Diário de um Faixa Branca

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
rockit
Mensagens: 929
Registrado em: 29 Abr 2015 22:42

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por rockit » 19 Jun 2015 13:33

q isso irmao.. tamo do seu lado aqui
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por LAWYER » 19 Jun 2015 14:07

Na minha visão - e foi como aprendi - os primeiros dois, três meses de jiu-jitsu devem ser destinados aos aspectos fundamentais: a postura ajoelhado, como mover o quadril, upa e fuga de quadril, levantada técnica, postura ao levantar, defesa do rosto... para que o sujeito entenda que ele tem um corpo e esse corpo precisa se mover de forma harmoniosa e técnica em um combate: a preciosa harmonia das formas perseguida pelos samurais...

Prossegue-se com a parte de quedas, onde o cara tem que aprender a cair, a fazer rolamentos da forma correta protegendo o seu pescoço e cervical (vejo muito, mas muito atleta que não sabe fazer um rolamento...), aplicar as quedas básicas, entender a conexão com o oponente para projetá-lo, desequilibrá-lo, caminhar no tatame da forma correta, aplicar uma rasteira, baiana... para que o sujeito entenda que cair vai fazer parte da sua vida daí pra frente e ele não deve se assustar, deve encarar como uma coisa natural, até sentir-se confortável...

Troca de pegadas, tentativa de domínio do quadril adversário para projeção, quem tem o domínio do quadril joga o adversário de cabeça no chão... No jiu-jitsu/judo, ao contrário das artes de trocação, o novato entenderá que enfrentaremos o instinto natural de nos afastar para golpear. Somos o contrário, nos aproximamos e buscamos o contato o tempo inteiro para derrubar, dominar e quebrar/estrangular...

E parte-se para a defesa pessoal, proteção do rosto, defesa contra agarramentos, imobilizações pelo braço, gravatas (nem o Cain Velazques sabe se defender, puta merda, nem esboça uma defesa, vsf...), socos, paulada, pisão, facada.... E o aluno começa a sentir que ele tem uma ferramenta eficaz de defesa, controle da distância de um agressor/lutador, calma na adversidade, familiaridade com protocolos agressivos (a linguagem corporal de um agressor é repetitiva) e então, você terá um aluno "mordido", "conquistado" para o reino dos guerreiros... O magrelo nerd não terá medo do valentão, a menina saberá se defender de um agressor, a criança tímida descobre o seu corpo e começa a mover-se com graça e equilíbrio!

Os rolas podem começar bem depois disso, quando a confiança já está instalada e o prejuízo nos rolas não é tão devastador para o ego. Também já cansei de ver esse brilho no olhar se apagar em dois meses de treino, quando o cara conclui que "isso não é pra mim", "jamais vou conseguir", porque foi finalizado três, quatro vezes em cinco minutos....

O Jiu-Jitsu é uma arte só, não existe old school, new, american, berimbau do cú de cachorro, ... Se alguém está negligenciando partes fundamentais a seus alunos, a vida vai cobrar...

Boa sexta-feira a todos, resistam, tenham em mente que o conhecimento é cumulativo e se você treinar hoje, estará melhor do que ontem!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Avatar do usuário
Kueka
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1064
Registrado em: 15 Jun 2014 20:54
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Kueka » 19 Jun 2015 14:14

LAWYER escreveu:Na minha visão - e foi como aprendi - os primeiros dois, três meses de jiu-jitsu devem ser destinados aos aspectos fundamentais: a postura ajoelhado, como mover o quadril, upa e fuga de quadril, levantada técnica, postura ao levantar, defesa do rosto... para que o sujeito entenda que ele tem um corpo e esse corpo precisa se mover de forma harmoniosa e técnica em um combate: a preciosa harmonia das formas perseguida pelos samurais...

