Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
junim
Mensagens: 150
Registrado em: 06 Out 2014 17:59
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por junim » 10 Jun 2015 20:51

nao sei o que eu acho, mas eu parto do pressuposto que se é pra me fuder estudando, que seja pra ganhar melhor. vai ter que se fuder igual, seja pra agente administrativo de qqr coisa, seja pra juiz.

Pac0
Mensagens: 19
Registrado em: 21 Mai 2015 12:18
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Pac0 » 10 Jun 2015 21:07

O diploma por si só não te dará mais chances na prova, mas ele é um limitador de concorrência. Apesar de qualquer um com dedicação nos estudo conseguir igualar seu nível de conhecimento em sua área de formação, se ele não tiver o diploma não vai conseguir disputar a vaga.

Então, na minha opinião, se você tem ensino superior use dessa vantagem para limitar sua concorrência. A não ser que você não tenha tempo para focar em toda matéria do cargo superior.

belico
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Out 2014 18:26
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por belico » 10 Jun 2015 22:19

Acho que depende do concurso, quantidade de vagas, etc. Técnico e analista de tribunal por exemplo acho que analista é menos difícil.

Blessed
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Mai 2015 22:43
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Blessed » 10 Jun 2015 22:51

mottamoraesjj escreveu:aí galera, tem um cara aqui do forum que disse que iria escrever um relato de como é ser analista do trt...rotina , essas coisas. Não rolou ainda o depoimento néh?
Também estava esperando o depoimento desse cara. Estou iniciando meus estudos para o TRT e queria ver esse relato.

Blessed
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Mai 2015 22:43
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Blessed » 10 Jun 2015 22:57

Sidnei Junior escreveu:Vocês acham que um concurso para ensino superior, na sua área de formação, é mais fácil de passar do que um de ensino médio.
Gostaria da opinião de vocês?? valeu
Vou na mesma opinião do belico. Depende da área, do concurso etc.
O número da concorrência, na minha opinião, não diz muito, mas sim a média da pontuação da galera nos concursos passados.

Violence
Mensagens: 4820
Registrado em: 20 Out 2014 19:47
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Violence » 10 Jun 2015 23:39

Blessed escreveu:
Vou na mesma opinião do belico. Depende da área, do concurso etc.
O número da concorrência, na minha opinião, não diz muito, mas sim a média da pontuação da galera nos concursos passados.
Tô começando a estudar pra concursos agora, mas pelo que eu vi da relação candidato/vaga nos concursos anteriores pra área que eu pretendo, nem tem pq escolher um cargo com uma concorrência menor, pq tá tudo extremamente concorrido. Ou o cara vai pra fechar a prova, ou nem tem como passar n.

Avatar do usuário
Mileto
Mensagens: 5649
Registrado em: 31 Out 2014 15:58
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Mileto » 11 Jun 2015 00:06

codematrixbr escreveu: 1) Mano, tipo eu fiz somente 1 cursinho preparatorio, que foi o LFG telepresencial, pois na minha cidade não havia cursinhos, pois bem, para o primeiro contato com o mundo dos concursos para mim foi de grande valia, aprendi que se estudar serio você consegue, porém não curto mais fazer cursinhos estilo "pacotão", acho que se voce consegue aprender muito mais, com video-aulas com os melhores professores, mas isso vai de cada um.

2) Não vale.

3) Planejamento de estudo e tão importante quanto estudar o conteúdo (pelo menos para mim), pois e ele que vai te dar o que estudar, quando estudar, qual a quantidade de matérias que você precisa estudar, a quantidade de horas e dias, enfim ele vai te dar um roteiro, para você se dar bem na prova.
bem de maneira bem resumida e isso, qualquer coisa nos informa qual o concurso, que talvez a gente possa até montar uma bibliografia (melhores video aulas-melhores materiais em pdf) sei la, tem muito cara fera aqui, abraços.
Cara, é o concurso da Prefeitura de BH, para Analista de Políticas Públicas. As provas são de Português, Informática, Dir. Administrativo, Dir. Constitucional, Gestão Pública, Legislação Municipal Aplicada, Específica (no meu caso, Psicologia) e Redação.

Principalmente a parte de Direito que me ferra, nunca tive muito contato com essa área :fear:
Pac0 escreveu:Mileto, se você é de BH ainda tá em tempo de inscrever-se no concurso do TRT de minas (até amanhã, se não me engano). É claro, se for de seu interesse.

