Quero fazer medicina,e agora?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
folhabranca
Contato:

Re: Quero fazer medicina,e agora?

Mensagem por folhabranca » 23 Jun 2015 08:29

Cara vou te falar como médico... As perspectivas para a profissão não estão muito boas após esses governos do pt... fechamento de postos de trabalho, desvalorização profissional (incluindo o fator financeiro); abertura indiscriminada de faculdades por todo o país (muitas delas com uma formação duvidosa). Para vc ter uma idéia as vagas no meu estado quintuplicaram em seis meses, por mera politicagem, associado ao fechamento de hospitais e estagnação do setor, o futuro profissional medicina é no mínimo sombrio Onde moro
[img]http://i.imgur.com/jlMOUvA.png[/img]

Eureek
Contato:

Mensagem por Eureek » 23 Jun 2015 08:42

Cara , medicina nao e pra qualquer um. Vestibular e mole comparado com exercer a profissao bem.

Como ja sugeriram, tira uma folga e da um pensada. O exemplo da tua avo e muito bonito, mas nao precisa ser medico pra cuidar dos outros. Ve se rola de se voluntariar em algum hospital, recantos de idosos e incorpora na tua rotina. Assim vc consegue fazer alguma coisa que tem proposito sem ter que largar tudo e talvez sirva pra balancear tua vida um pouco

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

folhabranca
Contato:

Mensagem por folhabranca » 23 Jun 2015 08:45

Falando agora da formação; estudei em uma universidade federal, realmente existem carências, mas o material humano e as oportunidades de aprendizado e Estágios são infinitamente maiores em uma universidade pública. Sem contar o compromisso dos professores e a qualidade do ensino (no meu estado, numa faculdade particular recém inaugurada, os alunos têm aula de anatomia com modelos de plástico...). O curso é dividido em três ciclos; nos primeiros dois anos temos as matérias básicas como anatomia, fisiologia, histologia, embriologia, saúde pública, imunologia, etc... o ciclo intermediário, onde temos as clínicas em si, cardiologia, gastro, cirurgia, gineco etc, sempre intercalando a teoria com práticas, geralmente atendimento ambulatorial e hospitalar da respectiva matéria. E o último ciclo de dois anos é o internato, um período eminentemente prático do curso Onde estagiei em hospitais de trauma e emergência, hospital de doenças infecto contagiosas, maternidades, postos de saúde da capital e interior do estado, hospital psiquiátrico entre outros. A rotina do curso era bem estressante, pois na minha universidade era em horário integral, além da complexidade das cadeiras; entretanto sinto muita saudade dessa época pq seus colegas acabam virando sua família depois desses seis anos de convivência intensa; pra vc ter uma idéia conheci minha noiva na faculdade.

Santastico_bjj
Contato:

Mensagem por Santastico_bjj » 23 Jun 2015 08:54

Ultimamente temos dado muito valor para a felicidade no trabalho. Sei lá, estou passando a encarar trabalho como trabalho apenas, aquele lugar onde vou, trabalho de forma responsável durante meu horário e levo o sustento para casa. Meia prazeres estão fora do trabalho.
Imagem

folhabranca
Contato:

