Baden escreveu:
Ah, cara, não dá não... Pelé, Zico e Garrincha, por exemplo, têm lances sensacionais. Só na Copa de 70 o Pelé fez várias jogadas que, terminando em gols ou não, se tornaram lances históricos. Já postei aqui alguns e não vou me dar a esse trabalho de novo.
Depois, é estranho você questionar o Garrincha em 62, quer dizer, logo na Copa em que ele é considerado o herói do país, tendo liderado o time na ausência do Pelé e participado de lances e lances fundamentais, que foram responsáveis pela conquista do título. Garrincha fez de tudo naquela Copa. E todos reconhecem isso- jogadores, jornalistas, torcedores etc.
É claro que o ritmo de jogo era outro, era muito mais compassado em comparação ao de hoje. Hoje o futebol está mais acelerado, como a vida em geral. Mas aceleração não quer dizer aumento de qualidade. Os filmes, hoje em dia, são muito mais acelerados que os do passado- alguns são quase videoclipes-, e entretanto eles nem se comparam em termos de qualidade a grandes obras do cinema de outrora, cujo ritmo é bem mais lento.
A pessoa que afirma que os jogos do passado eram lentos e insuportáveis de assistir é a mesma que diante de um grande filme antigo, com ritmo caracteristicamente mais lento, só vai saber dizer que é chato.
Preciso responder se o defeito aí é do filme? Obviamente também não é do futebol passado.
Ué, eu vi os jogos e formei minha opinião... como eu disse o correto é ver os jogos completos.
Não tem muita coisa desses caras nos clubes mas pelo menos em relação as Copas dá sim pra você formar sua opinião, você pode concordar ou discordar da mídia da época. Se a gente for simplesmente pegar o que o pessoal falava na época como verdade absoluta então fica meio fácil..
Eu vi os jogos de 62, tem tudo aí a 1 clique pra gente assistir, Garrincha foi bem mas não foi esse monstro nessa copa como dizem,
essa é a minha opinião, pouco me importa o que disseram na época.
Ele jogou muito mal a final, mas aí ele jogou com febre então é injusto criticar muito...
Garrincha foi meio parecido com o Messi em 2014, não fazia muito durante o jogo em si, não era espetacular durante o jogo (errava muitos dribles e passes por exemplo) mas foi decisivo em diversos momentos.
E não há dúvidas, para mim, que o nível de adversários era baixo, aquele time da Suécia de 58 que foi até a final não subiria se estivesse na Série C do Brasileiro hoje, os caras mal conseguiam correr e acertar passes de 3 metros.
E eu não acho o futebol antigo chato... o fato de achar que fulano ou ciclano tem uam reputação exagerada de intocável não quer dizer que não gosto dos jogos de futebol do passado, se não gostasse nem assistiria o tanto de jogos que já assisti.