todos os cantos do mundo. Qual é a desculpa agora?
Eu não gosto dos livros dele, não é minha praia. Mas falar que não presta é bizarro.
Enfim, o mundinho das artes é muito hipster. Se sua empregada e a recepcionista do seu dentista conhecem e compram, não presta. Ou já prestou, mas na época que ninguém conhecia, antes de ser vender.
Olha cara, eu não chego a ser fã do paulo coelho, mas as vezes a impressão que tenho é que se ele fosse gringo seria super querido pelos leitores brasileiros. Até pq a maior parte das críticas vem daqui mesmo.
Até entendo q os assuntos q ele escreve não são tão populares, mas livros como o Alquimista são simplesmente incríveis.
Romero britto nao posso opinar, não manjo nada de arte.
Até entendo q os assuntos q ele escreve não são tão populares, mas livros como o Alquimista são simplesmente incríveis.
Romero britto nao posso opinar, não manjo nada de arte.

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
É por aí mesmo! Já li a respeito do Romero Britto e, pelo que entendi, ele simplesmente ignorou uma enormidade de frescuras do meio artístico e se preocupou apenas em fazer o trabalho dele; ele priorizou a aceitação pública, o sucesso comercial e não o rendimento crítico. Outro detalhe - e consequência disto - é que seu sucesso causou e causa muita inveja nesse meio tão boçal, o que fomenta ainda mais ódio por parte dos entendidos de arte.Velho_Logan escreveu:Acho que aqui fala bastante sobre essa questão do Romero...
Particularmente, gosto do trabalho do Romero Britto, penso que ele fez algo realmente diferente do convencional e que ao mesmo tempo é extremamente característico e vibrante. Claro que essa popularização leva muita gente a dizer que não gosta, mas o fato é que ele fez sim por merecer o destaque que tem, pois ao contrário de muitas obras, qualquer um consegue achar seu trabalho bonito e original.
Já o Paulo Coelho eu não sei dizer, afinal, nunca li por completo nenhuma obra sua, mas, pelo pouco que tive conhecimento, não achei nada demais. Também é evidente que ele tem muito marketing e é um cara dos mais espertos em termos de negócios.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2
Apenas um adendo sobre o Paulo Coelho.
Apesar de ele nao morar no br (padrão de qq brasileiro q faz sucesso, zarpar fora), estava vendo um hangouts sobre a feira de Frankfurt de 2013 onde ele não compareceu em sinal de protesto, pois os escritores convidados formam um clube do bolinha e excelentes escritores brasileiros de literatura fantástica e ficção não tiveram espaço (o brasil seria homenageado neste ano). Achei nobre o posicionamento em favor de quem não tem tanto sucesso.
Apesar de ele nao morar no br (padrão de qq brasileiro q faz sucesso, zarpar fora), estava vendo um hangouts sobre a feira de Frankfurt de 2013 onde ele não compareceu em sinal de protesto, pois os escritores convidados formam um clube do bolinha e excelentes escritores brasileiros de literatura fantástica e ficção não tiveram espaço (o brasil seria homenageado neste ano). Achei nobre o posicionamento em favor de quem não tem tanto sucesso.

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"
Eu concordo com o Sharivan. Pelo pouco que conheço dos dois é isso aí. Fazendo um adendo que Romero faz e fez muito sucesso nos EUA entre famosos, estando assim em muitas mansões de artistas. Por isso o haterismo. A arte dele pelo menos serve para enfeitar, alegrar dando cor e vida no ambiente. Não é daquele tipo de lixo que o cara joga a lata de tinta no quadro, nasce um borrão respingado e os críticos ficam horas e horas filosofando sobre essa merda que de arte, beleza e profundidade não tem nada.
Paulo Coelho é bastante marketeiro mesmo. Já fez até o caminho de Compostela.
Paulo Coelho é bastante marketeiro mesmo. Já fez até o caminho de Compostela.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “
Mês passado teve um Nerdcast com o Romero Britto, muito bom.
http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdca ... ro-britto/
http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdca ... ro-britto/
O importante é o caixão bem pesado...
O Romero Brito achou uma fórmula, estilo sei lá e fica repetindo, se auto plagiando, ele é safo achou um jeito de vender as gravuras dele e expandiu para um monte de mercadorias com a estampa caraterística. Olho o que ele faz e parece que dá para fazer um monte igual em escala. Dizem que as obras dele são parecidas com de alguns artistas. Ele também não é modesto nas entrevistas dele, então é um prato cheio para os haters. Já vi quadros de pintores famosos que não me agradam, não sou um fã de cubismo por exemplo.

Sobre o Paulo Coelho, ele tinha uma colunanum jornal que publicava alguns contos, eu li algumas, e também era um bocado repetitivo e meio infantil até, sempre uma historinha de um monge oriental com uma lição de moral óbvia. Nunca me animei de ler os livros dele, só vi trechos, tem algumas pessoas que gostaram muito. Não ter um julgamento mais concreto do trabalho dele sem ter lido um livro. Já li livros de escritores muito conceituados, como Jorge Amado, que achei péssimos.

Sobre o Paulo Coelho, ele tinha uma colunanum jornal que publicava alguns contos, eu li algumas, e também era um bocado repetitivo e meio infantil até, sempre uma historinha de um monge oriental com uma lição de moral óbvia. Nunca me animei de ler os livros dele, só vi trechos, tem algumas pessoas que gostaram muito. Não ter um julgamento mais concreto do trabalho dele sem ter lido um livro. Já li livros de escritores muito conceituados, como Jorge Amado, que achei péssimos.
queria ter um 'the hug' na minha sala. me julguem.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores
-
- Contato:
IssoKRATOSCS escreveu:Simples, aqui na bananolãndia quem consegue sucesso e faz muita grana é invejado.

- rodrigoreis79
- Contato:
M.Vinicius escreveu:Não entendo porra nenhuma de arte plastica mas gosto e tento aprender o mínimo pra poder visitar museus e tal, e prra entender o pq do meio das artes plasticas não aceitarem bem o Romero Britto eu ouvi esse podcast:
Com relação a não evoluir, ou mudar o seu estilo, isso pode ser visto de forma positiva. Por exemplo, uma banda que tem seu estilo, que você reconhece mesmo que ouça uma música nova pela primeira vez, não é um pouco do que a maioria busca ?
Entendo que existem algumas que evoluem e mudam seu estilo, e isso nem sempre significa que vai ser para melhor. As vezes se manter fiel ao seu estilo é o que todo artista busca, ainda mais quando seu trabalho é reconhecido rapidamente por aqueles que curtem.