Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
AEGIS
Mensagens: 5573
Registrado em: 23 Out 2014 01:21
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por AEGIS » 16 Jun 2015 07:46

Amigos, podem contar comigo.

O tapatalk nao notificou e acabou ficando para tras esse tópico . À noite farei um relato de como é a rotina de AJAJ, lembrando que isso aproveita aos TJAA tb, visto que muita coisa é parecida.

E nao precisam se assustar, é um trabalho como qqoutro, tem coisas excepcionais, coisas boas, coisas ruins e coisas que te deixam abismado de tanto absurdo... Quem ta estudandobpode ficar tranquilo que no bn balanço geral é bem positivo.

abs!
"Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito."

Aristóteles
----
Reconstruindo o Dream TeAM do MMA! Junte-se a nós, deixe sua sugestão!

SHOGUN DE SUNGA BRANCA 100% - BJ MOTIVADO - Royce "Quando estava lá" - CIGANO CASADO - ARONA DE CAPACETE E SEM DENGUE - GSP DE CAMISINHA - ANDERSON SEM DANCINHA - CERRONE ENDIVIDADO - MINOTAURO NA 1ª CLASSE DE AVIÃO - SONNEN DE CALÇA JEANS E HAVAIANAS

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 16 Jun 2015 09:16

Juiz, MP, delegado... E vocação acima de tudo
Já estagiei no trf, no MP e fiz um estágio no gabinete de um juiz no tj no qual eu fazia sentenças
No trf tinha pouco trabalho e a rotina do juiz era tranqüila
No mp era jecrim e tb era tranquilo
No tj, Pqp era muito trabalho
90% das sentenças quem faz são os estagiários e analistas que trabalham no gabinete do juiz
Isso me deixou abismado

Quando digo que e vocação e pq tem
Uns processos sinistros que apresentam dificuldades práticas
Coisas que não estão no livro ou no código
Algumas coisas na prática não são tão simples de se resolver
As vezes pegava um proc sobre um assunto qe eu dominava mas mesmo assim ficava horas pra achar uma solução
As vezes o proc era imenso e tinha que analisar tudo para que nenhum erro anterior passasse despercebido
Ou algum detalhe no meio dos fatos , provas
Tem que analisar datas, se der 1 mole ferra tudo
E não pode perder muito tempo pq tem muitos processos
Tem que aturar advogado chato

Vc não pode simplesmente fazer de qq jeito pq está de saco cheio pq são casos que envolvem idosos , plano de saúde, cirurgia, condenar um cara a anos de cadeia....
A vida das pessoas nas nossas mãos

Então tem que ter vocação
Tem que querer se atualizar pra sempre
Não e simplesmente passar na prova e tocar fogo no livro

Não atoa que muitos são gordos, carecas, fumantes, ou magro demais, cheio de olheira
Tem muitos assim

Agora eu to falando assim no centro do Rj
No interior onde a vida e mansa deve ser bem mais tranquilo não só os casos como a pressão também

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 10:58

é cara, tem que conhecer o terreno que está se metendo. Outro exemplo, sempre ouvi falarem : ah, procurador de estado não faz nada- e esse tipo de coisa. Aí um dia vieram três procuradores de estado na minha equipe e começaram a treinar com nós lá. Hoje eles já foram "transferidos" pra cidades "maiores". ex: santa maria , caxias do sul ( ambas do RS). Aí disseram que lá TEM MUITO TRABALHO. Esse que foi pra caxias tava apavorado com a quantidade de trabalho.Pra vcs verem ne , ai neguinho se raxa de estudar pra PGEs achando que vai chegar la, ganhar 19 conto e não fazer orra nenhuma. Mas a coisa é bem diferente. Uma coisa é o que falam da profissão, outra coisa é o que realmente é. Como falei antes, tenho um amigo que é assessor( c0ncursado) de um promotor- e ele me disse que não vale a pena estudar pro MP( sem chance - deu N motivos). Aí ele ta estudando pra AGU. Eu não quis corta o barato dele, mas até onde eu sei a AGU tem uma carga alta de trabalho tb. Por isso que temos que ir nos informando a respeito dos cargos e ambientes de trabalho- pra evitar isso: ser aprovado e depois não se decepcionar e quebrar a cara. Tá depre por causa da vida que leva no trabalho? qual a valvula de escape da maioria? R: cigarro, excesso de alcool e kilos de antidepressivo. Não quero levar uma vida dessas. É só a opinião de um mero zé ninguém hehehhe

Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 16 Jun 2015 13:36

mottamoraesjj escreveu:é cara, tem que conhecer o terreno que está se metendo. Outro exemplo, sempre ouvi falarem : ah, procurador de estado não faz nada- e esse tipo de coisa. Aí um dia vieram três procuradores de estado na minha equipe e começaram a treinar com nós lá. Hoje eles já foram "transferidos" pra cidades "maiores". ex: santa maria , caxias do sul ( ambas do RS). Aí disseram que lá TEM MUITO TRABALHO. Esse que foi pra caxias tava apavorado com a quantidade de trabalho.Pra vcs verem ne , ai neguinho se raxa de estudar pra PGEs achando que vai chegar la, ganhar 19 conto e não fazer orra nenhuma. Mas a coisa é bem diferente. Uma coisa é o que falam da profissão, outra coisa é o que realmente é. Como falei antes, tenho um amigo que é assessor( c0ncursado) de um promotor- e ele me disse que não vale a pena estudar pro MP( sem chance - deu N motivos). Aí ele ta estudando pra AGU. Eu não quis corta o barato dele, mas até onde eu sei a AGU tem uma carga alta de trabalho tb. Por isso que temos que ir nos informando a respeito dos cargos e ambientes de trabalho- pra evitar isso: ser aprovado e depois não se decepcionar e quebrar a cara. Tá depre por causa da vida que leva no trabalho? qual a valvula de escape da maioria? R: cigarro, excesso de alcool e kilos de antidepressivo. Não quero levar uma vida dessas. É só a opinião de um mero zé ninguém hehehhe
AGU tem muito trabalho? Não sei disso, não, hein? E olha que conheço uns 20.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 16 Jun 2015 13:51

Dutch escreveu:
AGU tem muito trabalho? Não sei disso, não, hein? E olha que conheço uns 20.
Depende do lugar
Um camarada não quer sair de Brasília pq lá ele vê champions league a tarde

Tre e a mesma coisa
Tem lugar que não faz nada e outros que tem trabalho normal

Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 16 Jun 2015 14:06

Buda escreveu: Depende do lugar
Um camarada não quer sair de Brasília pq lá ele vê champions league a tarde

Tre e a mesma coisa
Tem lugar que não faz nada e outros que tem trabalho normal
Em Brasília, AGU e PGFN não trabalham mais do que 45 minutos por semana.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 14:16

Dutch escreveu:
AGU tem muito trabalho? Não sei disso, não, hein? E olha que conheço uns 20.

será bicho? hummm...problema é que não pretendo sair do RS. Pelo menos não pretendia uahuahuaha. Vaga pra AGU no RS é mínima

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 14:19

Dutch escreveu:
Em Brasília, AGU e PGFN não trabalham mais do que 45 minutos por semana.

Bah...agora a casa caiu uahuauahu 45 minutes... &uta merd%

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 14:28

até pode ser verdade isso que vcs dizem da AGU. Mas fato é que "tô" estudando pra TRT- e- se eu não conseguir aprovação pra analista ( quem em tese é mais acessível que AGU) quem dirá um concurso "mais pesado" estilo adv.união ou pfn. AÍ ESTÁ hehehe

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 15:32

Tonao escreveu:Engraçado como existem diversas realidades ao longo do país. A realidade que eu conheço e vivi (não me comprometam com detalhes, VSF by Jeff) da AGU é totalmente diferente, muito trabalho, muita cobrança, estrutura humana e física precária e remuneração muito inferior aos demais cargos jurídicos da esfera federal.
poiseh cara..essa é a situação que eu sempre ouço falar. Aqui na "minha" cidade só tem 3 advogados da união.Assessoria: estagiário (isso não sei se tem).

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 15:36

Tonao escreveu:
Cara, acho esse lance de um ser mais difícil que o outro meio balela, conheço um monte de gente que virou advogado da união e que só levava fumo em concursos de analista. Acredito que seja muito mais uma questão do seu estilo de estudo ser mais ou menos adaptado ao perfil do concurso.
É, quem sabe tenhas razão. Até já pensei em fazer agu esse ano. mas esse concurso não sai tão logo- ainda mais com essa crise.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 15:41

informação pra quem estuda pra AGU: da onde a pessoa tirou eu não sei. não sei nem se é verdade. Apenas li no cw la no topico d agu. Quem sabe interessa pra alguém daqui: "Gente acabei de chegar de Brasília, estava na casa da minha irmã que é Procuradora Federa. Circulando com ela pelos corredores "do Poder" o que se comenta por todo lado e por todos é que:

