Responde Essa

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
crazydiamond
Contato:

Re: Responde Essa

Mensagem por crazydiamond » 22 Out 2014 01:57

Matemática sempre me mostra o quanto sou ignorante.

Pegaleve
Contato:

Mensagem por Pegaleve » 22 Out 2014 06:07

Coisa de bebado mesmo ..
Jiu Jitsu na veia

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 22 Out 2014 06:19

Se Amanhã for amanhã de ontem so pode ser domindo

Bruno Henrique
Contato:

Mensagem por Bruno Henrique » 22 Out 2014 10:31

Conversa de bêbado.. :))
Imagem

Louco Por Ti, Corinthians!
Alliance Jiu Jitsu

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 22 Out 2014 11:16

Curuiz, queredo ...

O melhor nesse debate matemático é ler q: "em determinados casos pode ser aplicado - como definição - mas no geral é extremamente falso..."

Tipo................... @-) @-) @-) @-) @-) @-)

@topic ... sobre a resposta eu consegui raciocinar, exatamente, conforme a explicação do William; meio louco mesmo pensar "ontem - hoje - ontem", mas é essa a questão; enfim, continuem ai com essa parada da matemática q tá ficando louco!!!!!
...

Queixodevidro
Contato:

Mensagem por Queixodevidro » 23 Out 2014 21:05

É igual a pergunta: "Amanhã você vai lá hoje?
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

ronin

Mensagem por ronin » 27 Out 2014 00:55

É Domingo a resposta. E eu li a discussão sobre o 0^0, no pouco que sei de matemática não há nenhum caso em que se faça necessário adotar 0^0=1.
Imagem

2015 2017 - O ano do Tigre
Frank Mir herói nacional

Matemático

Mensagem por Matemático » 27 Out 2014 01:19

ronin escreveu:É Domingo a resposta. E eu li a discussão sobre o 0^0, no pouco que sei de matemática não há nenhum caso em que se faça necessário adotar 0^0=1.
Exato. No máximo, seria para economizar notação. Mas nenhuma razão matemática.

Usar a continuidade da função x^0, ou seja, da função constante igual a 1, não é uma justificativa forte.

Pois como mencionei, a função x^y não é contínua em duas variáveis. Além disso, se olharmos para o limite de funções do tipo f(x)^g(x) quando f(x) e g(x) são positivas e tendem a zero quando x tende a zero, a resposta só dá necessariamente 1, se f e g forem analíticas (condição muito forte), ou seja, você consegue funções infinitamente diferenciáveis f e g onde o limite não dá 1.

Para finalizar, o único argumento sério para tentar justificar essa convenção seria o do binômio de newton. Esse sim é um bom argumento. Mas mesmo assim não é forte o suficiente.

Mas a verdade da questão é que independentemente de qualquer coisa, a definição real do número não existe, pois implicaria em divisão por zero. E aplicação real dessa extensão eu nunca vi na minha vida matemática. Nem ninguém que eu conheço viu. E tenho um círculo de amizades de matemática muito forte.

Assim, não acredito que valha a pena discutir. Porque a a definição real de potência não define 0^0, e a extensão não se aplica em lugar nenhum a não ser talvez simplificar a forma de escrever uma matriz específica.

Finalmente, eu fiquei curioso, ophoda você fez licenciatura ou bacharelado? Porque pela discussão me parece que você não cursou disciplinas de análise, topologia, etc., e assim eu chutaria licenciatura. Ou você as cursou?

É só curiosidade, porque a sua justificativa ficou muito "cálculo 1".

Matemático

Mensagem por Matemático » 14 Nov 2014 01:12

Opa. Só um comentário. É que estou ensinando a disciplina de análise na reta e me deparei com um texto no livro que pode ajudar a esclarecer o nosso colega ophoda.

O texto encontra-se no livro de análise na reta fino do Elon. Se você não tiver, pode baixá-lo em:
http://www.mayraclara.mat.br/livros/did ... 1_Elon.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Na página 36 do arquivo (páginas 70 e 71 do livro) você encontrará alguns comentários sobre expressões indeterminadas. Em particular ele cita 0^0, e na página 71, ele arruma exemplos até melhores que os que eu dei.
Ele mostra um que o limite vai para qualquer número positivo, e outro cujo limite não existe.

Assim, deixa claro que não faz sentido definir nenhum número como valor de 0^0.

Em resumo, o que eu achei legal foram os exemplos que ele arrumou. Esse de convergir para qualquer número positivo mostra o comportamento igual ao do infinito sobre infinito ou 0/0. Se você entende que esses são indeterminados, isso deve fazer você entender que 0^0 também é.

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 14 Nov 2014 01:16

essa de 0 na 0 ser 1 nunca fez sentido pra mim tb. e lembro das professoras querendo empurrar isso goela abaixo, sem dar margem pra questionamento.

no mais, excelente tópico, tirando o fato de cada vez mais descobrir o quanto eu sou burro rsrs

Responder