Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 12 Jun 2015 13:34

poiseh...cargo de analistia juriudiquiu. estou meio relutante com a tal da doutrina hehehhe, mas acho que pelo menos em trabalho e p.trabalho será necessário. grato pela resposta.

L_Dash
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2015 19:25
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por L_Dash » 12 Jun 2015 14:13

mottamoraesjj escreveu:poiseh...cargo de analistia juriudiquiu. estou meio relutante com a tal da doutrina hehehhe, mas acho que pelo menos em trabalho e p.trabalho será necessário. grato pela resposta.
Mas olha, eu falo assim porque costumo fazer concursos do Cespe, que exige mesmo doutrina. Além do mais, quase nunca consigo ler a letra da lei e entender de primeira, a não ser artigos básicos como o 5º da CF. Gosto de entender, porque não consigo decorar por decorar. Sabemos que a FCC, por exemplo, cobra letra de lei pura, então não seria preciso aprofundar na doutrina, seria até perda de tempo.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 12 Jun 2015 14:34

L_Dash escreveu:
Mas olha, eu falo assim porque costumo fazer concursos do Cespe, que exige mesmo doutrina. Além do mais, quase nunca consigo ler a letra da lei e entender de primeira, a não ser artigos básicos como o 5º da CF. Gosto de entender, porque não consigo decorar por decorar. Sabemos que a FCC, por exemplo, cobra letra de lei pura, então não seria preciso aprofundar na doutrina, seria até perda de tempo.
sim sim , CESPE o bicho é diferente.Só achei uma forma de saber se funciona estudar com pdf: Tentando. Aí saberei se da certo ou não. É arriscando sem medo.Assim como tudo na vida. É estratégia. ou vai o racha.Tem pessoal que cita amigos aprovados em concursos bem mais difíceis que os de analista e esse pessoal diz que passou na base da decoreba de caderno. Agora saber se é verdade, Ah!, isso não sei. hehehe

marcf
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Mai 2015 19:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por marcf » 12 Jun 2015 17:37

Aos que estão interessados no TRT. Dica que daria a vcs é estudar muito as sumulas e OJ's. Tem no site do tst, um livro de sumulas e oj's é muito bom(da para baixar) , pois no final dele vc pode consultar por assunto. Sou Oficial de Justiça do trt e já fui técnico do trt. além disso, fui aprovado no trt-Pr (para Analista judiciário) e TRT-SP (Oficial de Justiça), mas não assumi , pois já estava como Oficial de Justiça em outro TRT. Também fiz TRT-RJ (Oficial de Justiça) mais tomei porrada. Acho bem interessante para quem ta pensando em fazer analista judiciário do trt, os seguintes livros:
1- direito trabalho- Ricardo Rezende ( direito do trabalho esquematizado);
2 - direito processual do trabalho (o do renato saraiva-serie concursos)
3 - direito administrativo (sinopse para concursos- juspodivm) ou do alexandrino (dir. administrativo descomplicado)
4 - direito constitucional (sinopse para concursos-juspodivm) ou do alexandrino (direito constitucional descomplicado)
Força aos que estão na batalha, desistir jamais. Agora to na luta para magistratura do trabalho.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 12 Jun 2015 18:44

marcf escreveu:Aos que estão interessados no TRT. Dica que daria a vcs é estudar muito as sumulas e OJ's. Tem no site do tst, um livro de sumulas e oj's é muito bom(da para baixar) , pois no final dele vc pode consultar por assunto. Sou Oficial de Justiça do trt e já fui técnico do trt. além disso, fui aprovado no trt-Pr (para Analista judiciário) e TRT-SP (Oficial de Justiça), mas não assumi , pois já estava como Oficial de Justiça em outro TRT. Também fiz TRT-RJ (Oficial de Justiça) mais tomei porrada. Acho bem interessante para quem ta pensando em fazer analista judiciário do trt, os seguintes livros:
1- direito trabalho- Ricardo Rezende ( direito do trabalho esquematizado);
2 - direito processual do trabalho (o do renato saraiva-serie concursos)
3 - direito administrativo (sinopse para concursos- juspodivm) ou do alexandrino (dir. administrativo descomplicado)
4 - direito constitucional (sinopse para concursos-juspodivm) ou do alexandrino (direito constitucional descomplicado)
Força aos que estão na batalha, desistir jamais. Agora to na luta para magistratura do trabalho.

