Espaço - A Fronteira Final

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Mileto
Contato:

Re: Espaço - A Fronteira Final

Mensagem por Mileto » 28 Mai 2015 15:14

LAWYER escreveu:Estamos chegando em Plutão...
Muito próximos... A maior aproximação deve acontecer em 14/07, mas a partir do final de junho já devemos ter imagens com boas definições, entrando na fase final de aproximação...

Particularmente, essa é uma missão que eu to curioso demais pra ver as imagens, é o único planeta que ainda não conseguimos explorar devidamente :2handed:

JorgeMacaco
Contato:

Mensagem por JorgeMacaco » 28 Mai 2015 15:16

Aproveitando o tema do tópico e a galera interessada. Vocês que devem ter visto as duas versões do Cosmos, alguma preferência por uma das duas?

O degrasse representou ou a versão original do Sagan é melhor? Sei que a atual tá mais em dia com novas descobertas e teorias, e as ilustrações do seth são muito legais.
Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 02 Jun 2015 14:49

Imagem

Hyperion, bizarra lua de Saturno
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 02 Jun 2015 14:50

Mercúrio

Imagem
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring

Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 02 Jun 2015 14:57

Imagem
Mestre Rickson Gracie

Mestre Marcelo Behring

Imagem

Mileto
Contato:

Mensagem por Mileto » 02 Jun 2015 15:18

LAWYER escreveu:Imagem

Hyperion, bizarra lua de Saturno
Hyperion é estranhíssima, parece uma pedra-pomes gigante kkkkkk

Aqui um "video" da Cassini aproximando de Hyperion
phpBB [video]

Mileto
Contato:

Mensagem por Mileto » 11 Jun 2015 08:46

Fonte: UOL Notícias Ciência

Anel invisível de Saturno é 500 vezes maior que o planeta

Imagem
O anel Phoebe, de Saturno, é ainda maior do que se imaginava e, diversamente dos outros anéis, é composto por partículas de poeira muito pequenas

Além de seus conhecidos anéis visíveis, Saturno possui também um imenso anel externo - descoberto em 2009 e batizado de Phoebe -, que não pode ser visualizado com telescópios convencionais. Agora, utilizando novas imagens de um telescópio infravermelho, um grupo de cientistas analisou a estrutura e a composição do novo anel.

Segundo o estudo, publicado nesta quarta-feira (10) na revista Nature, o anel Phoebe é ainda maior do que se imaginava e, diversamente dos outros anéis, é composto por partículas de poeira muito pequenas.

Segundo os autores do estudo, liderado por Douglas Hamilton, da Universidade de Maryland (Estados Unidos), o anel Phoebe ocupa uma região do espaço mais de 500 vezes maior que o tamanho de Saturno - e cerca de 10 vezes maior que o anel E, que até 2009 era o maior anel conhecido do planeta gigante. Os pesquisadores acreditam que o anel foi formado por partículas ejetadas de Phoebe, uma lua distante.

A primeira pista de que Saturno poderia ter um anel invisível apareceu em 1671, quando o astrônomo italiano Giovanni Domenico Cassini observou o planeta com um telescópio e descobriu a lua que hoje é conhecida como Iapetus. Segundo Hamilton, essa lua tem uma característica estranha: ela tem um lado branco e outro preto, algo que não é observado em outros satélites do Sistema Solar.

Desde então, os cientistas suspeitavam que Iapetus se move no interior de um anel de um material escuro que não pode ser visto da Terra - e esse material se acumularia somente no lado do satélite que está voltado para a direção de sua órbita. Mas enxergar um anel de poeira preta na escuridão do espaço era uma tarefa fora do alcance da ciência até poucos anos atrás.

A partir de imagens de um telescópio infravermelho, a equipe coordenada por Hamilton finalmente anunciou a descoberta do anel Phoebe em 2009. Agora, a partir de novas imagens feitas pelo telescópio espacial infravermelho Wise, da Nasa, os pesquisadores conseguiram estudar mais detalhadamente sua estrutura. Segundo Hamilton, o novo anel é 30% maior do que se imaginava.

De acordo com os autores do estudo, o anel não pode ser visto porque, apesar de ser gigantesco, suas partículas são muito pequenas e esparsas. Eles calculam que em uma área com as dimensões de uma montanha, não devem existir mais que 20 partículas de poeira. Além de ser invisível, o anel Phoebe é inclinado em relação aos outros e provavelmente gira no sentido contrário do planeta.