Mensagem por folhabranca » 23 Jun 2015 09:13

Agora falando da realidade após a formatura... realmente na minha época consegui emprego com relativa facilidade em PSFs e pronto socorros, sempre como médico generalista; afinal não tinha iniciado nenhuma residência. entretanto esse cenário de relativa facilidade de emprego para os recém formados tende a mudar drasticamente, com a abertura indiscriminada de faculdades de medicina sem o menor critério e qualidade, além do que vivo em um estado pobre que não abre postos de trabalho médico sejam públicos ou privados (pelo contrário, só os fecha). A rotina de trabalho é extremamente estressante; Onde vc irá ter que trabalhar no mínimo (e é mínimo mesmo) 48h semanais, para ter uma remuneração que permita um relativo conforto. Na maioria das vezes as vagas de trabalho que surgem inicialmente serão no serviço público, primeiro, esqueça direitos trabalhistas, a precarização dos serviços médicos são quase que institucionalizadas, nunca assinei um contrato de trabalho, sempre fui contratado "de boca"; as vezes demitido ao bel prazer dos chefes. As condições de trabalho são mínimas ou inexistentes, ambientes de trabalho insalubres, sem medicamentos, sem material para Sutura, sem exames complementares... o SUS é uma piada, o poder público brasileiro finge que para assistência médica a sua população... Além disso vc está sempre exposto a acidentes ocupacionais e a uma demanda absurda de pacientes (Quando trabalhava numa urgência pública atendia cerca de 80 pacientes em 12 horas). Ou seja, não tem como vc dar atenção devida cada paciente... É duro mas é a realidade... Sem contar que vc vai estar lidando de peito aberto com o público, e suas mais variadas emoções. Já fui ameaçado, já atendi pessoas que invadiram o posto armados, já atendi bandidos baleados que literalmente levaram a gangue juntos para o pronto atendimento, já fui agredido por usuário de crack noiado enquanto suturava o rosto do mesmo após ele ter levado uma facada (ele deu um soco no meu peito e consegui conter ele com uma mão de vaca kkkkkkkkkk). Em resumo, a realidade de um médico está nesse ponto, ausência completa de direitos trabalhistas, jornadas de trabalho absurdo para se ganhar um salário razoável (tenho colegas que trabalham 96 horas por semana) e ausência de condições mínimas para executar o que vc aprende na faculdade...

folhabranca
Contato:

Mensagem por folhabranca » 23 Jun 2015 09:32

Pra finalizar, estou fazendo residência médica de cirurgia geral, área que sempre me identifiquei na faculdade. São dois anos (só aí já vão 8 anos de estudo); sem contar que depois vc terá que fazer a especialidade cirúrgica (estou em dúvida entre corrigida oncológica - mais três anos - ou cirurgia do aparelho digestivo - mais dois anos no mínimo - ou seja, só aí já se vão dez anos de estudos initerruptos)... ahh as vagas de residência médica são extremamente escassas no Brasil, e para passar vc terá que fazer provas com concorrências muito maiores que a do próprio vestibular medicina... a rotina oficial do MEC, preconiza 60h horas semanais fixas... entretanto o nome não é residência a toa... Vc praticamente mora no hospital, e na prática tem que estar sempre a disposição dos preceptores e chefes de serviço... Então essa carga horária de 60h semanais é mera ficção... Além disso, a bolsa paga pelas residências é bem aquém do trabalho realizado, pagando atualmente em todo o Brasil e independente da área escolhida, cerca de 2600 reais (ou seja, ou vc faz uma poupança antes de iniciar a residência, ou terá de arranjar alguma forma de dar plantão para Complementar a renda...). Após tudo isso vc ainda terá que se firmar no mercado... e aqui no meu estado a maioria dos profissionais alcança essa estabilidade após 20 anos de formado... Bom cara, espero ter ajudado dando um panorama geral da medicina, tanto do curso como do mercado de trabalho, qualquer dúvida manda uma MP. Abraço

Pinhão
Contato:

Mensagem por Pinhão » 23 Jun 2015 09:57

Foda bixo, sou advogado também e tenho os mesmo pensamentos que você Buda, inclusive tenho refletido muito sobre isso...
Trabalhamos em prol da "justiça", mas essa palavra, aqui no Bananistão, deveria ser riscada do dicionário...
Estudamos, elaboramos peças de qualidade e etc, e estas sequer são analisadas...mandos e desmandos de políticos e TRIBUNAIS corruptos...

