peudoria escreveu:
Rapaz, nao sabia nem q existia essa ocupaçao. A de soldador submerso eu to ligado q ganha bem, mas essa de pratico bota no bolso em relaçao aos vencimentos
Uma vez vi uma reportagem de um prático no nordeste, o cara levava o navio até mar aberto e voltava a nado, devia ter já uns 60 anos... ganhava muito bem, mas dizia que tudo que ganhava ajudava os amigos pescadores, não sobrava nada... vi agora algumas matérias que tem no youtube, parece que existe concurso público para se tornar um... concurso deve ser apenas uma formalidade, acho que já sabem de antemão quem será aprovado... empresas de navio estrangeiros reclamam muito, dizem que é uma extorsão o preço que eles cobram apenas para guiá-los até mar aberto.
A de mergulhador-soldador eu concordo que tenham que ser bem remunerados... o mergulho em si já é perigoso, imaginem soldando ainda... a profissão é de alto risco, então é muito merecido o salário... mas a profissão de prático, eu diria que é ganhar na loteria... talvez neste tópico, seja a mais lucrativa e tranquila até o momento.