A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Sim, sim, é a grande revolução marxista em que vivemos que anda tirando direito de trabalhadores. Fez reforma da previdência, cortou pensões e aposentadorias, seguro desemprego, luta para terceirizar ainda mais serviços até então mantidos pelo Estado, reduz orçamento estatal da educação e da saúde, para repassar a investidores privados e financiar ingresso estudantil em redes particulares, insistindo ainda em privatizar a administração dos hospitais universitários federais. Mas...
Como não percebemos esse marxismo transformando descaradamente a nossa sociedade!!??
É tão óbvio...
É por isso que o governo atual não conta em sua base com apoio de nenhum político de direita. Bem feito!
Está completamente isolado em seu utópico sonho marxista. Mas, por sorte, alguns lúcidos por aqui conseguem enxergam bem a realidade das coisas.
Como não percebemos esse marxismo transformando descaradamente a nossa sociedade!!??
É tão óbvio...
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Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
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Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Seria o Paulo Freire o grande culpado pelo fracasso do ensino no nosso país?
Lembrando que nós já tivemos uma boa escola pública. Quem tem avós vivos sabe do que eu estou falando, ou então pode perguntar a eles.
Lembrando que nós já tivemos uma boa escola pública. Quem tem avós vivos sabe do que eu estou falando, ou então pode perguntar a eles.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Um dos pontos em que o Liberalismo é melhor que o Socialismo, pelo menos pra mim, é a meritocracia. Você, sinceramente, não acha que um dos pontos principais que causaram essa falência da educação pública foi a falta de cobrança do professor?Garfield escreveu:
Não a culpa e do consenso e Washington que dizia ter que transformar serviços básicos em negócio, e para as pessoas pararem de usar o serviço público a estratégia era a precarização do mesmo.
Eu estudei tanto em escola pública quanto particular, e a diferença era gritante, principalmente pela qualidade dos professores.
Nas escolas particulares, os professores menos produtivos eram logo demitidos, o que nunca ocorreu na escola pública em que estudei. Tive uns professores que nem aula davam. Passavam uns filmes. E eu sei que minha escola não era exceção.
Não é curioso que justamente as escolas que não foram influenciadas pela ideologia Marxista/Freiriana, as escolas militares e católicas, especificamente, estejam entre as melhores públicas?
Editado pela última vez por Violence em 19 Jul 2015 00:02, em um total de 2 vezes.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Depende em que escala vc diz. O Liberalismo preza pelos serviços prestados pelo mercado. Talvez eu não tenha compreendido seu ponto de vista.Garfield escreveu:
Sim concordo, mas o liberalismo não é contra fornecer serviço público básico de qualidade, o consenso de Washington sim.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Isso não é uma teoria da conspiração não, cara?! Falando sério!Garfield escreveu:
Não a culpa e do consenso e Washington que dizia ter que transformar serviços básicos em negócio, e para as pessoas pararem de usar o serviço público a estratégia era a precarização do mesmo.
Pra mim, soa como aquela teoria da obsolescência programada, onde as coisas eram feitas propositalmente com uma qualidade inferior, pra logo serem substituídas.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
"Méritocracia", dizem.
Mas quais são os critérios do mérito? Gerar lucro? Produzir números que se mostrem atraentes aos novos investimentos financeiros? Que possam servir de troféus para serem colocados na vitrine política, em função de um marketing meramente imediato?
O que é o mérito na área de medicina, por exemplo? Desenvolver uma compreensão aprofundada da vida saudável, formulando programas para que as pessoas possam adoecer menos ou quase nada, ou multiplicar os diagnósticos para que as indústrias farmacêuticas fabriquem mais e mais produtos para combater as mazelas recém-catalogadas?
Trata-se de dar um destino às tecnologias de ponta direcionando para a elas os futuros tratamentos?
Eu não sou contra o mérito. Sou apenas inteiramente contra a sua instrumentalização, que é totalmente acrítica e não torna nada melhor. Torna apenas tudo mais pobre, embora mais vendável e lucrativo.
Esse tipo de mérito é como o fertilizante que insistem em colocar na nossa comida. Infelizmente, vai acabar nos envenenado
Mas quais são os critérios do mérito? Gerar lucro? Produzir números que se mostrem atraentes aos novos investimentos financeiros? Que possam servir de troféus para serem colocados na vitrine política, em função de um marketing meramente imediato?
O que é o mérito na área de medicina, por exemplo? Desenvolver uma compreensão aprofundada da vida saudável, formulando programas para que as pessoas possam adoecer menos ou quase nada, ou multiplicar os diagnósticos para que as indústrias farmacêuticas fabriquem mais e mais produtos para combater as mazelas recém-catalogadas?
Trata-se de dar um destino às tecnologias de ponta direcionando para a elas os futuros tratamentos?
Eu não sou contra o mérito. Sou apenas inteiramente contra a sua instrumentalização, que é totalmente acrítica e não torna nada melhor. Torna apenas tudo mais pobre, embora mais vendável e lucrativo.
