Concursos Publicos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jul 2015 07:41

treinar ( resolver) questões de 2011 não vale mais a pena né. A fcc mudou muito de lá pra cá. Talvez nem de 2012 vale a pena. O que vocês acham?

sierra
Mensagens: 88
Registrado em: 19 Fev 2015 12:23
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por sierra » 16 Jul 2015 10:20

Dutch escreveu:
Te espero aqui em Brasília, Auditor!
Valeu pela força! :gunthug:
mottamoraesjj escreveu:treinar ( resolver) questões de 2011 não vale mais a pena né. A fcc mudou muito de lá pra cá. Talvez nem de 2012 vale a pena. O que vocês acham?
Resolvo sempre as questões mais atuais e anoto as antigas que tem relação com jurisprudência que cai com frequência, por exemplo: S.V 25, S.V 3.. etc..
Mas realmente ela já deixou de ser a Fundação Copia e Cola e está mais antenada no que é mais atual, principalmente em direito.
Abraços e bons estudos a todos!

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jul 2015 10:52

ahamw, valeu. percebi que de 2013 pra ca mudou MUITO.

Perguntei pq eu faço alternativa por alternativa. e resumo. aí o cara demora 30 minutos em cada questão ou mais uahuahuahau.

Eu não fazia assim. mas já vi dezenas de aprovados em concurso top que fizeram isso. Portanto é desse jeito uahuahuahuahu.

Fedor Machida
Mensagens: 2003
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por Fedor Machida » 16 Jul 2015 11:26

Jimmy_AK escreveu:Boa Fedor!
Muito obrigado pelo relato!

A minha intenção é fazer e usar como algo temporário mesmo. Vi a prova anterior, da mesma organizadora e notei que tem um nível fácil.
Como estou parado no momento (apenas estudando na faculdade), vou tentar para acumular mais experiência.

Obrigado mais uma vez, abração!
E vamo que vamo.
Nada cara...qq coisa estamos aí e é só falar!!

Abração!!

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 16 Jul 2015 13:29

quem aqui estuda pra mais de um concurso? quais as dicas?


-----------------------------------------
Eu estudo pra BB e consequentemente pretendo fazer CEF e BNDES. As diferenças são minimas!
Agora tbm pretendo INSS q já foi autorizado, qual outro combinaria com ele?
Imagem

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 16 Jul 2015 17:47

Dica: FOCO . Escolhe um , quando muito 2-caso tenham matérias bem "próximas". Isso é o que sempre me disseram.
:ympeace:
Eu já deixei de ser aprovado ha muito tempo por não ter foco. Só tenho essa dica.

sierra
Mensagens: 88
Registrado em: 19 Fev 2015 12:23
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por sierra » 16 Jul 2015 18:24

renatomp escreveu:quem aqui estuda pra mais de um concurso? quais as dicas?


-----------------------------------------
Eu estudo pra BB e consequentemente pretendo fazer CEF e BNDES. As diferenças são minimas!
Agora tbm pretendo INSS q já foi autorizado, qual outro combinaria com ele?
Amigo, isso depende de vários fatores.. entre eles seu nível, a diferença entre as matérias e as bancas..
MEU conselho: Como você disse que as diferenças são mínimas.. eu montaria um caderno de anotações para cada matéria e estudaria exaustivamente, respondendo sempre questões E montaria um cronograma para que eu pudesse estudar as matérias diferentes mais em cima de cada prova.. Mas o mais importante seria o estudo antes do edital para que você não tivesse que estudar as matérias comuns às provas.. Seria uma perda de tempo, concorda? Mas verifique o que cada banca cobra antes, referente a um assunto pois a profundidade difere.. kkkkkkkkk, na verdade é foda.. como disse, vários fatores..

Como estudo pra informática, tenho meu caderno de anotações com as matérias que sempre caem.. essas não estudo tanto quanto as novas que aparecem quando o edital sai.. mas sempre as reviso e faço questões..

O amigo acima disse FOCO. Concordo quando são provas que colidem no mesmo dia ou editais de matérias que você não sabe nada das duas.. aí sim eu focaria em uma.. mas acho que pro seu caso dá pra montar um planejamento legal..

