by Chet Barker
Laphroaig 10 anos
Irei inaugurar as análises individuais com um dos meus whiskies preferidos, o Laphroaig 10 anos. Esse é um “single malt” produzido na região de Islay (pronuncia-se aila), no sudoeste da Escócia. Os “malts” dessa região apresentam um aroma e sabor influenciados pela turfa, espécie de vegetação decomposta que é queimada no processo de secagem do malt.
Normalmente são whiskies muito conceituados, mas de difícil aceitação pelos menos habitados. Ou você adora ou odeia. Confesso que a maioria das pessoas para as quais eu servi não gostou do whisky, pois ele apresenta um sabor forte, bem diferente dos whiskies blended popularmente consumidos no Brasil.
Além da versão 10 anos, a destilaria Laphroaig (pronuncia-se la-froig) apresenta uma linha variada, como o 10 anos “Cask Strength” (teor alcoólico 55,7%), o “Quarter Cask” (amadurecido em pequenos cascos), o 15 anos (não tão bom quanto os outros), 30 anos, etc.
A versão 10 anos, aqui avaliada, ganhou nota 92 do Jim Murray na Bíblia do Whisky de 2008. Eu paguei o equivalente a R$ 155 na garrafa, mas a grande dificuldade está em encontrá-lo a venda aqui no Brasil, infelizmente.
Outros whiskies com sabor similar são o Talisker e os whiskies da região de Islay, como o Lagavulin e o Ardbeg (esta última destilaria faturou o prêmio de melhor scotch whisky nos últimos 3 anos, pela WB).
Vamos à avaliação:
Cor: dourada, puxando para um tom esverdeado.
Nariz: um aroma turfoso intenso se sobressai, conferindo o aspecto defumando, característico dos whiskies da região de Islay. Adicionando-se uma pequena quantidade de água, esse aroma se intensifica ainda mais.
Paladar: ao mesmo tempo em que é evidente a influência da salinidade proveniente da proximidade da destilaria com o mar, um toque doce amadeirado também é sentido.
Final: longo e seco, com forte presença da turfa e um resquício iodado.
O site da Laphroaig permite que os consumidores associados façam uma avaliação pessoal de cada whisky.
Aqui está o “print” da avaliação que eu fiz para o 10 anos:
Comentários: o Laphroaig 10 anos é um whisky fantástico, porém não tão fácil de agradar. Meu conselho é que vale a pena experimentar um whisky com tal característica. De duas, uma: ou você não ira gostar, ou passará o resto da vida sofrendo para encontrar o seu whisky predileto pra vender.
Minha nota final é 94.
Abraços.
...