Do legislativo, a corrupção é enraizada....já até engolimos seco

Agora, CORRUPÇÃO DE TRIBUNAL? me da asco! Um Sujeito que ganha pra mais de 30 mil por mês se vendendo é brincadeira... alguem letrado em direito, sobre a força da Lei, e sua importância para a sociedade, só pode ser alguem muito inescrupuloso e vil para se rebaixar dessa forma.
Não há qualquer respeito a decisões do STF e STJ e por aí vai... Não que estas decisões sejam perfeitas, mas não me entra na cabeça um juiz de primeiro grau ir contra decisão firmada de órgão superior.

e Isso me tira totalmente a vontade de "lutar" essa batalha.. é triste, mas é a realidade...

Pensei esses tempos em tentar concurso pra Polícia, mas ao mesmo tempo penso que sou "honesto" demais pra isso eu acho... e o "sistema" (by tropa de elite2) pode acabar me fudendo...

E pra falar a verdade, admiro sua coragem, eu queria ter sua coragem de "recomeçar"
Imagem
OSS!!!
Só o Jiu-Jitsu salva!

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 23 Jun 2015 10:11

Santastico_bjj escreveu:Ultimamente temos dado muito valor para a felicidade no trabalho. Sei lá, estou passando a encarar trabalho como trabalho apenas, aquele lugar onde vou, trabalho de forma responsável durante meu horário e levo o sustento para casa. Meia prazeres estão fora do trabalho.
penso igual a ti. Eu só quero trabalhar, ganhar meu sustento, me aposentar o mais rápido possível para me dedicar aos meus filhos, minha família. Não preciso ser rico pra isso, nem preciso ser isso ou aquilo. Não amo meu trabalho, mas acho que não amaria trabalho nenhum. Amo meus filhos, minha esposa, minha família, meu jiu jitsu.
Imagem

CROW
Contato:

Mensagem por CROW » 23 Jun 2015 10:12

Tu não se fixa em nada, tudo parece uma carga, corre em círculos e ainda se pergunta pq está cansado ? O Vasco tá bem veste a camisa, o Vasco tá mal tu para com o futebol ... vai de cá pra lá, de la´para cá, pq não tem um porto seguro, um guia

Pode tentar fugir desse descontentamento da maneira que quiser, mas pra acabar com ele só tem um jeito : profunda meditação acerca dos seus propósitos e ação
"O mundo é mudança; a vida, opinião." - Demócrito

R.SEFO
Contato:

Mensagem por R.SEFO » 23 Jun 2015 10:30

Sensacional esse tópico. Excelente contribuição folhabranca.

Eu acabei de fazer 30 e também penso muito em fazer medicina. Sou da área de TI, gosto da minha profissão, mas acho injusto os vencimentos que eu recebo diante de todo esforço que eu já despendi ao longo da vida. Quero algo mais rentavel, sem precisar me mover para grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

Concurso Público é o meu plano A. Professor de Universidade Pública e Medicina são meus plano B.

Só que é uma responsabilidade pra uma vida inteira. Não posso me dar o luxo de estudar 10 anos pra descobrir os problemas inerentes de toda profissão.
Imagem

