Massa: Se tem falsa ideia que na epoca do Senna era melhor

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
ilicosttite

Re: Massa: Se tem falsa ideia que na epoca do Senna era melh

Mensagem por ilicosttite » 20 Jun 2015 04:54

Snickt escreveu: Hamilton, Rosberg, Vettel e Alonso são feras, mas Senna, Piquet, Prost e Mansell são monstros!
Cara, alonso e hamilton pilotam muito mais que o nigel. Arrisco a dizer que alonso seria campeão fácil na década passada. Mas seria só exercício de imaginação. Piquet foi muito mais estrategista que piloto. Ganhava tempo com artimanhas nos boxes criando todo tipo de parafernalha possível e guiando no limite das regras dentro da lei.

Piquet nem seria mais pra comparar com o Senna, é mais pra turma do lauda e do brabham. Do pessoal que terminava carreira como tri campeão e tinha pouco mais de 20 vitórias, pois o que importava era fazer o carro ir ao pódio.

Alonso é um puta piloto sim. Acho até ofensa compararem com o nigel. :))
"If you don't have ability you end up playing in a rock band”
Buddy Rich

https://www.youtube.com/watch?v=9esWG6A6g-k" onclick="window.open(this.href);return false;

XYXYX
Contato:

Mensagem por XYXYX » 20 Jun 2015 09:17

Falem o que for, mas o Massa só falou verdades.

Sobre esse lance da F1 de antigamente contra a F1 de hoje, recentemente li dois artigos em um site novo que resume bem essa questão. Não vou colar tudo aqui porque é extenso demais, mas a leitura vale cada palavra.

Sobre os carros de hoje serem "fáceis" de pilotar: http://projetomotor.com.br/pilotar-um-f ... ra-errada/" onclick="window.open(this.href);return false;

Sobre a competitividade da F1 de hoje contra antigamente: http://projetomotor.com.br/a-f1-perdeu- ... ocencia-2/" onclick="window.open(this.href);return false;
ilicosttite escreveu:
Cara, alonso e hamilton pilotam muito mais que o nigel. Arrisco a dizer que alonso seria campeão fácil na década passada. Mas seria só exercício de imaginação. Piquet foi muito mais estrategista que piloto. Ganhava tempo com artimanhas nos boxes criando todo tipo de parafernalha possível e guiando no limite das regras dentro da lei.

Piquet nem seria mais pra comparar com o Senna, é mais pra turma do lauda e do brabham. Do pessoal que terminava carreira como tri campeão e tinha pouco mais de 20 vitórias, pois o que importava era fazer o carro ir ao pódio.

Exato. O Mansell é um dos pilotos mais superestimados da história.... Só é tido como monstro porque correu contra monstros. Mas ele mesmo tinha muitos defeitos e era longe de ser um cara completo. Um bom piloto é ótimo personagem, mas longe de ser um dos grandes.

caetanojj
Contato:

Mensagem por caetanojj » 20 Jun 2015 11:10

Ah, pelo amor de Deus...
Comparar as chaleiras de antigamente com os carros de hoje é não saber mesmo o que se fala...
phpBB [video]

Esse video é bem oportuno...

A questão de que se eram melhores antes ou agora, é bem sem sentido.
O que se tem que entender, é que os fundamentos da pilotagem não são os mesmos...
Como foi dito, hoje o negócio é pé no fundo, botões e guiar rápido. Já antigamente era dosar o pé(nos 3 pedais, sem controle de tração e com uma suspensão limitadissima que fazia o carro parecer um kart), trocar de marcha, saber dar um feedback fiel das condições do carro para os mecânicos e engenheiros e, a priore, guiar rápido.

E sim, eu sou um saudosista, mas nem por isso desmereço os pilotos de hoje.

Lenilson
Contato:

Mensagem por Lenilson » 20 Jun 2015 11:14

caetanojj escreveu:Ah, pelo amor de Deus...
Comparar as chaleiras de antigamente com os carros de hoje é não saber mesmo o que se fala...
phpBB [video]

O que se tem que entender, é que os fundamentos da pilotagem não são os mesmos...
Como foi dito, hoje o negócio é pé no fundo, botões e guiar rápido. Já antigamente era dosar o pé(nos 3 pedais, sem controle de tração e com uma suspensão limitadissima que fazia o carro parecer um kart), trocar de marcha, saber dar um feedback fiel das condições do carro para os mecânicos e engenheiros e, a priore, guiar rápido.

