Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 26 Jun 2015 19:22

é pode ser....uauhauhauah xis videos é o estragador da vida do concurseiro homem uahuhauhauhauau. :!!

ambiente é foda......"tu só estuda mesmo- em aqui me ajudar a fazer não sei oque" ...o cara é sustentado né, tem que ir ajudar.

Por isso que to nos concursos "escada"- pra poder ir morar "solito" hehehe.... Agora vo la compra uma ceva- antes que pire hahahaha

andreboulanco91
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Abr 2015 13:59
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por andreboulanco91 » 26 Jun 2015 20:20

Buda escreveu:Cara e um conjunto de fatores
Mas um dos principais e o hábito
Tem gente que estuda 10, 12 horas por dia
Como eles conseguem?
Por mais que isso seja importante, por mais que gostem de estudar, só se alcança esse nível com o hábito, disciplina
As vezes adquiridos há anos
Que chega a ser quase natural

Talvez meu melhor momento tenha sido na época em que fiz um curso e lá havia uma sala de leitura
A aula era das 8:00 a 12:30
E eu ficava lá até as 21:30
A
Eram 4 horas de aula + 8 horas de estudo na sala de leitura
Fazia intervalos só para me alimentar
Nessa época eu rezava
Um dia fazia isso e no outro estudava 6 horas, ficava lá até 19:30 e depois ia pra academia

Eu adquiri esse hábito muito rápido
Em 2 semanas eu já estava assim
Fiquei pouco tempo assim
Minha mãe e minha namorada começaram a reclamar pq eu estava estudando muito, me cuidando pouco....
Pouco tempo depois troquei o curso por modalidade online
Parei de freqüentar a sala de leitura
Ferrou tudo

Mas pq eu consegui esse ritimo?
Pq encontrei uma sala de leitura perfeita
Silêncio, frio, não conhecia ninguém
Não tinha nada pra faz lá
Não falava com ninguém
Lanchava no corredor
Em pé
Ou estudava ou ficava olhando pra parede

Meus intervalos duravam 15 min

Hj eu to na merda total
Pq?
Estudo em casa
Usando o note, internet
Com uma tv de 40 polegadas do lado
Telefone pipocando mensagem, email
Cortei o whatsapp
Namorada liga
Mãe liga
Mãe entra no quarto
Da vontade de cagar...
De comer
Cachorro chora pra comer, pra ir pra rua ...
Punheta.....

Na biblioteca não tem nada disso
Nem vontade de cagar dava
Até pq me alimentava muito mal
Comia pouco

A vantagem em casa e poder se alimentar melhor, eu faço mapa mental naquelas
Folhas gigantes A3 ...
Pode digitar ....

Talvez vc não tenha adquirido o hábito correto
Não está num ambiente propício pra isso
isso é verdade, um colega meu da época de ensino médio depois que passou num concurso, passou a estudar muito mais, ele foi morar numa cidade que não tinha nada pra fazer.

enquanto era so concurseiro, estudava muito menos que hoje.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 26 Jun 2015 22:31

ó pessoal...pra quem acredita que o cérebro grava melhor escrevendo. Vi no youtube um cara dizendo mais ou menos assim : que essa escrita com sua palavras ( anotações) são extremamente boas para que nos gravemos o conteúdo - pois trata-se de um estudo ativo.Porém as releituras dessas anotações não seriam muito úteis pq tornariam-se apenas estudo passivo.será pouco proveitoso. Então essa de ficar relendo caderno não seria tão bom assim . Ou vc vai sempre refazendo essas anotações e transformando (compactando) cada vez mais- seria um estudo ativo novamente- ou faça exercícios( tb estudo ativo).

Isso td eu deduzi, o cara só disse que a releitura de uma anotação não é efetivo.

Pra mim tem sentido.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 27 Jun 2015 01:49

mottamoraesjj escreveu:ó pessoal...pra quem acredita que o cérebro grava melhor escrevendo. Vi no youtube um cara dizendo mais ou menos assim : que essa escrita com sua palavras ( anotações) são extremamente boas para que nos gravemos o conteúdo - pois trata-se de um estudo ativo.Porém as releituras dessas anotações não seriam muito úteis pq tornariam-se apenas estudo passivo.será pouco proveitoso. Então essa de ficar relendo caderno não seria tão bom assim . Ou vc vai sempre refazendo essas anotações e transformando (compactando) cada vez mais- seria um estudo ativo novamente- ou faça exercícios( tb estudo ativo).