Espero ter ajudado e não te confundido mais.. haha!
Abraços e bons estudos..

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 16 Jul 2015 18:48

Obrigado Motta e Sierra, vou manter meus estudos focado no BB. Caso a data das provas não colidirem eu tento mais de uma.
Imagem

belico
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Out 2014 18:26
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por belico » 16 Jul 2015 21:43

concurso para oficial bombeiro de SC.

15k depois de formado.

https://consulplan.s3.amazonaws.com/con ... 162904.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 16 Jul 2015 22:39

Como sou curioso, fui buscar entender sobre a validade dos concursos públicos. Aproveito então para compartilhar com vocês, aos novatos na areá como eu, pode ser útil a leitura.

Validade do concurso Público - Conheça os prazos
Spoiler:
A regra sobre a validade dos concursos públicos está presente na Constituição Federal. Vejamos o que diz:

“Art. 37. III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;”

Deste artigo podemos tirar algumas conclusões. A Administração é quem decide qual será o período de validação do concurso, que deve estar presente no edital. Não existe período mínimo (é raro, mas existem concursos com prazo de dois, três meses), mas possui um máximo de dois anos. Esse prazo é prorrogável por apenas uma vez e somente pelo mesmo período original; ou seja, a validade máxima de um certame é sempre de quatro anos. A prorrogação do prazo também é prerrogativa da Administração, de acordo com seus interesses.

Daí podemos concluir que a obrigação da Administração, em relação ao prazo, é respeitar o período original presente no edital. Se ele for de dois anos, por exemplo, dentro deste período não se podem realizar concursos para os mesmos cargos. Após dois anos (ou menos, dependendo do edital), a Administração pode optar por expandir o prazo por igual período. Caso opte por não fazê-lo, já poderá realizar outro concurso público para os mesmos cargos.

O prazo padrão nos concursos é de dois anos, prorrogáveis por mais dois (a prorrogação, por praxe, também costuma acontecer). Porém é importante ficar atento, porque apesar desse ser o cenário mais comum, existem diversos concursos com prazos diferentes e nos quais a Administração opta por não prorrogar o prazo. Além disso, o prazo começa a contar a partir da homologação do resultado do certame.

O que acontece se você passou dentro das vagas?

Se você passou dentro das vagas, tem que ser convocado. Antigamente se dizia que existiria apenas um “expectativa de convocação”, mas decisão recente do Supremo Tribunal Federal fechou a questão: se você passou nas vagas, tem direito à nomeação. Mas quando? A resposta não é tão agradável… pode ser durante todo o prazo do concurso, incluindo aí a prorrogação. Ou seja, você pode ter que esperar até quatro anos para ser convocado e tomar posse, mas é certo que você tem direito à vaga.

Você é obrigado a ficar atento no site?

Se você não ficou dentro do número de vagas anunciado no edital, em boa parte dos concursos isso não é motivo para desistir. Nos certames de prazo curto, é mais raro haver convocação além do número de vagas, mas, de qualquer maneira, pode haver desistência de algum dos candidatos que passaram. Nos concursos de prazo mais longo, porém, a possibilidade de desistências, pedidos de exoneração e criação de novas vagas é maior. Em alguns casos, mesmo que você fique longe do número de vagas iniciais, você poderá ser chamado durante o tempo de validade do concurso.

Mas qual é a obrigação do candidato? Você é obrigado a ficar atento ao site do concurso ou a banca examinadora deve avisá-lo caso haja uma convocação? É uma questão difícil… Há jurisprudência que diz que, após grande lapso temporal, é dever da banca enviar um aviso (por correio ou por e-mail) ao candidato sobre a convocação. Mas como é uma questão delicada,é bom ver o que está escrito no edital e se manter sempre atento ao site do concurso, acompanhando possíveis convocações. Caso se sinta prejudicado, o candidato deve impetrar um mandado o mais rápido possível.

