Seria este, uma vez mais, o caminho para a glória no UFC?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sharivan
Contato:

Seria este, uma vez mais, o caminho para a glória no UFC?

Mensagem por Sharivan » 22 Jun 2015 16:55

Confiar no Jiu-Jitsu: a salvação para os brasileiros no MMA atual
Diante do domínio dos wrestlers, seria este, uma vez mais, o caminho a se confiar para alcançar a glória no UFC?

Imagem
Primeiro campeão do UFC, Royce Gracie e o até então desconhecido Brazilian Jiu Jitsu

Não é nenhuma novidade que a história do Jiu-Jitsu confunde-se com a própria história do Vale-Tudo, pai do Mixed Martial Arts, o hoje famoso MMA. E ainda que seja por leigos, há também confusão entre UFC (Ultimate Fighting Championship) e MMA: sim, tem muita gente que pensa que a sigla que representa o nome do evento americano diz respeito ao esporte como um todo. Mas antes de dar risada ou execrar, vale destacar que aquele tipo que só assiste luta de brasileiro famoso e valendo o cinturão - e que geralmente faz parte dessa turma que chama MMA de UFC - pode estar acabando, e, não, isso não é bom!

E talvez o grande motivo desse "fã" estar se extinguindo é dos mais tradicionais quando se fala em esporte no Brasil: quando não se tem um ídolo, não se tem torcida, logo o esporte é jogado para escanteio. A Fórmula 1 que o diga! E, passado o boom inicial que o evento americano trouxe consigo ao se popularizar no Brasil, num momento em que o país parecia poder alcançar todos os cinturões, o cenário atual não é dos mais felizes para os verdadeiros fãs, pois o esporte vem perdendo espaço na mídia, as lutas ao vivo em TV aberta tendem a ser cada vez mais raras, o Pay Per View, cada vez mais caro, e assim por diante.

O Brasil não tem conseguido substituir suas lendas no esporte e mesmo grandes nomes atuais não se tratam de figuras novas. A queda de Anderson Silva é um grande retrato do cenário descrito, onde o campeão já havia trilhado o seu caminho e as esperanças de glória repousavam sobre atletas já bastante experimentados, Lyoto Machida e Vitor Belfort, sendo que o remanescente Ronaldo Jacaré, apesar de ótimo, não chega a ser uma novidade. É verdade que, no geral, ainda temos José Aldo e Rafael dos Anjos, sem falar do novo campeão peso-pesado Fabrício Werdum (que vale uma passagem especial, mais adiante), mas nenhum deles pode ser chamado de "nova geração".

Enquanto isso, os EUA, além de campeões que passam a impressão de serem imbatíveis (Jon Jones, Chris Weidman e até há pouco Cain Velasquez e Anthony Pettis, que por sinal ambos têm totais condições de retomar o título), e surpresas como TJ Dillashow (que também é o campeão da sua categoria, batendo o até soberano Renan Barão), ainda concentra a disputa pelo título, em várias categorias, entre compatriotas, como é o caso dos meio-médios, meio-pesados e agora nos médios, sem falar em promessas como Rory Macdonald e Kevin Gastelum.

O fato é que os americanos parecem ter encontrado um jogo quase imbatível contra nós, brasileiros, que sempre fomos sua maior ameaça no que se refere à hegemonia no esporte: a combinação entre wrestling e uma ótima preparação física tem sido o crucial diferencial no MMA contemporâneo, afinal, trocação mais Jiu-Jitsu sempre foi o "arroz com feijão" desse esporte. Ocorre que, enquanto eles evoluíram sobremaneira no Jiu-Jitsu, os brasileiros não conseguiram algo sequer perto em termos de Wrestling e ainda pecam na preparação física e muitas vezes até na trocação.

Imagem
Independente da qualidade em pé, o Jiu-Jitsu é sempre muito importante

No entanto, o que mais dói é presenciar faixas-preta que parecem não confiar na "arte suave" justamente quando mais deveriam, lutando com imenso temor acerca das quedas dos wrestlers e, por isso, quase sempre sacrificando toda uma estratégia de luta e ainda dando brechas para nocautes ou verdadeiros "atropelamentos" no curso da luta. Na mesma esteira, lutadores de renomada técnica de solo por vezes optam pela trocação e pagam caro por isso.

A solução para a questão parece ser uma "volta para casa", entrando aqui o exemplo do novo campeão peso pesado do UFC que, pelo fato de não temer a luta de solo ou mesmo fazer guarda diante de um temível ground and pound, permitiu ao então desafiante que soltasse o seu jogo em pé sem medo de ser quedado - e diga-se de passagem, a confiança era tamanha que fez com que o ex-campeão preferisse manter a luta, quase que inteira, na parte em pé, mesmo com a grande desvantagem de envergadura - e, assim, pudesse mostrar a evolução de seu Muay Thai e, ao final, fechar a luta com chave de ouro: uma bela finalização em meio a um largo sorriso, tal qual o de quem sabe a resposta de uma prova difícil. Mais uma vez o brasileiro choca o mundo e por meio do Jiu-Jitsu!