Desculpa a incomodação cara, mas e quanto aos PDFs. O que você acha deles? é possível a aprovação usando eles ou é perda de tempo? grato pela resposta

marcf
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Mai 2015 19:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por marcf » 12 Jun 2015 19:08

mottamoraesjj escreveu:
Desculpa a incomodação cara, mas e quanto aos PDFs. O que você acha deles? é possível a aprovação usando eles ou é perda de tempo? grato pela resposta
Cara, confesso que nunca estudei por pdf. Sempre estudei por livros. Livros voltados para concursos (são mais objetivos). No entanto, não existe uma formula absoluta, vai depender da qualidade destes pdf e principalmente se eles são voltados para concursos públicos. o que eu sempre fiz foi escolher um livro de cada matéria que seja especifico para concurso (comia o livro) + exercícios (é fundamental)+ resumos no caderno- somente dos pontos que vc não conseguiu colocar na cabeça (aquilo que vc já tem na cabeça de cor -vc so bota no caderno uma pequena dica- para quando vc revisar vc puxar na memoria). a revisão desses resumos no caderno tb são fundamentais. E interessante vc organizar um esquema de estudo e anotar o que estudou e o tempo de estudo para vc verificar no domingo, se vc realmente estudou aquilo vc tinha planejado na semana.
Como disse acima, não existe uma única formula, se o seu material de pdf for bom. me lembro que uma vez vi alguma coisa de administrativo (acho que do ponto de concursos). Mais confesso que depois desisti, prefiro o livro (físico) ou agora (no computador) com o novo adobe, vc consegue marcar as partes do livro e fazer anotações interessantes.

marcf
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Mai 2015 19:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por marcf » 12 Jun 2015 19:16

Outra dica seria vc ficar atento ao que é pedido no edital. por mais estranho que parece as pessoas as vezes não leem o edital com a atenção necessária. Vc pega o edital e vai anotando nele as paginas do livro de cada ponto edital. Isso facilita, pois depois quando vc for estudar vc já sabe onde estudar cada ponto do edital

venire
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Mai 2015 17:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por venire » 12 Jun 2015 19:31

Philly Shell escreveu: gostei das dicas dele
Chegou a ver os materiais que eles disponibiliza?

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 12 Jun 2015 19:39

marcf escreveu: Cara, confesso que nunca estudei por pdf. Sempre estudei por livros. Livros voltados para concursos (são mais objetivos). No entanto, não existe uma formula absoluta, vai depender da qualidade destes pdf e principalmente se eles são voltados para concursos públicos. o que eu sempre fiz foi escolher um livro de cada matéria que seja especifico para concurso (comia o livro) + exercícios (é fundamental)+ resumos no caderno- somente dos pontos que vc não conseguiu colocar na cabeça (aquilo que vc já tem na cabeça de cor -vc so bota no caderno uma pequena dica- para quando vc revisar vc puxar na memoria). a revisão desses resumos no caderno tb são fundamentais. E interessante vc organizar um esquema de estudo e anotar o que estudou e o tempo de estudo para vc verificar no domingo, se vc realmente estudou aquilo vc tinha planejado na semana.
Como disse acima, não existe uma única formula, se o seu material de pdf for bom. me lembro que uma vez vi alguma coisa de administrativo (acho que do ponto de concursos). Mais confesso que depois desisti, prefiro o livro (físico) ou agora (no computador) com o novo adobe, vc consegue marcar as partes do livro e fazer anotações interessantes.


obrigado pela atenção cara. abraço

L_Dash
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2015 19:25
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por L_Dash » 13 Jun 2015 11:02

mottamoraesjj escreveu:sim sim , CESPE o bicho é diferente.Só achei uma forma de saber se funciona estudar com pdf: Tentando. Aí saberei se da certo ou não. É arriscando sem medo.Assim como tudo na vida. É estratégia. ou vai o racha.Tem pessoal que cita amigos aprovados em concursos bem mais difíceis que os de analista e esse pessoal diz que passou na base da decoreba de caderno. Agora saber se é verdade, Ah!, isso não sei. hehehe
Eu conheci pessoas que passaram lendo livros (sem cursinho) e pessoas que passaram em 3º lugar só com PDF, kkkk. É muito subjetivo, tem que dar a cara a tapa e à medida que for errando, ir melhorando até acertar. Mas pode confiar nos PDF's do estratégia, eu estou fazendo mapas mentais deles e esquemas de revisão do Alexandre Meirelles, gosto muito. Faz 6 meses que estudo de verdade e estou indo bem nas provas que pego para praticar. Leio doutrina pros pontos que tenho dúvida, mas quando terminar os resumos, quero ler todos meus livros completamente.
Eu vi aqui agora que a banca do TRT da 3ª Região vai ser a FCC, né? Então é bom decorar lei mesmo, sem perca de tempo. Eu desisti de fazer CNMP porque seria essa banca e eu simplesmente odeio.

