Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 21 Jun 2015 09:33

venire escreveu: Buda, o que eu ouço é justamente o contrário. Conheço 5 pessoas que foram aprovadas esse ano (defensoria SC, MP MT, MP MG, MP PR, TJ MG) e todas elas me sugeriram a não estudar por doutrina. Disseram que lei seca + caderno de cursinho + sinopes + informativos é suficiente. A doutrina, segundo eles, é bom pra complementar e aprofundar em alguns pontos.

Um deles me disse que conversou com os colegas aprovados e que a maioria seguiu esse método.

Existem várias maneiras de conseguir sucesso no concurso. O estudo por doutrina é um caminho, mas geralmente é um caminho mais longo.
Meus cadernos de cursinho têm mais ou menos 2.500 páginas no Word (penal, processo penal, civil, processo civil, constitucional, administrativo, tributário e empresarial).
Só o livro de Processo Penal do Renato Brasileiro tem 2.000 páginas.
As outras matérias que não tive no cursinho estudo por sinopses (eleitoral, humanos, ECA, difusos e ambiental), que somadas totalizam umas 1.800 páginas.
Quer dizer, ao todo são 4.300 páginas. Um número bem reduzido se compararmos com essas 15.000 páginas que vc citou.

É indiscutível que com a doutrina há um aprofundamento maior e um estudo quase que exauriente da matéria
Acredito que vale a pena ir além nos temas que são o carro chefe do concurso. Mas será que vale a pena estudar com profundidade temas secundários, temas que são pouco cobrados?
Eu acho que da pra pegar resumo e etc nas matérias secundárias
Mas eu estudo ora magistratura federal e considero obrigatória a doutrina em.
Civil, proc civil, penal, proc penal, constitucionaol, tributario, internacional . Empresarial
Cursinho eu só confio em módulos e olhe lá

Cara se vc acha que estudando desse jeito e possível, se seus conhecidos te relatar isso, faça isso então
Nenhum professor de curso me indicou isso, nenhum conhecido que passou me disse isso...

Se fosse assim qq um virava juiz em 1 ano

Entenda, eu até acho possível o que vc disse,mas vc precisa ter a sorte de cair na prova o suficiente para vc passar.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 09:40

Buda escreveu: Eu acho que varia muito de cada um
T gente que consegue chegar num bom nível rápido
Tudo e questão da pessoa encontrar a sua melhor fórmula

Na faculdade e outro ritimo
Outra bibliografia
Não tem o mesmo compromisso com revisão
Então muita coisa se perde
Tanto qe a oab e um terror pra todo mundo
Outra coisa
Em questão de 2,3 anos, muda muito o concurso
Muda a banca, muda a bibliografia, muda a questão da moda, a jurisprudência ...
Há 2 anos caiu uma discursiva pra delegado ou MP, sobre poderes de investigação do Mp
Questão controvertida
Julgamento stf

Isso não foi dito na faculdade
E um tema contemporâneo
Mas até quando?
Já está manjado

O direito muda e a prova também

Porra tenho que reestudar proc civil pq mudou tudo

Um camarada passou ora advogado do bndes acho que em 2008
A prova era tão fácil que hj ta abaixo do nível de técnico judiciário
sim , td isso que tu disse é verdade. auahuahau essa do "TECNICO" (ensino médio ) é uma piada. auhauhauhau fiz TJ SC pra nível médio pra ver o que ia dar. Resultado: ferrei-me , muito ferrado ahuahauahu. FGV cobrou doutrina e até jurisprudencia pra nível médio, vê se pode isso arnaldo hehehehe. Hoje ta osso até pra passar pra técnico cara.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 09:47

ah, lembrei de uma coisa. Um dia li um relato de um aprovado na magistrat.federal, esse ano ou ano passado. Aí ele disse mais ou menos assim: Que por ele fazer muito tempo que estudava pra essa área, ele já fez vários amigos e que geralmente são sempre os mesmos que vão pras orais. Portanto os cara já se conhecem. Aí esse do relato foi aprovado ma magist. Tá, escrevi td isso pra dizer que aí ele disse que conversou com esses amigos dele que foram reprovados e que a motivação da banca foi mais ou menos a mesma: Voces não possuem "bagagem jurídica" , "cultura jurídica" suficientes para serem juizes.As respostas de vcs são todas baseadas em decorebinhas de cadernos de cursinhos ou de livros voltados pra concurso.

