1-conhecimento para portar a faixa (o praticante possui conhecimento suficiente para portar a faixa e pode competir de igual para igual com outros da mesma faixa caso treine para isso).
2-habilidade para portar a faixa (o praticante "pega" os níveis inferiores e da trabalho para o mesmo nível)
3-habilidade e conhecimento (os dois acima combinados)
...
O item dois eu descarto logo de cara, já vi bastante roxa que não sabe sair da montada, que trava na meia-guarda, nas costas, não sabe aplicar direito finalizações básicas mas tem um jogo muito bom e por isso consegue pegar a galera no mesmo nível. (O Saulo fala disso no livro dele).
A maioria vai concordar com o item 3, mas nessa situação, o cara que fica 1 ano parado, volta na marrom e toma sufoco da roxa teria que voltar na roxa, ou o faixa preta 4 graus que ta ficando velho e começa a apanhar dos marrons por causa da idade teria que voltar na marrom...
O correto pra mim é a primeira opção.
...
Partindo dai é fácil, o atleta precisa mostrar domínio das técnicas (e conceitos, acho que quanto maior a faixa, mais conceitual deve ser o conhecimento) esperadas para a faixa.
Acredito na combinação dos três.
-Acho o tempo essencial pra gravar os conhecimentos e pra não virar festa
-O exame (o mesmo não precisa ser feito antes da troca, mas ao longo do tempo, o professor pede para demonstrar pra classe determinada técnica, ou ajudar os menos graduados... qualquer situação onde o aluno deve mostrar o conhecimento)
-E o merecimento (não precisa pegar todo mundo da faixa, longe disso como comentei acima, mas mostrar que é capaz de usar as técnicas em uma situação de pressão, pode ser rola livre, pode ser treino de posição...).
Em resumo é isso