cotas para negros nos concursos
cotas para negros nos concursos
vou fazer um concurso agora federal na minha área de TI, abro o edital e me deparo com isso:
Fortaleza(CE)
180 vagas
126 ampla concorrência
36 pessoa Negra/Parda
18 pessoa com deficiência
já tava foda passar agora que vai ficar difícil mesmo, diz ai que o documento de nascimento que determina minha etnia, nasci branquinho, foi o que colocaram na minha certidão, mas hj acho que sou mais para pardo como a maioria dos brasileiros e agora tenho que concorrer em menos vagas por causa de absurdo que o Governo Federal aprovou, pqp!!!
1. A reserva de 20% de vagas para negros e pardos vale para qualquer concurso que aconteça no país?
Não. A lei só vale para concursos de âmbito federal. Portanto, estão excluídos os municípios e os estados. A regra vale, portanto, para cargos e empregos ligados à administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, tais como Petrobras e Banco do Brasil.
2. As cotas raciais valem para cargos ligados ao poder Executivo, exclusivamente?
Sim. Concursos relacionados aos poderes Legislativo e o Judiciário não estão incluídos na nova regra. O Senado é a única exceção, tendo instituído a reserva de 20% das vagas para negros e pardos em seus concursos e contratos de terceirização.
3. A aplicação da lei está prevista para concursos com qualquer número de vagas?
Não. A regra só vale para concursos que ofereçam três vagas ou mais.
4. Como e quando ocorre a autodeclaração sobre a raça de um candidato?
A autodeclaração acontece no momento da sua inscrição no concurso. A informação deverá constar no formulário preenchido pelo candidato. A pessoa deve se declarar preta ou parda, segundo o quesito de cor e raça do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
5. Pretendo me declarar negro ou pardo, mas não tenho nenhum documento que comprove isso. O que fazer?
Se você realmente não tem como sustentar sua autodeclaração, é melhor não ir em frente. No ato da inscrição, não será solicitado nenhum documento que sustente que você é negro ou pardo. Porém, caso você seja aprovado, essa comprovação será necessária.
6. Como serão descobertas as declarações falsas?
Declarações feitas por um candidato aprovado devem ser checadas num processo chamado de investigação social. Essa ação é de praxe, e vale também para outras informações, como a declaração de bens, por exemplo. Os métodos para essa investigação variam de local para local.
7. O que acontecerá com quem for descoberto?
Se ficar provado que a declaração do candidato é falsa, ele será eliminado do concurso. Se já tiver acontecido sua nomeção para o cargo, caberá um procedimento administrativo e a sua admissão poderá ser anulada.
8. Que documentos são usados para provar que uma pessoa pertence a um determinado grupo racial?
Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.
9. Uma pessoa que se autodeclare negra ou parda só concorrerá às vagas destinadas às cotas?
Não. O candidato negro ou pardo disputará tanto as vagas reservadas quanto as vagas destinadas à ampla concorrência. Se ele for aprovado dentro da ampla concorrência, seu nome não será contado para o preenchimento das cotas.
10. Vou prestar um concurso cujo edital saiu antes de a lei 12.990/14 ser sancionada. Posso pedir para concorrer dentro das cotas mesmo assim?
Não. A lei está em vigor desde 10 de junho de 2014. A novidade só vale para concursos cujos editais tenham sido publicados após essa data.
http://exame.abril.com.br/carreira/noti ... co-publico" onclick="window.open(this.href);return false;
Fortaleza(CE)
180 vagas
126 ampla concorrência
36 pessoa Negra/Parda
18 pessoa com deficiência
já tava foda passar agora que vai ficar difícil mesmo, diz ai que o documento de nascimento que determina minha etnia, nasci branquinho, foi o que colocaram na minha certidão, mas hj acho que sou mais para pardo como a maioria dos brasileiros e agora tenho que concorrer em menos vagas por causa de absurdo que o Governo Federal aprovou, pqp!!!
1. A reserva de 20% de vagas para negros e pardos vale para qualquer concurso que aconteça no país?
Não. A lei só vale para concursos de âmbito federal. Portanto, estão excluídos os municípios e os estados. A regra vale, portanto, para cargos e empregos ligados à administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, tais como Petrobras e Banco do Brasil.
2. As cotas raciais valem para cargos ligados ao poder Executivo, exclusivamente?
Sim. Concursos relacionados aos poderes Legislativo e o Judiciário não estão incluídos na nova regra. O Senado é a única exceção, tendo instituído a reserva de 20% das vagas para negros e pardos em seus concursos e contratos de terceirização.
3. A aplicação da lei está prevista para concursos com qualquer número de vagas?
Não. A regra só vale para concursos que ofereçam três vagas ou mais.
4. Como e quando ocorre a autodeclaração sobre a raça de um candidato?
A autodeclaração acontece no momento da sua inscrição no concurso. A informação deverá constar no formulário preenchido pelo candidato. A pessoa deve se declarar preta ou parda, segundo o quesito de cor e raça do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
5. Pretendo me declarar negro ou pardo, mas não tenho nenhum documento que comprove isso. O que fazer?
Se você realmente não tem como sustentar sua autodeclaração, é melhor não ir em frente. No ato da inscrição, não será solicitado nenhum documento que sustente que você é negro ou pardo. Porém, caso você seja aprovado, essa comprovação será necessária.
6. Como serão descobertas as declarações falsas?
Declarações feitas por um candidato aprovado devem ser checadas num processo chamado de investigação social. Essa ação é de praxe, e vale também para outras informações, como a declaração de bens, por exemplo. Os métodos para essa investigação variam de local para local.
