Porque a galera detesta o Paulo Coelho e o Romero Britto ?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Porque a galera detesta o Paulo Coelho e o Romero Britto

Mensagem por Tony Fla » 12 Jun 2015 11:21

Nunca tinha ouvido falar nesse Romero Britto.

Li um livro do Paulo Coelho e cada vez que lembro disso eu o xingo pois perdi horas preciosas da vida.

Foi a história de um pastor de ovelhas, depois ia pro deserto e continuava o lixo de história, é um dos principais livros dele.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 12 Jun 2015 11:23

Tentei ler Paulo Coelho uma só vez. Era o Diário de um Mago. Devo confessar que tenho preconceito com a literatura de autoajuda. Sempre passei perrengues na minha vida e não foi a porra de um livro mal escrito que me estimulou a fazer as coisas. Creio que não consegui ler mais de 3 páginas. Os quadros do Romero Britto são bizarros. Ok, é alegre e cheio de cor, mas isso não é arte. Por que eu tiro o chapéu para ambos???? Eles têm a cara de pau de ir à luta e empurrar para o público produtos de qualidade duvidosa e são bem sucedidos nessa tarefa. Está cheio de artistas talentosos por aí, mas que não possuem um bom empresário ou são péssimos de marketing pessoal. Um cara assim pode sobreviver, mas nunca saberá ganhar muito dinheiro.

Por outro lado, parece que artista bom é aquele que vive ferrado. Quando alguém ganha muito dinheiro, independente do talento, logicamente será rotulado de picareta. Stephen King, Adam Sandler, Sidney Sheldon, entre outros, podem fazer uma obra de arte, mas já estão rotulados pela crítica como escritores e artistas de pouco talento.

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 12 Jun 2015 11:31

No caso do Paulo Coelho, não conheço o outro mas deve ser o mesmo motivo, creio q seja pela coisa do "Ser Pop"; tipo como acontece na música onde tudo o que é pop sofre certa "rejeição cult daqueles q são fiéis a algum movimento". Não sei se fui claro.

Ainda na música podemos citar o Metallica q era idolatrado mas de repente lançou um cd mais Pop, mudando inclusive a imagem da banda, e passou a ser odiado pelos fãs "trues". O problema é q funcionou e independente dos fãs trues os caras se tornaram a única banda de metal a figurar entre os cds mais vendidos do mundo nesse estilo. FUNCIONOU.

Assim como é com o Paulo Coelho ... o bixo é um dos mais lidos no mundo todo e, se não me engano, é o escritor brasileiro q tem mais livros traduzidos em não sei qtas línguas e escrevendo de forma mais despojada, quase como uma música pop sem nada rebuscado demais.

Fazendo "a comparação", é bem mais fácil ler paulo coelho do q machado de assis ... e isso cai no gosto popular.

Eu penso q seja por aí.
...

Thiago RS
Contato:

Mensagem por Thiago RS » 12 Jun 2015 11:40

Anônimo escreveu:Tentei ler Paulo Coelho uma só vez. Era o Diário de um Mago. Devo confessar que tenho preconceito com a literatura de autoajuda. Sempre passei perrengues na minha vida e não foi a porra de um livro mal escrito que me estimulou a fazer as coisas. Creio que não consegui ler mais de 3 páginas. Os quadros do Romero Britto são bizarros. Ok, é alegre e cheio de cor, mas isso não é arte. Por que eu tiro o chapéu para ambos???? Eles têm a cara de pau de ir à luta e empurrar para o público produtos de qualidade duvidosa e são bem sucedidos nessa tarefa. Está cheio de artistas talentosos por aí, mas que não possuem um bom empresário ou são péssimos de marketing pessoal. Um cara assim pode sobreviver, mas nunca saberá ganhar muito dinheiro.

