Jovem é ironizada na web: 'Não abaixo cabeça para racista'

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
rockit

Re: Jovem é ironizada na web: 'Não abaixo cabeça para racist

Mensagem por rockit » 13 Jul 2015 18:50

A pergunta que não quer calar... Como ela vai provar q era ela???
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

DaMota BJJ
Contato:

Mensagem por DaMota BJJ » 13 Jul 2015 22:06

Snickt escreveu: DaMota, o que acontece é o seguinte: As pessoas discriminam racialmente alguém, pela percepção física que fazem da pessoa ao olhar pra ela, não pelo o que a pessoa discriminada pensa que é. Ninguém pede certidão de nascimento ou foto dos parentes pra isso, apenas olha e aciona o seu mecanismo de pré-conceito.
Concordo quando diz que aqui discriminam pela percepção física, tanto é que eu mesmo disse que ignora a ascendência, apenas se concentra em quantos traços a pessoa carrega.
Snickt escreveu: Aqui no Brasil eu e essa moça somos considerados brancos, simplesmente pelo fato da maioria da população ter a pele mais escura, seja morena ou negra. Quem tem a pele mais clara é considerado branco, mesmo que tenha o cabelo crespo. Observe que quase todos aqui concordaram com isso, só vc que discordou e ainda assim teve que apelar pra alguns argumentos que fogem da mera aparência física.
A moça em questão tem pele clara, mas carrega traços da ascendência... Não se trata de pensar ser o que não é. Só pq o fulano e o beltrano acham que ela é branca, não significa que ela não tem direito de escolher valorizar a ascendência negra dela.
Snickt escreveu: Esse argumento que nos EUA é assim ou na Europa é assado, é vazio. Estamos no Brasil e a concepção que temos aqui de quem é considerado negro ou branco, não tem nada a ver com a de lá. Logo não faz o menor sentido debater como seria lá, já que o fato e o debate estão rolando por aqui.
O fato dela carregar traços já basta. Só quis dar outros exemplos para os queridos colegas floristas.
Snickt escreveu: A moça foi zuada pq ostenta um grande penteado black power, que já é pouco comum por aqui mesmo entre os negros, e ainda por cima pintou o cabelo de azul, o que é ainda menos usual, ou seja, criou uma figura pra si extremamente exótica. Vai chamar a atenção geral e gerar alguns comentários maldosos por isso, seja numa balada "black" ou numa outra qualquer, em algumas mais e em outras menos, dependendo de quão "alternativos" são os frequentadores.

Se ela protestasse alegando que as pessoas em pleno século XXI ainda são "caretas" ou babacas em debochar dos outros que adotam um visual não convencional, ela estaria coberta de razão. Mas ao invés disso, ela resolveu apelar para um argumento que causa comoção e debate nacional, sabendo que isso poderia trazer muito mais pessoas a dar razão a queixa dela.

Se ela se considera negra, não vejo nenhum problema nisso, muito pelo contrário, agora o que acho absurdo é que a cada não aceitação da sua pessoa ou resposta contrária ao que ela quer, ela venha jogar isso na conta do racismo. Sim, o racismo ainda existe e vai existir por muito tempo, mas aqui no Brasil a maioria das pessoas não vai ver ela como negra, fato.

Vitimismo é quando uma pessoa tenta se colocar de vítima de uma situação aonde isso não ocorreu, logo se não houve a discriminação racial, e ela apelou pra isso, ela está sim claramente se vitimizando.
Se você tivesse prestado atenção na primeira mensagem que você me quotou, pra ironicamente perguntar se você pode se considerar negro... Saberia que não precisava querer me explanar essas coisas.
Eu mesmo não vi racismo na postagem idiota do cara metido a engraçado.
Snickt escreveu: Pre fechar, só gostaria de dizer que na minha opinião esse negócio de orgulho negro ou orgulho branco é uma grande babaquice, só serve pra fomentar mais conflitos raciais e deveriam ter sido completamente abandonado há anos, assim como o racismo. Enquanto todos nós não nos considerarmos como uma única raça, a do ser humano, iguais de fato independente da cor da pele, ainda vamos ter que lidar com essas merdas de discriminação racial.

Eu, você, ela e o Pelé, devemos nos esforçar pra exterminar o racismo, provando de vez para todos que não acreditam nisso ainda que somos iguais e dignos de receber o mesmo tipo de tratamento, ao invés de ficar levantando bandeirinha de que tem orgulho da cor da pele, o que no fundo não passa de babaquice e racismo, venha de alguém com a pele mais escura ou mais clara.
Ok, respeito sua opinião.
Todos realmente merecemos o mesmo tipo de tratamento.
Mas do meu ponto de vista uma minoria se declarar orgulhosa de sua condição é sinal de não se sentir menos (não que se acha melhor que os demais).

