Achei que para quem gosta de ler sobre esses casos, esse foi um que aconteceu aqui na universidade ano passado.
Naquele dia minha mulher me ligou no cell dizendo que estavam todos trancados nos seus escritorios, com as portas bloqueadas porque tinha acabado de haver um tiroteio no predio vizinho (Electrical Engineering). A policia tinha fechado todas as entradas e cercado todos os acessos aos predios, mas obviamente ainda tinham que mapear cada centimetro de todos os predios para entender a situacao e certificar a universidade que nao havia mais perigo.
Enfim, longa historia encurtada, um aluno havia morto outro, com 5 tiros e 19 facadas, se me lembro bem, inclusive arrancando-lhe os olhos e mutilado o corpo de varias formas.
Estou trazendo para ca porque apos a prisao e quase um ano de investigacao, onde varios diagnosticos sobre condicoes psicologicas foram feitas, o acusado (considerado pelos professores e outros alunos como extremamente inteligente) um belo dia chegou para o juiz e declarou que havia mentido para seus advogados, para os medicos, sua familia e para todo mundo. E, na presenca da familia da vitima disse: "Eu matei Andrew porque eu quiz. Eu geralmente faco o que quero e lido com as consequencias depois."
link:
http://www.purdueexponent.org/city_stat ... 7188a.html" onclick="window.open(this.href);return false;
imagens daquele dia:
https://www.google.com/search?q=cody+co ... CSCh2WpgEE" onclick="window.open(this.href);return false;
Video daquela hora:
Essa ultima declaracao eh de um comportamento extremamente tipico de psicopatas. Era ele um? Aquela declaracao mostra que possivelmente, em algum grau, mas nao se sabe (Suicidou-se algun tempo depois, e ha muitas discussoes sobre se psicopatas cometem suicidio.)
Ja foi demonstrado que psicopatas nao usam os mesmos processos cerebrais inibidores que relacionam causa e consequencia. Se voce colocar pessoas vendo fotos sucessivas e cada vez que uma arvore aparecer numa foto voce der um choque na pessoa, rapidamente seu corpo comeca a reagir sempre que uma arvore aparecer, independente mente de um choque ser dado... Em um psicopata, isso nao ocorre. Ele continua relaxado vendo as arvores, mesmo tendo levado sucessivos choques. Seu corpo simplesmente nao cria estimulos fisiologicos gerados cognitivamente por causa-consequencia...
Essa eh uma das razoes que explicam o comportamento que o Montfort comentou de eles se aproximarem de vitimas anteriores como se nada houvesse ocorrido. O que frequentemente os faz parecer completamente destemidos.