7. O que acontecerá com quem for descoberto?
Se ficar provado que a declaração do candidato é falsa, ele será eliminado do concurso. Se já tiver acontecido sua nomeção para o cargo, caberá um procedimento administrativo e a sua admissão poderá ser anulada.
8. Que documentos são usados para provar que uma pessoa pertence a um determinado grupo racial?
Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.
9. Uma pessoa que se autodeclare negra ou parda só concorrerá às vagas destinadas às cotas?
Não. O candidato negro ou pardo disputará tanto as vagas reservadas quanto as vagas destinadas à ampla concorrência. Se ele for aprovado dentro da ampla concorrência, seu nome não será contado para o preenchimento das cotas.
10. Vou prestar um concurso cujo edital saiu antes de a lei 12.990/14 ser sancionada. Posso pedir para concorrer dentro das cotas mesmo assim?
Não. A lei está em vigor desde 10 de junho de 2014. A novidade só vale para concursos cujos editais tenham sido publicados após essa data.
http://exame.abril.com.br/carreira/noti ... co-publico" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: cotas para negros nos concursos
Se quiser, apresente um documento oficial que afirme que seu pai ou sua mãe são pardos/negros. Ninguém poderá te impedir de tomar posse dentro de um "critério" de autodeclaração.
- Willian 柔術
- Contato:
espero que todo mundo que se inscreva nos concursos federais se declare "negro" ou "pardo" e acabe com essa palhaçada.
vamos combater séculos de segregação com mais segregação!
vamos combater séculos de segregação com mais segregação!
Ridículo isso. Sou absolutamente contra o que esse Governo vem fazendo. Além de injusto, acredito que não há nada que alimente mais o rancor e consequentemente preconceito do que dar privilégios para um determinado grupo, seja devido a cor/credo/opção sexual etc.
-
- Colaborador
- Contato:
Antes eu era contra e achava q as cotas deveriam ser para pobres ao invés de etnia.
Hoje prefiro nao me intrometer, os negros foram escravos durante 4/5 de nossa história e a desigualdade ainda existe, nao sou negro e nunca prestei concurso publico, entao prefiro nao me envolver.
Hoje prefiro nao me intrometer, os negros foram escravos durante 4/5 de nossa história e a desigualdade ainda existe, nao sou negro e nunca prestei concurso publico, entao prefiro nao me envolver.
-
Editado.
Editado pela última vez por Ganjah Man em 21 Out 2014 13:23, em um total de 2 vezes.
pois é, não tem sentido isso, tem que ser investido bem é na base, ser fornecido uma educação básica e fundamental de qualidade que dê condições de qualquer pessoa concorrer de igual pra igual, desse jeito quem nasce pobre e é declarado branco tá mais fudido que o negro.Jorginic escreveu:Ridículo isso. Sou absolutamente contra o que esse Governo vem fazendo. Além de injusto, acredito que não há nada que alimente mais o rancor e consequentemente preconceito do que dar privilégios para um determinado grupo, seja devido a cor/credo/opção sexual etc.
sou a favor das cotas.
quem tá reclamando é pq tá estudando pouco. se for o 1o não tem cota q tire sua vaga.
quem tá reclamando é pq tá estudando pouco. se for o 1o não tem cota q tire sua vaga.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores
- Raphael Shaka
- Contato:
Não sei se é verdade, mas estão ventilando que a Benedita entrou com pedido de um treco tipo "bolsa negro", onde todo branco que ganha acima de 9 mil reais tem que pagar um imposto maior pra ser distribuído para familias negras.
Viciado não é doente
Quem é a favor é porque tá estudando pouco. Se for o 1º , não precisa de cota pra conquistar sua vaga.ruud escreveu:sou a favor das cotas.
Se é só estudar mais, por qual motivo o negro tem que ter cota, então? É só estudar mais.ruud escreveu:sou a favor das cotas.
Gostei da sua lógica, o resto tem que estudar mais, o negro não.
Risos.
Eu pagaria pra ver você manter esse discurso no dia que um filho teu perdesse uma vaga por causa de cotas.ruud escreveu:sou a favor das cotas.
Minha mãe é negra. Eu sou branco. Eu sou afrodescendente. E aí?
“Go then, there are other worlds than these.”
Isso é o que mais me revolta. Quem for branco e de família humilde estará sendo absurdamente prejudicado pelos erros do passado, que agora se repetem de maneira inversa (como se isso fosse solução).cunecao escreveu:Cota pra negro é um absurdo, cúmula da preguiça e da solução paliativa. Negros não são inferiores intelectualmente perante outras raças, esse tipo de coisa não tem sentido. A maioria dos negros que conheci que passaram em cotas vieram da classe média. Enquanto isso existem milhares de branos pobres se fudendo. Mas claro, é muito mais fácil inventar uma porra de sistema de cotas, forçando a assumir uma posição quem não tem capacidade para assumir, do que prestar oportunidades iguais para todos. Claro que isso não é possível de uma hora para outra, por isso penso que um sistema de cotas deveria ter prazo de validade e ser acompanhado de melhorias na educação. E óbvio, cota para quem não teve oportunidade, não pra quem tem a cor da pele escura. Isso pra mim não é cato, não é ferramenta de equidade, é pura e simplesmente racismo.
Eu teria vergonha de só conseguir passar em um concurso por conta das cotas, ainda mais se a pontuação fosse mais baixa que a do outro grupo.