Uma parte desse esforço pra exterminar o racismo inclusive é não ficar calado quando alguém (mesmo que sem má intenção) dissemina a ideia que cabelo crespo é ruim, pq ouviu isso a vida toda e fala isso sem pensar. Só um exemplo de pequenas coisas que as pessoas nem se dão conta no dia a dia (Me refiro a uma postagem feita aqui no fórum).
Positive Mental Atitude

Snickt
Contato:

Mensagem por Snickt » 14 Jul 2015 08:31

DaMota BJJ escreveu: Ok, respeito sua opinião.
Todos realmente merecemos o mesmo tipo de tratamento.
Mas do meu ponto de vista uma minoria se declarar orgulhosa de sua condição é sinal de não se sentir menos (não que se acha melhor que os demais).

Uma parte desse esforço pra exterminar o racismo inclusive é não ficar calado quando alguém (mesmo que sem má intenção) dissemina a ideia que cabelo crespo é ruim, pq ouviu isso a vida toda e fala isso sem pensar. Só um exemplo de pequenas coisas que as pessoas nem se dão conta no dia a dia (Me refiro a uma postagem feita aqui no fórum).
Antes de mais nada, gostaria de também dizer que respeito a sua opinião, embora não concorde com ela em alguns aspectos. Aproveito também para me desculpar se o termo cabelo ruim, que eu usei inicialmente ao invés de cabelo crespo, ofendeu alguém aqui no fórum.

Voltando ao assunto principal, penso que todos devem ter orgulho de suas origens, jamais irei questionar isso. Mas vejo essa coisa de se orgulhar de ser branco ou negro como mais motivo para discórdia, como falei antes, e não concordo absolutamente com isso.

Acho irônico as pessoas falarem de "Orgulho Negro" como algo valioso, de reconhecer e valorizar todo o esforço/sofrimento que os negros passaram ao longo da história, sendo que ao mesmo tempo quando se fala de "Orgulho Branco" cria-se em torno disso uma aura de preconceito e discriminação. Penso que é um terrível erro tentar afirmar a qualidade de uma raça devido a cor da pele, isso só gera mais conflito e desentendimento entre os seres humanos.

Não sou a favor nem de "Orgulho Branco" ou "Orgulho Negro", nossa raça é o Homo Sapiens Sapiens que em nenhuma das suas definições faz menção se o indivíduo tem a pele mais escura ou mais clara e todos tem que partir disso pra acabar com o racismo de vez. Enquanto negros e brancos não se derem conta disso e perderem tempo tentando afirmar que um é mais fodão que o outro, essa merda vai continuar existindo.

Outra coisa, no Brasil, acho que faz muito mais sentido um "Orgulho Mestiço", já a maioria esmagadora de nossos "negros" e "brancos" tem em sua árvore genealógica um pouco de cada... Contudo é importante frisar que também acho que isso, se existisse, seria uma completa perda de tempo.

Enfim DaMota, desculpe se qualquer uma das minhas colocações te ofendeu em algum momento. Minha ideia aqui era só expor o que penso e sinto, assim como vc também teve oportunidade de fazer!

DaMota BJJ
Contato:

Mensagem por DaMota BJJ » 14 Jul 2015 09:12

Spoiler:
Snickt escreveu: Antes de mais nada, gostaria de também dizer que respeito a sua opinião, embora não concorde com ela em alguns aspectos. Aproveito também para me desculpar se o termo cabelo ruim, que eu usei inicialmente ao invés de cabelo crespo, ofendeu alguém aqui no fórum.

Voltando ao assunto principal, penso que todos devem ter orgulho de suas origens, jamais irei questionar isso. Mas vejo essa coisa de se orgulhar de ser branco ou negro como mais motivo para discórdia, como falei antes, e não concordo absolutamente com isso.

Acho irônico as pessoas falarem de "Orgulho Negro" como algo valioso, de reconhecer e valorizar todo o esforço/sofrimento que os negros passaram ao longo da história, sendo que ao mesmo tempo quando se fala de "Orgulho Branco" cria-se em torno disso uma aura de preconceito e discriminação. Penso que é um terrível erro tentar afirmar a qualidade de uma raça devido a cor da pele, isso só gera mais conflito e desentendimento entre os seres humanos.

Não sou a favor nem de "Orgulho Branco" ou "Orgulho Negro", nossa raça é o Homo Sapiens Sapiens que em nenhuma das suas definições faz menção se o indivíduo tem a pele mais escura ou mais clara e todos tem que partir disso pra acabar com o racismo de vez. Enquanto negros e brancos não se derem conta disso e perderem tempo tentando afirmar que um é mais fodão que o outro, essa merda vai continuar existindo.

Outra coisa, no Brasil, acho que faz muito mais sentido um "Orgulho Mestiço", já a maioria esmagadora de nossos "negros" e "brancos" tem em sua árvore genealógica um pouco de cada... Contudo é importante frisar que também acho que isso, se existisse, seria uma completa perda de tempo.

Enfim DaMota, desculpe se qualquer uma das minhas colocações te ofendeu em algum momento. Minha ideia aqui era só expor o que penso e sinto, assim como vc também teve oportunidade de fazer!
Tranquilo, Snickt!
Concordamos em alguns pontos e discordamos em outros.
Discutir o assunto de forma saudável é sempre bom e agrega boas coisas.
Positive Mental Atitude

Responder