Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
andreboulanco91
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Abr 2015 13:59
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por andreboulanco91 » 24 Jun 2015 17:37

mottamoraesjj escreveu:Eu não sou um cara culto, mas em uma dessas "andanças" pela net descobri esse "filósofo" chamado Olavo de Carvalho. Assisti alguns videos dele.Representa ser um cara com inteligência MUITO acima da média. Aí tem um trecho de uma entrevista dele dizendo que mais que 3 horas de estudo real- a cabeça não "guardaria"- eu entendi de estudo líquido.
link: https://www" onclick="window.open(this.href);return false;. youtube.com/watch?v=FxhnrDO-PPs
eu gosto do olavo, pra evitar a fadiga, não cite ele perto de um esquerdista, rsrs.

eu acho que o ideal é 8h líquidas por dia e 1 dia da semana sem estudar, no meu caso uso o sábado.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 24 Jun 2015 17:51

andreboulanco91 escreveu: eu gosto do olavo, pra evitar a fadiga, não cite ele perto de um esquerdista, rsrs.

eu acho que o ideal é 8h líquidas por dia e 1 dia da semana sem estudar, no meu caso uso o sábado.


cara...P orra...nem a pau que eu estudo 8 horas liquidas. Se eu estudar mais que a minha capacidade, fico dias sem conseguir me concentrar direito. Se estudar muito em um dia, fico quase uma semana sem conseguir estudar direito. vai ver sou diferente mesmo. :dunno: hehehe

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 24 Jun 2015 19:12

Esse negócio de capacidade diária do cérebro "vareia", como diria didi moco
Tudo está relacionado a transferir o conhecimento da memória de trabalho para a memória de curto prazo e também está relacionado ao prazer
Não adianta ler o maior numero de páginas possíveis em 8 , 10... Horas
Tem que trabalhar a informação, fazer um estudo ativo
Ler um pouco, depois trabalhar aquela informação, seja fazendo um resumo, exercício ....
Qq coisa para que ela não caia no esquecimento imediato
Vc pode fazer isso o dia inteiro que vai funcionar, enquanto estiver relacionado com o prazer
A partir do momento em que vc estiver ali completamente forcado, achando um saco, aquilo passa a ser um sacrifício, sei cérebro não quer aquilo, então nosso cérebro identifica aquilo como algo ruim, chato e etc e naturalmente vai jogar no lixo parte do estudo

Na minha opinião as pessoas dizem qe não e possível apreender o que se estuda em muitas horas diárias por conta disso

Se vc adora estudar, adora a matéria, tem interesse e prazer, deu cérebro identifica aquilo como algo positivo e vai memorizar mais
Lógico, fazendo aquele esquema de estudo ativo e etc
Senão fica só na memória de trabalho e dura apenas minutos

Então o que temos que fazer?
Adotar estratégias para evitar o tédio e nós mantermos empolgados com o estudo
Mudando a atividade, lê um pouco, resume um pouco, faz exercício
Depois muda de matéria pra não saturar..
Risca lá no edital o que acabou de estudar para reforçar que está avançando
Estabeleça metas curtas
Ao cumprir a meta célebre
Coisas simbólicas , um chocolate, ouvir uma música, ver futebol, pensar no futuro, que está se aproximando....qq coisa, punho cerrado como se tivesse feito um gol... Qq coisa

E importante fazer alguma atividade no meio do dia
Depois de uma manhã inteira de estudo, ou de uma tarde inteira... Nosso estado fisiogico fica saturado
Temos que quebrar esse estado
Fazer um exercício leve, produzir hormônios de felicidade, dar uma respirada, desestressa de leve
Dar uma caminhada....

São formas de gerenciar o estado
E manter o pique físico e mental
Para transformar 8 horas de estudo em algo palatavel

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 24 Jun 2015 22:59

é , cada um cada um. Eu não consigo estudar td isso que vcs dizem que estudam. Mesmo mudando de matéria. Quem sabe eu demore mais pra ser aprovado em algo. Quem sabe não.Depende do "nível de inteligência" ( o tal do Q.I) de cada um né.

Lembrei de algo que o professor pier disse sobre a oab: " a melhor faculdade de direto do país é da usp- aí do pessoal que se formou, 20 % reprovam no exame de ordem. E olha que se formaram na usp. já passaram pro um processo seletivo bem puxado e etc. "

Velho, eu tinha colega na faculdade ( fui saber que era meu colega pq tava junto na colação de graus- ahuhauahua), o cara não ia quase nunca na aula.só via ele nos exames ( pq eu pegava exame tb hehehe). O malandro passava bebendo no bar. o Pior tipo de aluno que tu pode imaginar. Aí o cara faz um cursinho na lfg, acho que de uns 2 meses- vai la e passa na 1 fase- faz o cursinho de 3 semanas pra segunda fase , vai la e quase gabarita a peça.