1º Não vão mais chamar os aprovados no último concurso.
2º Sairá novo edital no final do ano, com data da prova marcada apenas para o primeiro semestre de 2016.
3º Calcula-se 28 vagas aproximadamente, não muito mais de que isso. Estima-se chegar em até 36 vagas (máximo), pois trata-se de concurso para cobrir vacância e de extrema necessidade.
4º Os aprovados serão TODOS destinados para as antigas UDPs (unidades de difícil provimento) que estão sem pessoal.
5º De fato a verba destinada para a AGU foi realocada para a Receita (como fizeram isso não sei, nem quero imaginar).
6º Estão SUSPENSAS por prazo indeterminado todas as negociações em andamento sobre melhorias de vencimento e condições de trabalho para todas as 3 carreiras da AGU.
7º Depois desse concurso de 2015/2016 a realização de outro concurso vai depender, acreditem, dos resultados dos "ajustes fiscais" do Governo.

Fico muito triste com tudo isso, logo agora isso está acontecendo, logo "na minha vez". Eles fizeram besteira e agora vai sobrar pra nós.
Vamos pagar o pato. Infelizmente é isso. Não era o que eu queria mas foi o que vi e ouvi dos "corredores da AGU"."

Avatar do usuário
Dutch
Mensagens: 1231
Registrado em: 10 Out 2014 12:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Dutch » 16 Jun 2015 16:04

Complicado negociar reajuste pra AGU, já é o cargo mais bem pago do Executivo Federal.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 16 Jun 2015 16:50

Tonao escreveu:
Cara, acho esse lance de um ser mais difícil que o outro meio balela, conheço um monte de gente que virou advogado da união e que só levava fumo em concursos de analista. Acredito que seja muito mais uma questão do seu estilo de estudo ser mais ou menos adaptado ao perfil do concurso.
Sem dúvida
Ao longo dessa jornada uma colega de cursinho era casada com um jovem juiz federal
Ela disse que o cara estudava pra magistratura e não passava em nenhum cocurso ora tribunal
Estudou 5 até passar pra magistratura e somente no quinto ano e que conseguiu passar n concurso de analista
Outro conhecido batia sempre na trave nos concursos para analista e advogado de estatais
Logo em seguida passou pra agu

Outra conhecida fez poucos concursos para analista, um para delegado e vários para MP, defensória e magistratura
O único que ela passou foi magistratura de minas e estava na oral da magistratura de outro lugar
De resto não passou em nada
A maioria nem passava da primeira fase

Esse negócio de dificuldade e muito relativo
Tudo depende do perfil da prova e do candidato

O que me deixa triste no concurso e que a maioria das provas não avalia conhecimento jurídico mas sim legislativo e jurisprudêncial
Ou até mesmo doutrinário
Explico melhor:
Uma coisa é eu memorizar o conceito dado por um doutrinador, memorizar o texto da lei ou a posição do stf
Outra coisa e entender, interpretar, analisar e criticar

O concurso acaba sendo uma forma de contratação de pessoal adestrado e não de um pessoal crítico
E como se a banca ignorasse a dicotomia entre texto e norma
O problema e que na prática não basta a reprodução to texto, tem que ser capaz de analisar e interpretar
Ou ter um mínimo de prática com a matéria

Isso reflete no grau de insatisfação dos advogados nas filas dos cartórios, o despreparo daqueles que nós atendem
Nas sentenças copia e cola ....

De uns tempos pra cá até que deu uma melhorada
Mas ainda predomina uma visão muito obtusa do direito e em todos os níveis de provas

Fora o comércio que existe por trás disso
Cursinho, editora, autor de livro, ego do examinador, imposição da instituição ....

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jun 2015 17:25

é uma "M" mesmo esse mundo dos concursos. Advogar é uma porcaria ( eu não gosto)- trabalhei um pouco e larguei.Concurso é o que resta pra quem é formado em direito. O país nessa crise absurda, cara se a coisa continuar assim muito tempo , um dia quando pegar minha faixinha preta - me mando pra europa dar aula e viver por lá auhauhauahu. esse vai ser meu segundo plano hehehhe :-J

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: carodrigues, Djair Ferreira, Fpmg, FROST, Hags, onurBJJ, Puime, Raul Nutti, Rugby Man, Tartaruga, Will R e 225 visitantes