Diário de faixa azul
Re: Diário de faixa azul
A propósito, eu tenho uma foto linda do Mestre Hélio usando a azul!
O velho tinha lá suas manias e quando mostraram a foto pra ele, ele não gostou e jogou a foto no lixo da academia. Mas o intrépido Keké Gracie pegou a foto no lixo, escondido, e guardou com ele, fazendo cópias depois e mandando pra uma galera, pra minha sorte!
Uma hora eu acho ela e posto nesse tópico!
O velho tinha lá suas manias e quando mostraram a foto pra ele, ele não gostou e jogou a foto no lixo da academia. Mas o intrépido Keké Gracie pegou a foto no lixo, escondido, e guardou com ele, fazendo cópias depois e mandando pra uma galera, pra minha sorte!
Uma hora eu acho ela e posto nesse tópico!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Po, Mestre. Muito obrigado.LAWYER escreveu:A faixa-azul é um período extraordinário na vida do atleta. A quantidade de conhecimento que ele absorverá nesse longo período definirá muito do seu futuro como atleta, das suas características de jogo... O sujeito "muda" na azul!
Caralho... me lembro de alguns caras na azul: Leozinho, Tereré, Comprido, Escobar... pqp!
É na azul que o Mestre começa a falar com os pretas: - preste atenção nesse garoto!; - se puder, dá uma ajuda pra burilar o jogo; - deixa ele partir pra cima de você!
É mágico ver o crescimento de vocês!
Agora mesmo, eu estou participando de um "projeto" da GH, hehehe... O garoto é muito bom (mas não vou ficar enchendo a bola dele!), está se transformando num pescoçudo de respeito. E era apenas um camundongo tímido - como tantos outros - quando me foi apresentado...
Tenho muito orgulho de vocês, azuis!
Vou te falar que dizem que a faixa pesa e muitos passam por um período de estagnação, mas vinha treinando muito bem desde a graduação, e o melhor é que cada dia gostava mais ainda de treinar e sentir que os atropelos aumentam, mas de alguma maneira o entendimento também.
Os monstros continuam passando o carro, tipo lá na academia tem o Mestre Ataíde, o filho dele Ian, o Rani, Moicano, Mikinho, Pedrinho (cara que ganhou o europeu e o Open de Las Vegas) e outros vários, mas nem que sejam por dez ou quinze segundos, você sente evolução no jogo. E cada carro é uma aprendizagem.
Isso é o que me doi mais, é não poder treinar. Não pode chegar, suar e depois ficar na resenha com o pessoal, voltar pra casa e passar partes do dia pensando numa posição, viajando nas idéias. Isso dá uma tranquilidade pra cabeça que nem sei descrever.
Logo depois da lesão, recebi a notícia que tinha que voltar pro Rio e deixar minha família em bsb novamente, isso deu uma baqueada. Vira e mexe passo no Rio2 e fico de olho numa GB que tem lá, doido pra fazer um treininho, mas nunca tenho coragem de entrar.
É foda, Jiu Jitsu é ótimo para o corpo, mas o benefício que faz pra mente é algo sensacional. Minha concentração sofreu muito nesse período, justo agora que preciso me focar mais nos estudos pra concursos.
Fico na agonia pra poder operar, fazer a recuperação e botar o kimono novamente. Aliás, to até animando de passar na GB como quem não quer nada e explicar a situação pro professor.

Ver o que dá, tentar fazer um rola mais leve. O problema é conseguir fazer rola leve, sempre a vontade é de ir com tudo.

“Go then, there are other worlds than these.”
8 meses de azul e até agora tá tudo tranquilo. Consegui perceber uma melhora técnica muito grande no meu jiu Jitsu e até agora não tive lesões graves e espero não ter. Amo este esporte!

- Paulo Lobo
- Contato:
Com 3 meses de azul, em novembro do ano passado destruí meu joelho durante um treino e até hoje não me recuperei totalmente. E, segundo os médicos, mesmo que eu não não fique com limitações decorrentes da lesão Jiu-Jitsu nunca mais!

-
- Contato:
Estou indo pra 2 anos e 2 meses de azul, a bixinha tá começando a ficar surrada de verdade. Pro Internacional de Masters que vai ter semana que vem, vou ter que arrumar outra faixa azul pra lutar porque a minha azul surradinha não passa na inspeção mais 

- RicardoBJJ
- Contato:
Desculpa, mas pq diabos o médico disse isso? Se até pessoas com deficiência, sem braço, sem joelho, sem perna, sem visão etc podem praticar Jiu Jitsu, pq uma pessoa que se recuperou totalmente de uma lesão no joelho não pode praticar mais? Sei lá, será que o médico que falou isso conhece o esporte? Será que ele não sabe que não praticar esporte é bem pior pra saúde do que praticar?Paulo Lobo escreveu:Com 3 meses de azul, em novembro do ano passado destruí meu joelho durante um treino e até hoje não me recuperei totalmente. E, segundo os médicos, mesmo que eu não não fique com limitações decorrentes da lesão Jiu-Jitsu nunca mais!
Ah mano, dá ouvidos pra isso não...