Prossegue-se com a parte de quedas, onde o cara tem que aprender a cair, a fazer rolamentos da forma correta protegendo o seu pescoço e cervical (vejo muito, mas muito atleta que não sabe fazer um rolamento...), aplicar as quedas básicas, entender a conexão com o oponente para projetá-lo, desequilibrá-lo, caminhar no tatame da forma correta, aplicar uma rasteira, baiana... para que o sujeito entenda que cair vai fazer parte da sua vida daí pra frente e ele não deve se assustar, deve encarar como uma coisa natural, até sentir-se confortável...

Troca de pegadas, tentativa de domínio do quadril adversário para projeção, quem tem o domínio do quadril joga o adversário de cabeça no chão... No jiu-jitsu/judo, ao contrário das artes de trocação, o novato entenderá que enfrentaremos o instinto natural de nos afastar para golpear. Somos o contrário, nos aproximamos e buscamos o contato o tempo inteiro para derrubar, dominar e quebrar/estrangular...

E parte-se para a defesa pessoal, proteção do rosto, defesa contra agarramentos, imobilizações pelo braço, gravatas (nem o Cain Velazques sabe se defender, puta merda, nem esboça uma defesa, vsf...), socos, paulada, pisão, facada.... E o aluno começa a sentir que ele tem uma ferramenta eficaz de defesa, controle da distância de um agressor/lutador, calma na adversidade, familiaridade com protocolos agressivos (a linguagem corporal de um agressor é repetitiva) e então, você terá um aluno "mordido", "conquistado" para o reino dos guerreiros... O magrelo nerd não terá medo do valentão, a menina saberá se defender de um agressor, a criança tímida descobre o seu corpo e começa a mover-se com graça e equilíbrio!

Os rolas podem começar bem depois disso, quando a confiança já está instalada e o prejuízo nos rolas não é tão devastador para o ego. Também já cansei de ver esse brilho no olhar se apagar em dois meses de treino, quando o cara conclui que "isso não é pra mim", "jamais vou conseguir", porque foi finalizado três, quatro vezes em cinco minutos....

O Jiu-Jitsu é uma arte só, não existe old school, new, american, berimbau do cú de cachorro, ... Se alguém está negligenciando partes fundamentais a seus alunos, a vida vai cobrar...

Boa sexta-feira a todos, resistam, tenham em mente que o conhecimento é cumulativo e se você treinar hoje, estará melhor do que ontem!
:ymapplause:
Quando der um tempo, vou fazer um compilado das dicas do mestre Lawyer pra por na 1ª página.
Valar Morghulis

Avatar do usuário
zimma
Mensagens: 256
Registrado em: 14 Jun 2014 16:29
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por zimma » 19 Jun 2015 15:18

Gab Parko escreveu:

Esse foi o meu exemplo irmão....entrei no jiu amarradão, com vontade mesmo...os primeiros quinze dias foram como se eu tivesse realmente numa viagem nova...escutava o maximo que podia, via videos em casa, ficava felizão quando aprendia as posições rápido e tudo o mais! Acontece que eu não pretendia levar o jiu como profissão (até pq tenho 26 anos) e eu tenho um trabalho fixo, quando eu comecei a ficar melhorzinho nos rolas, a mlkda começou a querer me quebrar mesmo, acho que por eu ser um cara com porte físico "maior" (tenho aprx. 1,90 e 87kg) e a partir daí, eles começavam a segurar um pouco mais nas finalizações...o mestre, sempre orientou que fossemos "normais" no rola, que ali nao era competição, mas..ele nao ficava vendo nossos rolas toda hora...resumindo, um dia desses, com uns 20 e poucos dias de treino, tomei um triangulo de um branca 4º grau, bati e ele nao soltou, 4 estalos no cotovelo e uma dor fulminante por uns 5 dias, atrapalhou meu trampo, atrapalhou meu surf, atrapalhou TUDO....fiquei chateado pra krl pq nao era só um cara, quase todos os outros queriam me pegar pra valer (e sempre fui humilde, perguntava pra eles após um rola, se eu era finalizado, qual a melhor alternativa pra escapar, enfim, era camarada de todos) e o que mais me desestimulou foi o fato de todos eles saberem que eu era novato, que eu nao tinha as manhas do esporte/luta e a todo o custo os caras queriam me machucar...e o que me fez sair fora, foi um mata leão no QUEIXO que eu tomei e que estralou na hora (tenho 6 placas e 30 pinos na face, mas fui liberado pelo médico pra treinar "firme") e eu bati e o cara nao soltou, mesmo eu sempre avisando de inicio dos rolas que se me pegassem em mata-leão, eu nao iria impor "resistência" e iria bater de imediato devido a esse agravante que eu possuo...e isso se repetiu mais uma vez naquele dia, com o mesmo cara e desde então eu sou um amante do jiu, impossibilitado (mentalmente) de praticar por causa de muleques que não sabem a diferença de treino e competição!
Cara, na boa. Sei nem o q dizer. Mas acho q eu sairia na porrada se eu batesse e o cara continuasse apertando ou esticando.
Isso já aconteceu comigo mas na brincadeira, o cara me travar, ralar minha orelha. Mas fazer na maldade, aí não da bicho. Tenho idade pra isso mais não.
Imagem