Imagem
Como superar um wrestling explosivo? Werdum dá a resposta com o seu afiado Jiu-Jitsu!

Infelizmente o belíssimo caso acima é a exemplificação de uma exceção do MMA brasileiro atual, que parece não dar mais a mesma atenção ao seu tradicional carro-chefe, ignorando que ainda somos, com sobras, os melhores na luta meramente agarrada; com isso, as duas "passadas de carro" que o excelente boxer - mas faixa preta de BJJ - Junior dos Santos, o Cigano, tomou do mesmo wrestler que fora finalizado por Werdum, o papelão que Vitor Belfort, aluno de Carlson Gracie, fez diante do campeão dos pesos médios e a vergonhosa derrota do renomado Maurício "Shogun" Rua para o falastrão Chael Sonnen, são apenas alguns tristes exemplos da grande falta que o verdadeiro Jiu-Jitsu pode fazer.

Por fim, os tecnicamente decepcionantes TUFs brasileiros acentuam o presente alerta, ressaltando que o legítimo lutador de MMA deve ser completo, e, sem dúvidas, ser completo hoje em dia é poder contar com um Jiu-Jitsu eficiente, que abarca um chão ofensivo e que pode reverter o então temível jogo imposto pelos incansáveis wrestlers americanos; um Jiu-Jitsu confiante capaz de virar o jogo a nosso favor e fazer, uma vez mais, o mundo todo temer o Jiu-Jitsu Brasileiro.

Fonte: minha autoria.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Sharivan
Contato:

Re: Seria este, uma vez mais, o caminho para a glória no UFC

Mensagem por Sharivan » 22 Jun 2015 16:55

Pessoal,

Fiquei na dúvida sobre onde postar o tópico, por isso fiz aqui no OFF mesmo. No mais, ficou meio longo porque é em tom de desabafo, hehehe, ainda mais pela vitória do Werdum, que por sinal eu não acreditava muito, mas que, pra mim, reacendeu a importância do Jiu-Jitsu mesmo diante do "monopólico" jogo que vem sendo imposto pelos desde sempre wrestlers americanos.

É meramente a minha opinião.

Abraço a todos e fiquem com Deus.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 22 Jun 2015 17:09

tem que ser, no mínimo, bom em outra coisa tb. não por acaso, o pessoal do jj que se dá bem atualmente é assim: werdum é bom em pé; jacaré, demian quedam bem.

enfim, esses caras tops de chão que forem pro mma tem que se focar em trocação e/ou quedas. e não é só fazer por obrigação, tem que se dedicar o máximo possível pra ser decente em uma das duas áreas.

o foda é que nem todo mundo tem habilidade pra ser top em outra àrea. isso é pra poucos. vou dar o exemplo do demian aqui: tentou, mas não tem jeito, não tem jeito nenhum pra trocação. mas felizmente, conseguiu no meio do caminho trocar o foco de luta em pé pra quedas (mas descer de categoria foi crucial pra ele, já que na de cima, tinha muita desvantagem fisica, e pra quedar, isso conta muito).

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 22 Jun 2015 17:09

Legal a reportagem.

Respondendo a pergunta tema, acho que não. O caminho é investir no profissionalismo em geral. Vimos muitos caras chegarem pra ser main event no UFC com gás e performance de amador. O exemplo mais exagerado disso é o grande e largo Shogun rss
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 22 Jun 2015 18:48

o nivelamento técnico entre os tops existe, então o condicionamento físico, nesses casos, é o diferencial.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 22 Jun 2015 18:51

Acho q o jj nao perdeu efetividade, e sim os atletas perderam um pouco a confiança. Ousar mais e arriscar mais.

Acho q isso q os entendidos chamam de futebol arte. No futebol claro.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 22 Jun 2015 19:09

O jiujitz é disparado a arte mais respeitada no MMA. Mas hoje em dia é evidente que pra finalizar é preciso trocar, clinchar, esgrimar e ground and poundar.
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

fellipesl
Contato:

Mensagem por fellipesl » 22 Jun 2015 19:24

O Aldo sempre usou o muay thai e o boxe contra os wrestlers. Acho que a velocidade contribui muito pra um jogo contra a luta agarrada. Acho que a tríade condicionamento fisico/Boa luta em pé/Velocidade é uma arma ótima contra os wrestlers.

Batman
Contato:

Mensagem por Batman » 22 Jun 2015 19:36

Cara tem q saber muito bem pra se defender e conseguir encaixar umas coisas aqui e ali de diferencial
mas acho que o jogo eh striking. Qm eh rei na trocação vira rei na categoria.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 22 Jun 2015 19:56

Rounds de 5 minutos favorecem wrestlers que, mesmo sem focar na finalização, têm maior efetividade nas quedas e no controle da posição, enquanto que puxar para a guarda é se "sacrificar", clara desvantagem (principalmente para quem tem o wrestler como base na luta grapling). Quem tem o bjj por base se preocupa menos em ir de costas para o chão. Se não consegue reverter ou finalizar, o round já era.