Corre e vê a opinião de outros médicos, é quase certeza que será liberado a voltar aos treinos maninho. Não perca a esperança!Paulo Lobo escreveu:Com 3 meses de azul, em novembro do ano passado destruí meu joelho durante um treino e até hoje não me recuperei totalmente. E, segundo os médicos, mesmo que eu não não fique com limitações decorrentes da lesão Jiu-Jitsu nunca mais!

- Paulo Lobo
- Contato:
RicardoBJJ escreveu:
Desculpa, mas pq diabos o médico disse isso? Se até pessoas com deficiência, sem braço, sem joelho, sem perna, sem visão etc podem praticar Jiu Jitsu, pq uma pessoa que se recuperou totalmente de uma lesão no joelho não pode praticar mais? Sei lá, será que o médico que falou isso conhece o esporte? Será que ele não sabe que não praticar esporte é bem pior pra saúde do que praticar?
Ah mano, dá ouvidos pra isso não...
É que a lesão foi muito grave. Então o médico disse que se quando eu estiver totalmente recuperado voltar ao Jiu-Jitsu e aos os outros esportes que praticava há quase 100% de chances de ter que colocar uma prótese total de joelho em no máximo 10 anos.davidwcm escreveu: Corre e vê a opinião de outros médicos, é quase certeza que será liberado a voltar aos treinos maninho. Não perca a esperança!
Vou colar minha postagem no tópico de lesões para terem ideia do que aconteceu.
Mas mesmo assim agradeço pela força!
Bem galera, por costumar competir colecionei algumas lesões durante o trajeto da faixa branca quando comecei em 28/02/2012 até hoje. A maioria das lesões foram aquelas que geral que treina um pouco mais forte, não só por lazer acaba tendo, como luxações nos dedos das mãos e dos pés, uma dorzinha a mais em alguma articulação ou tendão e tive duas um pouco mais sérias que foram um pouco mais sérias, uma lesão na cartilagem do joelho direito e uma fratura na acrômio clavicular que acabou soldando sem tratamento, pois quando começou a incomodar após tomar uma kimura em um campeonato fui procurar o ortopedista e ele disse que já tinha quebrado há uns dois meses pelo menos e que não precisava mais me preocupar que já tinha soldaso.<br />Mas, o que me traz até aqui é uma lesão muito mais grave e que segundo o que tenho ouvido de médicos, fisioterapeutas e de outras pessoas afasta toda e qualquer possibilidade de eu seguir na caminhada em que eu pretendia um dia alcançar a tão sonhada faixa preta. <br />Sofri uma entorse muito forte no joelho ao trocar queda com um amigo durante o treino no dia 10/11/2014 e desde então me encontro com o membro inferior direito imobilizado e vivendo quase que totalmente em cima da cama. <br />Segue o laudo da ressonância:<br />Ruptura completa do cruzado anterior e colateral lateral.<br />Ruptura com músculo poplíteo na junção miotendínea.<br />Ruptura do retináculo patelar lateral.<br />Ruptura do tensor da fáscia lata.<br />Desinserção menisco-capsular lateral. <br />Estiramento grau I do ligamento cruzado posterior <br />Contusão com edema na medula óssea no côndilo femoral medial.<br />Lesão osteocondral focal na tróclea lateral medindo 1,3 cm.<br />Extensão hematoma nas partes moles da face lateral do joelho.<br />Ligamento colateral medial íntegro.<br />Menisco medial com forma, dimensões e intensidade de sinal normais, sem evidências de fissuras.<br />Tendões patelares e quadriceptal com espessura e intensidade de sinal normais.<br />Volumoso derrame articular.<br />Moro em Pelotas/RS e apesar da cidade contar com excelentes ortopedistas tive que me deslocar até Porto Alegre para fazer a cirurgia devido a gravidade da lesão. <br />Fui operado dia 17/12 e comecei a fisioterapia esta semana. <br />Para piorar tudo junto com tudo que lesionei no joelho ainda lesei o nervo fibular, responsável pela flexão do pé, então estou com o que chamam de "pé caído", que é a maior preocupação, pois dependo de saber se o nervo vai voltar a dar resposta para que eu possa pelo menos voltar a andar normalmente. <br />Desculpem pelo longo texto, mas precisava desabafar aqui com uma galera que partilha da mesma paixão que eu pela arte suave.<br />Oss!

