Descoberta a provável causa do vício. E não é o que você pen

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
cabeça86
Contato:

Re: Descoberta a provável causa do vício. E não é o que você

Mensagem por cabeça86 » 23 Jun 2015 12:01

Comprido, porém interessante.

Mas discordo da autora, muita gente tem tudo e se torna um viciado e muita gente não tem nada e é uma pessoa íntegra.

A interação social é importante, mas não somos ratos, uma situação difícil não é motivo para se esconder atrás das drogas.

Sinceramente, viciados são o câncer da sociedade, e o que se faz com o câncer antes dele se alastrar? Tem que arrancar e jogar fora.
Imagem

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 23 Jun 2015 12:07

Achei que nem iria ler o texto, mas ele flui bem.
O texto é muito interessante. Os experimentos realizados em ratos isolados realmente sempre têm os mesmos resultados, mas esse tal de "rat park" mostra como a situação é bem diferenciada.
Eu pego como exemplo muitos amigos meus (e até mesmo o meu caso, na adolescência), em que saíamos, bebíamos e utilizávamos outras substâncias, mas isso servia como um complemento em nossa vida social (a vida social existia mesmo sem esses subterfúgios). Nenhum de nós se tornou viciado e se tornou dependente tanto do álcool quanto das drogas, mas é porque havia um caráter recreativo em seu uso.
Agora se o cidadão não possui um bom ambiente para viver e um círculo social escasso e pobre, automaticamente a droga se torna uma válvula de escape, muito antes de haver uma dependência química.
Hoje em dia só tomo umas e digo que o uso de quaisquer tipos de substâncias nunca é benéfico, mas antes do problema ser as drogas, o problema é o indivíduo que a consome. Eu, por exemplo, dirijo na maior calma quando estou sóbrio, se eu tomo umas eu continuo dirigindo numa boa. Agora um babaca que se acha piloto naturalmente sóbrio, lógico que bêbado vai se achar num circuito de fórmula 1.
Quanto à questão da legalização, sou completamente a favor da legalização da maconha (apesar de eu nunca ter curtido), mas sou contra a liberação da cocaína, por exemplo, que sendo utilizada em excesso e combinada com álcool, faz qualquer sujeito se tornar uma bomba-relógio ambulante.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

cabeça86
Contato:

Mensagem por cabeça86 » 23 Jun 2015 12:27

Vizioli escreveu: Entendi, mas eu vejo que a parte do que leva cada um a se envolver com drogas é a parte menos relevante.

O interessante é a alternativa para tratamento diferenciada e bem mais eficaz

Faz todo sentido quando eu penso, me colocando no lugar de um usuário viciado, para acabarem com o vício trancam o cara numa casa de reabilitação onde ele não faz nada além de dormir e comer, ócio total, o que esse cara cai querer fazer? Se drogar

Porém num cenário onde o viciado tá sempre ocupado, se mantendo em atividade constante com o apio, e não rejeita da família ele pode melhorar- pelo mebos na teoria, acho que são necessários nais estudos p confirmar isso

Isso coloca o vicio em substâncias no mesmo patamar de jogos de azar, segundo o texto q dependência química nao representaria nem 20% do vício como um todo

E a contextualização com os pacientes em hospitais que passam o dia usando substâncias fortes para amenizar a dor, e depois com a família nao senttem dependência nenhuma é muito interessante

Os viciados podem ser o cancer da sociedade, mas você joga fora o órgão com cancer, ou você tenta recupera-lo? Acho que não fez sentido kkkkkk
Mas essas pessoas fazem parte da sociedade, não dá p simplesmente joga los a margem
Entendo seu ponto de vista, mas discordo.

Em vários casos que presenciei, o viciado tem diversas oportunidades, tanto da família, quanto de uma pessoa que se dispõe a contratá-lo, porém, ao menor sinal de dificuldade, o cara se joga de cabeça nas drogas de novo.

Algo que vi funcionar, e que faz os ateus pirarem, é o cara ser acolhido por alguma instituição religiosa, o que cai como uma luva na mensagem que o texto tenta transmitir, pois, na igreja o cara tem uma interação social bem forte. Porém, há casos de pessoas que largam toda essa interação para voltar a usar drogas.