Blessed
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Mai 2015 22:43
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Blessed » 13 Jun 2015 12:14

mottamoraesjj escreveu:


hauhauhaua na real cara, melhor nem saber 100% como que é lá dentro. Não deve ser um mar de rosas, muito pelo contrário. Vai que no depoimento do brother ele escreve algo que deixe nos desestimulados ao estudo pra trt. Negócio é nem saber nada, estudar muito e já era hehehehe.Ah ... e pegar uns 2 treininho de jiu na semana só pra não pira . uuahuaha abraço

hehehehe, é verdade, tanto que ele á jtinha dito que desistiu completamente de juiz do trabalho. O negócio é meter a cara nos estudos mesmo, vlw.

Blessed
Mensagens: 9
Registrado em: 31 Mai 2015 22:43
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Blessed » 13 Jun 2015 12:36

marcf escreveu:Aos que estão interessados no TRT. Dica que daria a vcs é estudar muito as sumulas e OJ's. Tem no site do tst, um livro de sumulas e oj's é muito bom(da para baixar) , pois no final dele vc pode consultar por assunto. Sou Oficial de Justiça do trt e já fui técnico do trt. além disso, fui aprovado no trt-Pr (para Analista judiciário) e TRT-SP (Oficial de Justiça), mas não assumi , pois já estava como Oficial de Justiça em outro TRT. Também fiz TRT-RJ (Oficial de Justiça) mais tomei porrada. Acho bem interessante para quem ta pensando em fazer analista judiciário do trt, os seguintes livros:
1- direito trabalho- Ricardo Rezende ( direito do trabalho esquematizado);
2 - direito processual do trabalho (o do renato saraiva-serie concursos)
3 - direito administrativo (sinopse para concursos- juspodivm) ou do alexandrino (dir. administrativo descomplicado)
4 - direito constitucional (sinopse para concursos-juspodivm) ou do alexandrino (direito constitucional descomplicado)
Força aos que estão na batalha, desistir jamais. Agora to na luta para magistratura do trabalho.
Muito valiosa sua contribuição, grato! :ymapplause: :ymapplause:
Tenho certa experiência em concurso, mas como estou começando agora para TRTs (AJAJ/AJEM) tenho algumas dúvidas, rs.
Sei que método de estudo é pessoal, mas acho que o meu é parecido com o seu (livros, exercícios, resumos...).
Mas, sobre cursos, você fez algum (vídeo-aulas)? Indica?
Quanto à doutrina, acabei de adquirir o de direito do trabalho do henrique correia e para processo o de elisson miessa, pois me falaram que eram bons. Começarei a estudá-los semana que vem e vou me afundar em lei seca, jurisp. e OJs, rs.
Vou pegar esse de Constitucional e Adminsitrativo que você indicou. Não gosta do Matheus carvalho?
E quanto às outras matérias, como processo civil e civil, como fez? Doutrina também ou somente lei seca?
Finalmente, sobre AJAJ ou AJEM, vc preferiu AJEM desde o início ou foi pq passou nele mesmo? Como pretendo fazer depois para juiz/MPT, para experiência você indicaria qual? Conte-nos um pouco aí sua rotina... :-bd
Agradeço se responder. Vlw!

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 13 Jun 2015 13:21

perguntei a opinião dum cara no correio web ( acho que ele foi aprovado recentemente pra ajem ou algo que o valha) e ele me respondeu isso: Os pdf acho que não lhe preparam para AJAJ ou OJAF de TRTs, pois, tradicionalmente, é a Fundação Cuidado Comigo que realiza esses certames.

Assim, vc deverá simplesmente DECORAR as leis.

Para isso, leia resumos como dos livrinhos que preparam para a OAB, pois os PDFs desses cursos são extensos, não servem.

Após a leitura dos resumos, leia a letra da lei, DECORE-AS.

Após a leitura das leis, faça milhares de exercícios com GABARITOS COMENTADOS.

Aí a aprovação ficará MUITO fácil.

Vc nem vai ler as questões e vai direto na resposta.

Por outro lado, as leituras de doutrina e esses PDFs preparam para concursos de outros perfis, com magistratura, MP, defensorias, procuradorias....

Mas se vc quer ser AJAJ, tem que conhecer a lei de trás para a frente, e uma pequena dose de doutrina para bostejar bem nas provas discursivas.

marcf
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Mai 2015 19:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por marcf » 13 Jun 2015 14:18

