Buda escreveu:
Tem que analisar juridicamente
A violação de um direito não justifica a violação se outros direitos
Deve haver um reforço da ordem e da moral, e não uma seqüência de violações
O pessoal que ferrou o carro dele e o fez passar constrangimento está até mais errado do que ele
Chame o guarda e multa
Mas não faça uma merda maior
Seguindo esse raciocínio, o filho do dono do carro, revoltado com a humilhação e com o estado que o carro ficou teria legitimidade para se vingar?
Vira bola de neve
Os vingadores violaram o direito e qq doutrina religiosa
O pecado foi maior em todos os sentidos
Não entendo como que tem gente que ainda aprova isso
Por um lado, nao tiro a sua razao, Buda. Um erro nao justifica outro, e a coisa nao deve degringolar para uma bola de neve sem controle.
Mas voce acha que é mesmo um erro e que é tao 'errado' (voce falou até em uma "merda maior"???) chamar na xinxa um sujeito que faz uma merda dessas? Só o Estado pode fazer alguma coisa? Vamos sempre esperar pelo Estado? Veja, que - afinal - o Estado somos nós. Tendo bom senso (sei que a selvageria impera, infelizmente...), acho otimo que as pessoas tomem atitudes.
Sei que esse é um exagero de exemplo, mas, se vir um estupro, por exemplo, deito o cara na porrada, e depois que venha a policia prender, nao vou ficar esperando o "lado oficial e analisar juridicamente", quando o "lado certo" grita e impera no espirito.
Enfim, concordo contigo que o Estado deveria representar o bom-senso, mas a vida nao é perfeita, muito menos o Estado, e agir é a coisa certa quando sabemos que é preciso.
Abracos!