Na minha percepção, é uma questão individual, no texto deixa bem claro que o vício é uma questão mais externa, em relação ao ambiente em que o indivíduo vive.

Obs.: espero que não estraguem esse tópico.
Imagem

cabeça86
Contato:

Mensagem por cabeça86 » 23 Jun 2015 12:31

Vizioli escreveu: Os viciados podem ser o cancer da sociedade, mas você joga fora o órgão com cancer, ou você tenta recupera-lo? Acho que não fez sentido kkkkkk
Mas essas pessoas fazem parte da sociedade, não dá p simplesmente joga los a margem
Retira e joga fora, coloca outro mais adequado em seu corpo (quando possível). Por isso usei a analogia do câncer.
Imagem

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 23 Jun 2015 12:35

O texto foi bem evidente numa coisa ... não focar no vício químico. Acima de tudo somos humanos, e vem a questão filosófica / psicológica sobre a necessidade de laços, conexões. É bem simples, tente se manter sozinho sem conexão nenhuma com alguém ... logo vc arruma algo pra fazer, seja trabalho, seja lazer (video game, filme, música, tv) e acaba q se vc permanecer sozinho é isso q vai restar, e então vc busca mais pq o tédio vai batendo (pra quem entra no mundo das drogas e se torna viciado acaba acontecendo isso tb, essa "evolução" de x-leve até a droga y-pesada). Tem gente q fica na maconha numa boa e não larga nem passa disso. EDIT.: ou logo logo vc tá infurnado num face ou whatsapp da vida buscando atenção!!!

Uma pessoa em depressão é a mesma coisa ... ela não cria laços a não ser com sua amargura, e vai dali pra pior!

Eu meio q entendi dessa forma por ter me identificado muito com a expressão "...algo que os faça sair da cama pela manhã". Se vc é uma pessoa sem objetivo, sem laço, sem conexão, sem amor por algo ou até por si mesmo, vai acabar buscando algo pra preencher essa fossa e acaba sendo coisa ruim, negativa ... numa dessas pode ser a droga q vai t proporcionar uma onda, uma realidade alternativa, um momento "de prazer" no meio da sua amargura.

Em tempo, nunca usei droga pesada fora ter ficado bêbado uma vez ou outra - não bebo com frequência, não mesmo. Só entendi o ponto do texto e meio q concordei. Logicamente q ainda terá aquele percentual de pessoas q não conseguirão largar o vício, pq entra questão biologica na coisa ... mas sei lá, acreditei na proposta.

OBS.: o colega acima citou pessoa q "tem tudo" na vida ... ter tudo seria ter grana pra viver numa boa? isso acaba gerando zona de conforto e falta de objetivo, fora aquela coisa de amizades interesseiras e tal ... aí é meio q "caixão e vela preta".
...

Buda
Contato:

Mensagem por Buda » 23 Jun 2015 12:39

Comigo isso funcionou
Teve uma fase da minha vida em que eu bebia até as 6 da manhã, até acabar o dinheiro ou o corpo não agüentar
Ficava agonizando no dia seguinte
Vomitando....
Depois passei a usar outras drogas
Dai comecei a ter síndrome do pânico
Até que eu larguei tudo
Larguei o estágio, tranquei a faculdade , parei de sair pra noitada, parei de beber , parei de fumar e usar drogas, larguei 90% dos amigos e fiquei um tempo só nadando, malhando e me alimentando bem
Resultado, me tornei a pessoa mais feliz do mundo , ganhei incríveis 13 kgs
Não tive mais pânico
Não uso drogas recreativas
Não fumo mais
Não agüento beber mais de 3 cervejas que já embrulha o estômago

Mas tem gente que tem um vício mais forte e aí acho que só mudar de ares e etc não adianta

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 23 Jun 2015 12:44

Esse texto tem rodado a Internet desde semana passada.

Minha opinião? A maioria das coisas que ela diz é uma bela duma bosta.

