Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 08 Jul 2015 13:19

mottamoraesjj escreveu:
É....pelo visto dá certo. É só conversar com quem já logrou êxito. :D
será que o pessoal separa por tópico ou por sub tópico nas matérias de direito?

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 08 Jul 2015 14:18

minhoca escreveu:
será que o pessoal separa por tópico ou por sub tópico nas matérias de direito?
talvez tu tenha visto um gaucho aprovado na magistrat federal ( agora poucos meses atras)- até mostrou na sala dele a quantidade de folhas de resumo que ele tinha ( acho que dava uma parede). Ele deixou um depo do cw e eu copiei. É mais ou menos assim ( vou colocar só o que me interessou):

"A propósito, fazer muitas provas (e vale para as passadas também) acaba sendo uma das estratégias mais “agressivas” (que produz resultados mais imediatos) em termos de acumulação de informações.

Afinal, muito cedo, a gente acaba percebendo que entre 60% a 80% de uma prova objetiva é composta por temas já cobrados em provas anteriores. Apenas variam a forma de questionar.

Por isso, guiar os estudos por provas acaba dando objetividade e encurtando o tempo na busca de uma base de conhecimento (que servirá para qualquer área).

Contudo, aqui divirjo da estratégia sugerida/adotada pela grande maioria: exceto nas provas reais, jamais fiz exercícios simulando a resolução de questões/provas.

Achava PERIGOSO e POUCO PRODUTIVO.
PERIGOSO porque, não raramente, dada à vastidão do Direito, não fizemos qualquer espécie de revisão antes de iniciar tais simulações.

E, como consequência, passamos quase todo o tempo daquele exercício de simulação convivendo com a falsa sensação do “esqueci tudo”, “meu Deus, li isso na semana passada e não lembro mais”, “tenho dificuldade para memorizar”, etc.

Isso é terrível e detona nossa autoconfiança. Sobretudo, no começo da preparação (justamente à época em que a maioria utiliza tal estratégia de estudo).

E autoconfiança é tão ou mais importante que o próprio conhecimento acumulado (lembrem que não passa quem mais sabe, mas, sim, quem melhor administra o pouco que sabe).

Precisamos neutralizar/minimizar todas as coisas que podem abalar nossa autoconfiança.

E, ao menos no meu sentir, até formar uma boa base (mais tarde ela pode ser uma ferramenta útil para revisão, não para aprendizado), simular provas só serve para “detonar” a certeza de que estamos no caminho certo.

i bla bla bla....
VAMOS AO METODO:

Imprimia as provas e já lançava a resposta apresentada como correta pelo gabarito.

Na sequência, partia para a pesquisa dos fundamentos que tornavam cada uma das alternativas corretas ou incorretas.

E a síntese de tal pesquisa jogava num arquivo do word (separado por matérias), na forma de pequenas frases (tipo enunciados de Súmulas), o qual constituía o meu resumo (que, depois imprimia e grifava).

Com o passar do tempo, formei um resumo confiável (ao menos para mim) sobre a essência do que era importante sobre lei seca e, principalmente, sobre os detalhes mais chatos que sempre aparecem nas provas objetivas.

Para facilitar (como sou da “velha guarda” – antes da era digital – kkk), imprimia os resumos conforme ia elaborando/ampliando, grifava as palavras-chave e aqueles detalhes que sabia serem os mais “chatos” de recordar ainda escrevia nos rodapés das respectivas folhas.

Pode parecer estranho, mas foi assim que passei no concurso sem jamais ter feito cursinho, sem ler doutrina pesada de “capa a capa”, trabalhando e morando numa pequena cidade do interior do RS (distante 400 km da Capital).