Isso td eu deduzi, o cara só disse que a releitura de uma anotação não é efetivo.

Pra mim tem sentido.
Depende
A memória e um proc químico
Quanto mais ativo for, mais forte a memória se forma
Aí tbem entram outras variáveis
Emoção, envolver outros sentidos, escrita, imagem, audio....
Se vc faz uma anotação
A memória seria mais forte do que a simples leitura
Simplesmente reler, de fato e muito passivo, mas recupera a memória
O problema não e só reler
Mas sim quando vc vai reler
Se vc
Demorar muitos dias, aquela memória forte, fruto do estudo ativo, vai estar mais fraca
Dai só reler não seria bom
Não só pq a memória não voltaria a ficar tão forte quanto antes
Como tbem pq ela vai desaparecer mais rápido depois dessa revisão passiva

Porém, se vc fizer releitura na periodicidade certa, alta freqüência, e mais de 1 leitura por vez, até pq vc relê muito mais rápido do que rescreve, vc pode manter a
Memória forte

Além disso, após reler várias vezes a mesma anotação vários dias diferentes e essa anotação está personalizada, vc adquire a memória visual
Isso acontece muito com mapa mental
As vezes não lembro exatamente o conteúdo, mas sei a localização no mapa
Começo a lembrar do que está em volta, nas cores, alguns desenhos ... Lembro o início... Pronto, chego onde queria

Mas de fato
Achei interessante essa constatação
No início, para formar melhor a memória, seria interessante rescrever o resumo, com outras palavras, mais resumido, mais clareza...
Depois mantém por um tempo com releitura
Depois rescrever outra vez....
Vou testar
Põe o link do vídeo aí por favor
Abraço

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 27 Jun 2015 01:51

Só pra
Completar
Rescrever sempre deve demorar uma eternidade
Seria impossível em
Razão do tamanho das matérias
Além disso, temos que ter o cuidado de não entrar no automático
Ou seja, de resumir ou rescrever sem concentração, pena do em outra coisa, mais concentrado no ato de escrever do que no sentido do conteúdo

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 27 Jun 2015 03:24

ixxxxxxx isso rola muito...escrever (copiar) no automático- ainda mais depois que cessa a concentração mas vc continua querendo atingir o tal número místico( cabalístico ) de X horas dia de estudo uahahuahauhauah....

putz...vai ser difícil achar o link...vou rever no histórico do chrome...mas tu tem que confiar nimim hehehe...eu falou umas asneiras aqui...mas nunca menti. Eu tomo umas e fico vendo palestra de neurociencia, neurolinguistica, essas coisas....é difícil saber ql link.

ps: uahhauahuahuah hj um cara me disse que estuda tipo 8, 9 horas liquidas dia e tal. que fazia e acontecia.tipo: jack chan dos concursos .Aí fui pesquisar o nome do super novo genio do seculo 21.......e tcharam....nunca passou em nada......então pega toda essa falação dele , dobra e enfia lá mesmo. uhauhauahau :fuyou_2: intelectual de forum concurseirístico....isso que eu ganho frequentando o cw.só acho "superdotados" lá.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 27 Jun 2015 09:53

mottamoraesjj escreveu:ixxxxxxx isso rola muito...escrever (copiar) no automático- ainda mais depois que cessa a concentração mas vc continua querendo atingir o tal número místico( cabalístico ) de X horas dia de estudo uahahuahauhauah....

putz...vai ser difícil achar o link...vou rever no histórico do chrome...mas tu tem que confiar nimim hehehe...eu falou umas asneiras aqui...mas nunca menti. Eu tomo umas e fico vendo palestra de neurociencia, neurolinguistica, essas coisas....é difícil saber ql link.

ps: uahhauahuahuah hj um cara me disse que estuda tipo 8, 9 horas liquidas dia e tal. que fazia e acontecia.tipo: jack chan dos concursos .Aí fui pesquisar o nome do super novo genio do seculo 21.......e tcharam....nunca passou em nada......então pega toda essa falação dele , dobra e enfia lá mesmo. uhauhauahau :fuyou_2: intelectual de forum concurseirístico....isso que eu ganho frequentando o cw.só acho "superdotados" lá.
nao to desconfiando nao, só queria saber quem disse isso, o que mais de interessante ele falou....
nao perca seu tempo procurando nao

rapaz, esse negocio de estudar o dia inteiro, tem muita gente que estuda mesmo
e a imensa maioria nao passou em nada