Depois com tempo falo mais sobre isso.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 23 Jun 2015 12:58

Vizioli escreveu:
Esquece essa analogia que me expressei muito mal, mas eu acho que não dá p jogar fora uma parte da sociedade, que seriam os viciados
Qualquer alternativa para reabilitar essa margem, é sempre bem vinda

Na minha opinião o ambiente externo influencia em 80% do total, o indivíduo completa o restante
Dá p resumir a maioria das discussões ideológicas com essa questão de indivíduo e ambiente externo
Discordo plenamente do ambiente externo. Caso tenha se expressado no fator "causa".
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 23 Jun 2015 15:27

Achei interessante o texto, por abrir uma nova perspectiva para aqueles que simplesmente acham q os vícios tem origem em algum tipo de dependência química ou falta de vergonha na cara do viciado.

A psique humana é extremamente complexa e cheia de poréns, o que pode parecer óbvio e correto para um indivíduo pode ser complicado ou incorreto para outro. E a fina ironia por trás disso é que a sociedade, formada por indivíduos diferentes entre si, gosta de firmar padrões de normalidade que no final das contas acabam ferindo os próprios indivíduos, alguns mais e outros menos.

O experimento da gaiola "bacana" para os ratos, portanto, abre uma nova forma de analisar os vícios, mas não deve ser considerada como resposta pronta. O ser humano tem muito mais necessidades psicológicas, afetivas ou intelectuais do que o simpático roedor. Achar que todos nós somos iguais é de uma simplificação ingênua, a "gaiola bacana" para o ser humano "A", terá que ser diferente da do ser humano "B", diferente da do "C" e assim por diante. Alguns ainda vão passar a vida inteira procurando uma "gaiola bacana" e nunca irão achar. O que fazer com esses? Cortar e jogar fora como um "câncer"??? Parece a solução mais simples e eficaz... mas e se um dia acharem que você é o "câncer da sociedade", será que ainda assim você irá considerar essa solução a melhor???

É bom lembrar também, aos simplistas de plantão, que o vício em drogas não é o único, como ressalta o próprio texto. Existe o vício em jogo, em sexo, em adrenalina, em internet e mais uma porrada de comportamentos compulsivos que de alguma maneira também podem ser encarados como vícios. E todos eles comprometem uma vida saudável, não só do ponto de vista clínico, mas também do psicológico. E por consequência todos eles podem matar, corpo ou mente, mais ou menos rápido.

O mais importante desse texto é que ele sirva pras pessoas abrirem um pouco as suas mentes e comecem a analisar as situações sob os mais variados ângulos, pois o texto não representa uma resposta definitiva, mas traz uma outra visão que foge um pouco do senso comum. Como seres humano, devemos sempre tentar evoluir nossa mentalidade, ampliar os horizontes e não manter conceitos pré-estabelecidos como verdades absolutas, sem questioná-los ou tentar ir além do ponto aonde estamos. E quando digo isso não me refiro somente ao caso do vício/viciado, mas para tudo que nos cerca.

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 23 Jun 2015 15:28

Lee Jun-Fan escreveu:Esse texto tem rodado a Internet desde semana passada.

Minha opinião? A maioria das coisas que ela diz é uma bela duma bosta.

Depois com tempo falo mais sobre isso.
Lee, não deixe de dar sua opinião aqui quando tiver um tempinho!

Como alguém que estuda os mistérios da mente humana, acho que sua opinião vai ser muito valiosa e tem muito a acrescentar a todos nós.

cabeça86
Contato:

Mensagem por cabeça86 » 23 Jun 2015 22:10

Presado Visioli, agradeço por você ser uma pessoa educada, pois reli o que eu escrevi e está um pouco agressivo e você me respondeu de maneira educada. Nossas ideias tem sentido totalmente diferentes, bem conflitantes mesmo.

No entanto, volto a argumentar que o que corrói a sociedade deve ser excluído desta. Existem prisões por isso, é uma espécie de vingança social. Ser ressocializado em um estabelecimento prisional é algo quase que impossível, os que conseguem é porque tiveram algum incentivo, na maioria das vezes religioso, como você mesmo disse em um poste anterior.