Sobre as dicas de estudo não vou me arriscar porque sou um iniciante no assunto também. hehehe
Pac0, esse concurso é pra cadastro de reserva, certo? Eu preciso de alguma coisa mais concreta mesmo, pq a água ta batendo na bunda já heheheheh
Cascão escreveu: Na minha opinião, considerando que o edital está aberto e você tem pouco tempo:

1. Cursos preparatórios: Fuja deles, salvo se for curso anual e bem detalhado.
2. Apostilas de banca: Passe longe. Muito bla bla bla e pouca objetividade.

- comece baixando provas anteriores desse concurso. Veja o que o examinador quer do candidato. A partir daí monte seu cronograma de estudos.
- português: assista vídeos do youtube
- atualidades: idem
- direito: lei seca sempre atualizada até a abertura do edital e caderno. Sempre tem alguém que posta anotações de cursos anteriores
- inscreva-se no CW. A galera troca de informações e outras coisas pertinentes

Fica a dica,
Sim, youtube realmente me pareceu uma boa, ajuda a complementar bem os estudos! Não só em Português, mas na parte de Direito/Gestão Pública, tem alguém bom por lá também?

Como eu suspeitei, então devo correr de apostilas de banca né? Me parece uma furada mesmo, vi uma hj com material disponível em CD ROM, o cd tava até com tapa olho e papagaio no ombro, muito fuleiro!

Vou procurar os materiais específicos, depois jogo aqui pra ver a opinião de vocês, se são bons ou se já abandono eles também!

Brigadão pela força aí, galera!! Já tão me ajudando demais! :2handed:

Avatar do usuário
.bk
Mensagens: 322
Registrado em: 03 Out 2014 22:25
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por .bk » 11 Jun 2015 01:29

Tu pode baixar os pdfs de cursos também, os melhores falados são :Estratégia, ponto dos concursos(Estão reclamando nos últimos tempos). Procura aqui pelo tópico ou coloca assim no google: (nome concurso, matéria) estratégia link:minhateca, ele vai procurar o material nesse site(muita gente hospeda material nele). Depois, pesquise quais os melhores professores de cada matéria e veja qual você gosta mais. Pra estudar não tem segredo, é sentar e ler livros, ver videos aulas quando estiver cansado ou no final de alguma matéria ou quando não intender muito bem, estiver sem tempo e quiser relaxar. Ler a lei seca(Ler as portarias, lei no site do governo artigo por artigo).

Antes de tudo isso, você vê qual banca vai aplicar a prova, isso é muito importante pois, as bancas aplicam e fazem questões diferentes uma das outras, umas cobram mais regras gramaticais, outra pegam pesado em pontuações por exemplo. Depois ver como as bancas gostam de pedir na prova, por exemplo o CESPE em português gosta muito de colocar 'No texto abaixo, substituindo a palavra "acento" por "assento" altera gramaticamente o texto", e assim por diante. Os pdfs ajudam nisso, porque já passam certos macetes e mapas mentais prontos.

Sobre estudar, veja qual funciona melhor pra você. O que mais utilizam é o ciclo de matérias que nada mais é como se você estivesse estudando numa escola, por exemplo: das 10h as 11h você estuda português, das 13h as 14h você estuda raciocínio lógico. Você pode baixar o livro do alexandre meirelles "como estudar pra concursos" que da boas dicas.

De dicas de horário, deixe um cronometro do seu lado e marque o horário que você realmente estuda, se você for ao banheiro por exemplo, pare o relógio. Isso ajuda você a ver quantas horas realmente estudou, você pode estar perdendo muito tempo indo tomar agua por exemplo e não estar percebendo, eu achava que estudava 2h, quando na verdade estudava 1:48h. Ache duas matérias que você goste e coloque no começo e no final do seu horario, isso te da motivação e boa vontade de começar e a terminar de estudar. Deixe raciocinio lógico/matematica pra depois do almoço se você tem o dia livre, isso te impede de cair no sono.

Faça bastante questões, exagere nas questões, faça 100-200-300 cada semana, mas faça sempre as que tem resposta e o porque da mesma.

Não pule redação, procure bons professores para lhe ajudar, paulo jamulk pode te dar um ponta pé inicial, mas é bom procurar outras fontes e fazer pelo menos 1 redação por semana, pegue um assunto nas matérias especificas e mete bala.

Se arrebente de estudar mas não se mate, se tu tiver a oportunidade de sair, fazer algo no final de semana ou no final do estudo, aceite e vá, faz bem pro corpo e cabeça e tu voltará a estudar com mais prazer. Faça algum esporte se conseguir, correr, treinar etc.