Os pesquisadores consideraram as características do anel gigante "intrigantes", segundo o estudo. Nos anéis visíveis, em geral, as menores partículas têm o tamanho de uma uva e as maiores têm as dimensões de uma casa. No anel Phoebe, segundo o novo estudo, a maior parte das partículas têm o tamanho de grãos de poeira e uma fração ínfima pode ter no máximo as dimensões de uma bola de futebol. "Partículas com raios maiores que dez centímetros correspondem no máximo a 10% da composição do anel", diz o estudo.

As características incomuns do novo anel, segundo os pesquisadores, podem significar que existem processos de formação de partículas que não haviam sido imaginados até agora.

Galinoia
Contato:

Mensagem por Galinoia » 11 Jun 2015 09:12

Esse tópico é foda, não canso de ler ele.

Alguém sabe me dizer porque da existência destes anéis? Tem alguma coisa a ver com gravidade ou algo assim?
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 11 Jun 2015 15:09

Em 2012/2013 a Voyager 1 estava saindo do systema solar, e agora parece que esta oficialmente em espaco interestelar.

Imagem

Ano passado eu esqueci completamente de checar o status da sonda e o video abaixo (ingles) faz um update da situacao.

Eh particularmente interessante lembrar que o "espaco" fora da bolha magnetica do sistema solar tem propriedades diferente do "espaco" ao redor dos nossos planetas.

Tambem da uma sensacao estranha apontarem para uma certa estrela e ouvir que o voyager esta direcionada diretamente para aquela estrela e que chegara la em 40.000 anos! Acho que o BJJforum nao vai fazer aquele update.... :mf_depressed:

phpBB [video]

Tambem...
phpBB [video]
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Mileto
Contato:

Mensagem por Mileto » 17 Jun 2015 11:13

Plutão teria uma superfície bastante irregular?

O vídeo mostra uma rotação completa de Plutão. A princípio, tem uma puta duma cratera no polo sul, fora alguns "apêndices" estranhos... Talvez ele não seja exatamente esferóide

Faltam menos de 30 dias para a aproximação total, mas devemos ter boas imagens em 2 semanas

phpBB [video]

Mileto
Contato:

Mensagem por Mileto » 17 Jun 2015 11:15

Pontos brilhantes de Ceres. Parece que eles estão por todo lugar, mas ainda não sabemos o que são.

Altitude da foto: 4400 Km

Imagem

Mileto
Contato:

Mensagem por Mileto » 17 Jun 2015 11:21

JorgeMacaco escreveu:Aproveitando o tema do tópico e a galera interessada. Vocês que devem ter visto as duas versões do Cosmos, alguma preferência por uma das duas?

O degrasse representou ou a versão original do Sagan é melhor? Sei que a atual tá mais em dia com novas descobertas e teorias, e as ilustrações do seth são muito legais.
Cara.. Te ser sincero mesmo, nunca vi. Tenho despertado interesse nesse assunto mais recentemente, nunca cheguei a procurar um material mais específico, mas já vou pegar como dica! Assim que eu tiver uma opinião formada eu mando por aqui :punk:
Galinoia escreveu:Esse tópico é foda, não canso de ler ele.

Alguém sabe me dizer porque da existência destes anéis? Tem alguma coisa a ver com gravidade ou algo assim?
Parece que é atração gravitacional mesmo.. Não há uma resposta definitiva sobre esse assunto :dunno:

Os anéis seriam restos de luas, cometas, que foram desintegrados e permanecem em órbita de saturno, tanto que algumas luas atuais percorrem espaços dentro dos anéis. Luas como Encélado fornecem material (cristais de gelo) para a formação de alguns dos anéis.

Mileto
Contato:

Mensagem por Mileto » 25 Jun 2015 11:45

3 Luas Crescentes em Saturno - Titã, Mimas e Réia

Imagem

Estrutura piramidal em Ceres - Na primeira foto, está do lado direito. Na segunda foto, está no topo.

Imagem

Imagem

Faltam apenas 18 dias pra aproximação de Plutão-Caronte, aos poucos as imagens ficam menos pixeladas e mais claras...

Imagem

CROW
Contato:

Mensagem por CROW » 25 Jun 2015 17:31

Será que a New Horizons tem potencial pra viajar mais rápido que a Voyager 1 (~60.000 km/h) ?
"O mundo é mudança; a vida, opinião." - Demócrito

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 01 Jul 2015 16:17

Tá quase! :ympray:

Imagem
Mestre Rickson Gracie

Mestre Marcelo Behring

Imagem

Responder