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 23 Jun 2015 10:52

tico escreveu:Faco med (2 período) e na minha sala tem uns marmanjos ate com 27 anos nas costas, então nao sei se você esta tão atrasado. So lembre que é um curso doda bro, nego acha que e dificil de entrar, mas isso e o de menos ( e olha que eu estudo em uma federal). Foda nesse negocio e sair. O curso é longo que só a porra,a carga horaria e gigantesca(aulas das 8 as 17) e o assunto e muito puxado, eu com 19 anos nas costas e (teoricamente) cheio de energia já sofro pra caralho com esse curso. Leve em conta também que você vai passar muito tempo amarrado sem ganhar dinheiro (onde estudo tem gente que da aulas particulares pra ganhar dinheiro, mas é algo bem pontual,já que o curso realmente não te dá muito espaco) coisa de ate 8 anos se for para uma federal, 6 nas particulares mas com certeza você tem nocao de quanto custa estudar em uma instituição dessas. Quanto ao retorno financeiro a gente sabe que hoje medicina é uma mina de ouro, mas eu rralmente nao acredito que va continuar assim no futuro. As faculdades particulares se multiplicam em um ritmo bem forte e eu penso que esse mercado va se saturar bastante em alguns anos, não tanto quanto direito claro, pois o curso de se dar rmar um medico e beeeem maior do que o custo de se formar um bacharel ( vide a discrepância nas mensalidades de particulares em ambos os cursos), então sempre vai ser um mercado um tanto mais restrito. Enfim, essas sao algumas ideias que eu tive sobre o curso medico nessa minha breve experiência, boa sorte se vier a seguir esse caminho e desculpa pelo texto terrivelmente mal escrito (ipad e uma merda) (eu sei que eu usei aspas demais)
Você gosta do que você estuda na faculdade?
As matérias são interessantes?
Meu medo e entrar e achar as matérias insuportáveis
Eu não faço idéia de como e o estudo da medicina
Ou de qq outra faculdade que eu resolva fazer

Nile

Mensagem por Nile » 23 Jun 2015 11:09

Buda escreveu: Você gosta do que você estuda na faculdade?
As matérias são interessantes?
Meu medo e entrar e achar as matérias insuportáveis
Eu não faço idéia de como e o estudo da medicina
Ou de qq outra faculdade que eu resolva fazer
Eu sei que a pergunta não foi pra mim , mas respondendo
As matérias são um saco , poucas são prazerosas , no segundo período que o parceiro aí tá fazendo tem funções e imuno que são interessantes ,e ainda é PBL mas os estágios e as práticas que são bons
Vc faz medicina no oitavo período em diante , que começa ambulatório depois internato
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

folhabranca
Contato:

Mensagem por folhabranca » 23 Jun 2015 11:13

Buda; vou dar uma noção de como são as matérias básicas do curso:
Anatomia - Vc estuda conformação e relação dos órgãos e sistemas; classificação de ossos músculos e articulações. a matéria inclui teoria e práticas através de dissecação de cadáveres. tida por muitos como terror do ciclo básico; particularmente eu gostava, cheguei a ser monitor da matéria, e me influenciou na escolha de cirurgia.

Fisiologia - na minha opinião a Matéria mais importante de todo o curso, vc basicamente estuda o funcionamento dos órgãos e sistemas. Aprende como a maquina humana funciona, o que é imensamente interessante; além do que esta matéria tem o livro didático que considero mais bem escrito de toda a medicina que é o Guyton... Da vontade de ler como se fosse literatura convencional... a máquina humana é realmente perfeita

Histologia - Uma anatomia reduzida... Como o nome já diz vc estuda os tecidos que compõem os órgãos. Essa matéria basicamente vc estuda em práticas de laboratório analisando lâminas em microscópio

RatoBravo
Contato:

Mensagem por RatoBravo » 23 Jun 2015 11:13

Aí Buda, já passei por situação bem parecida e vejo isso como falta de um foco e planejamento bem estabelecido. Como você disse, não conseguiu seguir um bom planejamento de estudos, apesar de ter se dedicado, e pra mim esse é o ponto chave do seu desânimo. Somando isso a idade que vai pesando, você está buscando uma alternativa de se motivar, e começar algo do zero por si só já faz isso.
Se a medicina é algo que te atrai MUITO mesmo, mete as cara sem medo. Senão meu amigo, a chance de você desanimar no próprio cursinho já é grande. Depende da sua vontade de querer mesmo a Medicina, caso seja mais uma alternativa de fuga do que vontade mesmo, te aconselho a fazer um planejamento top nos estudos para concurso. Quando os estudos estiverem fluindo e você sentir que está no caminho certo, sua motivação volta com tudo.

folhabranca
Contato:

Mensagem por folhabranca » 23 Jun 2015 11:15

Depois complemento mais a resposta

Responder