Amaral1981
Mensagens: 53
Registrado em: 27 Abr 2015 09:20
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Amaral1981 » 19 Jun 2015 15:34

Gab Parko escreveu:

Esse foi o meu exemplo irmão....entrei no jiu amarradão, com vontade mesmo...os primeiros quinze dias foram como se eu tivesse realmente numa viagem nova...escutava o maximo que podia, via videos em casa, ficava felizão quando aprendia as posições rápido e tudo o mais! Acontece que eu não pretendia levar o jiu como profissão (até pq tenho 26 anos) e eu tenho um trabalho fixo, quando eu comecei a ficar melhorzinho nos rolas, a mlkda começou a querer me quebrar mesmo, acho que por eu ser um cara com porte físico "maior" (tenho aprx. 1,90 e 87kg) e a partir daí, eles começavam a segurar um pouco mais nas finalizações...o mestre, sempre orientou que fossemos "normais" no rola, que ali nao era competição, mas..ele nao ficava vendo nossos rolas toda hora...resumindo, um dia desses, com uns 20 e poucos dias de treino, tomei um triangulo de um branca 4º grau, bati e ele nao soltou, 4 estalos no cotovelo e uma dor fulminante por uns 5 dias, atrapalhou meu trampo, atrapalhou meu surf, atrapalhou TUDO....fiquei chateado pra krl pq nao era só um cara, quase todos os outros queriam me pegar pra valer (e sempre fui humilde, perguntava pra eles após um rola, se eu era finalizado, qual a melhor alternativa pra escapar, enfim, era camarada de todos) e o que mais me desestimulou foi o fato de todos eles saberem que eu era novato, que eu nao tinha as manhas do esporte/luta e a todo o custo os caras queriam me machucar...e o que me fez sair fora, foi um mata leão no QUEIXO que eu tomei e que estralou na hora (tenho 6 placas e 30 pinos na face, mas fui liberado pelo médico pra treinar "firme") e eu bati e o cara nao soltou, mesmo eu sempre avisando de inicio dos rolas que se me pegassem em mata-leão, eu nao iria impor "resistência" e iria bater de imediato devido a esse agravante que eu possuo...e isso se repetiu mais uma vez naquele dia, com o mesmo cara e desde então eu sou um amante do jiu, impossibilitado (mentalmente) de praticar por causa de muleques que não sabem a diferença de treino e competição!