A discussão sobre o prazo do concurso traz algumas questões importantes. Primeiramente, o que está definido na lei: não existe mínimo e há um máximo de dois anos, prorrogáveis por mais dois. O padrão da maioria dos certames é dois anos, mas não são raros os casos em que há um prazo diferenciado, inclusive de poucos meses.

Há decisões judiciais que dizem que, depois de um certo lapso temporal há obrigação da banca examinadora em enviar um aviso ao candidato. Mas, para evitar dores de cabeça futuras, é sempre bom ficar atento ao site do concurso. E, lembre-se: se você passou dentro do número do número de vagas, terá que ser nomeado; porém, a convocação poderá ser feita dentro de todo o prazo do concurso, inclusive a prorrogação.

Fonte: https://eloconcursos.com.br/artigos/gui ... os-90.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

Avatar do usuário
renatomp
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 3717
Registrado em: 23 Jun 2014 07:20
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por renatomp » 17 Jul 2015 20:13

Notícias :book:

TJ/ES pretende lançar concurso ainda este ano
O tribunal realiza estudo com a finalidade de verificar as carreiras e o número de vagas que serão abertos. Após a conclusão dos dados, o órgão começará os trâmites para lançar o edital
Fonte: http://jcconcursos.uol.com.br/portal/no ... 58837.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4038
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por FROST » 18 Jul 2015 09:11

mottamoraesjj escreveu:Alguém ai é do exército? se sim, sabe me dizer se nos testes físicos, ex: esse para selecionar oficiais com ensino superior, se a repetição de flexões de braço ou abdominais acima do mínimo pedido pelo edital- contará mais pontos ou não? Se no edital pede no mínimo 10 flexões e eu fizer 30- ganho mais pontos?

obs: no edital não fala em máximo, apenas mínimo.

grato pela atenção
Meio atrasado mas mesmo assim vou responder, ainda pode ser útil pra vc.
Não sou do exército mas já servi, se não me engano no edital deve constar que a quantia de exercícios é classificatória, vc precisa fazer uma quantia mínima pra entrar no bolo, se não me engano 34 no caso de flexões, passado disso não te acrescenta em nada.

Resumindo: não desperdice energia, faça o previsto e já era.

Vejo vcs falando muito sobre metodologia de estudo, eu acredito que nem exista receita pra isso, como muitos já disseram aqui, todo indivíduo é único, impossível a receita de A servir 100% pra B. Pego por mim mesmo, em 2011 fiz o concurso para o CFO-PMPR para, a prova era o vestibular da UFPR e eu tinha 3 meses pra estudar depois de 7 anos após concluir o ensino médio, eu tentei encontrar meu próprio método e meti a cara, fazia pré-vestibular à noite e estudava umas 3hrs por dia, na primeira fase consegui acertar 48 questões, o suficiente pra me classificar acima da linha de corte(41), tive um mês pra me preparar pra segunda fase que era apenas redação e sequer me dei o trabalho de ler um jornal ou qualquer coisa que pudesse me ajudar, no fim das contas fiquei em 190 para um concurso que só tinha 70 vagas, fui convocado para fazer o teste físico mas não fui pois cada ida para Curitiba eram 500 reais de despesas e na época era muito pra mim, pelas minhas previsões acertadas chegaram a chamar até o 120+- tendo em vista que vários reprovaram no teste físico. Hoje olhando pra trás não me arrependo de não ter estudado, não era uma certeza e hoje estaria infeliz, mas só pra deixar o relato sobre métodos, na época o rate estava 70 por vaga.

Outra prova que tive que fazer que apesar de depender só de mim considero um concurso foi a prova de chinês que tive que fazer em abril, estudei por 8 meses na escola e todo dia 5~6hrs, tive que aprender 1200 caracteres nesse tempo que na prova podiam se estender até 2000, nunca me senti tão estressado como nesse período, a pressão que eu mesmo causava sobre mim não me deixaram dormir tranquilamente por todo esse tempo, no dia da prova ainda consegui fazer a cagada de jogar 30pts no lixo por inverter questões mas no fim deu tudo certo, consegui passar com folga e foi o que me deu a chance de ficar + 1 ano aqui.