Blessed escreveu:
Muito valiosa sua contribuição, grato! :ymapplause: :ymapplause:
Tenho certa experiência em concurso, mas como estou começando agora para TRTs (AJAJ/AJEM) tenho algumas dúvidas, rs.
Sei que método de estudo é pessoal, mas acho que o meu é parecido com o seu (livros, exercícios, resumos...).
Mas, sobre cursos, você fez algum (vídeo-aulas)? Indica?
Quanto à doutrina, acabei de adquirir o de direito do trabalho do henrique correia e para processo o de elisson miessa, pois me falaram que eram bons. Começarei a estudá-los semana que vem e vou me afundar em lei seca, jurisp. e OJs, rs.
Vou pegar esse de Constitucional e Adminsitrativo que você indicou. Não gosta do Matheus carvalho?
E quanto às outras matérias, como processo civil e civil, como fez? Doutrina também ou somente lei seca?
Finalmente, sobre AJAJ ou AJEM, vc preferiu AJEM desde o início ou foi pq passou nele mesmo? Como pretendo fazer depois para juiz/MPT, para experiência você indicaria qual? Conte-nos um pouco aí sua rotina... :-bd
Agradeço se responder. Vlw!
Como disse acima, é uma questão pessoal. Para quem ta começando nos estudos, talvez fosse interessante comprar um curso on line do renato saraiva (especifico para analista do trt), pois vai de dar um norte (uma orientação). Mas, se já estiver na batalha, creio que o estudo pelos livros é mais objetivo.
Com relação a doutrina, indiquei aqueles que utilizei na minha preparação. Logo, podem haver outros livros que tb seriam excelentes na preparação. No caso especifico do livro de processo do trabalho do miessa (eu adquiri a pouco tempo e vi pouco coisa, mas pelo que vi, achei bem interessante, pois é voltado para concurso e tem até no final do capitulo a legislação e sum. o que é bem interessante para concurso de analista.
No caso de direito civil e processo civil, eu indicaria os livros de sinopses para concursos da juspodivm (acho melhor do que as sinopses jurídicas da saraiva), pois são voltados para concursos. Com relação ao livro do Mathes Carvalho- não posso opinar, pois não li o livro dele.
A questão da doutrina ou so lei seca? pode variar. Se for FCC daria mais ênfase a lei seca, no entanto, as vezes a FCC surpreende, logo daria uma olhada pelo menos nas sinopses para concurso da juspodivm. Por exemplo, no caso de dir. civil se vc se focar somente na lei seca, muito provavelmente, vc não vai se tocar por exemplo na questão da diferença entre condição, termo e encargo com relação a não aquisição do direito e do exercício do direito. Eles adoram esse tipo de questionamento em prova. se for FCC daria muita ênfase na redação, pois faz muitaaaaaaaaa diferença. No TRT-SP (oficial de Justiça), eu cai muito por causa da redação. Depois disso deu uma tremenda ênfase na redação. Tinha uma prof. do renato saraiva (não me lembro o nome) que era bem objetiva, as aulas delas me ajudaram m uito.
Já a cespe, eu diria que é fundamental a lei seca e tb doutrina.

marcf
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Mai 2015 19:11
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por marcf » 13 Jun 2015 14:27

Blessed escreveu:
Muito valiosa sua contribuição, grato! :ymapplause: :ymapplause:
Tenho certa experiência em concurso, mas como estou começando agora para TRTs (AJAJ/AJEM) tenho algumas dúvidas, rs.
Sei que método de estudo é pessoal, mas acho que o meu é parecido com o seu (livros, exercícios, resumos...).
Mas, sobre cursos, você fez algum (vídeo-aulas)? Indica?
Quanto à doutrina, acabei de adquirir o de direito do trabalho do henrique correia e para processo o de elisson miessa, pois me falaram que eram bons. Começarei a estudá-los semana que vem e vou me afundar em lei seca, jurisp. e OJs, rs.
Vou pegar esse de Constitucional e Adminsitrativo que você indicou. Não gosta do Matheus carvalho?
E quanto às outras matérias, como processo civil e civil, como fez? Doutrina também ou somente lei seca?
Finalmente, sobre AJAJ ou AJEM, vc preferiu AJEM desde o início ou foi pq passou nele mesmo? Como pretendo fazer depois para juiz/MPT, para experiência você indicaria qual? Conte-nos um pouco aí sua rotina... :-bd
Agradeço se responder. Vlw!
Com relação a se é melhor AJEM ou Analista? depende do perfil de cada um.
Para analista (vc ganhara menos) e vc trabalha internamente. Logo, vai influenciar o ambiente da Vara. Já digo a vc que tem Varas, na qual o ambiente de trabalho é maravilhoso e outras Varas em que o ambiente de trabalho é difícil.
Com relação a AJEM varia muito, pois depende onde vc vai ficar. Uma dica que daria, seria no sentido de preferir ficar no interior do que na capital. Pois, por exemplo, ficar na capital do RJ como AJEM é meio pedreira. Na atividade de AJEM vc tem maior autonomia com relação a horário de trabalho . No entanto, vc tem , as vezes, alguns pepinos para resolver (como por ex. fazer emissão na posse, dependendo da situação é foda). No interior, ainda, existe certo respeito pela autoridade.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: carodrigues, Djair Ferreira, Fpmg, FROST, Hags, onurBJJ, Puime, Raul Nutti, Rugby Man, Tartaruga, Will R e 223 visitantes