mas isso nao quer dizer muita coisa
pega a bibliografia de concursos como magistratura, defensoria, MP, procuradorias.....vc chega facil as 10.000 paginas de livro
fora lei e jurisprudencia
faz a conta aí de quanto que ele leria por dia e em quanto tempo ele mata esse material?contando que ele tem que fazer revisoes

se o cara estudar 3 horas por dia vai ficar 10 anos estudando
o pessoal que eu conheco que primeiro passou para analista, eles ja eram bons, ja tinham uma boa formação, fizeram boas faculdades,ja eram pessoas estudiosas e inteligentes, provaram que dominavam a letra de lei e mesmo assim ainda demoraram pelo menos 5 anos estudando, nas ferias eles estudavam o dia inteiro,final de semana idem
um deles que é um pouco menos nerd....estuda desde 2007 (quando passou pra analista) e só passou pra magistratura ano passado

tem outro,que se formou na UERJ,que estudou 5 anos pra magistratura,enquanto isso fazia concurso para tribunal, analista...nao passava em nada
só no ultimo ano é que ele passou pra analista,mas logo em seguida passou pra magistratura
imagina o quanto que ele deve ter ouvido,voce nao passa nem pra analista e quer ser juiz???

cara nao se engane, tem muita gente estudando muito
dependendo do concurso que vc quer, vc pode passar estudando um pouquinho por dia
mas outros concursos,nao dá...ou até dá mas vai demorar muitos anos

e tambem tem a questao da base
eu caguei na faculdade,estou aprendendo agora,sozinho
muitos estao nessa situação

Avatar do usuário
fethai
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 3558
Registrado em: 03 Fev 2015 20:50
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por fethai » 27 Jun 2015 12:05

Buda escreveu:Cara e um conjunto de fatores
Mas um dos principais e o hábito
Tem gente que estuda 10, 12 horas por dia
Como eles conseguem?
Por mais que isso seja importante, por mais que gostem de estudar, só se alcança esse nível com o hábito, disciplina
As vezes adquiridos há anos
Que chega a ser quase natural

Talvez meu melhor momento tenha sido na época em que fiz um curso e lá havia uma sala de leitura
A aula era das 8:00 a 12:30
E eu ficava lá até as 21:30
A
Eram 4 horas de aula + 8 horas de estudo na sala de leitura
Fazia intervalos só para me alimentar
Nessa época eu rezava
Um dia fazia isso e no outro estudava 6 horas, ficava lá até 19:30 e depois ia pra academia

Eu adquiri esse hábito muito rápido
Em 2 semanas eu já estava assim
Fiquei pouco tempo assim
Minha mãe e minha namorada começaram a reclamar pq eu estava estudando muito, me cuidando pouco....
Pouco tempo depois troquei o curso por modalidade online
Parei de freqüentar a sala de leitura
Ferrou tudo

Mas pq eu consegui esse ritimo?
Pq encontrei uma sala de leitura perfeita
Silêncio, frio, não conhecia ninguém
Não tinha nada pra faz lá
Não falava com ninguém
Lanchava no corredor
Em pé
Ou estudava ou ficava olhando pra parede

Meus intervalos duravam 15 min

Hj eu to na merda total
Pq?
Estudo em casa
Usando o note, internet
Com uma tv de 40 polegadas do lado
Telefone pipocando mensagem, email
Cortei o whatsapp
Namorada liga
Mãe liga
Mãe entra no quarto
Da vontade de cagar...
De comer
Cachorro chora pra comer, pra ir pra rua ...
Punheta.....

Na biblioteca não tem nada disso
Nem vontade de cagar dava
Até pq me alimentava muito mal
Comia pouco

A vantagem em casa e poder se alimentar melhor, eu faço mapa mental naquelas
Folhas gigantes A3 ...
Pode digitar ....

Talvez vc não tenha adquirido o hábito correto
Não está num ambiente propício pra isso
Buda, já que vc descobriu como rende melhor, então tem que voltar o quanto antes a fazer curso presencial e utilizar essas salas de estudo.