Isso é importante, eu me encaixo aí também. Por exemplo acho que o Hamilton e o Alonso poderiam correr aquela época, mas o Massa nem fudendo.
Former Champion UFC ON BJJF
Campeão Fantasy TUF 2016

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 20 Jun 2015 11:23

caetanojj escreveu:Ah, pelo amor de Deus...
phpBB [video]

É bem por aí.

Também sinto saudades daquela época, principalmente do Gilles Villeneuve, ele dava show.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

renan_r
Contato:

Mensagem por renan_r » 20 Jun 2015 11:26

Salve BJJ!
Bem, na minha opinião, o esporte mudou e é diferente hoje, quem prefere as corridas de antigamente assim o fazem porque admiram um outro tipo de competitividade.
Acho que o próprio Massa subestima o publico quando diz que ELE assistiu corridas antigas, será que as pessoas que hoje opinam também não assistiram essas corridas e formaram uma opinião?

Corrida de carros sempre vai depender e ganhar quem tem o melhor equipamento, foi assim com as Willians no tempo do Piquet, a Mac Laren de Senna/Prost, as Willians novamente, Renaut, Red Bull, Mercedes...O Alonso está aí a alguns anos para nos provar isso.

Agora porque acho que antigamente era mais interessante? Por que na minha visão, antigamente o acerto dos carros dependia muito mais do feeling dos pilotos, que voltavam aos box e explicavam aos engenheiros como estava o equipamento. Hoje há tanta tecnologia que a corrida virou corrida de um carro e dois pilotos, um que guia e o outro (engenheiro) que auxilia, dizendo onde deve acelerar mais, explicando que tal freio esta aquecendo muito, poupar gasolina, etc..Talvez por isso hoje tenhamos tantos pilotos tão jovens na F1. Lembro de uma declaração do Nelsinho Piquet, que quando na Renaut, em certa corrida disse que pediu um acerto diferente ao engenheiro, e este negou porque mostrou que na telemetria ele ia melhor com a configuração que o carro estava, kkkkkk

Para finalizar, quem pilota mais, um piloto de B-52 em 1945 carregado de bombas ou um piloto de Air Bus A330? Naquele acidente no atlântico o piloto do Air Bus sequer sabia que o avião estava caindo quando perdeu a tecnologia, só notou a tragédia quando já era tarde...A tecnologia mudou muito a forma de pilotar.

Fedor Machida
Contato:

Mensagem por Fedor Machida » 20 Jun 2015 12:03

Sky escreveu:Massa é hater do Senna, que lhe negou um autógrafo na época que era criança e andava de kart.

Em tempo: o Ayrton é muito overrated. Não pelo que fazia na pista, mas sim pela imagem de ídolo que tem.
Amigão, veja esse vídeo e especialmente o que o Massa diz em 2:36...
Veja o que a galera ralé e mundiça fala do Senna. kkkkkkkkkk :-c

https://drive.google.com/file/d/0BwEYbs ... xyVkU/edit" onclick="window.open(this.href);return false;

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 20 Jun 2015 13:30

Vejo duas generalizações quando se faz analogia entre a F1 atual e a dos anos 80 e começo dos anos 90:

Por um lado dizem que hoje se tornou extremamente fácil e, de outro, que a antiga só é tida como mais interessante por conta de nostalgia e saudosismo.

Penso que não é fácil ter uma tocada rápida e ao mesmo tempo ter que dominar tantos equipamentos eletrônicos, afinal, o mesmo botão que facilita tudo, se usado errado, pode matar o carro.

No entanto, é fato que o piloto de antigamente tinha mais braço e o carro exigia mais pilotagem pura do que hoje em dia. Os carros turbo tinham uma pegada abrupta, eram difíceis de domar, assim como as suspensões, desgaste dos pneus e a intolerância quanto a erros do piloto.

Hoje em dia não restou sequer o tradicional ronco dos motores de F1 e excessiva tecnologia nos carros e equipes tirou um pouco da competitividade de dentro das pistas e as colocou nos computadores das equipes.

