Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 20:02

venire escreveu: Buda, o que eu ouço é justamente o contrário. Conheço 5 pessoas que foram aprovadas esse ano (defensoria SC, MP MT, MP MG, MP PR, TJ MG) e todas elas me sugeriram a não estudar por doutrina. Disseram que lei seca + caderno de cursinho + sinopes + informativos é suficiente. A doutrina, segundo eles, é bom pra complementar e aprofundar em alguns pontos.

Um deles me disse que conversou com os colegas aprovados e que a maioria seguiu esse método.

Existem várias maneiras de conseguir sucesso no concurso. O estudo por doutrina é um caminho, mas geralmente é um caminho mais longo.
Meus cadernos de cursinho têm mais ou menos 2.500 páginas no Word (penal, processo penal, civil, processo civil, constitucional, administrativo, tributário e empresarial).
Só o livro de Processo Penal do Renato Brasileiro tem 2.000 páginas.
As outras matérias que não tive no cursinho estudo por sinopses (eleitoral, humanos, ECA, difusos e ambiental), que somadas totalizam umas 1.800 páginas.
Quer dizer, ao todo são 4.300 páginas. Um número bem reduzido se compararmos com essas 15.000 páginas que vc citou.

É indiscutível que com a doutrina há um aprofundamento maior e um estudo quase que exauriente da matéria
Acredito que vale a pena ir além nos temas que são o carro chefe do concurso. Mas será que vale a pena estudar com profundidade temas secundários, temas que são pouco cobrados?

Meu primo passou agora Juiz Federal usando esse esquema.
Tomou posse em Janeiro.
Só lia doutrina quando precisava aprofundar em um tema específico.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 20:20

Atualmente eu uso mapa mental e quadro comparativos.
Sim, no começo o mapa mental é muito dificil, uma merda, mas depois, fica uma muita rápida a revisão (aqui é a teoria da compensação. Com tempo está tudo na mente. Comigo funciona. É uma maravilha de deus)
Ex: hoje reviso a parte geral do cc/02 em 40 min (ainda vou diminuir mais).
Esse negócio de escrever. Vc perde muito tempo. PQP. E ainda fica muito desorganizado.
Estudo duas matérias por dia. E faço revisão semanal no dia da determinada matéria.
Faço exercício dirigido. Deste modo, tem uma previsão do que a banca mais cobra (logicamente anoto no mapa mental. Assim, quando revisar dou mais ênfase).
Na minha opinião, não tem técnica certa. Faz a sua. E toca do foda-se no resto.
Aprendi que a revisão e tão importante quanto estudo.
Se vc não revisar, vc esta na merda. Faça. Simples assim!
Abs.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 20:44

mandrake escreveu:

Meu primo passou agora Juiz Federal usando esse esquema.
Tomou posse em Janeiro.
Só lia doutrina quando precisava aprofundar em um tema específico.
sabe dizer se esse seu primo só lia, grifava, resumia ....? tinha método?

MarcelVM
Mensagens: 39
Registrado em: 19 Jan 2015 18:21
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por MarcelVM » 21 Jun 2015 20:49

mandrake escreveu:Atualmente eu uso mapa mental e quadro comparativos.
Sim, no começo o mapa mental é muito dificil, uma merda, mas depois, fica uma muita rápida a revisão (aqui é a teoria da compensação. Com tempo está tudo na mente. Comigo funciona. É uma maravilha de deus)
Ex: hoje reviso a parte geral do cc/02 em 40 min (ainda vou diminuir mais).
Esse negócio de escrever. Vc perde muito tempo. PQP. E ainda fica muito desorganizado.
Estudo duas matérias por dia. E faço revisão semanal no dia da determinada matéria.
Faço exercício dirigido. Deste modo, tem uma previsão do que a banca mais cobra (logicamente anoto no mapa mental. Assim, quando revisar dou mais ênfase).
Na minha opinião, não tem técnica certa. Faz a sua. E toca do foda-se no resto.
Aprendi que a revisão e tão importante quanto estudo.
Se vc não revisar, vc esta na merda. Faça. Simples assim!
Abs.
Mapa mental é, de fato, muito eficiente. Pena que esse recurso não tem o devido reconhecimento porque muitos concurseiros pensam que é perda de tempo, que é brincar de desenhar.

Através do mapa mental você consegue colocar um monte de gatilhos pra lembrar do assunto estudado (setas, cor, posição, siglas,,...).

Leva mais tempo pra fazer, mas com o tempo as revisões ficam mais rápidas.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 20:58

mottamoraesjj escreveu:
sabe dizer se esse seu primo só lia, grifava, resumia ....? tinha método?
Esse é o site do meu primo: http://www.rodrigodesouza.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Não é propaganda.
Da uma olhada por lá.
Ele criou um site agora e está dando dicas.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 21:08

MarcelVM escreveu:
Mapa mental é, de fato, muito eficiente. Pena que esse recurso não tem o devido reconhecimento porque muitos concurseiros pensam que é perda de tempo, que é brincar de desenhar.

Através do mapa mental você consegue colocar um monte de gatilhos pra lembrar do assunto estudado (setas, cor, posição, siglas,,...).

Leva mais tempo pra fazer, mas com o tempo as revisões ficam mais rápidas.
Como disse, leva mais tempo no começo.
Faço no computador e imprimo colorido.
No primeiro mapa demorou 1hora e 20 min.
Atualmente, dependendo, faço um mapa de 5 a 8 min (20 a 30 mapas diários).
Com tudo pronto. Impresso, colorido, com clipart.
E já faço a revisão na hora (isso é demais. Antes só via a aula. E resumia. Ia ver a matéria só deus sabe quando. Hoje, já faço mapa na hora. E já reviso o mapa 5 vezes. E no final do dia, reviso a matéria toda do dia. Estou voando. Indico).
Mas nem tudo cabe mapa. Com tempo vc pega essa expertise.
Danço conforme a música. Se pede mapa, faço mapa. Se pede quadro comparativo, faço quadro. Se pede resumo, faço resumo. Se pede fluxograma, faço fluxograma.
Flash cards só uso em última hipótese, quando não com dificuldade de memorizar.
80% do meu material mapa mental.
Está ajudando.