O bicho ta pegando. Não é a toa que os índices de aprovação são baixíssimos. Abrem trocentas vagas e termina com meia duzia de aprovações. ~x(

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 09:48

tenho o tal dos resumos das orais do trf 1 atualizado até 2014. o pessoal aprovado que fez. só não sei como mandar pra galera interessada.

venire
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Mai 2015 17:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por venire » 21 Jun 2015 10:13

Buda escreveu: Eu acho que da pra pegar resumo e etc nas matérias secundárias
Mas eu estudo ora magistratura federal e considero obrigatória a doutrina em.
Civil, proc civil, penal, proc penal, constitucionaol, tributario, internacional . Empresarial
Cursinho eu só confio em módulos e olhe lá

Cara se vc acha que estudando desse jeito e possível, se seus conhecidos te relatar isso, faça isso então
Nenhum professor de curso me indicou isso, nenhum conhecido que passou me disse isso...

Se fosse assim qq um virava juiz em 1 ano

Entenda, eu até acho possível o que vc disse,mas vc precisa ter a sorte de cair na prova o suficiente para vc passar.
Magistratura federal não posso opinar, mas sei que pro MPF o pessoal costuma indicar doutrina.

Buda, nao estou dizendo que é melhor ou pior, não estou criticando quem estuda por doutrina. O que quis dizer é que os dois caminhos chegam lá. Eu não acho que "estudando desse jeito é possível", eu tenho certeza que é possível.
Eu não sou parâmetro pra ninguém, mas como te disse, conheço varias pessoas que fizeram isso e que recentemente passaram no concurso que almejo (2015). Um desses conhecidos é amigo meu, acompanhei a história toda dele. E pode ter certeza que ele não foi aprovado com base na sorte.
Seus conhecidos te disseram que passaram por doutrina? Isso confirma o que estou dizendo. Não existe um caminho, existem vários métodos possíveis.

"Se fosse assim qualquer um virava juiz em um ano".

Buda, quem te disse que demora apenas um ano pra estudar dessa forma? O primeiro ano de estudo é pra assistir as aulas do cursinho e fazer o caderno. Depois demora pelo menos um ano pra estudar o caderno e as sinopses. Ainda tem que ler a lei diversas vezes, decorar os informativos, fazer exercícios...
quer dizer, leva uns 3 anos aí pra ter uma base boa (o que obviamente não quer dizer que com 3 anos a pessoa será aprovada).

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 21 Jun 2015 11:17

mottamoraesjj escreveu:ah, lembrei de uma coisa. Um dia li um relato de um aprovado na magistrat.federal, esse ano ou ano passado. Aí ele disse mais ou menos assim: Que por ele fazer muito tempo que estudava pra essa área, ele já fez vários amigos e que geralmente são sempre os mesmos que vão pras orais. Portanto os cara já se conhecem. Aí esse do relato foi aprovado ma magist. Tá, escrevi td isso pra dizer que aí ele disse que conversou com esses amigos dele que foram reprovados e que a motivação da banca foi mais ou menos a mesma: Voces não possuem "bagagem jurídica" , "cultura jurídica" suficientes para serem juizes.As respostas de vcs são todas baseadas em decorebinhas de cadernos de cursinhos ou de livros voltados pra concurso.