Em outras palavras, pelo resumo de provas, fiz a base da “lei seca” e da parte conceitual acerca dos principais institutos.

o dpoimento todo tem 9 pgs...não vou colocar aqui.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 08 Jul 2015 14:20

acho que o título era: de borracheiro à juiz federal. quem quiser procura no cw.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 08 Jul 2015 14:44

Pergunta pros experientes: vocês respondem questões de 2012 pras trás? será que vale a pena resolver as de 2011?

Avatar do usuário
MAU
Mensagens: 2589
Registrado em: 22 Jan 2015 15:04
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por MAU » 08 Jul 2015 14:47

mottamoraesjj escreveu:acho que o título era: de borracheiro à juiz federal. quem quiser procura no cw.
CW e Correio Web ?
Somos uma geração sem peso nenhum na história.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 08 Jul 2015 15:01

é...deve ser no tópico da bibliografia ou caminho das pedras....faz alguns meses já...foi até antes do cara aparecer na globo e na midia. Eele ja comentava no forum .Aí depois de aprovado ele foi la e escreveu o depoimento...

Conselho: nem perca tempo procurando.....vai demorar muito tempo pra achar. Mas se faz questão. boa sorte.

Eu não copiei bibliografia usada por ele pois nãome interessou à época.

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 08 Jul 2015 17:25

mottamoraesjj escreveu:
talvez tu tenha visto um gaucho aprovado na magistrat federal ( agora poucos meses atras)- até mostrou na sala dele a quantidade de folhas de resumo que ele tinha ( acho que dava uma parede). Ele deixou um depo do cw e eu copiei. É mais ou menos assim ( vou colocar só o que me interessou):

"A propósito, fazer muitas provas (e vale para as passadas também) acaba sendo uma das estratégias mais “agressivas” (que produz resultados mais imediatos) em termos de acumulação de informações.

Afinal, muito cedo, a gente acaba percebendo que entre 60% a 80% de uma prova objetiva é composta por temas já cobrados em provas anteriores. Apenas variam a forma de questionar.

Por isso, guiar os estudos por provas acaba dando objetividade e encurtando o tempo na busca de uma base de conhecimento (que servirá para qualquer área).

Contudo, aqui divirjo da estratégia sugerida/adotada pela grande maioria: exceto nas provas reais, jamais fiz exercícios simulando a resolução de questões/provas.

Achava PERIGOSO e POUCO PRODUTIVO.
PERIGOSO porque, não raramente, dada à vastidão do Direito, não fizemos qualquer espécie de revisão antes de iniciar tais simulações.

E, como consequência, passamos quase todo o tempo daquele exercício de simulação convivendo com a falsa sensação do “esqueci tudo”, “meu Deus, li isso na semana passada e não lembro mais”, “tenho dificuldade para memorizar”, etc.

Isso é terrível e detona nossa autoconfiança. Sobretudo, no começo da preparação (justamente à época em que a maioria utiliza tal estratégia de estudo).

E autoconfiança é tão ou mais importante que o próprio conhecimento acumulado (lembrem que não passa quem mais sabe, mas, sim, quem melhor administra o pouco que sabe).

Precisamos neutralizar/minimizar todas as coisas que podem abalar nossa autoconfiança.

E, ao menos no meu sentir, até formar uma boa base (mais tarde ela pode ser uma ferramenta útil para revisão, não para aprendizado), simular provas só serve para “detonar” a certeza de que estamos no caminho certo.

i bla bla bla....
VAMOS AO METODO:

Imprimia as provas e já lançava a resposta apresentada como correta pelo gabarito.

Na sequência, partia para a pesquisa dos fundamentos que tornavam cada uma das alternativas corretas ou incorretas.

E a síntese de tal pesquisa jogava num arquivo do word (separado por matérias), na forma de pequenas frases (tipo enunciados de Súmulas), o qual constituía o meu resumo (que, depois imprimia e grifava).

Com o passar do tempo, formei um resumo confiável (ao menos para mim) sobre a essência do que era importante sobre lei seca e, principalmente, sobre os detalhes mais chatos que sempre aparecem nas provas objetivas.