Enfim, é fato que a F1 de antes era mais emocionante e por isso muita gente tem tanto saudosismo.
Editado pela última vez por Sharivan em 20 Jun 2015 18:34, em um total de 1 vez.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 20 Jun 2015 14:33

ilicosttite escreveu: Cara, alonso e hamilton pilotam muito mais que o nigel. Arrisco a dizer que alonso seria campeão fácil na década passada. Mas seria só exercício de imaginação. Piquet foi muito mais estrategista que piloto. Ganhava tempo com artimanhas nos boxes criando todo tipo de parafernalha possível e guiando no limite das regras dentro da lei.

Vamos lá:

Senna: O cara que queria ganhar tudo. Rápido e preciso, não tinha pra ninguém na chuva ou quando seu equipamento o dava condições de vitória.
Piquet: O piloto "engenheiro". Pra começar no automobilismo, teve se tornar mêcanico, o que dava a ele um conhecimento absurdo a respeito do seu equipamento.
Prost: O professor. Frio e calculista, sabia como ninguém dosar sua velocidade pra não arriscar quebrar ou bater, grandes qualidade numa época em que os carros não eram tão inquebráveis.
Mansell: O ousado. Não era tão bom piloto, mas era muito rápido e não tinha medo de arriscar.

Dos 4 maiores pilotos da atualidade que citei, o único que ainda mostra alguma habilidade diferente de só saber acelerar (e errar pouco) é justamente o Alonso, que tem muita inteligência de corrida, me lembra até um pouco o Prost, e que acredito que se daria bem "nas antigas".

Antes de mais nada preciso dizer que o achava foda dos "old generation" era justamente as nuances de personalidade/características entre eles, o q fazia com q determinada corrida ou circuito fosse favorável a alguns e não pra outros. Acredito que alguns dos grandes de ontem, como Piquet e Prost, por exemplo, talvez não fossem tão grandes hoje, justamente por suas características casarem mais com as necessidades daquela época do que a atual. Mas é inegável que os carros antigos eram muito mais difícieis de guiar e levar à vitória.

Se antes o melhor carro dava uma boa vantagem, agora é o único fator que conta.

Mansell virou chacota muitas vezes por expor seu carro ao limite extremo e ficar a pé, justamente por ser rápido demais e guiar numa época aonde as equipes não conseguiam monitorar os carros durante a corrida e avisar ao piloto que deveria "aliviar". Quando recebeu um carro "inquebrável", ele passeou e foi campeão com um pé nas costas... não tenho dúvidas que se corresse hoje em dia estaria entre os tops.

Comparar Alonso e Mansell, pra mim, é mais ou menos como comparar Mansell com Prost... o piloto mais inteligente leva vantagem, mas era muito divertido e emocionante ver o Leão indo pra cima de maneira insana, muitas vezes pagando o preço por isso!

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 20 Jun 2015 14:48

Gente , se os 2 pimeiros colocados timh uma diferença de quase 2 segundos sobre o terceiro e sempre
Davam volta no terceiro, então naquela época a competição se resumia a 2 pilotos
Isso e um fato
Não e questão de opinião
Agora o senna e um fenômeno
Cara arrogante, brigão, suspeitas de ser viado virou o maior ídolo da história do Brasil sendo campeão de um esporte que 90% dos brasileiros não suporta 1 minuto na tv

E a prova viva da capacidade de sugestionar que a globo tem
O cara campeão, esporte de rico, Galvão bueno transformando um esporte chato e desconhecido do povo,já que ninguém prática isso no Brasil, no maior espetáculo da terra , na maior conquista do Brasil , no auge do povo brasileiro, com Mônaco de fundo e uma música sentimental emocionante

Ah vao pra merda vocês também

FaEL
Contato:

Mensagem por FaEL » 20 Jun 2015 15:01

Antigamente precisava ser mais piloto, ter mais braço, feeling.

Hoje o engenheiro diz até exatamente onde o piloto deve frear, de acordo com informações do computador.

Os carros eram muito mais rápidos e ariscos, exigia mais, motores falavam mais alto.

Uma coisa que me incomoda demais é ver que a F1 ficou mais lenta com o passar do tempo. É surreal, ao invés de ser mais rápida ficou mais lenta.