Snick, achei muito interessante o seu ponto de vista, porém, enquanto o viciado (em sexo, tv, drogas, ou qualquer outra coisa), não estiver perturbando a sociedade, esse vício se torna um problema pontual, enfrentado por uma pessoa, uma luta individual contra ele mesmo. Mas quando o vício interfere na vida alheia, está na hora de livrar a sociedade desse "câncer". Um ponto de vista radical, como bandido bom é bandido morto, mas é o meu ponto de vista.
Imagem

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 24 Jun 2015 01:06

cabeça86 escreveu: Snick, achei muito interessante o seu ponto de vista, porém, enquanto o viciado (em sexo, tv, drogas, ou qualquer outra coisa), não estiver perturbando a sociedade, esse vício se torna um problema pontual, enfrentado por uma pessoa, uma luta individual contra ele mesmo. Mas quando o vício interfere na vida alheia, está na hora de livrar a sociedade desse "câncer". Um ponto de vista radical, como bandido bom é bandido morto, mas é o meu ponto de vista.
Cabeça, embora não concorde com tudo o que você disse, respeito o seu ponto de vista, afinal ele é tão válido quanto o meu.

Concordo que um "viciado" que esteja causando danos à sociedade, tem que ser segregado da convivência pública. E que se deixar se levar pelo vício a ponto de tirar a vida de outro ser humano, aí sim faz por merecer ser "eliminado".

Não é só o viciado em drogas que rouba e mata, embora os crimes mais insanos e violentos normalmente ocorram por conta do estado de percepção alterada deles. Mas todas a pessoas com algum tipo de comportamento compulsivo podem usar de subterfúgios repugnantes pra conseguir sustentar o seu way of life doentio.

Mas penso que a melhor coisa seria que não deixássemos a coisa chegar nesse ponto. Ao notar que uma pessoa se encaminha para um quadro destrutivo, a família ou o poder público, tivesse como disponibilizar recursos/ferramentas para que a pessoa pudesse sair disso ou ao menos não vir a se tornar um perigo à sociedade.

Gosto muito, e acho extremamente saudável, fazer o exercício de tentar me colocar na pele do próximo. Dae passamos a perceber que as coisas não são tão fáceis como parecem e na maioria das vezes obtemos uma solução/resposta melhor para o fato, pois passamos a ter uma visão mais geral e menos parcial.

Além disso, por mais que convicção que tenhamos que não vamos incorrer no mesmo erro alheio, nunca se pode ter certeza sobre o futuro... por isso que acho legal refletir bastante antes de condenar alguém.

Amâncio Siqueira
Contato:

Mensagem por Amâncio Siqueira » 24 Jun 2015 12:17

Eu conheço uma família que o filho mais velho tornou-e usuário de maconha, largou a faculdade, largou de mão o emprego e os pais simplesmente aceitaram. Ele não só aumentou o consumo, como tentou viciar o irmão mais novo. Tem gente que simplesmente não quer viver no rat park. Que, se tiver oportunidade, destruirá o rat park.
L'État, c'est moi
Luis XIV de França, O Rei Sol, um dos primeiros esquerdopatas conhecidos

cabeça86
Contato:

Mensagem por cabeça86 » 24 Jun 2015 12:32

Vizioli escreveu:
Sempre penso assim, desde muito novo sempre falaram que era necessária bastante compaixão antes de julgar, qualquer um

Se todos praticassem tal ato, não leria alguns absurdos vez ou outra na Internet

Isso faz minha cabeça explodir, conheço um cara, alcoólatra, que vive perturbando o sossego dos outros. Volta e meia eu expulsava ele da academia, porque causava desconforto mesmo.

Fui saber da história do cara, ele era mecânico do exército, ou aeronáutica, não lembro ao certo, mas tomou uma galhada e se afundou na "mardita". Foi o caminho que ele escolheu. Saber da história que ele me contou me deixou mal, porém ele continua dando nojo aonde está.

Esse figura que mencionei acima não rouba, não mata, apenas incomoda, mas se fosse o caso de prejudicar seriamente a sociedade, a exclusão total (eliminação) seria uma saída mais viável que a própria tentativa de reabilitação.
Imagem

cabeça86
Contato:

Mensagem por cabeça86 » 24 Jun 2015 12:33

Amâncio Siqueira escreveu:Eu conheço uma família que o filho mais velho tornou-e usuário de maconha, largou a faculdade, largou de mão o emprego e os pais simplesmente aceitaram. Ele não só aumentou o consumo, como tentou viciar o irmão mais novo. Tem gente que simplesmente não quer viver no rat park. Que, se tiver oportunidade, destruirá o rat park.
Casos assim aparecem aos montes, é a laranja podre que estraga o saco inteiro.
Imagem

Responder