LAWYER escreveu:A faixa-azul é um período extraordinário na vida do atleta. A quantidade de conhecimento que ele absorverá nesse longo período definirá muito do seu futuro como atleta, das suas características de jogo... O sujeito "muda" na azul!
Caralho... me lembro de alguns caras na azul: Leozinho, Tereré, Comprido, Escobar... pqp!
É na azul que o Mestre começa a falar com os pretas: - preste atenção nesse garoto!; - se puder, dá uma ajuda pra burilar o jogo; - deixa ele partir pra cima de você!
É mágico ver o crescimento de vocês!
Agora mesmo, eu estou participando de um "projeto" da GH, hehehe... O garoto é muito bom (mas não vou ficar enchendo a bola dele!), está se transformando num pescoçudo de respeito. E era apenas um camundongo tímido - como tantos outros - quando me foi apresentado...
Tenho muito orgulho de vocês, azuis!
Putz eu quando cheguei na azul, o tererê fazia estrago na faixa..era até surreal.
tipo um messi jogando em time normal..um dos poucos azuis que atraia a atenção de todos quando lutava
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!

- Raul Nutti
- Contato:
Semana passada peguei meu segundo grau na faixa azul, depois de um ano e um mês de azul.
Senti merecimento, meu primeiro grau eu ganhei num período em que estava meio afastado dos treinos, acho até que recebi como forma de incentivo. Mas agora tenho treinado assiduamente, competido, evoluindo de verdade. Nada melhor do que sentir-se orgulhoso de si mesmo
Metade da caminhada já foi, mais um ano duro pela frente, pra poder fazer parte de uma minoria que venceu a geladeira azul
Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
Senti merecimento, meu primeiro grau eu ganhei num período em que estava meio afastado dos treinos, acho até que recebi como forma de incentivo. Mas agora tenho treinado assiduamente, competido, evoluindo de verdade. Nada melhor do que sentir-se orgulhoso de si mesmo
Metade da caminhada já foi, mais um ano duro pela frente, pra poder fazer parte de uma minoria que venceu a geladeira azul
Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"

- RicardoBJJ
- Contato:
esse sentimento já foi debatido aqui algumas vezes. provavelmente, quando vc era branca, se movimentava errado, mas nem percebia. Era mais rápido pois era mais leve, evidente, mas se movimentava errado. Agora, vc comete os erros e começa a perceber, e se acha um lixo.Coconut escreveu:vou chorar um pouco...
To na azul a quase um ano, treinando mais nas ferias da faculdade, e pô... Não botava fé, mas meu jogo mudou muito, e pra pior eu acho rsrs
Na branca eu tinha 67kg e era muito rápido e incansável. Não tinha muita malicia.
Na azul estou com 74kg e parece que fiquei mais lento sei lá... Apesar de quase não ter gordura.
Vou rever uns videos raridades que tenho onde explicam o básico do Jiu mesmo.
Não estou desmotivado, mas a sensação que dá é que desaprendi algumas coisas rsrs
Faça o inverso. Ao invés de se lembrar só dos erros, tente se lembrar dos acertos que vc faz agora, ou das coisas muito erradas que vc fazia antes e não faz mais, tipo tentar estrangular dentro da guarda do cara, tentar guilhotinar com o cara no 100 kg, sentar a bunda no chão quando o cara tá fazendo guarda e vc não consegue passar etc. (óbvio que não sei ao certo que erros vc cometia, mas esses erros que eu citei são bem comuns no início).

Acho que é a temida curva de aprendizado velho.Coconut escreveu:vou chorar um pouco...
To na azul a quase um ano, treinando mais nas ferias da faculdade, e pô... Não botava fé, mas meu jogo mudou muito, e pra pior eu acho rsrs
Na branca eu tinha 67kg e era muito rápido e incansável. Não tinha muita malicia.
Na azul estou com 74kg e parece que fiquei mais lento sei lá... Apesar de quase não ter gordura.
Vou rever uns videos raridades que tenho onde explicam o básico do Jiu mesmo.
Não estou desmotivado, mas a sensação que dá é que desaprendi algumas coisas rsrs
Eu estou em algo parecido, uma sensação de estagnação. Tive isso na branca tbm, acho que deve rolar em todas as faixas, o cara vai evoluindo sem perceber.
Valar Morghulis
Vamos desabafar:
lá na academia, agora às terças e quintas rolando um treino mais pegado, voltado pra competição.
To fazendo pelo menos um desses por semana, pq eu fico arrebentado (tem muito físico, específico pegado e por aí).
Tenho tido dias bons e dias ruins... dias que o caldo engrossa pro meu lado e geral tá me amassando e tudo mais.
Outros eu parece que estou bem, acerto posições e tudo parece ir bem.
É aquela história de curva do aprendizado...
Sei meus pontos fortes, e tenho tentado explorar aqueles que eu tenho mais dificuldade, o que me faz ser amassado, finalizado muitas vezes.
Mas graças ao conselho dos amigos aqui e do meu pai que treina comigo, hoje eu consigo deixar o ego de lado e refletir no pq eu fui finalizado, para tentar não fazer as mesmas cagadas...
É Isso. Tenho muito orgulho da minha faixa...
lá na academia, agora às terças e quintas rolando um treino mais pegado, voltado pra competição.
To fazendo pelo menos um desses por semana, pq eu fico arrebentado (tem muito físico, específico pegado e por aí).
Tenho tido dias bons e dias ruins... dias que o caldo engrossa pro meu lado e geral tá me amassando e tudo mais.
Outros eu parece que estou bem, acerto posições e tudo parece ir bem.
É aquela história de curva do aprendizado...
Sei meus pontos fortes, e tenho tentado explorar aqueles que eu tenho mais dificuldade, o que me faz ser amassado, finalizado muitas vezes.
Mas graças ao conselho dos amigos aqui e do meu pai que treina comigo, hoje eu consigo deixar o ego de lado e refletir no pq eu fui finalizado, para tentar não fazer as mesmas cagadas...
É Isso. Tenho muito orgulho da minha faixa...

“Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”. – Invictus. Henley, William Ernest.
Tenho alguns problemas também fique 4 anos de faixa branca, nesse período quase não fiquei sem treinar o meu problema foi troca de professor (vários motivos), então era um branca ate bom mais ai no fim do ano peguei azul e agora meus rolas são assim: bato de frente com alguns mais graduados e to tomando carro as vezes de brancas e caras tecnicamente inferiores, não consigo fazer rolas pegados quando vejo que o companheiro é mais "fraco" e não que eu seja um esplendor de faixa azul sou somente esforçado e pratico a arte por total bem estar nada de competição. Com esses fatos tem dia que fico muito frustrado

Faixa azul é muito maneiro, período que venho me divertindo muito no Jiu Jitsu, sem "responsabilidades".Foda é que nos últimos 10 meses tenho me machucado demais, então passei mais da metade desse tempo limitado ou sem poder nem treinar, como aconteceu agora em março/abril, que machuquei o ombro e só fui poder voltar a treinar tem duas semanas, só que ainda tendo que fazer fisioterapia
Felizmente, tirando a parte física, eu não costumo sentir a volta aos treinos, coisas do tipo dar branco no que fazer, dessa última vez, acho que voltei até melhor, não perdi o feeling. Só ando mais precavido pra não me machucar de novo, apesar de não ser uma precaução muito grande
. Tô tentando valorizar mais as posições que ganho, tentando tirar mais finalizações. Mas continuo tentando meus giros, "cambalhotas", passagens mais plásticas, porque é divertido e não me deixa ficar na mesmice de ir treinar com um parceiro de treino que já sabe todo o seu rola... Nisso treinar ir visitar outros lugares ajuda. Como aqui tem muitos CTs da minha equipe, sempre dá pra fazer um treino diferente, é bom pra quem compete, tá sempre acostumado a pegar algum rola desconhecido.
Se não lhe falham as contas, já são 2 anos e 8 meses que sou um smurf (
). Meu período de estagnação foi mais até eu abrir a cabeça pra ver como funcionava fazer guarda - não só ficar amarrando por baixo -, e aceitar que enquanto eu não treinasse isso, só ia tomar amasso. Hoje gosto tanto de fazer guarda quanto de passar. Ganchinho, De La Riva, meia, fechada, X. Vou embolando tudo que uma hora dá em algo
Só não manjo nada de fazer essa guarda de lapela e berimbolo... defender até que vai, mas nunca parei pra praticar o ataque... vou ver se me ligo nisso.
Aqui na equipe tem 2 graduações: uma no meio e uma no fim do ano. Agora dia 1º de agosto vai ter a primeira graduação e um seminário com o Denilson Pimenta. Tô treinando direito, dando um trabalho pros graduados, então é capaz que venha outra faixa ai... Mas se não vier, tá bom também
Bons treinos pra geral

Felizmente, tirando a parte física, eu não costumo sentir a volta aos treinos, coisas do tipo dar branco no que fazer, dessa última vez, acho que voltei até melhor, não perdi o feeling. Só ando mais precavido pra não me machucar de novo, apesar de não ser uma precaução muito grande

Se não lhe falham as contas, já são 2 anos e 8 meses que sou um smurf (

Aqui na equipe tem 2 graduações: uma no meio e uma no fim do ano. Agora dia 1º de agosto vai ter a primeira graduação e um seminário com o Denilson Pimenta. Tô treinando direito, dando um trabalho pros graduados, então é capaz que venha outra faixa ai... Mas se não vier, tá bom também

Bons treinos pra geral