Meu maior medo era de acontecer isso aí....Tem os atletas e os que estão ali de auê(meu caso)....cada dia que passa acho que to fazendo parte de uma família....quando falto ao treino, sempre estão querendo saber o motivo de não ter ido....nos rolas, o tempo todo sou corrigido pelos mais graduados que estão rolando comigo....peço desculpas por receio de ter atrapalhado o treino deles.....mas é isso aí.....espero que encontre uma academia onde você fará parte de uma família que queira somente o seu bem. Não desista do seu sonho.....abração

Obs: Sou faixa transparente e um dia pensei em desistir....mas estou aí capengando e curtindo demais
Imagem

Avatar do usuário
Kueka
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1064
Registrado em: 15 Jun 2014 20:54
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Kueka » 19 Jun 2015 16:11

Velho, se eu fossem vcs, buscaria outro tatame.
Pelo que li, esse é o maior problema. Uma hora vc acha uma academia com uma mentalidade bacana dentro e fora do tatame.
Já visitei lugares que realmente tem um clima de "matar ou morrer" a todo treino e é uma bosta mesmo.
Valar Morghulis

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Alemartins » 19 Jun 2015 16:41

Muda de academia, bixo.

Uma coisa é o cara se assustar com um mamute de 1.90 e 100kg, outra é dominar o cara, chegar na finalização e não soltar. Se tem mais de uma pessoa fazendo isso, é um problema da academia.

E Gardena, eu NÃO estou aliciando ele, hahahahaha

:D

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Gardenal_JJ » 19 Jun 2015 16:42

Gab Parko escreveu:

Esse foi o meu exemplo irmão....entrei no jiu amarradão, com vontade mesmo...os primeiros quinze dias foram como se eu tivesse realmente numa viagem nova...escutava o maximo que podia, via videos em casa, ficava felizão quando aprendia as posições rápido e tudo o mais! Acontece que eu não pretendia levar o jiu como profissão (até pq tenho 26 anos) e eu tenho um trabalho fixo, quando eu comecei a ficar melhorzinho nos rolas, a mlkda começou a querer me quebrar mesmo, acho que por eu ser um cara com porte físico "maior" (tenho aprx. 1,90 e 87kg) e a partir daí, eles começavam a segurar um pouco mais nas finalizações...o mestre, sempre orientou que fossemos "normais" no rola, que ali nao era competição, mas..ele nao ficava vendo nossos rolas toda hora...resumindo, um dia desses, com uns 20 e poucos dias de treino, tomei um triangulo de um branca 4º grau, bati e ele nao soltou, 4 estalos no cotovelo e uma dor fulminante por uns 5 dias, atrapalhou meu trampo, atrapalhou meu surf, atrapalhou TUDO....fiquei chateado pra krl pq nao era só um cara, quase todos os outros queriam me pegar pra valer (e sempre fui humilde, perguntava pra eles após um rola, se eu era finalizado, qual a melhor alternativa pra escapar, enfim, era camarada de todos) e o que mais me desestimulou foi o fato de todos eles saberem que eu era novato, que eu nao tinha as manhas do esporte/luta e a todo o custo os caras queriam me machucar...e o que me fez sair fora, foi um mata leão no QUEIXO que eu tomei e que estralou na hora (tenho 6 placas e 30 pinos na face, mas fui liberado pelo médico pra treinar "firme") e eu bati e o cara nao soltou, mesmo eu sempre avisando de inicio dos rolas que se me pegassem em mata-leão, eu nao iria impor "resistência" e iria bater de imediato devido a esse agravante que eu possuo...e isso se repetiu mais uma vez naquele dia, com o mesmo cara e desde então eu sou um amante do jiu, impossibilitado (mentalmente) de praticar por causa de muleques que não sabem a diferença de treino e competição!
Parceiro, vc teve um merda de um professor, como ele permitia q esse tipo de coisa acontecesse? com frequencia ainda? pqp.... a q ponto chegou hein?

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6814
Registrado em: 16 Jun 2014 11:01
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Gardenal_JJ » 19 Jun 2015 17:05

Gab Parko escreveu:agradeço as msgs de todos vcs aí...realmente é um incentivo a voltar....e eu curto demais a arte, me sentia benzão sempre após o treino...