Ache algum ponto de motivação, se for dinheiro, mulheres, carro, estabilidade etc.

Entre em grupos do facebook do seu concurso e de concursos em geral, as pessoas tem habito de inventar/fazer questões e postar no grupo, é um ótimo modo de aprender também e pegar algum material interessante. Mas, quando terminar a prova, nunca mais entre no grupo, muita gente posta que foi bem na prova, que acertou não sei o que, que no gabarito não oficial acertou 97% da prova. Só serve pra golpear seu psicológico.

No mais tu vai aprender a estudar na pratica, tu pode iniciar com as dicas do pessoal e com os melhores materiais, mas no decorrer do estudo tu vai ver que muita coisa que funciona com os outros não funciona contigo e vai achar seu jeito de estudar, além de trocar materias e material de professores e cursos que foram bastante elogiado pelos outros mas, tu simplismente não gostou ou se adaptou ao material.

Boa sorte.

flaviofiori
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Jan 2015 13:51

Re: Concursos Publicos

Mensagem por flaviofiori » 11 Jun 2015 07:19

Nao sou de pedir nada e gostaria da ajuda do pessoal que baixa as aulas dos cursos, pois, quero baixar um curso pré vestibular e gostaria de saber qual programa o pessoal utiliza para baixar as video aulas;, fica no aguardo .
Deus no comando, Foco, Fé e Força

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 11 Jun 2015 08:09

flaviofiori escreveu:Nao sou de pedir nada e gostaria da ajuda do pessoal que baixa as aulas dos cursos, pois, quero baixar um curso pré vestibular e gostaria de saber qual programa o pessoal utiliza para baixar as video aulas;, fica no aguardo .
gostei bastante desse zd soft screen recorder

Avatar do usuário
Mileto
Mensagens: 5649
Registrado em: 31 Out 2014 15:58
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Mileto » 11 Jun 2015 11:15

Philly Shell escreveu:
TRT-3 colocou cadastro de reserva para não ter obrigatoriedade de chamar um número certo de pessoas, mas quem tá dentro do TRT diz que vão chamar muito nego de cara, pois estão com déficit de servidores.
Pode creer, disso eu não sabia! A inscrição é até amanhã, vou ler esse edital com calma hoje! :punk:

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 11 Jun 2015 19:17

Aí pessoal. Vocês sabem qual o curso mais top entre estratégia ou ponto? ( para trt). Sei que o bom seria ler os dois. Mas a preguiça toma conta hauhauahuahauhahu.

venire
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Mai 2015 17:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por venire » 12 Jun 2015 08:39

Pessoal, indico o seguinte site: http://www.joaolordelo.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Ele foi aprovado em primeiro lugar no concurso do MPF, e no site disponibiliza alguns materiais gratuitos de qualidade.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 12 Jun 2015 12:38

Blessed escreveu:
Também estava esperando o depoimento desse cara. Estou iniciando meus estudos para o TRT e queria ver esse relato.


hauhauhaua na real cara, melhor nem saber 100% como que é lá dentro. Não deve ser um mar de rosas, muito pelo contrário. Vai que no depoimento do brother ele escreve algo que deixe nos desestimulados ao estudo pra trt. Negócio é nem saber nada, estudar muito e já era hehehehe.Ah ... e pegar uns 2 treininho de jiu na semana só pra não pira . uuahuaha abraço

L_Dash
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2015 19:25
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por L_Dash » 12 Jun 2015 13:06

mottamoraesjj escreveu:Aí pessoal. Vocês sabem qual o curso mais top entre estratégia ou ponto? ( para trt). Sei que o bom seria ler os dois. Mas a preguiça toma conta hauhauahuahauhahu.
Olá! Eu estudo por PDF's do estratégia e acho muito bom, assim como conheço pessoas que estudam pelo do Ponto e também o consideram ótimo. Praticamente são a mesma coisa, o que muda é o valor, o curso do Estratégia sai mais em conta, não perdendo nada para o Ponto. Por isso mesmo, não acho que vale a pena ler os dois. Não sei que cargo você almeja, entretanto, indico que escolha um dos dois e complemente com doutrina. Para cargos de analista jurídico, principalmente, é imprescindível a leitura de livros.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: carodrigues, Djair Ferreira, Fpmg, FROST, Hags, onurBJJ, Puime, Raul Nutti, Rugby Man, Tartaruga, Will R e 209 visitantes