Snickt escreveu:
Lancaster, eu vou discordar um pouco de vc também...
Prost era o cara estratégico, não se expunha ao risco, acelerava quando sabia que o equipamento ia aguentar e quando pegava um cara "ruim de jogo" pela frente, preferia esperar a melhor oportunidade pra ultrapassar ou se fosse o caso, ficava por onde estava e garantia seus pontinhos. Não custa lembrar q ele ainda vinha de uma época aonde "economizar" o carro era muito importante pra chegar no final de uma corrida.
Ninguém chega na F1 sendo um piloto fraco e se formos lembrar ainda que ele foi 4 vezes campeão do mundo (3 se descontarmos o de 89 q realmente foi roubado) fica evidente que ele era um cara acima da média no que fazia.
Óbvio, tinha um estilo de pilotagem bem distinto do Senna, que era showman e pé embaixo o tempo todo e indo pra cima sempre. Seria mais ou menos, guardada as devidas proporções, como se o francês fosse um GSP e o Senna um Wanderlei Silva. Vc pode até não curtir o estilo do cara, mas não dá pra negar seus feitos.
E eu compararia o Prost ao Alonso nos dias de hoje... acho q o estilo que mais se aproxima do Senna é o do Vettel.
Pra finalizar, só gostaria de dizer que acho isso de "demonizar" o Prost, uma grande bobagem. Antes do francês ser "sujo" e jogar o carro em cima do brasileiro em Suzuka, o próprio Senna já tinha rompido um acordo interno da Mclaren de que o piloto que saísse na pole não poderia ser ultrapassado na primeira volta, além do que Ayrton pagou na mesma moeda jogando o carro pra cima dele no ano seguinte.
Snickt, eu não discordo de você, o Prost foi sim um piloto acima da média... mas a comparação aqui é com o Ayrton Senna... se não tivesse o Senna, aí sim poderíamos dizer que o Prost estava um degrau acima dos demais... Senna estava a dois.
O que eu acho simplesmente, é que Prost corria de forma monótona, não corria riscos, não tinha o arrojo do Senna... era estratégia? Sim, evidente que era a sua estratégia... às vezes funcionava, às vezes não... é o que o Button faz, porque acho o Alonso muito mais agressivo e arrojado do que o Prost, para mim o Alonso não tem a mesma característica de direção dele... talvez Kimi Raikonen em seus bons tempos tenha uma característica mais parecida com a de Prost, tem uma regularidade impressionante, sem correr muitos riscos.
Enfim, Prost foi um excelente piloto dentro de suas características conservadoras... piloto com uma regularidade acima da média, muito técnico e estrategista... mas como a comparação aqui é com o Ayrton Senna, eu que tive a oportunidade de presenciar e assistir todas as disputas e ainda acompanhar os noticiários e jornais, lembro como se fosse ontem que o Senna dava um baile no Prost indiscutivelmente... lembrando que independentemente do Senna vencer o Prost com 1 minuto de vantagem, isso não conta nas estatísticas... se o Senna deu uma volta encima do segundo que era o Prost, também não conta... o que conta é que o Senna venceu e o Prost chegou em segundo.
Só para finalizar, eu não era fã do Senna, eu era fã do Piquet até ele abandonar a F-1, por isso não tem essa de patriotismo, eu torcia para o Piquet... nas classificações, eu ia nos jornais para saber a posição de largada do Piquet, e não do Senna... sendo fã do Piquet, eu tentava de todas as formas engrandecer os feitos dele, mas era difícil usar bons argumentos quando o adversário era o Senna... o cara foi sim um piloto fantástico, o mais próximo da perfeição, na minha opinião.