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Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Cara, como a gente poderia ver o mérito de uma perspectiva econômica na educação PÚBLICA?Baden escreveu:"Méritocracia", dizem.
Mas quais são os critérios do mérito? Gerar lucro? Produzir números que se mostrem atraentes aos novos investimentos financeiros? Que possam servir de troféus para serem colocados na vitrine política, em função de um marketing meramente imediato?
O que é o mérito na área de medicina, por exemplo? Desenvolver uma compreensão aprofundada da vida saudável, formulando programas para que as pessoas possam adoecer menos ou quase nada, ou multiplicar os diagnósticos para que as indústrias farmacêuticas fabriquem mais e mais produtos para combater as mazelas recém-catalogadas?
Trata-se de dar um destino às tecnologias de ponta direcionando para a elas os futuros tratamentos?
Eu não sou contra o mérito. Sou apenas totalmente contra a sua instrumentalização, que é totalmente acrítica e não torna nada melhor. Torna apenas tudo mais pobre, embora mais vendável e lucrativo.
Esse tipo de mérito é como o fertilizante que insistem em colocar na nossa comida. Infelizmente, vai acabar nos envenenado
O professor da escola pública não tem o objetivo de gerar resultados pra angariar mais alunos. Ele simplesmente tem que gerar bons resultados pra cumprir com sua função.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
é bom vc se esforçar pra filtrar as coisas...''todo ato de educação é um ato político'',tanto vc pode colocar os moleques pra escolher entre (a)(b)(c) ou estimular eles a dissertar ,por mais difícil que seja,não adianta vcs escreverem um monte de coisas ou teorias se vc chega na escola não tem nem condições físicas [material didático bom,a propria escola,merenda] pra ensinar algo... é muito infantil essa parada de socialismo/comunismo/direita...na minha opinião,eu acho que destruiram uma geração...só um exemplo básico e claro,desde quase o ''começo'' de sua vida na escola pública ou particular é ensinado uma língua estrangeira... quantos de vcs aprenderam o inglês?... é chato mais é real,na minha opinião,isso seria uma piada em qualquer país sério,o pouco de vocabulário que tenho e consigo ler foi usando o dicionário na escola e depois usando a internet
#BeGentle
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Mas é claro que a educação pública está sendo tratada de uma perspectiva político-econômica. Talvez você tenha que observar melhor como são realizados os investimentos nessa área e também como são cobrados os retornos desses investimentos.Violence escreveu:
Cara, como a gente poderia ver o mérito de uma perspectiva econômica na educação PÚBLICA?
O professor da escola pública não tem o objetivo de gerar resultados pra angariar mais alunos. Ele simplesmente tem que gerar bons resultados pra cumprir com sua função.
Então, numa 'pátria educadora' a educação não é um elemento estrategicamente importante do ponto de vista político? E o que dizer da dimensão de dependência atual que o setor político demonstra em relação aos investimentos financeiros e ao sistema de mercado? Você não está cansado de ver as manobras políticas que servem simplesmente para 'ajustar' a economia?
Bem, é só prestar atenção na ligação entre essas coisas.
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Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Bom, antes do Levy não haviam medidas pra "ajustar" a economia. O que existia era um plano de distribuição de renda, crédito pra fomentar o consumo (minha casa minha vida, minha casa melhore, isenção de IPI sobre a linha branca e automóveis etc), o que gerou essa situação de endividamento e consequente desaceleração do consumo interno.Baden escreveu:
Mas é claro que a educação pública está sendo tratada de uma perspectiva político-econômica. Talvez você tenha que observar melhor como são realizados os investimentos nessa área e também como são cobrados os retornos desses investimentos.
Então, numa 'pátria educadora' a educação não é um elemento estrategicamente importante do ponto de vista político? E o que dizer da dimensão de dependência atual que o setor político demonstra em relação aos investimentos financeiros e ao sistema de mercado? Você não está cansado de ver as manobras políticas que servem simplesmente para 'ajustar' a economia?
Bem, é só prestar atenção na ligação entre essas coisas.
O que eu disse no meu post anterior, na verdade foi uma frase retórica. Eu quis dizer que não há como se observar a meritocracia no ensino público sob o aspecto ECONÔMICO, nos moldes que a gente tava discutindo, da meritocracia enquanto geração de resultados econômicos e tal.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Claro que há. E era basicamente o que eu estava dizendo. O que importa acima de tudo na área de economia? Números.Violence escreveu:
Bom, antes do Levy não haviam medidas pra "ajustar" a economia. O que existia era um plano de distribuição de renda, crédito pra fomentar o consumo (minha casa minha vida, minha casa melhore, isenção de IPI sobre a linha branca e automóveis etc), o que gerou essa situação de endividamento e consequente desaceleração do consumo interno.