Por outro lado, parece que artista bom é aquele que vive ferrado. Quando alguém ganha muito dinheiro, independente do talento, logicamente será rotulado de picareta. Stephen King, Adam Sandler, Sidney Sheldon, entre outros, podem fazer uma obra de arte, mas já estão rotulados pela crítica como escritores e artistas de pouco talento.
Isso sempre aconteceu, tem muitos artistas (um que me lembro de cabeça é o Van Gogh) que nunca foram reconhecidos em vida, só depois de mortos é que a obra deles passou a ser valorizada. Acho que a qualidade de um artista se manifesta na sua perenidade (todos consideram Michelangelo ou Bach ou Shakespeare grandes, ainda hoje), o que eu não vejo que vá acontecer com Romero Britto ou Paulo Coelho - a arte deles tem prazo de validade.

Eu não vejo tanto problema com o Romero Britto, que quer ser comercial e pronto, mas Paulo Coelho é diferente, ver um cabra desses na Academia Brasileira de Letras é de doer, a cultura desse país morreu e esqueceram de enterrar.

KRATOSCS escreveu:Simples, aqui na bananolãndia quem consegue sucesso e faz muita grana é invejado.
Isso remete a uma famosa frase de Tom Jobim ("No Brasil, o sucesso é uma ofensa pessoal"), e é uma grande verdade. Só que não dá para comparar, nem de longe, o talento de Tom Jobim com o talento de Romero Britto ou Paulo Coelho, em suas áreas.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 12 Jun 2015 11:50

Uma outra coisa nesse caminho é a obra do Jorge Amado. Pouca gente sabe, mas JA era comunista de carteirinha na juventude. Isso ajudou muito na tradução e difusão de suas obras, inclusive em países comunistas. Por ser um escritor regionalista, essa imagem clichê do Brasil que envolve candomblé, malandro, capoeira, praia, coqueiro e pescador, ajudou muito a vender as obras. JA era um escritor ruim? Não sou entendido em literatura, mas diria que não. Por outro lado, ele estaria, na opinião dos críticos, bem abaixo dos grandes escritores brasileiros como Machado de Assis.
Editado pela última vez por Anônimo em 12 Jun 2015 12:14, em um total de 1 vez.

M.Vinicius
Contato:

Mensagem por M.Vinicius » 12 Jun 2015 11:53

rodrigoreis79 escreveu:

Com relação a não evoluir, ou mudar o seu estilo, isso pode ser visto de forma positiva. Por exemplo, uma banda que tem seu estilo, que você reconhece mesmo que ouça uma música nova pela primeira vez, não é um pouco do que a maioria busca ?

Entendo que existem algumas que evoluem e mudam seu estilo, e isso nem sempre significa que vai ser para melhor. As vezes se manter fiel ao seu estilo é o que todo artista busca, ainda mais quando seu trabalho é reconhecido rapidamente por aqueles que curtem.
Acredito que não de pra colocar a mesma regra a artista plastico. Todos nós passamos por fases na vida, no caso de um pintor isto influenciaria diretamente na forma como ele trabalha. E no caso do Romero Britto, ele começou a ter reconhecimento internacional em 89 quando fez uma garrafa pra Absolut, e é exatamente a mesma coisa que ele faz até hj 26 anos depois.

Numa banda é um grupo de pessoas num fim comum, então a fase de um dos integrantes pode não ter impacto no resultado final. E ainda assim existem N exemplos de bandas ou músicos solos que mudaram bastante durante a carreira.
Editado pela última vez por M.Vinicius em 12 Jun 2015 11:57, em um total de 1 vez.

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 12 Jun 2015 12:03

O fato de o artista plástico mais popular do Brasil não precisar ter sido referendado pela nossa "academia" deve gerar um desprestígio muito grande msm. Imaginem esses caras que vivem pra criticar arte, e dizer pro público o que é bom ou ruim, não terem sido bajulados pelo Romero a troco de uma chance. O cara chegou e fez seu próprio caminho. Só por isso, mesmo n gostando da arte dele, eu já o respeito demais!

Quanto ao Paulo Coelho, já li o Alquimista e comecei a ler um outro, acho que era o Diário de um Mago, mas é ruim demais.