Não penso em prestar concurso quando me formar pois ainda quero tentar sair em definitivo do Brasil, sei que não tem muito a ver com o tópico mas queria saber se alguém aqui já participou de programa trainee e se tem alguma dica para dar?

WALLYSON
Mensagens: 1011
Registrado em: 03 Out 2014 10:20

Re: Concursos Publicos

Mensagem por WALLYSON » 18 Jul 2015 14:49

Fala galera alguém tem material de preferencia vídeo aulas pro conteúdo listado?

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO (para todos os cargos): Grandezas Proporcionais: Razão, proporção, regra de três simples e
composta, divisão de grandezas em partes proporcionais, médias. Porcentagem. Matemática Financeira: Juros simples e compostos;
Desconto simples. Noções de Estatística: População e amostra. Variáveis contínuas e discretas; Gráficos. Distribuição de frequências;
Média, mediana e moda. Probabilidades. Resolução de Problemas.

Abs

mottamoraesjj
Mensagens: 177
Registrado em: 09 Jun 2015 21:30
Contato:

Re: Concursos Publicos

Mensagem por mottamoraesjj » 18 Jul 2015 19:14

FROST escreveu:
Meio atrasado mas mesmo assim vou responder, ainda pode ser útil pra vc.
Não sou do exército mas já servi, se não me engano no edital deve constar que a quantia de exercícios é classificatória, vc precisa fazer uma quantia mínima pra entrar no bolo, se não me engano 34 no caso de flexões, passado disso não te acrescenta em nada.

Resumindo: não desperdice energia, faça o previsto e já era.

Vejo vcs falando muito sobre metodologia de estudo, eu acredito que nem exista receita pra isso, como muitos já disseram aqui, todo indivíduo é único, impossível a receita de A servir 100% pra B. Pego por mim mesmo, em 2011 fiz o concurso para o CFO-PMPR para, a prova era o vestibular da UFPR e eu tinha 3 meses pra estudar depois de 7 anos após concluir o ensino médio, eu tentei encontrar meu próprio método e meti a cara, fazia pré-vestibular à noite e estudava umas 3hrs por dia, na primeira fase consegui acertar 48 questões, o suficiente pra me classificar acima da linha de corte(41), tive um mês pra me preparar pra segunda fase que era apenas redação e sequer me dei o trabalho de ler um jornal ou qualquer coisa que pudesse me ajudar, no fim das contas fiquei em 190 para um concurso que só tinha 70 vagas, fui convocado para fazer o teste físico mas não fui pois cada ida para Curitiba eram 500 reais de despesas e na época era muito pra mim, pelas minhas previsões acertadas chegaram a chamar até o 120+- tendo em vista que vários reprovaram no teste físico. Hoje olhando pra trás não me arrependo de não ter estudado, não era uma certeza e hoje estaria infeliz, mas só pra deixar o relato sobre métodos, na época o rate estava 70 por vaga.

Outra prova que tive que fazer que apesar de depender só de mim considero um concurso foi a prova de chinês que tive que fazer em abril, estudei por 8 meses na escola e todo dia 5~6hrs, tive que aprender 1200 caracteres nesse tempo que na prova podiam se estender até 2000, nunca me senti tão estressado como nesse período, a pressão que eu mesmo causava sobre mim não me deixaram dormir tranquilamente por todo esse tempo, no dia da prova ainda consegui fazer a cagada de jogar 30pts no lixo por inverter questões mas no fim deu tudo certo, consegui passar com folga e foi o que me deu a chance de ficar + 1 ano aqui.

Não penso em prestar concurso quando me formar pois ainda quero tentar sair em definitivo do Brasil, sei que não tem muito a ver com o tópico mas queria saber se alguém aqui já participou de programa trainee e se tem alguma dica para dar?

obrigado cara...mas cancelaram a área que eu ia fazer prova
hehehhe..

WALLYSON
Mensagens: 1011
Registrado em: 03 Out 2014 10:20

Re: Concursos Publicos

Mensagem por WALLYSON » 20 Jul 2015 00:56

Estudando domingão madrugada a dentro!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 226 visitantes