Curso on line é bom por uma parte porque o cara não perde tempo com o trânsito caótico. Mas em compensação tem que ter uma disciplina acima da média pra se desligar por completo do mundo, não só "físico" como "virtual" também, e conseguir bater esse mesmo tempo líquido de estudo que vc conseguiu fora de casa.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 27 Jun 2015 12:13

Buda escreveu: nao to desconfiando nao, só queria saber quem disse isso, o que mais de interessante ele falou....
nao perca seu tempo procurando nao

rapaz, esse negocio de estudar o dia inteiro, tem muita gente que estuda mesmo
e a imensa maioria nao passou em nada

mas isso nao quer dizer muita coisa
pega a bibliografia de concursos como magistratura, defensoria, MP, procuradorias.....vc chega facil as 10.000 paginas de livro
fora lei e jurisprudencia
faz a conta aí de quanto que ele leria por dia e em quanto tempo ele mata esse material?contando que ele tem que fazer revisoes

se o cara estudar 3 horas por dia vai ficar 10 anos estudando
o pessoal que eu conheco que primeiro passou para analista, eles ja eram bons, ja tinham uma boa formação, fizeram boas faculdades,ja eram pessoas estudiosas e inteligentes, provaram que dominavam a letra de lei e mesmo assim ainda demoraram pelo menos 5 anos estudando, nas ferias eles estudavam o dia inteiro,final de semana idem
um deles que é um pouco menos nerd....estuda desde 2007 (quando passou pra analista) e só passou pra magistratura ano passado

tem outro,que se formou na UERJ,que estudou 5 anos pra magistratura,enquanto isso fazia concurso para tribunal, analista...nao passava em nada
só no ultimo ano é que ele passou pra analista,mas logo em seguida passou pra magistratura
imagina o quanto que ele deve ter ouvido,voce nao passa nem pra analista e quer ser juiz???

cara nao se engane, tem muita gente estudando muito
dependendo do concurso que vc quer, vc pode passar estudando um pouquinho por dia
mas outros concursos,nao dá...ou até dá mas vai demorar muitos anos

e tambem tem a questao da base
eu caguei na faculdade,estou aprendendo agora,sozinho
muitos estao nessa situação

é cara...o negócio é MUITO complexo.Concurso desse nível que tu citou demora mesmo. Tem uma mulher aqui na minha cidade que foi aprovado num trf (esse anos eu acho) na magistrat. Levou 10 anos de estudo. É fogo.

Eu tb to demorando pra passar ( ser nomeado) em algo.Só li um caso até hj de uma guria que foi aprovada no primeiro concurso que fez ( uma engenheira que passou na SEFAZ RS ( receita estadual)- tem até a entrevista dela na net. Fora isso demora muito.Normal.

Desculpa se ofendi alguém com meus escritos.Vou cuidar mais o que eu escrevo qnd to embriagado :punk:

:giveup:

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 27 Jun 2015 12:21

Ah tem um cara chamado cristiano cavalcante eu acho. É consultor do senado. eu "acho" que ele disse mais ou menos o seguinte: que vc tem que escolher o concurso de acordo com seu digamos "perfil intelectual" (palavras minhas).

Tem pessoas que possuem uma capacidade de decobera maior e outras que tem a capacidade de raciocínio melhorada. Aí vc vai adequando a escolha das bancas. Ele disse que tinha um bom raciocínio , portando ele preferia fazer provas cespe. E que era muito ruim em decorar coisas. Portanto ele fugia de provas fcc- disse que jamais conseguiu passar nessas provas.

Essas pessoas com boa capacidade de memorização "pra decoreba" passam (em tese) mais rápido em provas tipo fcc. Mas põe o cara fazer prova que exija um certo raciocínio e ela se perde. Mesmo que ele estude pra esse tipo de prova. São inteligências diferentes. Eu não sei explicar. É o lance da neurociência. Eu não sei nem as matérias de direito , imagina explicar neurociência hehehehhe. :-J

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 27 Jun 2015 12:24

fethai escreveu:
Buda, já que vc descobriu como rende melhor, então tem que voltar o quanto antes a fazer curso presencial e utilizar essas salas de estudo.

Curso on line é bom por uma parte porque o cara não perde tempo com o trânsito caótico. Mas em compensação tem que ter uma disciplina acima da média pra se desligar por completo do mundo, não só "físico" como "virtual" também, e conseguir bater esse mesmo tempo líquido de estudo que vc conseguiu fora de casa.

Sei que a conversa não foi comigo. Mas agora já me meti hehehhe. Eu gostava de curso online. Mas passei a perceber que o professor fica nos enrolando. Demora 3 horas de aula pra nos ensinar um assunto que aprendemos em 1 hora ou menos estudando em casa. É que eu não consigo me concentrar ouvindo aula ( ou eu anoto ou eu escuto hehehe) . Quem sabe pra quem aprenda mais ouvindo - esses cursinhos sejam uma boa mesmo.