O que eu disse no meu post anterior, na verdade foi uma frase retórica. Eu quis dizer que não há como se observar a meritocracia no ensino público sob o aspecto ECONÔMICO, nos moldes que a gente tava discutindo, da meritocracia enquanto geração de resultados econômicos e tal.
Basta você perceber a relevância que esse aspecto conquistou na avaliação do ensino. Basta você notar a imensa predominância de critérios de avaliação e promoção basicamente quantitativos, que acabam nivelando tudo a um mesmo ponto de vista.
Critérios qualitativos exigem uma abordagem muito mais diferenciada e aprofundada.
Só que exibir números hoje em dia, meu amigo, traz um imediato retorno político e financeiro. Existe alguma dúvida quanto a isso?
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Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Baden escreveu:
Claro que há. E era basicamente o que eu estava dizendo. O que importa acima de tudo na área de economia? Números.
Basta você perceber a relevância que esse aspecto conquistou na avaliação do ensino. Basta você notar a imensa predominância de critérios de avaliação e promoção basicamente quantitativos, que acabam nivelando tudo a um mesmo ponto de vista.
Critérios qualitativos exigem uma abordagem muito mais diferenciada e aprofundada.
Só que exibir números hoje em dia, meu amigo, traz um imediato retorno político e financeiro. Existe alguma dúvida quanto a isso?
Concordo com vc nesse ponto. Só que isso não se deve à expectativa nem de ganho econômico nem político. Basta ver que o Brasil se submete a exames internacionais tbm.
Quem não sabe que a nossa educação é ruim, e, principalmente, está entre as piores do mundo?
O Governo não tem obtido os resultados péssimos na educação pq a encara de uma ótica econômica ou política, mas pq existe um relaxo enorme com ela.
As avaliações internacionais, nas quais o Brasil se sai muito mal, tratam do aspecto qualitativo do examinando.
Sob aspectos quantitativos o Brasil estaria com uma educação excelente, bata ver o resultado das políticas de não-reprovação nas escolas públicas. Veja os índices de "alfabetização" e de "reprovação" e vai ver que, sob esses aspectos (nessas circunstâncias) o Brasil vai muito bem na educação.
Ocorre que em avaliações internacionais, objetivas e qualitativas, nossos estudantes vão muito mal.
É justamente por isso que eu vejo o método freiriano/marxista como o grande culpado desse nosso fracasso. Pq ele visa a quantitade, e não a qualidade. O método de ensino do Paulo Freire, em si, prima pela simplificação do ensino. Pra alfabetização isso funciona, mas pro ensino de matérias mais complexas, não. E é o que a gente tem observado.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
Ué, mas você quer dizer que fora do Brasil pode haver um tratamento mais inteligente com relação à educação? Tudo bem, eu concordo. Mas essa contradição aí que você aponta simplesmente confirma o que eu estava dizendo.Violence escreveu:
Pra mim existe dúvida quanto a isso sim.
As avaliações internacionais, nas quais o Brasil se sai muito mal, tratam do aspecto qualitativo do examinando.
Sob aspectos quantitativos o Brasil estaria com uma educação excelente, bata ver o resultado das políticas de não-reprovação nas escolas públicas. Veja os índices de "alfabetização" e de "reprovação" e vai ver que, sob esses aspectos (nessas circunstâncias) o Brasil vai muito bem na educação.
Ocorre que em avaliações internacionais, objetivas e qualitativas, nossos estudantes vão muito mal.
Por outro lado, acho que há muitos problemas também na abordagem internacional desses fatores ligados à educação. Alguns critérios são bons, outros nem tanto. A educação pública no nível universitário ainda parece ser a melhor do país. Não sei ao certo como as coisas vão ficar daqui pra frente, porque parece que o ensino médio público também já foi bem melhor. Superior até ao ensino de países estrangeiros considerados ricos.
Só que esses países parecem investir mais em certas áreas, dando realmente suporte tecnológico e condições de trabalho, fazendo análises da chamada produtividade que não são apenas imediatistas e quantitativas.
No entanto, com a relação inevitável entre ciência e retorno econômico globalmente vigente hoje em dia, mesmo muitos desses países apresentam desenvolvimentos precários em certas áreas, principalmente se essas áreas exibirem a tendência para expandir um questionamento crítico que possa abalar aquela relação.
Quando você tem, por exemplo, uma Universidade que é sustentada pelo investimento, privado, em geral proveniente de empresas que visam obter lucro, qual a chance de haver investimento em pesquisas que tragam pouco ou nenhum retorno econômico?
Tradicionalmente sempre houve a conexão entre ciência e verdade. Hoje parece que a relação entre ciência e dinheiro está acima de qualquer outra. Isso já parece ser, por si só, uma baita falta de educação.
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Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
A educação brasileira virou esse lixo depois da hegemonia gramsciana da esquerda brasileira ter se estabelecido.
Re: A revolução escolar marxista e a destruição da escola
'Se voce é professor de História, então dá uma aula sobre Revolução Francesa'. http://glo.bo/1lvfqnb


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