Inclusive agora discutem formas de fazer os carros serem mais rápidos para as próximas temporadas.

A F1 é o ponto máximo do automobilismo, quando se fala em F1 pensamos nos melhores e mais rápidos carros e os mais talentosos pilotos.
Essa essência está sendo perdida e a própria F1 já se deu conta disso.

bulker
Contato:

Mensagem por bulker » 20 Jun 2015 15:09

Respeito os pilotos dos 2 períodos,mas o que me incomoda de fato é a falta de competitividade. Naqueles tempos isso podia acontecer por uma temporada ou duas,mas depois a coisa já mudava,fora que os custos eram mais baixos e existiam os garagistas. Hoje em dia os custos são astronômicos e pra encher grid colocam equipes que deviam estar na GP2 pra dividir grid com a Mercedes. Eu acho que deviam fazer tipo a Indy,acabar com o campeonato de construtores e botar o mesmo chassi pra que cada equipe desenvolvesse de uma forma.
VITOR BELFORT - MAURICIO SHOGUN - WANDERLEI SILVA - DEMIAN MAIA

UFC on BJJF - 37-27/EX-CAMPEÃO :punk: :2handed: :UFC ON BJJF 56 / POTN: 1 Vez(UFC ON BJJF 33)

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015
Imagem@pridefcneverdie

Imagem

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 20 Jun 2015 18:39

XYXYX escreveu:Falem o que for, mas o Massa só falou verdades.

Sobre esse lance da F1 de antigamente contra a F1 de hoje, recentemente li dois artigos em um site novo que resume bem essa questão. Não vou colar tudo aqui porque é extenso demais, mas a leitura vale cada palavra.

Sobre os carros de hoje serem "fáceis" de pilotar: http://projetomotor.com.br/pilotar-um-f ... ra-errada/" onclick="window.open(this.href);return false;

Sobre a competitividade da F1 de hoje contra antigamente: http://projetomotor.com.br/a-f1-perdeu- ... ocencia-2/" onclick="window.open(this.href);return false;

Exato. O Mansell é um dos pilotos mais superestimados da história.... Só é tido como monstro porque correu contra monstros. Mas ele mesmo tinha muitos defeitos e era longe de ser um cara completo. Um bom piloto é ótimo personagem, mas longe de ser um dos grandes.
Tô lendo as matérias dos links ... muito bom.
...
Recorremos primeiro a um parâmetro matemático. Teoricamente, um campeonato equilibrado é aquele em que a variação de pontos entre os pilotos na liderança ao longo do percurso foi menor, certo? É o que permite que a disputa pelo topo permaneça viva até a última corrida, seja por equivalência na hierarquia de forças, erros individuais ou a famosa “Emenda Alain Prost” – o caso de 1986, quando dois pilotos de uma mesma equipe (Nelson Piquet e Nigel Mansell, da Williams) se anularam e um azarão (Prost) se aproveitou para tomar a ponta na rodada decisiva.

Partindo desse princípio, constatamos que, das 65 temporadas disputadas até então na F1, 28 (43,0%) foram decididas na prova final – cinco nos anos 50, 80 e 90, quatro nos anos 60 e 2000, três nos anos 2010 e duas nos anos 70. No entanto, é quando dividimos os últimos 65 anos da F1 em quatro quindecênios que surgem alguns números interessantes: entre 1999 e 2014, oito campeonatos foram definidos na prova derradeira; de 1983 a 1998, sete; de 1967 a 1982, seis; e de 1950 a 1966, sete. Em suma, 8 das 28 (29,7%) temporadas definidas na última corrida se deram nos últimos 15 anos – justamente o período criticado por alguns como o mais moroso e previsível do esporte.

Se reduzimos o escopo para os últimos 10 anos, o panorama se afunila ainda mais: somente em 2009, 2011 e 2013, o campeão não foi conhecido na rodada derradeira. Em 2010, aliás, uma situação inédita ocorreu: quatro volantes, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Mark Webber e Sebastian Vettel, estiveram na briga pelo título.
...
...

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 20 Jun 2015 18:44

Naquela época tinha a música do Senna, hoje não tem.

Então F1 antigamente >>>> F1 atualmente.

Vai corinthias!
Tapirus terrestris

Responder