Baden escreveu:
Discordo: o encerramento da luta foi estranho. Foi não. O Mendes caiu em posição rendida. Não esboçava defesa e ia ser castigado. Em 3 segundos o cara pode tomar muitas porradas desbecessárias. O juiz viu que ele estava entregue e teve que parar o combate.
Concordo: a pose do McGregor foi destruída. E por um lutador que não estava lá no seu melhor nível. Mas ele mostrou que o McGregor é vulnerável a quedas e não se vira bem no chão. Além de deixar claro como o irlandês abre brechas pra ser atingido em pé.
Mas Baden, isso é o que tanto discutimos ao longo da semana. O McGregor com a sua intensa pressão e agressividade, se expõe as duas melhores qualidades do contra golpeador nato Chad Mendes, que são seus excelentes doubles e suingues, sempre no tempo certo. Já era esperado que o Mendes conseguisse essas duas coisas algumas vezes na luta.
Agora, aí é muito uma questão de casamento de estilos. O McGregor se expõe bastante a essas duas coisas específicas, mas não acho que ninguém na categoria capitalizaria nisso tão bem quanto o Mendes, nem perto disso. Essas são simplesmente as duas especialidades do Mendes que persegue caras para contra golpeá-los com suingues e quedas, isso é 50% do jogo dele. rs A diferença é que o McGregor concedeu tais brechas o perseguindo, o que facilita ainda mais.
Não acho que seja qualquer um que o quedará da longa explodindo como o Mendes fez não. Não acho que tenha ninguém com qualidade sequer comparável ao Chad nesse aspecto. Ninguém com a sua explosão, com o seu tempo e com a sua qualidade técnica no wrestling. O Mendes é, de longe, o melhor wrestler do peso e um dos melhores peso por peso. Não acho que outros lutadores conseguirão capitalizar em tais brechas do jogo do McGregor tão bem como o Chad não. Não vejo ninguém com tal capacidade. E no clinch eu acredito ser difícil de quedar o irlandês..
Quanto aos suingues, é o mesmo princípio da queda. O Mendes tem um tempo fantástico, é extremamente rápido e explosivo e troca muito bem. Natural que tenha tocado o Conor algumas vezes sendo o próprio Mendes um contra golpeador que tem como especialidade esse golpe, ao qual o McGregor se expõe ao pressionar com extrema agressividade. De novo, não acho que seja qualquer um que conseguirá explorar isso não. E mais, se ele aguentou bem a mão do Mendes, a tendência é que aguente a de geral. O Mendes bate MUITO forte.
Enfim, acho que o McGregor teve trabalho porque haviam detalhes do jogo do Mendes que complicavam pra ele, ao passo que haviam detalhes do jogo dele que complicavam ainda mais para o Mendes na luta em pé. É aquela longa discussão que tivemos sobre o assunto, os dois impondo suas qualidades, o Mendes tinha armas para pontuar com seus contra golpes, basicamente na forma de quedas e suingue, mas que no fim das contas o poder de definição do McGregor em pé aliado a seu alcance, sua distância, sua pegada e sua precisão, tinha tudo para prevalecer no fim.
Acho que só mesmo Edgar e Aldo para quedarem o McGregor como o Mendes quedou e olhe lá. De resto, ele defende as quedas de todos os outros, na minha opinião.