Com todo o respeito, mas dizer que os semitas são Indo-Europeus é possivelmente a maior besteira que eu já li sobre o tópico "etnia".AEGIS escreveu:Semitas, que depois vieram a praticar o judaismo, sao indo europeus.
Mas originalmente sim, os judeus tem fenotipo diferente do nordico, pq tem mto povo europeu que esta mais para orient. med. do que para nordico.. So qe hj em dia falar que da pra ver de longe na rua, nao concordo.
Ah mas a bar rafaelli e a natalie portman... ah dai pode ser..... Kkkkkkk.
E você tá confundindo os conceitos também. Ninguém falou em fenótipo "nórdico" como oposição ao "tipo judeu". Aliás, embora haja uma associação entre "Indo-Europeu" e "nórdico", não são sinônimos. Fora do mundo de fantasia fetichista de nazistas, eu acho improvável que todos os antigos povos Indo-Europeus fossem "loiros de olhos azuis dolicocéfalos". Os Iranianos são Indo-Europeus, ou Indo-Arianos ou Indo-Iranianos, como você queira chamar e, embora seja óbvio que os antigos Persas se misturaram, eu acho no mínimo improvável supor que antigamente eles fossem todos "nórdicos".
Os Dóricos que invadiram a Grécia eram Indo-Europeus. Será que pareciam todos Suecos? Duvido.
Nenhum povo nativo Europeu tem aparência do oriente médio. Em alguns lugares alguns indivíduos podem parecer, mas isso é devido à mistura. Também tem o fato que existem as minorias que descendem de povos que invadiram a Europa em determinado momento e que acabaram se integrando na sociedade.
Para encerrar, o tipo "nórdico" é um tipo bem distinto entre os Indo-Europeus. São basicamente os Germânicos - certamente na Escandinávia é onde você vai mais encontrar. Em países Eslavos ou Latinos - e nos países de grande presença Celta também - existem pouquíssimos "nórdicos". E nem por isso esses povos não são Indo-Europeus.