Werdum, infelizmente, é exceção.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 22 Jun 2015 20:04

O bom lutador de MMA tem q ser bom pelo menos em Boxe, MT, Wrestling e BJJ... e se além disso incorporar conhecimentos de outras artes marciais como Judo ou Karatê, por exemplo, será muito perigoso devido a imprevisibilidade do que pode fazer.

Agora para ser manter no top 5, além de ser pelo menos bom no quarteto citado acima, tem que ser muito bom em qualquer uma delas, ou até em mais de uma, de preferência.

Dae na maioria absoluta das vezes, conseguirá anular o jogo do adversário e se impor com a arte marcial aonde é excepcional, não importando qual seja.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 22 Jun 2015 20:31

kyo_spirit escreveu:Legal a reportagem.

Respondendo a pergunta tema, acho que não. O caminho é investir no profissionalismo em geral. Vimos muitos caras chegarem pra ser main event no UFC com gás e performance de amador. O exemplo mais exagerado disso é o grande e largo Shogun rss
Valeu!
FCB escreveu:o nivelamento técnico entre os tops existe, então o condicionamento físico, nesses casos, é o diferencial.
Concordo e isto é uma desvantagem para nós, brasileiros, afinal os americanos sempre foram tops em preparação, não por acaso são ótimos na maioria dos esportes. Mas é até por conta disto que penso que um Jiu Jitsu afiado possa fazer a diferença, pois sempre fomos muito talentosos na luta de chão.
thiagobjj escreveu:Acho q o jj nao perdeu efetividade, e sim os atletas perderam um pouco a confiança. Ousar mais e arriscar mais.

Acho q isso q os entendidos chamam de futebol arte. No futebol claro.
É justamente este o ponto! E acredito que um lutador de Jiu Jitsu realmente confiante tem condições de sobressair ante esse popular jogo dos wrestlers.
Batman escreveu:Cara tem q saber muito bem pra se defender e conseguir encaixar umas coisas aqui e ali de diferencial
mas acho que o jogo eh striking. Qm eh rei na trocação vira rei na categoria.
Discordo: o jogo primordial tem sido o wrestling, pois quem o domina dita se a luta ficará em pé ou no chão. Por óbvio que todo lutador atual tem que ser completo, mas é em virtude dessa certeza de que um wrestler cedo ou tarde vai por pra baixo que eu penso que um Jiu Jitsu de ponta possa resolver o problema.

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 22 Jun 2015 20:39

Queixodevidro escreveu:O jiujitz é disparado a arte mais respeitada no MMA. Mas hoje em dia é evidente que pra finalizar é preciso trocar, clinchar, esgrimar e ground and poundar.
Não mais e o texto é justamente sobre isso: hoje em dia a arte mais temida e efetiva tem sido o wrestling. O grande ponto é que, uma vez que é extremamente difícil se equivaler aos americanos nesta arte e quase tanto, no condicionamento físico, o Jiu Jitsu seria, ao meu ver, a saída. Todavia, seria necessário uma volta às raízes do Jiu Jitsu no sentido de colocá-lo como carro chefe, como uma arma principal... Enfim, Jiu Jitsu pra pegar do começo ao fim!

Batman
Contato:

Mensagem por Batman » 22 Jun 2015 20:51

Sharivan escreveu: Discordo: o jogo primordial tem sido o wrestling, pois quem o domina dita se a luta ficará em pé ou no chão. Por óbvio que todo lutador atual tem que ser completo, mas é em virtude dessa certeza de que um wrestler cedo ou tarde vai por pra baixo que eu penso que um Jiu Jitsu de ponta possa resolver o problema.
sim o cara decide mas n adianta decidir ficar em pé e ser apenas o segundo melhor na trocação ou chao caso queira ir lá
olha os melhores de todos os tempos
galerinha top de trocação e bons o suficiente na defesa de queda mas ngm era wrestler nato, todos com striking como arma principal
dai tem os q tem chao como principal e sao os eternos vices e terceiros

IceCold
Contato:

Mensagem por IceCold » 22 Jun 2015 21:03

Batman escreveu:
sim o cara decide mas n adianta decidir ficar em pé e ser apenas o segundo melhor na trocação ou chao caso queira ir lá
olha os melhores de todos os tempos
galerinha top de trocação e bons o suficiente na defesa de queda mas ngm era wrestler nato, todos com striking como arma principal
dai tem os q tem chao como principal e sao os eternos vices e terceiros
GSP não veio do wrestling mas usava ele como sua principal arma,msm vindo do Kyokushin não era striker e é o melhor de todos os tempos

Responder