Por isso que digo que tem gente inteligente e gente que não é. Tem cargo que o cara tem que ter uma mente acima da média> Cargos que a grande maioria , por mais que estude, não vai ser aprovado.É aquela história- uma coisa é ser vagabundo e inteligente, a outra é ser esforçado ( a maioria dos concursandos) mas esses tb em sua maioria possuem a inteligencia mediana pra baixo.

Falei todas essas "bobagens"- pq cheguei a conclusão de que "horas de bunda na cadeira" não quer dizer nada e nem garantira aprovação. MAs que eu queria estudar 8 horas por dia, isso eu queria uahauhauau.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 24 Jun 2015 23:12

mottamoraesjj escreveu:é , cada um cada um. Eu não consigo estudar td isso que vcs dizem que estudam. Mesmo mudando de matéria. Quem sabe eu demore mais pra ser aprovado em algo. Quem sabe não.Depende do "nível de inteligência" ( o tal do Q.I) de cada um né.

Lembrei de algo que o professor pier disse sobre a oab: " a melhor faculdade de direto do país é da usp- aí do pessoal que se formou, 20 % reprovam no exame de ordem. E olha que se formaram na usp. já passaram pro um processo seletivo bem puxado e etc. "

Velho, eu tinha colega na faculdade ( fui saber que era meu colega pq tava junto na colação de graus- ahuhauahua), o cara não ia quase nunca na aula.só via ele nos exames ( pq eu pegava exame tb hehehe). O malandro passava bebendo no bar. o Pior tipo de aluno que tu pode imaginar. Aí o cara faz um cursinho na lfg, acho que de uns 2 meses- vai la e passa na 1 fase- faz o cursinho de 3 semanas pra segunda fase , vai la e quase gabarita a peça.

Por isso que digo que tem gente inteligente e gente que não é. Tem cargo que o cara tem que ter uma mente acima da média> Cargos que a grande maioria , por mais que estude, não vai ser aprovado.É aquela história- uma coisa é ser vagabundo e inteligente, a outra é ser esforçado ( a maioria dos concursandos) mas esses tb em sua maioria possuem a inteligencia mediana pra baixo.

Falei todas essas "bobagens"- pq cheguei a conclusão de que "horas de bunda na cadeira" não quer dizer nada e nem garantira aprovação. MAs que eu queria estudar 8 horas por dia, isso eu queria uahauhauau.
tem gente que tem uma certa inteligencia para uma determinada area
nao posso determinar que o cara é super inteligente....
eu vejo uma galera muito boa em alguns sentidos, e fraca em outros.....
um cara pica no direito nao quer dizer que seria pica em outra area....

dentro do direito nós vemos isso
o cara sabe muito uma materia e nao vai bem em outras...

e pra passar em concurso,oab e etc nao precisa ser muito inteligente
acho que se vc for inteligente demais até se atrapalha

vou falar por mim
em alguns sentidos sou inteligente, consigo fazer algumas conexoes e questionamentos diferentes e tal :punk:
mas em outros aspectos sou bem burro, por varias vezes em questoes discursivas,casos concretos eu tive dificuldade em identificar o que o examinador queria de fato, e aí acabei respondendo outra coisa :mf_depressed:

e esse negocio de estudar horas e horas
comece aos poucos
aumente aos poucos
evite terminar o dia de saco cheio,esgotado....pq assim vc provavelmente vai render menos no dia seguinte
se organize, durma bem...

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 24 Jun 2015 23:35

ahawm, tu opinião ta certa tb. è, vou tentar ir aumentando-nem que seja meia hora a mais por semana. hehehehe. Quando eu ser chamado em algo legal eu venho e relato hehehehe. Já passei em algumas coisas, mas nunca fui chamado em nada .isso quer dizer que to no rumo certo. :) mas obrigado pelas dicas. :D

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 25 Jun 2015 01:47

Tbem e o seguinte
Eu não sou referência pra porra nenhuma
Nunca passei
Nada
Sou apenas um concurseiro experiente que pesquisa muito sobre esse assunto de método de estudo e tal
E vou na tentativa e erro buscando a melhor maneira
Não acredito em certo ou errado
Acredito naquilo que funciona pra cada um

Até mesmos essas pesquisas são falhas
Aquela famosa das 10 técnicas de estudo
Eu li o documento em inglês
Basicamente o cara da um texto pro grupo estudar usando uma técnica e um tempo depois aplica um teste
Nesse sentido o mapa mental por exemplo foi mal
Pq? Demora muito pra fazer e o desempenho no teste não foi muito melhor do que quem só leu e releu e etc

Eles ignoraram que a vantagem do mapa e a longo prazo
E ter a memória visual depois de revisar várias vezes
E revisar muito rápido...
Sem contar que tem gente que e visual, outros não...