Gardena, o mestre sempre orientou os brancas mais antigos, eu avisei ele do meu problema no queixo, e ele é um cara renomado aqui na cidade, é referência e tudo o mais.....mas o problema todo, é que a mlkda não respeitava, era ele virar as costas e bum, já tinha um querendo ser o Buchecha do pico....mas engraçado é que com os mais graduados, ele ficava memo que nem mocinha....mas cmg, nao sei se nao foram com a minha cara, ou se eu era muito do bem e queriam crescer pra cima de mim, sei lá....mas de vdd, eu isento o mestre de culpa, pq ele realmente advertia a mlkda....e eu nao me sentia a vontade de chegar nele dps do rola e "dedurar" a situação! quando eu me afastei, eles me mandaram msg via face, insta e tal e perguntaram o pq de eu ter sumido, eu contei o motivo e tbm tinha me lesionado nas costas, explorei mais a lesão do que o desrespeito dos demais para cmg...como eu disse, tenho 26 anos, nao ia ficar aguentando malandragem de pivete de 18-20 anos....
Parceiro, n da pra isentar o seu professor disso, pq a responsabilidade perante os alunos sobre o q acontece e total dele. Se qd ele virasse as costas os kras faziam, ele que nao virasse as costas, e poxa, n da pra apanhar calado nao, vc deveria ter falado com ele, complicado.

Avatar do usuário
Kueka
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1064
Registrado em: 15 Jun 2014 20:54
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Kueka » 19 Jun 2015 17:14

Gab Parko escreveu:

Eu cogitei mudar de academia irmão...na vdd, como me decepcionei, eu desisti de treinar....eu tava animadão, comprei kimono novo, tava naquela vibe respirando o Jiu....assim como sou até hoje com o surf que é minha paixão...o Jiu tava se tornando isso....
mas eu to procurando voltar, ta faltando um pouco de motivação interna....aquele sentimento de "isso não é pra mim" tomou conta do pedaço rss....
mas obrigado pela força de todos vcs...espero conseguir encontrar pelo menos uma parte da galera com quem eu "convivo" durante o dia rsss
Esses caras mais graduados aqui me falaram um dia que o JJ era para todos e to completando 2 anos desse vício que só fez bem pra minha vida. Deveria ouvir a galera e voltar o quanto antes.
Valar Morghulis

Hefe
Mensagens: 1352
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Hefe » 19 Jun 2015 17:28

.
Editado pela última vez por Hefe em 19 Jun 2015 23:04, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Kueka
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1064
Registrado em: 15 Jun 2014 20:54
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Kueka » 19 Jun 2015 17:39

Gab Parko escreveu:
Mano, confesso que muitas e muitas vezes por dia, quando leio os tópicos e vejo as faixas na assinatura da galera, eu fico me coçando pra ir!!! eu tava fissurado pela parada....quando tinha feriado e a academia abria, eu treinava 7h da manhã e 17h30 kkkk...tava pilhadão! eu sempre penso em voltar...mas preciso me reanimar pra isso
Em qual cidade tu mora? De repente a galera pode indicar uma academia legal aqui.
Valar Morghulis

Leonan
Mensagens: 40
Registrado em: 09 Jul 2014 14:10
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Leonan » 19 Jun 2015 23:43

Caramba, situação horrível essa hein gab. Foda...

Qual academia você treinava?
Imagem

Leonan
Mensagens: 40
Registrado em: 09 Jul 2014 14:10
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Leonan » 19 Jun 2015 23:49

Pelo horário que você disse, certeza que era no cavaca kkk.
Tb sou branca de lá
Imagem

Leonan
Mensagens: 40
Registrado em: 09 Jul 2014 14:10
Contato:

Re: Diário de um Faixa Branca

Mensagem por Leonan » 20 Jun 2015 00:06

Man, o horário das 19:30 ia até 21, agora vai até 20:30 e aí começa treino de competidor... não mudou muita coisa pros brancas não ahuahuhua

Quanto tempo que você parou ??

Treino das 17:30 tá irado, varios graduados mas não a ponto de o tatame ficar cheio, só treino bom e sem pancadaria. Ozarias, faixa marrom de lá que tá dando.
Eu treino meio dia e um dos horários da noite 17:30 ou 19:30
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 74 visitantes