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 12 Jun 2015 12:03

Imagem
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 12 Jun 2015 13:09

Romero ganhou 80 milhões de doletas em 2013. Se eu ganhasse 10% disso já poderiam me odiar de boa, estaria pouco me fodendo.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Fu Manchu
Contato:

Mensagem por Fu Manchu » 12 Jun 2015 13:56

Poxa Kron, mas abaixo do Machado de Assis quase todo mundo tá. Se ele não fosse negro e brazuca era pra tá no patamar dos reais grandes nomes da literatura mundial.

Azulzinho
Contato:

Mensagem por Azulzinho » 12 Jun 2015 14:03

Simples cara: Porquê é modinha odiar os caras.

Nego nunca leu nada do Paulo Coelho e não entende nada de artes plásticas, mas enche a boca pra falar, pra pagar de inteligente.

Não que eu ache os dois bons. Não mesmo. Já li uns três livros do Paulo Coelho, não por correr atrás deles, mas simplesmente por aparecerem lá em casa e eu ler quase tudo que cai nas minhas mãos. É bom? Não é...É Ruim? Também não, é mediano. Ganhou pontos comigo quando soube que ele pirateia os próprios livros :-bd

Também não entendo de arte, mas o que vejo é um recalque do caralho com o Romero Britto por ele ser muito popular. Você vê cada coisa bizarra em arte abstrata que faz sucesso e você fica sem entender nada...Engraçado que soube da (má) fama do Romero antes mesmo de ter visto um quadro dele.

KRATOSCS escreveu:Simples, aqui na bananolãndia quem consegue sucesso e faz muita grana é invejado.
Não sei o Paulo Coelho, mas o Romero Britto é odiado internacionalmente.

Azulzinho
Contato:

Mensagem por Azulzinho » 12 Jun 2015 14:08

Simples cara: Porquê é modinha odiar os caras.

Nego nunca leu nada do Paulo Coelho e não entende nada de artes plásticas, mas enche a boca pra falar, pra pagar de inteligente.

Não que eu ache os dois bons. Não mesmo. Já li uns três livros do Paulo Coelho, não por correr atrás deles, mas simplesmente por aparecerem lá em casa e eu ler quase tudo que cai nas minhas mãos. É bom? Não é...É Ruim? Também não, é mediano. Ganhou pontos comigo quando soube que ele pirateia os próprios livros :-bd

Também não entendo de arte, mas o que vejo é um recalque do caralho com o Romero Britto por ele ser muito popular. Você vê cada coisa bizarra em arte abstrata que faz sucesso e você fica sem entender nada...Engraçado que soube da (má) fama do Romero antes mesmo de ter visto um quadro dele.

Não sei o Paulo Coelho, mas o Romero Britto é odiado internacionalmente.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 12 Jun 2015 14:38

Fu Manchu escreveu:Poxa Kron, mas abaixo do Machado de Assis quase todo mundo tá. Se ele não fosse negro e brazuca era pra tá no patamar dos reais grandes nomes da literatura mundial.

Sim, talvez a comparação seja exagerada, mas como dizem os críticos, a obra do Jorge Amado é repetitiva e cheia de clichês. Contudo, isso não o impediu de ser o autor de literatura brasileira mais lido no exterior. Não considero o Paulo Coelho, pois isso é autoajuda.

Em qualquer setor teremos isso. Qualquer boy band vendeu muito mais do que o Tom Zé, Arrigo Barnabé ou outro artista alternativo. O Justin Bier e a Britney Spears devem vender mais do que os Rolling Stones, e assim por diante.

Jose_
Contato:

Mensagem por Jose_ » 12 Jun 2015 14:42

Paulo Coelho nem fede nem cheira para mim. O RB eu até gostei das primeiras coisas que eu vi, mas é meio maçante ver trabalho dele até em papel higiênico.

Tem algum produto que não tenha versão romerizada ?

Responder