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 27 Jun 2015 12:25

fethai escreveu:
Buda, já que vc descobriu como rende melhor, então tem que voltar o quanto antes a fazer curso presencial e utilizar essas salas de estudo.

Curso on line é bom por uma parte porque o cara não perde tempo com o trânsito caótico. Mas em compensação tem que ter uma disciplina acima da média pra se desligar por completo do mundo, não só "físico" como "virtual" também, e conseguir bater esse mesmo tempo líquido de estudo que vc conseguiu fora de casa.
o problema é que esse curso nao me interessa mais
só tem 1 matéria que eu poderia fazer um modulo, mas ja soube que passou a ser somente na modalidade online
além disso eu tenho feito mapa mental naquelas folhas grandes- lá na sala de leitura nao dá pra fazer isso
lá sao aquelas baias pequenas, apertadas
é bom pra quem usa só o note,ou só o livro ou o caderno

o que eu vou fazer é tirar um ou 2 dias da semana para estudar na biblioteca da emerj
um dia que eu tirar pra fazer revisao e exercicios...

nos outros dias tenho que criar disciplina em casa mesmo

Buda
Mensagens: 4951
Registrado em: 11 Out 2014 02:24
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Buda » 27 Jun 2015 12:29

mottamoraesjj escreveu:

Sei que a conversa não foi comigo. Mas agora já me meti hehehhe. Eu gostava de curso online. Mas passei a perceber que o professor fica nos enrolando. Demora 3 horas de aula pra nos ensinar um assunto que aprendemos em 1 hora ou menos estudando em casa. É que eu não consigo me concentrar ouvindo aula ( ou eu anoto ou eu escuto hehehe) . Quem sabe pra quem aprenda mais ouvindo - esses cursinhos sejam uma boa mesmo.
isso é foda
curso presencial é uma perda de tempo desgraçada
demora pra se arrumar,deslocamento até o curso,professor começar a aula, aí conta historia,piada, responde perguntas idiotas, explica lentamente, sempre tem algum ponto que vc nao pegou ...aí deslocamento de volta pra casa, chega cansado e com fome...se for no verao chega todo suado e tem que tomar banho
se vc pegar as transcrições de aula,vc le 2 ou 3 aulas de uma vez

atualmente só faço curso se o professor for muito bom ou se eu tiver muita dificuldade na materia

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 27 Jun 2015 13:08

sorte do autodidata que não precisa ficar sendo explorado por cursinho e professores que só pensam em vender livros. cara, tenho uns módulos do cers aqui. Acho que vcs tinham disponibilizado os links uma vez. bah os professores ficam fazendo merchan o tempo todo uahauhauhau.

Aí tu paga uma grana violenta no curso e tem 3 professores bons e o resto não.

Mapa mental é bom. problema que daqui um tempo tu vai ter que mandar fazer um quarto só pra guardar essa pilha de folhas hehehehe.. Eu escrevo tb, tenho muita folha escrita. nem sei o que fazer com tanta coisa.

venire
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Mai 2015 17:53
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por venire » 27 Jun 2015 14:33

Sobre a discussão a respeito das horas líquidas de estudo, acredito que a gente tem que se esforçar o máximo possível. Ninguém sabe o tempo necessário pra ser aprovado, pois existem "variáveis invisíveis", mas existe uma situação importante, até certo ponto óbvia, mas que as vezes é ignorada: se eu estudar 2 "X", tenho muito mais chances de ser aprovado mais rápido do que se estudar apenas "X".

É claro as horas de estudos devem ser aumentadas gradativamente. Ninguém chega do dia pra noite e começa a estudar 8 horas líquidas diárias.

Acho muito importante fazer metas de estudo semanais com horas líquidas pra estudar. Sempre me coloco uma meta mínima e uma meta máxima. Isso me motiva muito! Procuro ver os erros que cometi na semana pra não voltar a cometê-los na semana seguinte.

E o mais importante não é atingir a meta máxima, mas nunca deixar de cumprir a meta mínima.
Não adianta muito estudar 50hrs líquidas numa semana e na semana seguinte não estudar nada.
Pra quem vai ficar anos estudando, como no meu caso, o grande segredo é atingir o máximo de esforço e disciplina, mas sem ser algo exagerado a ponto de comprometer o estudo a longo prazo.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: carodrigues, Currador do Futuro, Fpmg, FROST, Hags, Puime, Raul Nutti, Rugby Man, Tartaruga, Will R e 126 visitantes