Victoria maria
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Mai 2015 11:34
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Victoria maria » 21 Jun 2015 21:09

Alguem tem algum curso de delegado? obrigadaaa

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 21:10

mottamoraesjj escreveu:
sabe dizer se esse seu primo só lia, grifava, resumia ....? tinha método?
Vale ressaltar que ela já estuda para concurso 10 anos.
Cara passou em tudo que vc imaginar.
Inclusive na unb 2 vezes.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 21:12

MarcelVM escreveu:
Mapa mental é, de fato, muito eficiente. Pena que esse recurso não tem o devido reconhecimento porque muitos concurseiros pensam que é perda de tempo, que é brincar de desenhar.

Através do mapa mental você consegue colocar um monte de gatilhos pra lembrar do assunto estudado (setas, cor, posição, siglas,,...).

Leva mais tempo pra fazer, mas com o tempo as revisões ficam mais rápidas.
Na boa, não importa o reconhecimento.
Serviu para vc? Usa, se não, parte para outra técnica.
Abs.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 21:13

Victoria maria escreveu:Alguem tem algum curso de delegado? obrigadaaa
Victoria,
Aqui não tem mais link.
Favor conferir o recado na pag. 01.
Abs.,

rctbrito
Mensagens: 52
Registrado em: 09 Out 2014 11:37
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por rctbrito » 21 Jun 2015 21:23

mandrake escreveu:
Esse é o site do meu primo: http://www.rodrigodesouza.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Não é propaganda.
Da uma olhada por lá.
Ele criou um site agora e está dando dicas.

Legal o site do seu primo. Vou passar a acompanhar.

Uma página muito interessante é um post no fórum do cw, chamada caminho das pedras. Fica na sala da magistratura federal. Lá tem muito depoimento bom. Basicamente um coaching gratuito.

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 21 Jun 2015 21:29

rctbrito escreveu:Essa semana participei de uma turma de coaching, do Victor Ribeiro, Estratégias de Aprovação.
Simplesmente não consegui ficar até o final. Achei que é um lance muito mais motivacional do que para te ajudar efetivamente com técnicas. Para mim, que vem estudando para magistratura e MP, esse coaching não deu certo.
Algúem aqui já fez CPIURIS, IPC ou CEPCON para áreas jurídicas?
O lance é sentar e estudar!!!!!
Fez aqui em Brasília?
Pagou quanto? R$1.000,00?

rctbrito
Mensagens: 52
Registrado em: 09 Out 2014 11:37
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por rctbrito » 21 Jun 2015 21:35

mandrake escreveu:
Fez aqui em Brasília?
Pagou quanto? R$1.000,00?
Cara, não fiz. Um colega acima comentou que o que se vende é tipo uma receita de bolo...

Sinceramente, pensei em fazer acho que mais pela modinha mesmo... Mas o que diferencia é estratégia e sentar pra estudar mesmo...
Tem uns bons sites sobre dicas de estudo: blogdomocam, blogdaconcurseiradedicada, joão lordelo, eduardo gonçalves, edilson vitorelli...
Joga no google o nome dessa rapaziada... Todos tem boas dicas.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 21 Jun 2015 22:26

Sei lá
E muito subjetivo
Mas 2 coisas são certas:
1- a pior coisa que existe e vc estudar e um tempo depois esquecer a matéria
Isso e uma merda pq e tempo perdido
Depois tem que gastar um tempo além do que deveria para relembrar e reaprender algumas coisas que se esqueceu completamente

2-a outra coisa ruim e vc estudar e não criar um material eficiente para revisão
Eu me dou bem com mapa mental
Folha A3,cores,um ou outro desenho, gatilhos...
Consigo rever rápido e com eficiência
Eu resumo atos ADm em 2 mapas
Reviso em 10 min ou menos
São 100 pág de livro
Quanto tempo eu gastaria relendo grifo no livro?

Se um dia eu ser mole e ficar muito tempo sem fazer revisão, eu consigo relembrar e reaprender atos ADm muito mais rápido do que se tivesse que reler o livro

A minha dificuldade e conseguir conciliar a matéria nova com as revisões e a letra de lei

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 21 Jun 2015 23:40

por isso que o material da revisão deve ser o mais sucinto possível; porque se por ex: tua aula 1 de direito civil do cursinho tem 10 pg, a aula 2 tb tem 10 , a aula 3 tem 10 e assim sucessivamente, e levando em consideração que tu fará uma breve revisão da última aula antes de iniciar a próxima- quando tu tiver na aula 8 em diante ai ferrou tudo.Ficaria muita coisa pra revisar.Agora se tu pega a aula 1 que deu 10 pg e transforma essas 10 em 2. ou até mesmo em uma pg apenas( somente palavras chave-conceitos chave) , aí tudo fica mais acessível.Tem que tá só o filé da informação no papel. É isso que eu quero dizer qnd falo em fazer resumo.E não ficar escrevendo o que eu entendi com as minhas palavras. Na real vai ficar estilo mapa mental que preferem chamar assim. Mas só com palavras chave.Mas isso acho que vcs já fazem pelo visto. Pra mim tá funcionando. :D

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: carodrigues, DeepHalf, Djair Ferreira, Fpmg, FROST, Hags, Puime, Raul Nutti, Rugby Man, Tartaruga, Will R e 258 visitantes