Então mano, se informe, testa e vê o que funciona melhor pra você
Abraço

aldimarnunes
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Mai 2015 11:51
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por aldimarnunes » 25 Jun 2015 09:06

Alguém aqui participa de algum grupo de troca de material de videoaula? Participava de um mas ele foi deletado do nada =/

Snakeguard
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Out 2014 07:49
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Snakeguard » 25 Jun 2015 09:23

bom dia.

pessoal, tava vendo umas indicações de material pra procurador do estado e um cara indicou um material de direito agrário, urbanístico bem como direito internacional; ocorre que eu baixei o edital do último concurso de 2012 e lá não foram exigidas essas matérias.

minha dúvida é: a prova é sempre adstrita ao edital ou podem ser trazidas outras matérias?

No edital não consta direito penal, processual penal, eca, agrário, urbanístico, etc.; então estou pensando em não estudar essas matérias. o que acham?

obs. tá muito bacana o tópico. galera ta mandando bem
valeu

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 25 Jun 2015 09:29

Aê Buda, descobri como ficar "horas" estudando. É pelo famoso ciclo do alexandre meireles. (pq não há monotonia). Porque estudar com os quadro horários tradicionais é osso hein. coisa chata.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 25 Jun 2015 09:32

Snakeguard escreveu:bom dia.

pessoal, tava vendo umas indicações de material pra procurador do estado e um cara indicou um material de direito agrário, urbanístico bem como direito internacional; ocorre que eu baixei o edital do último concurso de 2012 e lá não foram exigidas essas matérias.

minha dúvida é: a prova é sempre adstrita ao edital ou podem ser trazidas outras matérias?

No edital não consta direito penal, processual penal, eca, agrário, urbanístico, etc.; então estou pensando em não estudar essas matérias. o que acham?

obs. tá muito bacana o tópico. galera ta mandando bem
valeu

olha só cara, tu quer estudar pra PGE. Tenta conversar com quem já está la dentro. Nem que vc tenha que chegar ao ponto de ir lá na própria pge pra tentar "ficar amigos dos cara". Aí disso tu vai tirando tuas dúvidas qnt a material. Te falo isso pq uma vez eu treinava com 3 e um deles se disponibilizou pra me mostrar dentro da pge, me apresentar pro pessoal, falar qual livro é mais indicado, como fazer , essas coisas.

Tenta um contato com um já aprovado cara.Não sei se será muito fácil. Mas a tentativa é livre né. :)

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 25 Jun 2015 11:41

mottamoraesjj escreveu:Aê Buda, descobri como ficar "horas" estudando. É pelo famoso ciclo do alexandre meireles. (pq não há monotonia). Porque estudar com os quadro horários tradicionais é osso hein. coisa chata.
cara eu relutei em aceitar esses ciclos, mas no final do dia eles funcionam
só tem que ficar atento para nao deixar que a materia se perca na memoria de trabalho

pegue uma informação e apos ler e entender, trabalhe com ela de alguma forma,seja fazendo resumo ou exercicio
nao passe para outro bloco de informações ou outra materia sem fazer isso
caso contrario muitas das informações nao passam para a memoria de curto prazo, tao pouco para a de longo prazo

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 25 Jun 2015 12:17

sim sim , eu só estudo escrevendo. meu cérebro não se adequou a era digital uahauhauhau, e olha que só tenho 27 anos hehehe.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 25 Jun 2015 14:49

eita...estudando com cronômetro é pior ainda auhuaaha. Eu "achava " que estudava 5 horas por dia.Mas marcando certinho da muito menos. x_x

Sidnei Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2015 14:02
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Sidnei Junior » 25 Jun 2015 15:36

Boa tarde galero, eu estou pensando em comprar um cursinho da PF, estratégia acho, alguém afim de dividir??

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Currador do Futuro, Debulho, Kabeça Grande BJJ, Maestro, Rasta e 110 visitantes