Para facilitar (como sou da “velha guarda” – antes da era digital – kkk), imprimia os resumos conforme ia elaborando/ampliando, grifava as palavras-chave e aqueles detalhes que sabia serem os mais “chatos” de recordar ainda escrevia nos rodapés das respectivas folhas.

Pode parecer estranho, mas foi assim que passei no concurso sem jamais ter feito cursinho, sem ler doutrina pesada de “capa a capa”, trabalhando e morando numa pequena cidade do interior do RS (distante 400 km da Capital).

Em outras palavras, pelo resumo de provas, fiz a base da “lei seca” e da parte conceitual acerca dos principais institutos.

o dpoimento todo tem 9 pgs...não vou colocar aqui.
Valeu Motta, muito bom esse post, qual é o seu concurso foco?

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 08 Jul 2015 17:32

Agora, NOW hehehehe TRT. terá trt rs, trt sc e trt pr. Se eu não passar em nenhum. Aí já não sei. Terei que mudar o foco pois não tenho verba pra ficar girando o país atrás de concurso.

Preciso ser nomeado nem que seja pra técnico. já é um "bom" salário.

E tu, Qual o concurso que estuda?

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 08 Jul 2015 18:52

falando em estudar por questões, lembrei agora- tem um amigo meu que foi aprovado no último concurso delegado sc. Ele me disse que o cara que passou em primeiro lá ( até então estavam na segunda fase eu acho) disse que o método de estudo dele era RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ( TRILHARES) + LEITURA FEITO MALUCO DA LETRA DA LEI>


Na boa cara, tenho pdf do trt e estratégia. To pensando em abandonar a maior parte deles e cair pra dentro das questões. Aí nas que eu não souber a resposta eu vou no material e procuro. Acho que vai ser mais objetivo do que ficar lendo essas M.

Vou ler PDF só nas que tem chance de cair na discursiva.

Acho que é uma boa estratégia né?

mandrake
Mensagens: 173
Registrado em: 28 Jan 2015 13:29
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mandrake » 08 Jul 2015 20:26

Valeu motta!!!
Bela síntese.
Tudo soma.
Abs.

andreboulanco91
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Abr 2015 13:59
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por andreboulanco91 » 08 Jul 2015 20:47

o tec concursos é ótimo pra estudar por questões.

80% das questões são comentadas.

ou a coleção "revisaço".

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 08 Jul 2015 20:59

Quem frequenta cursinho preparatório aqui? o que tem a dizer sobre?


EDIT: Alexandre Meirelles Como Estudar para Concursos
Achei interessante...
Spoiler:
phpBB [video]
Imagem

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 08 Jul 2015 21:45

renatomp escreveu:Quem frequenta cursinho preparatório aqui? o que tem a dizer sobre?


EDIT: Alexandre Meirelles Como Estudar para Concursos
Achei interessante...
Spoiler:
phpBB [video]
Renato na minha opinião curso preparatório somente on line e no começo da preparação depois disso eu acho uma perda de tempo e dinheiro

minhoca
Mensagens: 8852
Registrado em: 02 Out 2014 17:44
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por minhoca » 08 Jul 2015 21:55

mottamoraesjj escreveu:Agora, NOW hehehehe TRT. terá trt rs, trt sc e trt pr. Se eu não passar em nenhum. Aí já não sei. Terei que mudar o foco pois não tenho verba pra ficar girando o país atrás de concurso.

Preciso ser nomeado nem que seja pra técnico. já é um "bom" salário.

E tu, Qual o concurso que estuda?
Para área policial irmão, mas estou pensando em tentar alguns tribunais, pois não haverá muitos concursos nesse ano.

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 09 Jul 2015 00:33

não perdendo o foco, tá valendo.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Debulho, Djair Ferreira, Germer, Hags, leandrocapuano, ralf scarface, Rugby Man, ViolentFunky e 120 visitantes