O bicho ta pegando. Não é a toa que os índices de aprovação são baixíssimos. Abrem trocentas vagas e termina com meia duzia de aprovações. ~x(
Vou dizer mais
Tudo varia de banca pra banca
Da necessidade de contratar
De preconceito da banca

Eu tinha o áudio da prova oral da
Magistratura do Rj
Teve uma garota que errou muito
Respondeu muita coisa pela metade, não se lembrava de outras
Ela era MP em outro Estado
Passou
O pessoal da banca ficava perguntando de ela queria mesmo deixar de ser MP ...
Talvez um advogado, que não seja cocursado, desse as mesmas respostas incompletas que ela deu, aposto que a banca veria com outros olhos
Poderia até reprovar pq não tem bagagem jurídica

Ultima prova oral do MP Rj
Salvo engano 100% de aprovados
Pessoal da EMERJ.foi assistir
Disseram qe as perguntas foram muito fáceis
E ainda teve gente que errou muito
Mesmo assim passaram

Tem prova que eles fazem de sacanagem
Perguntas impossíveis para reprovar

Já vi banca pedir posição de doutrinador específico
Já vi banca cortar o candidato que citava doutrina
Queria saber apenas a posição do stf

Tem gente na banca que e autor de livro
A leitura desses e obrigatória

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 21 Jun 2015 11:42

mottamoraesjj escreveu:alguém viu todo o video que coloquei ante? se assistiram, o que acharam?
Assisti esse vídeo
O píer e um cara bem intencionado
Mas discordo de quase tudo
A quantidade de gente que digita, estuda no notebook ...
Não escreve no papel ....
E tipo 90%
Queria saber qual foi a mágica que aconteceu que eles fizeram tudo ao contrário do que o píer recomenda e eles foram aprovados ?
Outra coisa, fazer resumo na caneta e papel não garante memorização
Muitas vezes agente fica no automático anotando mas sem foco naquilo

Ele fala muito em pesquisas científicas
Todo mundo já sabe das publicações das pesquisas que comprovam exatamente que apenas resumir não e um método de estudo eficaz

Ele manda fazer revisão 1 semana depois
Manda rescrever

Todo mundo sabe que tem qe fazer revisão de preferência no dia seguinte
Imagina fcar rescrevendo resumo ?

O píer pegou aquilo que funcionou pra ele , arrumou os argumentos pra justificar isso e quer impor como se fosse a verdade absoluta para todos
Mas a realidade prova exatamente o contrário

Aquele lance que ele falou de estudar 30 min e parar por 10
As vezes agente demora de 15 a 30 min para se concentrar bem
Dai já tem que parar
Sem contar que a chance desses 10 min de intervalo se prolongar e imensa

Avatar do usuário
Royota
Mensagens: 106
Registrado em: 10 Ago 2014 13:35
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Royota » 21 Jun 2015 12:05

.
Editado pela última vez por Royota em 30 Jun 2015 23:26, em um total de 1 vez.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 12:49

Buda escreveu: Assisti esse vídeo
O píer e um cara bem intencionado
Mas discordo de quase tudo
A quantidade de gente que digita, estuda no notebook ...
Não escreve no papel ....
E tipo 90%
Queria saber qual foi a mágica que aconteceu que eles fizeram tudo ao contrário do que o píer recomenda e eles foram aprovados ?
Outra coisa, fazer resumo na caneta e papel não garante memorização
Muitas vezes agente fica no automático anotando mas sem foco naquilo

Ele fala muito em pesquisas científicas
Todo mundo já sabe das publicações das pesquisas que comprovam exatamente que apenas resumir não e um método de estudo eficaz

Ele manda fazer revisão 1 semana depois
Manda rescrever

Todo mundo sabe que tem qe fazer revisão de preferência no dia seguinte
Imagina fcar rescrevendo resumo ?

