Mensagem
por Urubu Rei » 01 Jul 2015 16:55
Pelo que sei a respeito, o pitbull pode mesmo ser muito dócil, tanto com crianças como com adultos, depende muito da criação. Porém, podem ter uma agressividade muito alta, mais do que o comum, mais do que as outras raças (ou a maioria delas). É uma raça que foi selecionada pra ser cão de guarda e pra luta, foi selecionada pra ter um instinto de briga poderoso. Não significa que não podem ser mansos, mas possuem uma natureza potencialmente violenta mesmo que seja controlada.
Tem pitbulls que, ao verem qualquer coisa sem que seja seus donos, só pensam em atacar, e atacar pra matar mesmo. Não importa o que esteja na frente deles, pode ser uma pessoa, outro cachorro, um cavalo, um boi, se duvidar pode ser até um elefante que eles vão tentar atacar, parecendo uma maquina programa unica e exclusivamente pra isso. A maioria das outras raças, por mais agressivas que sejam, não se comportam de tal maneira. Fora que essa raça é muito forte e muito resistente a dor. Em rinhas (que eu abomino, diga-se de passagem), dizem que nenhum outro cão do mesmo tamanho é capaz de bater de frente com o pitbull. Não à toa já ouvi falar de pesquisas dizendo que os ataques de pitbulls a humanos não só são mais frequentes como causam mais estragos, e mortes.
Não sei qualquer era o caso aí. Mas existe mesmo um exagero ao tratar o pitbull como vilão, principalmente quando pensam que é impossível um cão desses ser inofensivo. Por outro lado o papo de que o comportamento deles só depende de criação, como se não houvesse diferença nenhuma deles pra outras raças, é meio furado, pois eles tem um instinto potencialmente mais violento, foram selecionados geneticamente pra isso. Em todo caso a criação influencia MUITO sim. Creio que pode tornar um pitbull mais dócil em um animal agressivo e um pitbulll com tendência a ser agressivo em um animal dócil. E se o animal for um individuo de agressividade mais acentuada do que o normal, e for criado por um babaca irresponsável, aí que as chances de acabar em merda são gigantescas.
Penso, logo bustamanteio.