O píer pegou aquilo que funcionou pra ele , arrumou os argumentos pra justificar isso e quer impor como se fosse a verdade absoluta para todos
Mas a realidade prova exatamente o contrário

Aquele lance que ele falou de estudar 30 min e parar por 10
As vezes agente demora de 15 a 30 min para se concentrar bem
Dai já tem que parar
Sem contar que a chance desses 10 min de intervalo se prolongar e imensa
poiseh cara... o que que vou te dizer...Vou tentar um tempo...pode ser que de certo neh... EU(PRA MIM) é melhor escrever alguma coisinha. tipo mapa mental ou palavras chave...coisa minha. Foi por isso que coloquei o link. achei que fosse ajudar alguém. Mas se vcs gostam de outros métodos e funciona...escrevam ai, pode ser que me ajude tb, não só eu mas os outros que leem aqui e não se manifestam... :)

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 12:50

Royota escreveu:
tranquilo velhinho. :hehe:

Obrigado pela indicação. :-bd
cara, mas tem sentido o que o cara diz ne...tem lógica

MarcelVM
Mensagens: 39
Registrado em: 19 Jan 2015 18:21
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por MarcelVM » 21 Jun 2015 13:11

Tenho um site direcionado para engenheiros concurseiros e acho que posso complementar o debate.

De fato já li artigos científicos que dizem que fazer resumos não é uma boa ferramenta para aprender.
No entanto, considero este artifício excelente para MEMORIZAR.

Além disso, discordo da indicação desses artigos. Escrever ajuda a estruturar as ideias, a formar uma linha de pensamento, a colocar o conteúdo em um contexto através do que você aprendeu.

Por fim, resumos são excelentes na hora da revisão. Afinal, você não precisa ficar lendo o livro ou a apostila inteira todas as vezes. No resumo você coloca os pontos chaves, os gatilhos pra resgatar os assuntos aprendidos.

Existem algumas técnicas para estudar que sem dúvida alguma fazem uma diferença gritante no desempenho dos concurseiros, e o melhor é que são práticas e diretas.
Mas, infelizmente, poucos concurseiros dão a devida atenção à forma COMO deve se preparar. Os que se preparam da forma correta saem na frente.

Abracao.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 13:21

pessoal , na verdade não é resumo resumo, seriam apenas palavras chave...até esse professor pier diz que escrever em si é perda de tempo. teria que ser só palavras chaves. acho que tipo apontamentos.Tipo esses caputs das sumulas do tst. só as palavras chaves. Não sei se me fiz compreender.

rctbrito
Mensagens: 52
Registrado em: 09 Out 2014 11:37
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por rctbrito » 21 Jun 2015 16:09

Essa semana participei de uma turma de coaching, do Victor Ribeiro, Estratégias de Aprovação.
Simplesmente não consegui ficar até o final. Achei que é um lance muito mais motivacional do que para te ajudar efetivamente com técnicas. Para mim, que vem estudando para magistratura e MP, esse coaching não deu certo.
Algúem aqui já fez CPIURIS, IPC ou CEPCON para áreas jurídicas?
O lance é sentar e estudar!!!!!

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 16:42

minha conclusão:na real mesmo, quer passa em concurso "largue de mão foruns e afins " e vai estudar auhauahuahau. Quem passa em cocnruso não fica gastando tempo em fórum .hasta luego :assassin:

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 21 Jun 2015 19:55

rctbrito escreveu:Essa semana participei de uma turma de coaching, do Victor Ribeiro, Estratégias de Aprovação.
Simplesmente não consegui ficar até o final. Achei que é um lance muito mais motivacional do que para te ajudar efetivamente com técnicas. Para mim, que vem estudando para magistratura e MP, esse coaching não deu certo.
Algúem aqui já fez CPIURIS, IPC ou CEPCON para áreas jurídicas?
O lance é sentar e estudar!!!!!
Postaram o link do curso dele online por aqui

Esses que vc citou aí são aqueles que eu mencionei posts atrás
Eles te passam uma fórmula genérica
50 pág de livro + tantos artigos + exercício
Não achei nada demais
E são caros

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Kabeça Grande BJJ, LeoMatosJJ, Raul Nutti, Tartaruga, The Griot e 272 visitantes